Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada J.K. Rowling

Resenhas - 9781338099133

Bruna Magalhães 04/05/2017

Decepcionante!
Eu que imaginei que nunca fosse me decepcionar com uma obra que envolvesse Harry Potter, me enganei. Acabei de ler o livro “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, e a palavra é essa: decepcionante. E não é pela forma de escrita do livro, todos sabiam que seria um roteiro de peça adaptado. O problema é a história em si, com fatos e situações que contradizem completamente a brilhante saga relatada em sete livros por J.K. Rowling. A personalidade dos personagens foi completamente esquecida, deixadas de lado, e passamos a nos deparar – do meu ponto de vista – com pessoas completamente diferentes das histórias anteriores. Como fã de Harry Potter, considero ultrajante definir essa história (que na minha opinião não deveria sequer ter sido publicada) como o 8º livro da saga. No máximo, não passa de uma fanfic, muito mal escrita por sinal.
Hel 12/05/2017minha estante
É um grande consolo saber que eu não fui a única que se decepcionou. Estava até com receio de escrever uma resenha e ser malhada pelos fãs.

Ingridy.okuma 18/05/2017minha estante
undefined

Brenda 28/03/2017minha estante
Eu li depois de ver tantas críticas e gostei bastante do que li, foi uma literatura nostálgica sim para mim, mas entendo que cada pessoa tenha seu ponto de vista, e apesar de nós termos divergências quanto as opiniões sobre o livro, gostei bastante da sua resenha porque você se expressa bem e escreve bem.

Jeniffer 23/05/2017minha estante
Eu infelizmente previ isso acontecer kkkk. Quando terminaram de lançar o ultimo filme eu pensei "É bem capaz de inventarem um livro com os filhos dele é vai ser uma merda" eu até tava pensando em dar uma chance mas depois da tua resenha.. não sei não kkkkk. Se eu ler ele vai ser só pra exculachar o livro depois

Suphie 12/08/2021

?Um trem a pegar. Um amigo a encontrar.?
Mais uma vez JK exaltando o poder da amizade. Bem repetido, mas o formato teatro de contar a estória já é um ponto a mais. Pensei que seria pior, as pessoas falam horrores, mas nem é isso tudo, leitura fácil, rápida é uma boa distração.

?Escórpio
Eu, humm, abri um livro. Uma coisa que? em todos os meus anos neste planeta? nunca foi uma atividade particularmente perigosa.?
Carolina.Melo 12/08/2021minha estante
Disse tudo! Quem pegar esse livro sabendo que a o formato é outro (peça de teatro), os personagens são outros e o autor é outro, não tem motivo pra dizer que é "péssimo", como vejo tantos falando por aí! É como aqueles livrinhos "Quadribol Através dos Séculos" e "Animais Fantásticos e Onde Habitam": são livros que se passam no universo Harry Potter, um conteúdo extra para os fãs.

Suphie 12/08/2021minha estante
Por isso que eu tratei de aproveitar a leitura! :D

MariaaPotter 09/11/2021minha estante
NSS SIM, concordo plenamente com cada palavra, eu tenho até medo de falar que gosto do livro mas é bom encontrar alguém com a mesma opinião

let.warnette 09/11/2021minha estante
eu escrevi algumas coisas erradas e não dá para editar, mas acho que deu para entender.

isa 04/08/2021

isso não devia nem ser um livro.
por mais que eu ame harry potter e queria muito saber da história dos filhos deles, esse livro me decepcionou da primeira página até a última. a história é interessante, só que é mal construída. harry como pai ruim??? cedrico comensal??? alvo beijar hermione??? hermione chata só por que não tem um homem na vida dela??? filha do voldemort e da bellatrix???
Jakevocelêtanto 04/08/2021minha estante
Não acredito nisso, sério que é assim o livro? Chocadaaah

leleptospirose 04/08/2021minha estante
sempre que vejo esse livro passo longe, parece ser bem ruim

Aline Stechitti 28/02/2017

Bruxo adolescente é o capeta, hein
J.K. Rowling, Jack Thorne & John Tiffany - 2016 352 pag - Rocco

Enquanto nós, pobres muggles pimpões, temos nossas crises adolescentes fugindo da escola ou chegando tarde em casa, a adolescência no mundo bruxo é na base da destruição do mundo, sacomé?

