Garota em Pedaços

Garota em Pedaços Kathleen Glasgow

Resenhas - /////

Celuppi 24/10/2023

Precisamos falar sobre automutilação
Eu comecei achando que ia me decepcionar. O início é mais arrastado, e demora pra entendermos o que realmente aconteceu com a personagem. Mas ela lembra aquelas amigas que estão sempre tentando, e sempre tomam a pior decisão possível pra si mesmas. Eu chegava a pensar: não vai por esse caminho não, vai pelo outro lado. Se apega aí, nessas pessoas... Ah, ela escolheu os outros. Deu errado, eu queria poder avisar ela... Esses eram os meus sentimentos durante a leitura. Ela encontra um rumo? Ela vai melhorar?
O final não é clichê, a mocinha não vê o sol se por da sacada do castelo. Mas eu me peguei torcendo pra que ela fique estável, longe do perigo. E sim, pessoas tem depressão e transtornos psicológicos diversos, se automutilam, e precisamos acolher essas histórias

Mariaine.Amaral 24/10/2023

Não é um livro que as pessoas querem ler.
Não é um livro que as pessoas querem ler.

Não são personagens que as pessoas querem acompanhar. Não tem loiras, magérrimas com pernas cumpridas com cheiro de gloss. Ou morenas baixinhas e com quadril curvilíneo. São pessoas diversas e reais.

As pessoas não querem ver. Esse livro trás pessoas que se mult*lam, que preferem a dor física à aquela que a gente não pode ver (e julgamos por não conseguirmos medi-la).

As pessoas não querem ser lembradas que existem jovens morando na rua ao invés de estarem frequentando a escola.

Que ao invés da merenda, se entopem de drogas.

E é entendivel, a maioria das pessoas lêem ficção para esquecer o mundo merda ao nosso redor.

Então esse livro não é pra quem espera um livro de escape, ele pode de trazer muitos gatilhos e não leia se não sabe se vai conseguir sair bem depois dele. Acredito que é um tipo de livro que tinha que ter até mais avisos de gatilho, são bem detalhistas e pode ter um impacto bem negativo para algumas pessoas.

Sobre o desenvolvimento da história, gostei bastante de ver a evolução da protagonista. E da mesma forma, quando ela tinha uma queda, a decepção era grande. Mas eu tentava não me frustrar pq acaba que o livro é sobre isso, esperar de mais do outro, criar expectativa sobre outra pessoa e acabar se punindo por causa dos outros.

Falando em outros, não esperava que ela fosse começar um relacionamento, nem queria, porque ela tava em uma fase de fazer as pazes com si mesma, não era hora de se envolver com outra pessoa. Tava na cara que ia dar merda.

Acaba que pra mim o relacionamento foi tóxico vindo dos dois lados, pq ambos estavam todos quebrados e esperando do outro algo que não estavam em condições de dar. Óbvio, o Ryle acaba sendo o mais tóxico, mas estar com alguém numa situação como a da Charlie não é fácil também. Embora as vezes parecessem bonitinhos às vezes, que estavam ajudando um ao outro, não serviam para tá junto, não nesse momento ao menos.

No fim, achei legal o final, trouxe um bom desfecho e deu a entender que agora vão fazer o certo para eles próprios.

Marina Mendes 19/10/2023

Além de enfrentar anos de bullying na escola, Charlotte Davis perde o pai e a melhor amiga, precisando então lidar com essa dor e com as consequências do Transtorno do Controle do Impulso - um distúrbio que leva as pessoas a se automutilarem. "Viver não é fácil". Quando o plano de saúde de sua mãe suspende seu tratamento numa clínica psiquiátrica - para onde foi após se cortar até quase ficar sem vida -, Charlotte Davis troca a gelada Minneapolis pela ensolarada Tucson, no Arizona (EUA), na tentativa de superar seus medos e decepções. Apesar do esforço em acertar, nessa nova fase da vida ela acaba se envolvendo com uma série de tipos não muito inspiradores.

