Sorrisos Quebrados

Sorrisos Quebrados Sofia Silva

Resenhas - Sorrisos Quebrados

Elane.Magre 02/04/2022

"Todos os dias é um recomeço.
Todos os dias eu renasço.
Todos os dias me levanto.
Todos os dias não desisto.
Todos os dias vivo como se não tivesse
Todos os dias.
Saio porta afora, viva."

Mariana 01/04/2022

?O amor não nos machuca? quem machuca é a pessoa que amamos?
Primeiramente, esse livro possui gatilhos então, não recomendo a leitura para todas as pessoas!

Bom, o prólogo desse livro embrulhou o meu estômago como jamais senti antes.
Após a experiência inicial, por um tempinho eu me senti apreensiva pela principal.
Nos seus momentos de tensão, eu lia sem respirar, eu fiquei aflita por ela e a vontade era de guarda-la num potinho e cuidar com todo amor e carinho.

No decorrer, não sei se foi proposital, mas senti um alerta vermelho sobre determinado personagem SÓ QUE com o tempo esse sentimento muda.

DO NADA a relação foi de 0 a 10 e eu fiquei muito feliz! É muito gostoso acompanhar a cura dos principais.

Alguns acontecimentos quentes rsrs ?

E por fim:
Por mais que o acontecimento mais pesado tenha sido descrito no prólogo do livro, sempre há recordações do período sombrio marcado por um relacionamento a******
Contudo, ainda sim amei a experiência de lê-lo. Dá para refletir sobre a possibilidade de nos reerguermos mesmo que em algum momento tenhamos vivido além do fundo do poço. Dá para refletir sobre a impossibilidade de generalizarmos as pessoas conforme as nossas experiências. Mas sobretudo, dá para resgatar a esperança em si, a crença na sua autossuficiência e que o coração é imprevisível e possui sempre a capacidade de se regenerar para que continuemos amando.

Núbia 01/04/2022

Sorrisos quebrados
Assim o livro é emocionante, mas eu achei muito rápido, o início do relacionamento deles, sem contar que tive vontade de pular umas frases que parecia livro de poesia

Madu 29/03/2022

....
O Livro é magnífico! Quando você olha pra todo o desenvolvimento da personagem e chega no meio do livro, você percebe que não é só a pitada de sexo que a escritora jogou ali e deixou durante o restante de ?Sorrisos Quebrados? não! Tudo flui pra uma construção do que havia sido afetado e machucado no início, nada foi por acaso. Talvez tenha faltado o desenvolvimento de alguns personagens e as vezes eu ficasse com muita raiva de André por ele sempre ficar nessa ida e vinda dele para com a Paola, mas acredito que foi necessário para que ambos pudessem resolver alguns impasses com si mesmo e para que ele quebrasse esse ciclo de que ele tanto temia.

Daphne 11/03/2022

Forte e encantador
É um livro pesado, onde relata bastante a violência doméstica e suas consequências.
Fala sobre traumas, cicatrizes e superação. A interação da Sol com a Paola é algo lindo e o casal principal foi muito bem construído. (Apesar de achar que o André precisava de terapia constante assim como a Paola.)
Gostei e recomendo mas não é um livro para qualquer um, pois é pesado.

Pamy.Matos 09/03/2022

Ótimo livro
Essa história me mostrou uma outra visão sobre como o ser humano pode ser perverso e causar marcas horríveis que prejudicam tanto o físico, como o psicológico. Foi uma experiência muito boa, sendo que a leitura foi bem fluida, leve e te prende a todo momento da história.
Nota: 4/5
Melhores frases:
“Ninguém quer pensar que a morte está fazendo contagem regressiva da nossa partida do mundo, por isso dizemos que temos a vida toda para viver. O problema é que essa mentira se tornou tão forte que as pessoas não aproveitam para viver plenamente.”
“A vida é como as estrelas, uma bela mentira que, ao contrário de outras, precisamos tentar agarrar com toda a força porque é fugaz. É a mentira mais linda do mundo. Só existem essas duas mentiras que podemos aceitar: a vida para aproveitarmos ao máximo e as estrelas para tocar.”
“Eu acredito que sou um quadro abandonado por alguém que nunca desejou ser pintor. Alguém que me pegou quando eu era uma tela branca e, em vez de me pintar com a suavidade dos pincéis, me feriu com o lado pontiagudo. Perfurou vezes sem conta até eu ser um buraco grande em vez de uma obra de arte.”
“- Um dia me fecharam num frasco com receio de que eu pintasse o mundo.
- E?
- Pintei o meu mundo no frasco.”
Música: Say - Ruel

