Orlando

Orlando Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

Isadora1073 03/02/2023

MAGNÍFICO
Minha primeira leitura da tão aclamada Virginia Woolf, minha gente... que mulher!!
Que escrita encantadora. Que deleite cada folhear de páginas!!

Li "Orlando" apenas por ser o nome do meu irmão mais novo, não colocava uma mísera fé!! Que livro surpreendente. Divertido. Gostoso!
O humor fantástico da biógrafa detalhando um dos diversos pontos de vida de Orlando. Para mim, uma das melhores coisas desse livro foi a mudança de gênero da personagem. Orlando homem era legal e tudo mais... mas a Orlando era FABULOSA!!

Me diverti muito lendo, e tive altos momentos de reflexão.

Não aceitem menos do que ser os três "p" de alguém!! O pináculo, a pérola e a perfeição.

Obrigada Orlando pelos momentos magníficos, obrigada VW pelo deleite mais belo que eu poderia degustar.

Luana 03/02/2023

Embora Orlando apresente uma narrativa muito interessante e atraente, em diversos momentos a leitura foi bastante cansativa devido ao excesso de informações.

Mariinaisabel 29/01/2023

Te amo, Orlando, te amo.
Amo tudo que aprendi com você e toda explosão de sentimentos que você me deu. Amo tua complexidade e tua simplicidade. Amo tua dualidade. Teus anseios são os meus, tuas descobertas são as minhas. ?
Orlando não é brincadeira, é fluidez da alma, escrito pelo cérebro e pensado pelo coração.
Viriginia tomba qualquer um.

girlbetweenbooksandcoffee 26/01/2023

Um livro muito específico, para pessoas específicas.
Infelizmente tive de abandonar o livro pois, em mais de 1 ano, não consegui passar da página 40. Talvez em um outro momento eu retome a leitura. Mas senti que o livro não era pra mim.

Gabriel 26/01/2023

Um exercício de incrível virtuosidade. Deliciosa compreensão histórica aliada a esse dispositivo de fluidez de gênero sexual e literário.

Eduardo1927 21/01/2023

os devaneios de orlando
há muito tempo eu queria ler alguma obra da Virginia Woolf, então decidi começar por Orlando, que tinha uma sinopse que me chamava bastante atenção.

os primeiros capítulos me encantaram e eu me apaixonei pela escrita da virginia desde o início. esse gosto se perpetuou durante a leitura, mas com o desbravar das páginas, a leitura foi se tornando cada vez mais complexa e cansativa.

quando me dei conta, poucos foram os trechos que me chamaram atenção e condiziam com as expectativas que eu tinha sobre a autora. o livro me parece um eterno devaneio, com uma riqueza de detalhes exaustiva e um excesso de informações que enfraquecem o propósito da história.

no entanto, existem sim aspectos positivos: é muito interessante ler a perspectiva da autora, naquela época, sobre o masculino e o feminino, e como isso se perpetua nos dias de hoje. algumas passagens são de uma poesia encantadora, trazendo reflexões simbólicas e fortalecendo a vontade de continuar e finalizar a leitura.

por fim, o sensação que tive foi de exaustão mesmo. o último capítulo é maçante, parecendo infinito e sem propósito. de novo, o excesso de informações se perpetua e você se vê em um contexto onde entende pouquíssimas coisas.

pretendo ler outras obras da autora e, sem dúvida, ela estava sim a frente do seu tempo.
Eduardo1927 24/03/2024minha estante
obrigado pela indicação! vou procurar mais informações sobre :D

Pedro Lucas 19/01/2023

É importante saber quem você é
Orlando é uma leitura difícil, pela complexidade dos pensamentos e pela profundidade, passear por 3 séculos, 2 gêneros e diversas cidades não é uma trajetória fácil, porém, no fim das contas é intrigante pensar na identidade que é construída de Orlando, entre seus altos e baixos, transformações e delírios, no fim conseguindo se encontrar, e principalmente achar a felicidade e o amor.

Pedro 29/12/2022

Supremacia não-binárie
Orlando cunty kweeng. O início é perfeito, agora o resto.............................................

Cynara.Maira 23/12/2022

Esse livro é louco demais. Em vários momentos me deixou entretida quando nada de verdade estava acontecendo dkkdk.

Com toda certeza eu achei interessante e acho que vale a leitura, mas por ser uma leitura com uma técnica meio experimental e uma escrita mais densa, eu acho que não devia ter lido agora.

Atualmente eu não tenho muito tempo pra ler algo várias vezes até desvendar tudo que está escondido, então fiquei com o superficial e me senti meio burra em algumas partes kkk.