É sério. Se eu fosse o Harry daria, no mínimo, uns bons sacolejos nesse moleque mimado dele e o deixaria de castigo pelos próximos quinze anos sentado de costas no canto da parede com um chapeuzinho de burro na cabeça.

Ai, Alvo, Alvo Potter, chego a odiá-lo mais do que odeio a Umbridge. Ela pelo menos não era do lado dos bonzinhos, nunca foi, mas ele teoricamente é, né? Mas ô menino arrogante, ô menino mala, ô menino burro. A peste, por algum caralho de motivo fútil quer provar para o papai que pode ser melhor do que ele, quer corrigir os “erros” de Harry. E para isso põe milhões de vida em risco. O babaquinha arrisca a vida dos pais, dos irmãos, dos tios, dos primos, do melhor amigo, a dele própria e de todos os bruxos do planeta por causa de um chilique adolescente (!!!).

Ok, pausa para respirar...

Não estou dizendo que a história é ruim, ela é muito boa, muito mesmo. Só não tem um personagem principal cativante ou um motivo realmente válido para tudo o que acontece. A verdade é que tudo que acontece nesse livro é por uma ideia idiota que o filho do Harry tem e para a qual arrasta o filho de Draco, o que faz com que os papais sejam obrigados a ir consertar as bostas deles. Pronto, com essa frase eu resumi o livro todinho.

E então, o início do livro não é bom, em minha opinião, pois os anos passam muito rápido (MUITO) e não fica evidente o motivo de Alvo ser um filho tão ruim para Harry, um péssimo primo e péssimo melhor amigo para Scorpio. Aliás, ô menino fofo, Scorpio é todo o contrário de Draco, um nerd solitário e extremamente simpático, atencioso, educado, carinhoso e perspicaz. Na verdade ele parece mais filho do Harry enquanto o Alvo parece mais filho do Draco.

Do meio para o final a história ganha um pouco do humor da J.k Rowling, mas senti falta das bizarrices também. Senti falta de tudo para ser sincera. Dá para sentir que não é algo dela, entende? Pois é mais sombrio e tem coisas esquisitas tipo [pode ser spoiler]: os beijos que Alvo dá em Hermione quando bebe a poção polissuco e se transforma em Rony. WTF? COMO ASSIM? ECA. Ele beija a tia na boca?! Quando a J.k faria um troço desses? E tem também os diálogos em que os personagens simplesmente repetem a fala do outro transformando em perguntas: “Eles foram.”=“Eles foram??”, “E fizeram.” = “E fizeram??”... Meio patético, falas bobas e sem graça. E fazer o Harry chorar, estar enferrujado em feitiços e precisar sempre de socorro... E usar palavras do mundo não mágico como "bullying" e outras mais. Ah, não, não foi bem planejado isso.

A narração, obviamente por ser uma peça de teatro, é bem dinâmica e dá para imaginar muito bem o que acontece. E os personagens com os quais me deparei me fizeram derreter o coração. Foi lindo demais muita coisa que li, fiquei que não me continha de saudade deles! Claro que senti falta de muitos outros e acho que poderiam ter feito uma forcinha para coloca-los na história. Acho também que faltou a presença dos outros filhos. Rosa e Tiago ainda aparecem uma vez ou nunca, mas Lílian e Hugo não tem a menor participação. Seria legal se todos participassem dessa aventura. Queria a participação dos outros Weasley’s também. Mas entendo que uma peça de teatro não comportaria tudo isso, nem oferece a descrição detalhada das coisas. Mesmo assim dá para imaginar muito bem.

Só posso dizer que deu para me sentir outra vez nesse universo maravilhoso de Harry Potter e que amei muito esse livro apesar de algumas coisinhas serem “mal desenvolvidas” em minha opinião. Apesar delas foi uma delícia inexplicável e voltarei a lê-lo dezenas de vezes como fiz com os outros 7 livros. Aliás, incluirei este em minha maratona sempre que for ler toda a história. E fica aí meu sonho de que façam mais peças de teatro assim.

E só pra constar: Nunca pensei que diria isso de um Potter, mas Alvo é um cuzão! Nunca pensei que diria isso de um Malfoy, mas Scorpio é um amozinho!
Elaine.Alves 11/03/2017minha estante
Oi tudo bem? Ainda não lir então queria saber q burradas o filho de Harry tentar concerta!?