Eline 06/03/2022

Trauma + Hot?
Eu fiquei um pouco chocada com o início do livro, foi um impacto gigante e ver a forma os gatilhos eram extremamente fortes. A jornada da Paola é linda, apesar de fugir um pouco do sentido.
André também é um personagem incrível, uma casca dura pra esconder tanta dor e desespero.
Eu amei o contato da Sol e a Paola desde o começo com uma conexão instantânea incrível. Sol é uma criança criança as vezes não parece criança, mas eu adoro a forma como ela cintila além das páginas.
Mas as coisas entre os protagonistas andaram rápido demais pra um momento, apesar da relutância depois, fiquei observando como rapidamente os traumas da Paola sumiram ao longo do tempo e não foram mais retratados tão explicitamente além das suas cicatrizes.
Eu não sabia do que o livro se tratava e deixei a história me surpreender, é um livro fofo que aborda relacionamentos, momentos de dor, traumas e luz em poucas páginas.
Considero um livro muito bom e de certa forma, me encantou.

Elly 27/02/2022

Me destruiu...
Esse livro simplesmente dilacerou minha alma. A forma como a autora conduziu tudo foi perfeita!
O livro apresenta gatilhos emocionais bastante fortes; abuso físico e verbal e algumas cenas de violência são bastante explícitas, então fique alerta aos gatilhos, antes de iniciar a leitura.

Ary Hosh 16/02/2022

Romance não é muito minha praia, mas esse livro fala sobre uma segunda chance, então dei outra chance.

Uma história de aprendizado e superaçao. Quando parece que é o fim...algo pode te surpriender e mostar novamente a beleza do amor e da confiança.

Van 11/02/2022

Perfeito perfeito perfeito
Nem tenho o que falar desse livro, só sei que foi uma das melhores leituras da minha vida?
Apesar de ser um tema super difícil (eu chorei, juro), eu achei esse livro super lindo e poético.
Amei a forma como duas pessoas que carregam traumas e coração partidos resolveram se unir pela superação e a autoaceitação?
Gostei muito de ver também a forma como a autora aborda a beleza da mulher, fugindo totalmente do estereótipo da beleza que estamos acostumados a ver.
Com certeza esse livro merece mais reconhecimento? um livro tão poético, tão repleto de amor? é totalmente perfeito!

Ps: amei muito a Sol, que criancinha mais fofa!

Larissagris 11/02/2022

SORRISOS QUEBRADOS (SOFIA SILVA)
Todo dia é um recomeço.
Todo dia eu renasço.
Todo dia eu me levanto.
Todo dia eu não desisto.
Todo dia eu vivo como se não tivesse todos os dias. (Pág. 23)

Às vezes, encontramos conforto no lugar que um dia tememos. (Pág. 28)

Uma péssima experiência não pode nos fechar para outras, André. (Pág. 30)

Às vezes, precisamos olhar para as pessoas com o coração e não com os olhos, pois só assim nós vemos quem realmente são. (Pág. 53)

Nossas expressões podem não ser verdadeiras. Um sorriso pode esconder tristeza ou falsidade. Podemos aparentar apatia, quando, por dentro, estamos vivenciando todos os sentimentos com intensidade, ou fingir tristeza quando é mentira. Isso não acontece comigo. Sim, posso esconder ou aparentar diferentes emoções, mas não consigo disfarçar que me aconteceu algo violento, alterando para sempre não só meu exterior, como quem sou no mais profundo do meu ser. (Pág. 68)

Você está viva, Paola, por isso tem que viver aqui na Terra. Com tudo que ela tem de bom e de mau. A mistura entre o inferno e o paraíso, que todos os dias nos desafia, magoa e cura. A vida pela qual tanto lutou quando tentaram aniquilá-la. (Pág. 70)

Só podemos perceber se uma pessoa é ideal para nós se dispusermos de tempo para conversar e descobrir seus sonhos na vida. Olhar para uma mulher e achá-la bonita é diferente de encontrar uma que caminhe contigo no bom e no mau da vida. (Pág. 82)

Tenho mais medo do dia que da noite, da claridade que da escuridão. Na realidade, acredito que quem inventou a ideia de que os monstros só atacam à noite, que vivem escondido entre as sombras e a penumbra, foi alguém que quis criar uma falsa sensação de segurança para atacar vítimas desprotegidas na luz. A ideia de que durante o dia nunca nada de mau acontece, pois os vilões só saem quando o sol se põe, é a mais vil das mentiras. (Pág. 88)

Alguns príncipes são os monstros que atacam de dia e precisam estar camuflados de beleza para ninguém gritar quando são vistos. (Pág. 88)

A morte é a verdade. É a verdade que sabemos estar todos os dias conosco a partir do momento que o nosso coração bate pela primeira vez. Ela está sempre presente. Vinte e quatro horas por dia. E se apresenta de inúmeras formas, umas mais dolorosas do que outras. Não temos como fugir dela e, talvez por isso, a humanidade goste tanto de mentiras, porque, às vezes, elas são mais bonitas. São tudo que nos resta. (Pág. 89)