Cansada de se alimentar do sofrimento, a jovem se imbui de uma enorme força de vontade e decide viver e não mais sobreviver. Para fugir do círculo vicioso da dor, Charlotte usa seu talento para o desenho e foca em algo produtivo, embarcando de cabeça no mundo das artes. Esse é o caminho que ela traça em busca da cura para as feridas deixadas por suas perdas e os cortes profundos e reais que imprimiu em seu corpo.

Skydied 16/10/2023

Sinceramente eu to em choque.
que livro, que leitura, que história.
acho que nem consigo falar como amei esse livro puta merda
"Tudo e todos que estão estragados têm conserto."

Gabriel06 14/10/2023

UM LIVRO BOM E REALISTA!
Confesso que embora tenha gostado da leitura, achei a escrita mediana, pois tem partes dela que eu fiquei tipo "P*rr4 , que escrita do Kr4lh*" e outras que a leitura era tão arrastada que tive que voltar e reler - algo que raramente faço, porque estou acostumado até com leituras bem complexas.
Agora além da escrita... A história poderia ser um pouco mais bem desenvolvida em alguns pontos, porém o fato de isso não ter acontecido não tirou a conexão que criei com os personagens e com a história, já que me conectei com ela a ponto de considerar os personagens pessoas reais e imaginar a vida deles após o livro. Depois que eu terminei o livro não consegui deixar de ficar com uma sensação de "e agora?" porque me acostumei com a leitura e com o universo dele.
Concluindo, "Garota em pedaços" é um livro realista, que todo leitor tem que ler pelo menos uma vez na vida. Se você ler você vai se apegar, se apaixonar, se irritar, vai ficar triste, vai experimentar de tudo um pouco, mesmo com a escrita que deixa um pouco a desejar.

PS: A história trata de assuntos reais com um peso muito grande. Pode ter alguns gatilhos, como por exemplo: Automutilação, alcoolismo, vício em drogas, agressão, etc.

Mirian.Lima 09/10/2023

Quem não está
Este livro mostra o quanto é difícil superar traumas e seguir em frente, como há pessoas que querem ajudar e não sabem como, ou simplesmente as que viram de costas.

Liv (taylor's version) 08/10/2023

"angelical pra 🤬 #$%!& "
Charllote é uma garota de 17 anos que passou a viver só com a mãe depois que seu pai se suicidou. Além dos problemas com a mãe, que a agredia e a maltratava, charlie também sofria bullying na escola até conhecer Ellis, uma garota descolada e que logo se tornou sua melhor amiga. Charlie e Ellis se tornaram inseparáveis, mas depois Ellis começa a namorar e deixar Charlie de lado, até o dia em que charlie briga com sua mãe e vai buscar abrigo na casa de sua amiga, depois de algum tempo lá, os pais de Ellis encontram drogas do namorado da garota no quarto e Ellis deixa com que charlie leve a culpa, fazendo com que ela tenha que ir morar na rua.

Charllote conhece uma dupla de garotos que moram na rua e não querem nada com a vida além de usar drogas, nesse tempo na rua Elllis tenta entrar em contato com charlie depois que é abandonada por seu namorado, mas Charlie não responde e Ellis acaba entrando em estado vegetativo depois de uma tentativa de suicídio. Charlie, continua morando na rua e ficando embaixo de viadutos para se proteger enquanto dorme, fica assim até eles encontrarem uma casa onde podem ficar, mas para isso, Charlie teria que pagar com o próprio corpo, sendo vendida para qualquer homem que quisesse ela. E é essa a gota d?agua pra garota e que leva ela a quase por fim na própria vida, indo parar em uma clinica ? e é aí que o livro começa.

Depois de chegar na clínica, charlie entra em um estado de completo silêncio, causado pelos traumas que sofreu, charlie não conversa com ninguém, e tudo que sabemos é o que se passa na cabeça dela. Um dia Charlie finalmente começa a falar, apenas para descobrir algumas semanas depois que terá que voltar a morar com a mãe que a maltratava durante toda sua infância e adolescência.