Aline Stechitti 13/03/2017minha estante
[spoiler] Bom, o Alvo acha que pode usar o viratempo para trazer o Cedrico de volta, mas com isso o que ele acaba conseguindo é mudar o passado várias vezes, fazendo várias cagadas. Tem uma vez quando ele volta pro presente que a Hermione e Rony tão separados e os filhos deles não nasceram, ou seja, ele sumiu com os primos. Uma outra vez ele fez com que Harry morresse e Voldmort ganhasse a batalha final, criando um mundo muito sinistro. Ou seja, ele matou o pai dele! E várias outras burrices. Aí o Harry ajuda a consertar a bagunça. [spoiler]

ThaisaScarpa 15/11/2021

Não...
Infelizmente esse livro existe. Demorei muito para ter coragem de ler, a sinopse já me assustou. Não sei como descrever essa história, não tem pé nem cabeça, parece uma fanfic de mau gosto. A base da história é tão Improvável que todo o restante fica difícil de engolir, infelizmente, pq amo todo o universo da JK.
Maria 15/11/2021minha estante
Já li fanfic mil vezes melhores q criança amaldiçoada

ThaisaScarpa 15/11/2021minha estante
Pois é, eu tbm!

Vivi 14/12/2021

Não é ruim como falam.
Muitas coisas não fazem sentido nesse livro, porém também muitas partes dele valem a pena ser lidas. Como a relação de Rony e Hermione, ou o próprio Scorpius Malfoy. Não achei ele tão horrível quanto falam, apesar de saber que alguns fãs o escreveriam melhor, hehe.
Leria novamente? Só as partes que me convém.
yas 14/12/2021minha estante
o socorpius é perfeitoo! A melhor parte desse livro é elr

Jess 14/12/2021minha estante
Ao meu ver foi o maior desperdício de dinheiro q já tive em um livro !!! N só n faz sentido como eles tiraram várias características dos personagens!! Sem falar na viagem no tempo super tosca e sem noção!!

Leh 29/12/2021

Harry Potter e a Criança Amaldiçoada
Amei essa leitura, uma visão que eu não imaginava dar pra sequência da saga.

O livro conta a história de Alvo (Filho de Harry Potter e Gina Weasley), ele não gosta de Hogwarts e nem de ser quem ele é. Quando chega em Hogwarts, o chapéu seletor o manda para a Sonserina junto com Escórpio (filho de Draco Malfoy e Astória) por incrível que pareça, eles são super amigos!

Certo dia Alvo ouve a conversa de Harry com Amos Diggory, onde Amos queria que Harry trouxesse seu filho Cedrico de volta dos mortos com a ajuda de um vira-tempo, mas Harry nega. Alvo que ouviu tudo se junta com Escórpio e os dois roubam o vira-tempo e voltam ao passado em busca de Cedrico.

Tudo da muito errado antes de dar muito certo... ao final, vemos a importância da família e da amizade.

Amei que Alvo e Escórpio são amigos, amei que Harry e Draco se dão bem, se unem pra salvar os filhos. Uma leitura muito leve e linda!
Jak 29/12/2021minha estante
Primeira pessoa em anos que vejo falando bem desse livro, até me empolguei pra ler.

Leh 29/12/2021minha estante
Vi muitas críticas também, mas eu amei viu, é uma perspectiva beem diferente, recomendo muito a leitura!

Ray 11/09/2021

Nem parece HP
Eu amo Harry Potter.
Muito.
Então fiquei bem desapontada com a história.
Não é Ruim.
Mas não parece harry potter.
Tá mais pra uma fanfic. E não das melhores.
geo91 11/09/2021minha estante
simmm, tipo... bellatrix e voldemort????

Ray 11/09/2021minha estante
Sim. Que surto foi esse ???

kmilabk 17/02/2018minha estante
Concordo com vc sobre não ser grandes coisas, e boa parte do primeiro ato achei muito chato, melhorando um pouco depois. Mas por outro lado eu não acho que tenha ficado tao péssimo porque na verdade foi escrito em formato de peça teatral e faz sentido algumas coisas. Mas enfim, isso não justifica o enredo meio ruim. Mas meu colega conseguiu assistir à peça ao vivo e falou que ficou incrível então talvez o erro tenha sido publicar em formato de livro uma coisa que nao foi criado com esse propósito... mas valeu a aventura da leitura :)

Will 20/02/2018minha estante
sim foi legal ter uma ideia do q aconteceu dps com o universo potter, mas acho q nem foi o formato de peça que prejudicou o livro foi a história msm eu por exemplo gostei do formato pq é muito rápido de se ler. Mas isso é q questão d gosto msm, uns gostam outros nn

Eduarda.Silva 03/11/2021

eu gostei (me julguem hahah)
De tanto ouvir as pessoas falarem mal desse livro, fui ler sem nenhuma expectativa, li simplesmente porque já o havia comprado.

