Histórias Extraordinárias

Histórias Extraordinárias Clarice Lispector
Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Nay 08/06/2020

Tive dificuldade pra me interessar pelas histórias no início, e depois de muito tempo deixando de lado, voltei e fiquei satisfeita. Queria muito conhecer a escrita do Poe e apesar de não ser meu gênero favorito eu curti. Minha história preferida é Os crimes da rua Morgue, principalmente por que me lembrou muito Sherlock Holmes.

Paulo 07/06/2020

Poe
Conheci os contos de Poe por acaso há alguns anos - o primeiro que li foi O Gato Preto -, e desde então ele é para mim símbolo da literatura de suspense/horror. Se ele é o melhor ou não desse gênero, não sei pois me falta experiência.

Os contos desse livro são a essência do autor, o melhor de um contista como ele. Por mais que houvesse momentos em que eu ficava entediado com algumas descrições, reconheço que todas elas não são rodeios típicos de um romance, mas sim detalhes que constroem o ambiente perfeito para o que acontecerá. Poe sabia que um conto abria mão de detalhes irrelevantes para a obra, e que o conto tinha a vantagem sobre o romance justamente pelo fato de poder ter toda sua lida em um único fôlego, sem interrupções de leituras longas que quebram o clima do leitor com o texto (descordo em partes). Algo parecido já dizia Machado de Assis sobre a vantagem dos contos: "há sempre uma qualidade nos contos, que os tornam superiores aos grandes romances: é serem curtos", nisso eu concordo.

Outro ponto interessante dos contos de Poe é que, para mim, eles pareciam exigir um ambiente propício para serem lidos. Como dito acima, as descrições do ambiente foram a forma que Poe encontrou de trazer o leitor para dentro da obra; mas para isso acontecer, vejo que o leitor precisaria estar dentro de ambientes que tenham estímulos condizentes com os ambientes dos contos. Isso não quer dizer que devemos ler Poe dentro de uma casa abandonada, mas que a leitura seria incompatível, por exemplo, com um dia ensolarado no parque ou em pé dentro de um ônibus lotado e rotineiro a caminho do trabalho. Para mim, eu sentia mais prazer na leitura quando o meu entorno estava minimamente silencioso e calmo, pois aí era como se eu pudesse mergulhar na obra e sentir as descrições expostas pelo autor.
Leo 20/06/2020minha estante
Nossa, adorei sua resenha.

Leo 20/06/2020minha estante
Deu vontade de ler mais coisas dele. Inclusive tenho o primeiro livro da Darkside aqui q n li ainda.

Marjorie 24/06/2020minha estante
Sim, ele é o pioneiro do gênero. Terror, horror, suspense, Thriller psicológico, detetives e investigação criminal. Ele deixou esse legado! Poe foi um presente do universo pra gente.

Nalia 16/05/2020

Intrigante e único.
Se ouve muito falar em Edgar Alan Poe, e com o tempo, acreditei que seus contos eram "moda" entre leitores menos experientes.
Como todos os nossos pré conceitos, formados sem o devido conhecimento e crítica final, me aventurei a ler e conhecer um pouco mais sobre as obras do escritor norte americano.
Os contos são de fato sensacionais, de uma originalidade que sinceramente, me assusta. Uma das características mais estimulantes e conhecidas do escritor, é o gênero aterrorizante de seus escritos, e me surpreendi ao ver que ele também produzio outros gêneros, e de fato, tão
bons quanto.
A escrita é totalmente acessível, e completa nas descrições da narrativa. Os contos escritos por Poe, tornam simples acontecimentos, grandes pilares para a construção da alma humana, com um encerramento filosófico excitante e transformador.

Viajante de Multiversos 09/05/2020

Uma pérola para conhecer Edgar Allan Poe
Meu primeiro contato com as obras de Edgar Allan Poe, a melhor forma possível de ter conhecido o autor. Com uma narrativa não tão complicada, Clarice Lispector conseguiu manter o impacto de cada conto. Uma obra que me motivou a voltar ao mundo dos livros, portanto, recomendo-a ao público iniciante ou aqueles não tão aprofundados ao universo de Poe.

Porém, acho uma pena que o livro não. tenha seu poema mais famoso, 'O Corvo'.

Tadeu.Santos 08/05/2020

Origem da alma
Origem da alma é o que Edgar Alan Poe trás em sua obra. Aqueles desejos incubidos de pecados mortais que este livro, em um compilado de contos, nos proporciona.

Edgar trouxe-nos o que mais de encantador e miserável o homem é capaz de fazer e sentir. Os contos são cheios de cenas que, como em uma coreografia do terror, nos fazem submergir na Seara da imaginação das lamúrias da alma.

Me identifiquei muito. Amei.

Felipe Duarte 02/05/2020

Amei a leitura.
Já tinha tido contato com o autor antes através de seus poemas, como "O Corvo" e "Annabel Lee", mas confesso que essa foi minha primeira experiência com seus contos. A edição conta com sete contos que podem ser lidos um por dia sem muito compromisso. Os contos de Poe são agradáveis e diferenciados. Ao invés de expor um ser normal ao sobrenatural, expõem um ser desequilibrado ao normal.
Os meus favoritos foram "O gato preto" e "O escaravelho de ouro".

Matt 26/04/2020

Poe...
Os contos são muito bem escritos e interessantes! Apesar de não possuir, em todos, aquelas reviravoltas as quais estamos acostumados, a leitura vale a pena!! O meu favorito, dos contos dessa seleção, foi O gato preto.

Daniel Teles 12/04/2020

Gostei
É um conjunto de histórias com a temática "contos de terror", mas pra mim foram poucos os contos que realmente deram medo. Eu particularmente gostei do livro pois trás uma grande variedade de histórias e situações bem
diferentes. Ler um conto por dia é o suficiente pra quem quiser começar. E essa edição da Companhia das Letras trás alguns textos complementares no final muito interessantes.
Meus contos preferidos foram:

O gato preto
A máscara da morte rubra
A queda da casa Usher
O escaravelho de ouro

Nara 31/03/2020

Todos os contos de Poe são bem complicados para mim em me ambientar, mas chega perto do clímax e eu fico doida. São ótimos.

@jana450 09/03/2020

CONTOS
Eu indicaria pra quem gosta realmente de contos que dão um pouco de medo, vou destacar os contos que mais gostei O GATO PRETO, eu aprovei a vingança, ele foi extremamente cruel e isso mexeu muito comigo que tenho gato e os adoro, O CORAÇÃO REVELADOR, pelo desespero diante da provável impunidade. A MÁSCARA DA MORTE VERMELHA, pelo pavor em meio a festa e o RETRATO OVAL foi o que me deu mais susto.

Cicero 01/03/2020

O Melhor do Mestre
Este livro traz alguns dos contos mais memoráveis do grande escritor Edgar A. Poe, "Os Crimes da Rua Morgue", "O Escaravelho de Ouro" e "Gato Preto", entre outros. De longe esta edição tem as traduções mais belas, dignas do mestre (sem a interferência das adaptações rotineiras, Clarice Lispector que o diga).

Ludhi 28/02/2020

O livro e bom no geral. Alguns contos são extremamente surpreendentes e outros são apenas medianos.

Gabriel 24/02/2020

Poe, mas nem tanto
Particularmente, acho que Poe tem obras que deveriam estar nesse livro e foram deixadas de lado por outras medianas.

Dressa 23/02/2020

Lendo novamente alguns contos me lembrava da primeira vez que os li. De lá pra cá mudei de opinião quanto alguns deles, pra melhor ou pior, mas O Gato Negro continua sendo um dos meus favoritos.