Manual da faxineira

Manual da faxineira Lucia Berlin

Resenhas - Manual Da Faxineira

Rics 13/09/2022

Simples e genial
Acredito ter sido o livro de contos que mais me impressionou. Não pela forma, mas pelo que ela queria dizer mesmo. Ela sabia de um jeito bastante simples e claro, e por isso especial, contar histórias, e que histórias, e nos prender fazendo-nos amar personagens que nos tocam como amigos. Emocionante. Genial.

Nathália 25/12/2021

Livro livdo
Um ano para ler esse livro, não que seja ruim, mas li com calma aproveitando cada conto. Ler devagar foi um hábito que tive esse ano, principalmente pela falta de concentração em razão dos acontecimentos tensos do ano.

mile e uns livros 07/05/2022

Contos cheios de vida
?Tudo de bom ou de ruim que aconteceu na minha vida foi previsível e inevitável, sobretudo as escolhas e ações que garantiram que eu viesse a estar agora absolutamente sozinha.?

Escrita peculiar, que te prende e impacta com tamanha verdade.

Monique | @moniqueeoslivros 02/06/2022

A Manual for Cleaning Women
{Leitura 26/2022 - ?? Estados Unidos}
Manual da Faxineira - Lucia Berlin

Aqui temos 43 contos de Lucia Berlin, que falam sobre praticamente tudo: amor, morte, filhos, trabalho, cotidiano, amizade, perrengues... Alguns textos flertam com a crônica, outros são mais ficcionais. As linguagens e narradores também mudam e alternam.

É claro que cada conto tem um mundo em si mesmo, mas, lendo o livro como um todo, fica claro que há muito de autoficção aqui. Embora os contos não estejam em ordem cronológica, você percebe que há coisas reais neles.

E como se fosse um quebra-cabeças, você vai entendendo que ela teve de fato quatro filhos, uma infância viajando muito (devido ao emprego do seu pai), problemas sérios com alcoolismo, além dos trabalhos e amigos que aparecem e reaparecem em vários contos.

Portanto, a leitura desse livro pode ser feita de duas formas: conto a conto, e aí você observa a maestria da autora discorrendo sobre os mais variados temas e através de muitos pontos de vista; e também como um todo, percebendo que por trás desses textos há uma história humana e imperfeita que dá sustentação a eles.

Qualquer que seja a forma de leitura, é fácil perceber o talento de Lucia Berlin. E observar que ela já fazia autoficção mesmo antes de isso ter o nome e a amplitude que tem hoje. O que é até simples de entender, porque primeiro vem o texto, e depois a nomenclatura.

Pâmela 28/06/2022

Bons Contos.
Terminei o "Manual da Faxineira - Contos Escolhidos" Mas o título pode te enganar pois não é uma história apenas sobre uma faxineira, mas é sobre muitas coisas, como a luta da irmã contra o câncer, ou a internação numa clínica de reabilitação. Ou alguém que precisa consertar o piso do banheiro do trailer onde a pessoa vive. O primeiro conto acontece numa lavanderia chamada Angels. E o quarto conto é o conto que dá nome ao livro "Manual da Faxineira". Assim sendo, foi um livro cujos contos foram compilados por Stephen Emerson, um amigo da escritora, e é muito mais do que apenas uma "faxina". Apesar de gostar de histórias grandes, gostei bastantes dos costos da Lucia Berlin! Muito Bons!!!!

Portal JuLund 26/07/2017

Manual da Faxineira, @cialetras
O que me despertou a atenção para esse livro foi a capa. Acreditei que fosse do gênero chick-lit, pelos detalhes coloridos, mas não tem nada a ver: Manual da Faxineira é um retrato da realidade.
Lucia já foi professora, faxineira e enfermeira, e de suas vivências nessas profissões ela fez vários contos. Alguns foram escolhidos para formar esse livro. Muitas histórias se passam contando dramas familiares, especialmente problemas de relacionamento, desentendimentos que fazem parte de todos os círculos. Com certeza há muitas Lucias entre nós.

"As faxineiras mais antigas nem sempre me aceitam com muita facilidade. E é difícil arranjar serviços de faxina também, porque eu sou “instruída”. Só que eu não tenho conseguido de jeito nenhum arranjar outro tipo de trabalho. "

O alcoolismo também é um assunto recorrente nos contos de Lucia, já que a autora vivenciou esse drama em sua vida. Ela foi alcoólatra, então é bastante entendedora do tema. Seu primeiro conto, que se passa em uma lavanderia, já detalha um senhor bêbado, mas o que mais me chamou a atenção foi um com o título Incontrolável.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-manual-da-faxineira-cialetras

Ana Paula 15/08/2022

Real
O livro é muito verdadeiro e real, não foi uma leitura rápida para mim, ele é verdadeiro e único, poucas vezes li livros assim.