Acho que a grandiosidade de virginia wolf é grande demais pra minha cabecinha kkkk. Achei as notas dessa edição muito esclarecedoras, me ajudaram a entender muito melhor nuances que não tinha entendido ou só tinha pescado uma parte kkk. Recomendo a leitura, mas se vc tiver tempo e paciência pra trabalhar a leitura.

luisa302 15/12/2022

Virginia Woolf é simplesmente incrivel, uma autora fenomenal. quando gosto de um autor tendo a ler tudo que ele publica e acho que não vai ser diferente com woolf. a autora é brilhante e inovadora, ate mesmo para a nossa decada. Orlando é um dos livros mais leves da autora e achei muito agradavel. recomendo para quem quer ler um classico mais de boas

Luisa 12/12/2022

meu deus que livro bom! cada frase que serviu como tapa na cara e fez eu refletir sobre muitos aspectos da vida. Acho ainda não consegui entender tudo dessa obra mas espero um dia ler de novo pra aproveitar mais e entender melhor oq a Virgínia quis dizer.

Laura.Brito 04/12/2022

Transgressão e desconstrução no universo de gênero
Fico quase sem palavras depois de ler Virgínia. Sinto que preciso de tempo para absorver a leitura. Sinto que comecei a ler Orlando com certa ingenuidade sobre a complexidade da literatura de Virgínia e mergulhei dentro de uma obra-prima.
Orlando é um jovem aristocrata que, transformado em forma física, passa a ser mulher. No entanto ainda tem de aprender a ser mulher dentro de sua sociedade. Além de se declarar à sua amante, na qual a personagem foi inspirada, Virgínia aborda as constituições identitárias de homem e mulher e a linha tênue que nos separa quando deixamos de lado a corporeidade. Impossível não recordar da máxima beauvoiriana: "ninguém nasce mulher, torna-se mulher".
A facilidade com que se aceita a identidade de Orlando após sua transformação (pelo leitor e pelos demais personagens) indica que a personalidade impõe um caráter muito mais profundo, e talvez imutável, do que o corpo que a alma habita. Virgínia traz humor satírico e críticas afiadas sobre a fantasia do conceito de gênero, o machismo, a homofobia, a misoginia da sociedade numa atmosfera literária de sonho e ilusão que brinca com a vida e a morte. "Estou crescendo. Perdendo algumas ilusões, talvez para adquirir outras." De uma genialidade assustadora e latência atual.

fanny.Dyatlov 03/12/2022

VIRGÍNIA WOOLF EU TE VENERO.
"(...) os sexos se misturam. Em cada ser humano ocorre uma vacilação entre um sexo e outro, e frequentemente são apenas as roupas que sustentam a aparência masculina ou feminina, enquanto, por baixo delas, o sexo é o oposto do que se vê na superfície."

O meu "primeiro contato" com Virginia Woolf, Se eu fosse dizer que fiquei surpreso com a complexidade deste livro, estreia mentindo. Mas acho que no fundo eu esperava uma história "normal", e quando digo normal, me refiro a todos os pontos de vista que se impõem a uma narrativa literária.
Mas aqui, temos algo totalmente diferente.

Orlando pode ser considerado uma biografia autoficcional e, de fato, examina como o ser humano tem a capacidade de ressoar tanto com a psicologia feminina quanto com a masculina. O autor constrói, por meio da personagem, um ser que consegue simpatizar com ambos os sexos, do ponto de vista fisiológico, sem questionar a própria natureza intrapessoal.

Por meio dessa personagem, Woolf questiona a estabilidade do padrão de gênero, imposto socialmente, provando que a noção de gênero não é um fato absoluto, mas uma noção temporal e cultural, em eterna evolução.
Woolf fala sobre androginia além da conotação física do conceito, além do nível superficial:

"Ser simplesmente homem, ou simplesmente mulher, é verdadeiramente fatal - uma pessoa deve ser um homem-mulher ou uma mulher-homem."

Embora Orlando seja um personagem que pode despertar humor, - o substrato de Woolf, neste romance, levanta uma questão séria sobre a noção de gênero. Utiliza peças de puzzle cuidadosamente escolhidas, em que a imagem final é um desmascaramento do ser andrógino, em toda a sua complexidade. Temos, por fim, uma visão moderna do indivíduo, de natureza bastante fluida, exemplificada pela mudança de gênero do personagem, mas com a preservação de sua personalidade, da essência que realmente faz Orlando.

Mion 24/11/2022

Uma das 1as personagens trans da literatura
Pq as vezes, só somos alguem , uma versão nossa , quando bebemos vinho ou estamos de uma cortina verde, as vezes isso só acontecerá uma vez na vida, e seremos essa versão nossa nessa única vez.

Essa parte já quase no final do livro me deixou maravilhado e pronto pra aceitar ser quem sou tambem quem nao se repete sempre, quem se repete as vezes, ou quem existiu ou existira uma vez apenas, num contexto mto especifico.

Livro com umas otimas reflexões sobre ser e quem ser