Dark Matter

Dark Matter Blake Crouch

Resenhas - Matéria escura

Lari 15/06/2024

Essa é a sua vida, e a única em que deveria estar
Esse foi o segundo livro do Blake que li, e também foi o que ficou em segundo lugar (recursão tem o meu coração). Apesar de não ser um livro favoritado, a experiência de leitura foi praticamente a mesma: uma escrita que prende, presença de suspense, emoção, ciência e reflexão. Agora, sobre a última característica que coloquei, para aqueles que nunca leram um livro do autor, irão achar pelo menos um pouco peculiar que um livro categorizado como ficção científica tenha tantas resenhas e feedbacks que reforçam mais sobre as reflexões que essas histórias trazem do que a história fictícia em si, e para mim, essa é uma das características essênciais do escritor. A forma que o enredo da história retrata sobre tempos perdidos, relações, memórias e principalmente sobre a valorização da única vida que temos.
Super recomendo a leitura para aqueles que gostam de livros que abordam família, perda, ficção científica e tempo.

Rodrigo Ulmo 14/06/2024

Fraco para o que se propõe
Em minha opinião, o livro é muito fraco no que se propõe, pois a mim se vendeu como ficção científica e na prática me vi diante de um romance em um nível desarrazoado com roteiro simplista para facilitar a trama.

O personagem principal, que em tese deveria ser um gênio de um dos campos mais lógicos que existem, a física, tem atitudes e decisões que se baseiam em emoções. E pior, elas em muitas vezes são contrárias ao seu próprio objetivo principal, que é recuperar o verdadeiro amor de sua vida. Às vezes as personagens são bem inteligentes e às vezes tomam posturas que conflitam com isso e se mostram até infantis e estúpidas.

Achei também que a história tem várias facilitações de roteiro, como, por exemplo, uma médica psiquiátrica que faz papel de segurança e cuida sozinha das câmeras de segurança de uma super empresa justamente pra ajudar a trama, ou seja, ela tá lá porque sim, sendo que isso nem lógica tem.

Enfim, decepcionado em quão simplório é. Mas é só minha opinião.
Renata 14/06/2024minha estante
PERFEITO... TRADUZIU MEU SENTIMENTO DESSE LIVRO... quero jogar ele pela minha janela do 5° andar

Monroe 14/06/2024

Arrebatador
O que foi isso que eu acabei de ler?

Intenso, não dá vontade de largar nem por um momento, inteligente e cheio de emoção.

????????????
vicqs 19/06/2024minha estante
Um dos melhores livros que já li

Kauana.Palma 14/06/2024

Não acredito que demorei esse tempo todo para ler esse livro. Uma ficção que torna a física quântica tão palpável.

Imagino que para quem não tenha tido nenhum contato com toda a teoria quântica tenha ficado um pouco confuso. Mas acho maravilhosa a iniciativa de trazer a teoria para mais perto do cotidiano popular.

Estou louca para assistir a adaptação e ver se conseguiram manter a lógica da história.

MaitA.CorrAa 14/06/2024

Explode a mente
A história é uma loucura e baseada em ciência, ou seja, explode a mente quando pensamos que é bem possível que seja possível.

E apesar de todos os elementos que podem tornar a história complexa, o autor consegue de uma forma excepcional deixar compreensível, emocionante e dinâmico.

Não há enrolação, todo o livro tem uma narrativa perfeita que consegue fazer o leitor transitar entre aflição, surpresa, drama, ação e compaixão.

Como mãe, tenho dificuldade em compreender como o amor do homem é maior que o amor paterno. Claro que é evidente que ele existe, que ele o ama, mas não sei explicar, incomodou, tirei meio ponto.

Jaqueline Lima 14/06/2024

Instigante.
Não sou muito de ler FC, mas esse é um livro muito aclamado.
Que bom que eu dei uma chance.
É uma leitura muito instigante, com um enredo muito diferente.
O autor está de parabéns,
Super recomendo.

Mica CM7 14/06/2024

Esperava mais
Eu li o recursão do autor e amei demais, então esperei mais desse livro, de toda forma ele é muito bom, o autor tem uma escrita excelente e sempre aborda temas dos quais nos faz refletir e isso é o que mais gosto em seus livros.

recomendo o livro

luis.araujo.752 13/06/2024

Você é feliz com a vida que tem ?
Em uma fatídica noite, Jason Dressen, um professor de física universitário é abordado por um sujeito com uma arma e faz com ele dirija até um galpão abandonado e aplica nele alguma numa seringa. Ao acordar, Jason se encontra em um laboratório rodeado de pessoas que ele não conhece e que aparentemente o conhecem. Desnorteado ele foge deste lugar e se depara em um realidade diferente da sua onde não possui uma família. Desesperado, Jason tenta entender o que está acontecendo e vai lutar com todas as suas forças pra conseguir voltar pra casa. Uma história muito bem contada e que nos faz refletir sobre os caminhos que tomamos na vida.

Sthephani0 13/06/2024

Esperava mais
Queria dar mais uma chance ao autor mas me decepcionei novamente, e posso afirmar com precisão que esse livro aqui é pior que Recursão e só me serviu pra ver que eu realmente não gosto de ficção científica, embora eu ache que nem o autor sabia se queria escrever ficção científica ou romance. Digo que é pior porque em Recursão eu ainda achei o livro incrível durante boa tarde dele, mas em Matéria Escura não achei isso em momento nenhum, pra mim o livro foi chato o tempo todo.

marcosvianni 13/06/2024

Matéria Escura é aterrorizante
Matéria Escura é um livro incrível e aterrorizante, te faz vibrar em diversos momentos, se colocar na pele do personagem principal e questionar suas atitudes em meio às situações ali impostas a ele. Como pontos negativos, vejo a falta de exploração do autor em alguns elementos que me geraram grande curiosidade, mas não tiveram a extensão que poderiam ter e uma certa pressa em pontos chave de resolução em que poderia ter desenvolvido mais.
No geral, o saldo é positivo e ao que o livro se propõe ele entrega muito bem. Recomendo!

Paula 12/06/2024

Incrível
Uma das melhores leituras dos últimos tempos, talvez a melhor. Mistura muito bem feita de ficção científica e humanidade, anos e esperança.
O livro é incrível e difícil de ser comentado sem dar spoiler. Jason ganhou muito meu coração.

Marcelo Pretti 12/06/2024

Comecei a ler o livro por causa da série? não consegui ficar esperando um episódio por semana. Olha, mesmo estando no sexto episódio da série, estou achando melhor que o livro. O livro parece ser preguiçoso? sem muitas explicações, sem muito contexto para um material tão rico e tão em ênfase no momento?Achei que o autor se perdeu e aí foi jogando coisa pra chegar no final, que não tem nenhum sentido? ok, é ficção, mas até ficção tem que ter uma certa lógica? decepcionante!

Biaâ¡ 12/06/2024

"Somos mais do que a soma total de nossas escolhas"
Sério, esse livro me fez pensar muito no poder das escolhas.
Me conectei a cada personagem, a busca veraz de Jason pela sua outra vida, me surpreendi com cada saída e cada mundo novo que ele entrava, a cada decepção que ele teve e suas emoções, tudo foi escrito de uma maneira que me senti dentro da vida de Jason! Amei esse livro e queria esquecer pra ler de novo?
Escrita maravilhosa e pros amantes de ficção científica é uma leitura obrigatória ?
Iasmim138 12/06/2024minha estante
Já adicionado a lista

Biaâ¡ 13/06/2024minha estante
Se gosta de ficção científica vc vai gostar