O Fogo Interior

O Fogo Interior Carlos Castaneda

Resenhas -

Rodrigo C. 27/10/2016

Tem que ter a mente aberta
Não creio que seja recomendável se introduzir no universo de Carlos Castaneda com ele, que trata das etapas necessárias para o "guerreiro" adquirir maestria do controle da consciência (denominada como "Fogo Interior"). Fui atraído a ele por uma citação no filme "Cloud Atlas". Ao folheá-lo, capturou a minha atenção o título do segundo capítulo "Pequenos Tiranos".

No começo, dá para levar numa boa os conceitos introduzidos (e que encontram, ~coincidentemente~, semelhanças com outras abordagens da "Nova Era"). Porém, ao longo das mais de 300 páginas, são toneladas de conceitos despejados (novos videntes; pequenos tiranos; emanações da águia; ponto de aglutinação; faixas de emanações; seres inorgânicos; primeira atenção; espreita; intento; posição de sonhar; impulso da Terra; força rolante; desafiadores da morte; molde do homem etc).

Vale pelo relato, que segue o estilo narrativo de um romance, com a descrição das aulas de Castaneda com seu mestre, Don Juan Matus e o seu dia a dia no povoado mexicano onde elas ocorreram, desde que você não se prenda muito aos conceitos e tente entendê-los. Deixe fluir a narrativa.