Lembrando que ele não possui o formato feito os outros 7 livros da saga, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada foi feito para ser uma peça, então durante a leitura, percebemos coisas do tipo: "as luzes apagam e as cortinas se fecham", esse é um ponto importante de saber antes de começar a lê-lo.

O livro tem como personagens principais o Alvo Severo Potter e Escórpio Malfoy (nem preciso dizer quem são os pais, né? kkkk). Além deles, há também a presença da Rosa Wesley/Granger, mas ela aparece em poucos momentos da história.

Alvo, de Sonserina, é caracterizado por ser um garoto revoltado com a vida e que odeia ser filho do famoso Harry Potter, já Escórpio, também de Sonserina, enxerga o lado bom da vida, mesmo sofrendo bullying na maior parte de sua vida.

E aqui nasce uma grande amizade entre esses dois garotos pertencentes à mesma casa.

Após alguns capítulos, Alvo escuta o pai de Cedrico falando que a morte de seu filho era culpa era de Harry Potter e até dá a sugestão de que Harry faça uma viagem no tempo e recupere a vida de Cedrico, porém, Harry diz que é impossível e que alterar o tempo pode ser perigoso.

Então, Alvo (para contrariar seu pai), fica determinado à resolver essa situação por conta própria, e com a ajuda de Escórpio, viajam no tempo.

Mas eles não fazem tentativas bem-sucedidas, os garotos alteram o tempo, e quando voltam para a sua realidade, algo está muito diferente. Há novas tentativas, mas sempre fica pior.

O fim do livro me decepcionou um pouco, acredito que o desfecho poderia ter sido bem melhor.

Como eu já disse antes, não tinha muitas expectativas, então eu acabei gostando bastante, achei as críticas um exagero kkk claro que não chega aos pés dos livros originais, mas só pelo fato de matar a saudade desse mundo mágico, já está valendo ?
HAXI 03/11/2021minha estante
Li com a expectativa alta e quebrei a cara

Eduarda.Silva 06/11/2021minha estante
kkkkkkk

Letícia 28/12/2016

Não é Harry Potter
Alvo, o filho do meio de Harry e Gina, não gosta muito do pai, pois acha que ele só pensa em si mesmo e não dá muita bola pra ele. Por isso quando Amos Diggory, por ter ficado sabendo que o Ministério da Magia havia apreendido um dos últimos vira-tempos, vai pedir para Harry usá-lo para impedir que Cedrico morra e Harry, obviamente, nega, ele decide que vai concertar o erro do pai.

Com a ajuda de seu melhor (e único) amigo Escórpio e da sobrinha de Amos, Delfi, Alvo rouba o vira-tempo do Ministério, e então eles começam uma jornada entra passado e presente que vai acabar tendo consequências muito maiores do que eles esperavam.

Bom, o que falar desse livro. Desde que ele foi lançado, em julho, eu estava curiosa pra ler e empolgada porque finalmente poderia saber o que aconteceu depois de "A cicatriz não incomodara Harry nesses últimos dezenove anos. Tudo estava bem.". Só que agora prefiro continuar pensando que a série acaba nessa frase, e que The Cursed Child é uma fanfic.

Enquanto eu assistia Animais Fantásticos, o tempo inteiro conseguia sentir que eu estava assistindo Harry Potter. Embora a estória não seja a melhor que eu já vi, tudo, tudo, tudo naquele filme dá a sensação de que estamos nesse universo. The Cursed Child não. Talvez o fato de que o livro seja um roteiro, e não um romance tenha contribuído pra isso, mas gente, que estória é essa?! Parece o legítimo "livro pra vender" (ou "peça pra vender", não sei). Parece que alguém foi lá e disse pra J. K. Rowling que ela tinha que escrever uma continuação e aí ela pegou e escreveu a primeira ideia que teve na cabeça. Harry Potter é uma série muito inteligente e muito bem planejada. Esse roteiro aí não pode fazer parte da saga, não!