Charllote sai da clínica e vai para o Arizona com ajuda de um amigo, lá ela começa a trabalhar em uma cafeteria e faz novos amigos, ela também conhece Riley, um cara problemático e viciado. Com Riley, ela começa um relacionamento complicado e prejudicial, porque ele tem problemas com drogas e álcool. Isso é exatamente o que Charlie deve evitar para não recair na automutilação sempre que as coisas vão mal. Ela tem um "kit de emergência" com esparadrapo, gaze e pedaços de vidro para se ferir.

Linus, que é tão importante quanto Riley na história, já teve problemas com bebida e agora trabalha muito na cafeteria. Ele não pode mais ver seus filhos por causa do álcool, mas ajuda muito Charlie em sua recuperação, que é difícil e triste.

Além disso, em certo ponto da história, Blue, uma das meninas da clínica onde Charlie estava, é liberada e procura a protagonista. Elas esperam se apoiar mutuamente para enfrentar seus problemas.

Esse livro me fez pensar muito, mas eu não consegui odiar o personagem Riley. Acho que ele é como uma pessoa de verdade, cheia de problemas, assim como a Charlotte. É por isso que o relacionamento deles era tão complicado, porque eles não eram bons um para o outro. Isso é triste, porque todo mundo via isso, menos eles.

A evolução da Charlotte é boa, mas acho que seus relacionamentos precisavam de mais detalhes. Seria legal saber mais sobre a clínica e o que aconteceu com as outras meninas. Senti pena da Louisa, ela merecia uma história melhor.

Esse livro é incrível, faz a gente pensar e toca o coração. No começo, parece que terá muitas surpresas, e embora algumas aconteçam, é bom ver a Charlotte evoluindo e lidando com os momentos bons e ruins.

mille_milley 01/10/2023

Angelical
Esse livro me prendeu desde a primeira página e eu não tinha entendido o porque. Quando entendi me senti muito mal, parecia que aquela era um pedaço da minha história, era eu que estava fazendo o papel de Charlie.
Foi uma leitura muito pesada para mim, as cenas de automutilação me deram muito gatilho e peso no coração. Mas também me ajudou a entender várias coisas sobre mim mesmo.
Uma coisa que eu achei muito legal é que a autora não colocou o Riley como vilão, e sim como alguém que também precisava de ajuda.
Todos os desafios, as dores, as alegrias, as crises que a Charlie passou, eu consegui sentir através da leitura. É um livro muito emotivo que com certeza retrata a vida de muitos jovens por aí.

Recomendo esse livro para quem tem aquele vício que na sua cabeça é impossível parar, para quem não conhece a si mesmo, e o mais importante: para quem está tentando melhorar.

Ally 01/10/2023

O livro começou sendo muito bom nas primeiras páginas, mas depois ficou com uma escrita meio arrastada, ainda sim é um ótimo livro que tem muitos gatilhos.

manuela222 01/10/2023

Sem palavras.
é exatamente assim que eu me sinto, não tenho palavras para descrever o quanto esse livro me tocou.
me senti compreendida em diversos aspectos.
eu amei

Angela413 30/09/2023

Chorei por noites..
Meu Deus que livro incrivel, que livro angustiante, que livro pesado, que livro triste. Passei semanas refletindo sobre, senti nojo e raiva de alguns acontecimentos, realmente foi o livro que mais me marcou e que eu mais sofri lendo.

Angela 29/09/2023

Chorei varias noites.
Sim, eu chorei durante semanas pensando na historia e em tudo o que a protagonista sofreu. Meu Deus, que livro pesado, que livro angustiante, que livro que vai ficar na minha memória pra sempre.

boadiccea 28/09/2023

Nunca tinha visto uma garota com a pele igual à minha.
Por mais que tenham alguns pontos do livro que não me agradem (Riley, a idade do Riley, a redenção do Riley, e o Riley de novo), é uma obra angelical pra 🤬 #$%!& .

Gabrielly144 18/09/2023

Tava ansiosa pra esse livro, tava com as expectativas lá em cima, foi ler e me decepcionei no começo eu tava gostando da história e tals mas aí dps arrumou uma bagunça e tals ela criando sentimentos pelo AMIGO dela assim eu achei desnecessário e não gostei mesmo