Ninguém quer pensar que a morte está fazendo contagem regressiva da nossa partida do mundo, por isso dizemos que temos a vida toda para viver. O problema é que essa mentira se tornou tão forte que as pessoas não aproveitam para viver plenamente. Não valorizam suas próprias vidas e nem as dos outros. Não percebem que a vida foi a folga que a morte nos deu e não estamos sabendo lidar com isso. (Pág. 89)

O amor não dói. O amor não nos faz sofrer. O amor não nos machuca, não nos amedronta. Amar não provoca lágrimas de tristeza. (Pág. 90)

Quem machuca é a pessoa que amamos. Quem nos faz sofrer é a pessoa que deveria nos proteger e fazer felizes. Que, no amor, as lágrimas deveriam ser sempre de felicidade. Que o amor pela pessoa certa pode ser a experiência mais bela da nossa existência, e por isso não conseguimos defini-la. Não sabemos, porque, quando amamos alguém com tanta intensidade e somos correspondidos, é como perceber que voamos sem asas. (Pág. 90)

A verdade reluz, mas durante o dia seu brilho não é forte o suficiente para fazer as pessoas olharem para ela. É na penumbra que a verdade é soberana. É mesmo quem não quer ver é obrigado, pois é a única que brilha. (Pág. 91)

Paola, a beleza é efêmera, mas quem somos no nosso interior é eterno. Um dia, alguém verá isso tudo, como minha filha viu, e se apaixonar perdidamente por você. (Pág. 97)

Ainda bem que não me perdi com outra mulher, caso contrário eu não teria encontrado você. (Pág. 99)

Não quero dormir, André. Se é apenas esta noite que temos. Se esta noite não estamos pensando, mas agindo por carência de anos de solidão, por favor, quero sentir que sou uma mulher desejável. Faça-me acreditar que sou bonita. E, se puder, eu sei que é um grande pedido, finja que sente algo por mim. Só hoje. Faça com que eu acredite nas suas palavras. Quero pensar que um dia poderei ser amada por alguém que verá algo bonito em mim. Quero ouvir a expressão mais forte entre um casal e fingir que é verdade. Por favor, André, torne real o que sempre desejei. (Pág. 125)

Somos como plantas: sem afeto murchamos, e o que havia de bonito em nós seca. (Pág. 127)

Ela continua narrando tudo, comentando como devo achá-la fraca, mas entendo esse tipo de amor em que perdoamos coisas graves porque acreditamos que nosso amor pode modificá-las. Que as pessoas são más por motivos desculpáveis, e vamos ficando até percebermos que deveríamos ter partido. (Pág. 139)

Conosco tudo demora uma eternidade e tempo nenhum. Cada toque é eterno e simultaneamente fugaz. (Pág. 149)

A vida não deve ser medida por "mais um dia". Não. Ela é feita por pequenos e efêmeros momentos que mudam tudo. (Pág. 159)

A vida é um labirinto onde todos tentamos localizar a saída e onde poucos têm a sorte de encontrar o parceiro ideal para a aventura que é viver. Alguém que não solta a nossa mão quando erramos na escolha do caminho ou porque não temos mesmo vontade de acertar, pois percebemos que mais importante do que localizar a saída é conhecer o labirinto. (Pág. 165)

É tão difícil mostrar nossas fraquezas. Como se amar alguém que não merece fosse um ato vergonhoso. Que nós somos os fracos por amarmos. (Pág. 191)

Espero que um dia alguém apareça e, sem você entender como, te mostre que entre o inferno e o paraíso há uma queda e um salto. Nós já caímos sem termos podido impedir o choque, e ardemos no fogo com dores, mas a opção de saltar é nossa. Eu tentei saltar com você... e ainda consegui tocar as nuvens. Não deu certo, mas um dia vou saltar novamente, mesmo estando cansada de arder. Desejo que salte também, mesmo não sendo comigo. (Pág. 199)

A vida é complicada e injusta. Durante anos, quis que Roberto parasse de viver todos os minutos da sua vida concentrado em mim. Odiava seu toque tanto quanto o temia. Rezava para que um dia ele dissesse: "Basta". Seis anos depois, anseio que André pense em mim, queira estar comigo e me toque sem reservas. (Pág. 208)

"Paola, talvez, em algumas circunstâncias, o dinheiro que temos seja tudo o que valemos aos olhos dos outros." (Pág. 223)

pri 11/02/2022

Me surpreendeu
Eu comecei a ler esse livros pois achei que era um romance leve de superação e tals, mas nas primeiras páginas eu ja vi que estava errada, a protagonista passou por VÁRIOS momentos horríveis com o ex, e a história vai contando sobre a vida dela depois dos incidentes.