Eu vi algumas pessoas comentando na internet que a essência do Harry foi perdida. Eu acho que a essência de todos os personagens se perdeu um pouco. Tudo bem, agora eles são adultos e pensam com uma cabeça diferente, mas eu mal e mal consegui reconhecer Harry, Rony e Hermione ali. Não sei o que faltou, mas não parecem eles (Rony dono das Gemialidades Wesley? Eu não me lembro muito bem, mas ele não queria ser auror?).

Eu gostei dessa coisa do Alvo ser da Sonserina, excluído, meio gótico-não-gótico, foi uma ideia interessante. Ele não gostar do pai achar que ele só pensa em si mesmo (na verdade, lá no fundo, eu acho que o Harry realmente só pensa em si mesmo) também deu uma atmosfera diferente pro livro e justificou o porquê que o Alvo queria tanto consertar o que o Harry tinha feito. O Alvo virar amigo justo do filho do Draco também é legal. E falando no Escórpio, ele é tri legal! Nem parece um Malfoy. Eu gostei mais dele do que de qualquer outro personagem, embora tenha achado aquele boato sobre ele muito "nada a ver". Eu acho que eles só queriam um motivo pra ele sofrer bullying e não conseguiram pensar em um melhor.

Só não sei como é que o Escórpio, sendo tão legal, pode gostar da Rosa, a filha do Rony e da Hermione. Nossa que menina chata! A Hermione é um pouco chatinha, mas é uma chatice que a gente aprende a gostar, já a Rosa tem isso multiplicado por três! Embora eu queira que ela tivesse participado mais da estória, não gostei dela.

E a grande revelação do livro é completamente maluca! Aquilo é meio que impossível, não é?! Achei muito estranho, não gostei mesmo. É o que eu estou dizendo: essa estória faltou ser bem planejada. Como é que aquilo ia acontecer? Não entra na minha cabeça, não entra.

Bem, mesmo com tantas queixas, não consegui dar menos que quatro estrelinhas pra esse livro, pois ele me prendeu muito (li em dois dias!) e mexe com o tempo. Eu amo estórias que mexem com o tempo. e além disso, querendo ou não, esse é um livro de Harry Potter e ia partir meu coração dar uma nota baixa. A conclusão final é: desnecessário. Harry Potter pra mim acaba em As Relíquias da Morte. Esse é só um extra.

P.S.: quem é a "criança amaldiçoada"? Alvo, Escórpio ou Delfi? Porque até agora não entendi esse título.
Duda 30/12/2016minha estante
A cada 10 resenhas desse livro, 11 são ruins. Mas Harry Potter é Harry Potter.
Eu preciso ler esse livro!

Letícia 03/01/2017minha estante
É exatamente isso! Por mais que todo mundo estivesse falando mal, eu precisava ler! Não é perda de tempo, Duda, mas com certeza não chega nem aos pés de Harry Potter original.

Jessica 24/12/2016

Espero que a JKR escreva mais sobre os filhos. Muito bom, agora uma dúvida foi impressão minha ou tem uma química entre Alvo e Scorpio? Pareceu que eles são mais que amigos.
Dbrunni 24/12/2016minha estante
Realmente... Passa essa impressão.

Jessica 27/12/2016minha estante
Né. Achei que o Scorpio estivesse interessado na Rosa, mas errei. Ai tem....

JAlia372 21/04/2021

Como livro é uma ótima fanfic
Eu sinceramente me senti lendo uma fanfic de Harry Potter, e se fosse o caso, teria achado incrivel, mas como conteudo oficial, achei muito fraca, principalmente se comparada com os livros da saga principal

Entretando é um livro extremamente fácil de ler, eu particularmente não gosto muito das descrições de cenarios, principalmente quando o/a autor/a exagera na mesma, mas como é estilo roteiro, isso não acontece, são poucos paragrafos de descrição, a maior parte da história é apenas dialogo

Me apaixonei pela personalidade do Scorpius, e a amizade dele com o Albus é linda. A forma distinta de como eles veem o mundo, e como o livro aborda isso é realmente incrivel, sem duvida, o relacionamento deles é a melhor parte da história, na minha opinião pelo menos
JAlia372 21/04/2021minha estante
eu esqueci de colocar, mas o final é bem fraco, já vi fanfics com finais melhoreas