O pintor de memórias

O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

Caroline.Brunoni 31/12/2023

Entregou muito
Esse era um livro que eu não dava nada e entregou tudo!!!. Leitura fluida, com muito ritmo, cheia de acontecimentos, situações imprevisíveis... Enfim, amei ler este livro em 2023.

Kherolim.Cintia 04/01/2024

Emocionante.
Somente na segunda tentativa a leitura fluiu. Romance que ultrapassa vidas e mescla ciência e história.
"Nossos destinos estão interligados. Vou procurar e encontrar você de novo e de novo até voltarmos a esta vida. Nada jamais se perde."
Recomendo demais a leitura.

ana :) 11/01/2024

Estou aqui e agora
"Havia mais de sete bilhões de pessoas na Terra... a possibilidade de voltar a se encontrar com alguém em outra vida podia ser reduzida a um simples cálculo estatístico? Ou o caminho de uma alma obedecia a um padrão, como as linhas de um mandala?" (p. 194)

Acredito que coloquei esse livro na minha lista de leituras pela temática de almas gêmeas, mas demorei um ano para tirá-lo da estante e lê-lo. Como pude demorar tanto? Que livro fantástico!

Atormentado por sonhos desde a infância, Bryan passou por diversos psiquiatras que em vão tentaram medicá-lo e curá-lo. O que Bryan tinha não havia cura, o menino que se tornou homem com cada vez mais sonhos era acometido por lembranças de pessoas que já tinham feito suas passagens. Não apenas rememorava momentos de almas passadas, mas adquiria seus traumas, habilidades e crenças. Ao mesmo tempo, Linz sofria com recorrentes pesadelos de uma mulher queimada viva pelo exército romano.

Bryan utilizou da pintura para expressar as vidas lembradas e foi por meio dela que encontrou Linz.

"Existe uma razão para termos nos encontrado de novo. Existe uma razão para termos nos lembrado de outras vidas. A jornada não começou com a gente, nem com Michael e Diana. Estamos presos em um ciclo e precisamos enxergar além dele." (p. 301)

E disso os dois se juntam para desvendar esse emaranhado de sonhos conectados. Por meio de Michael e DIana, descobrem que parentes próximos escondiam momentos traumáticos e decisivos para um objetivo. O objetivo iniciou (mais ou menos, na verdade) em 10.000 a.C. no Egito e ainda no século XXI atormentava almas que tornavam a se encontrarem e ocasionavam conflitos.

"O amor os acompanhara através dos séculos, os guiara pelos caminhos da vida e os ajudara a se lembrarem um do outro. O amor fizera desaparecer uma diferença de dez mil anos." (p. 370)

A escrita da autora prendeu minha atenção que não conseguia largar o livro até saber o que cada novo sonho iria representar para a história e como ele apresentava semelhanças com outros. No final, a reviravolta do caso Conrad-Finn me pegou de surpresa, apenas isso que queria que tivesse tido maior desenvolvimento, foi muito rápido.

O gostinho de quero mais do último capítulo funcionou perfeitamente. Como assim não existe outro livro com a saga de Bryan, Linz e Irmandade de Hórus?

"O tempo se move em círculos. Um dia, haverá um modo de voltarmos a este momento e consertar as coisas. Viveremos várias vezes, adquirindo mais sabedoria e ajudando a humanidade a se preparar para receber este legado enquanto encontramos a forma de voltar a esta situação. Temos apenas de nos lembrar deste passado em nosso futuro... e, quando conseguirmos e o dois se tornarem um, então Hórus voltará para nos ajudar a curar o mundo." (p. 343)

Celia.Mattos 13/01/2024

Em "O pintor de memórias", acompanhamos Bryan e Linz, um pintor e uma cientista que parecem não ter nada em comum, mas ao se conhecerem percebem que além de uma forte atração, compartilham sonhos recorrentes e vívidos de personagens e épocas passadas.
Quanto mais buscam entender o que significam esses sonhos, e porque se sentem tão ligados um ao outro, Linz e Bryan vão mergulhando numa trama surreal que põe em dúvida até a sanidade de ambos.
Avanços da ciência e suas implicações? Temos! Crença em reencarnação? Temos! Conspirações e enganos? Temos também!
A história tem escrita ágil e fácil de acompanhar, gosto de narrativas que fogem da realidade e tentam mesclar o que podemos explicar com o desconhecido. Gostei tanto da história que até fiquei imaginando como seria legal vê-la encenada, uma série seria muito interessante.
Meu primeiro favorito do ano!

Lavinia234 21/01/2024

Eu não esperava tanto do livro, mas ele acabou entregando tudo do começo ao fim, cada página e capítulo era algo emocionante acontecendo

Ana 30/01/2024

Que viagem?
Sentirei saudade dessa história. Adorei a forma como ela foi escrita e apresentada e achei incríveis as conexões feitas com passado e presente. Comecei a ler achando que o livro seria focado no romance mas foi bem mais na história em si, acho que não teria muito espaço mesmo pra essa enfoque.

@Miatelo 31/01/2024

O pintor de memórias ?
Os sonhos de Bryan e Linz não são como os de todo mundo, são mais intensos e mais reais, quase como se vivessem a vida de outras pessoas. Eles parecem interligados por uma conexão poderosa, mas que está sendo constantemente ameaçada por um inimigo.
Iniciei essa leitura sem muitas expectativas, não lembrava muito bem sobre o que se tratava e decidi começar a ler sem me aprofundar muito nas sinopses. A história me prendeu logo de cara, com um enredo que eu nunca tinha visto e uma escrita fácil de ler, mesmo quando tínhamos um ponto de vista de um personagem super antigo.
Conforme a história foi se desenrolando, minha cabeça ficava alucinada com esse conceito das memórias e de você lembrar de uma vida passada, e a cada nova memória eu criava mais 100 teorias sobre como seria o desfecho do livro e que rumo a história poderia tomar.
Fiquei surpresa sim com o final e confesso que fui bem ludibriada pela autora, mas achei legal o fim que ela trouxe para o vilão. O que eu mais gostei no final, foi poder ir encaixando os personagens antigos as suas respectivas vidas na atualidade, vendo como realmente mesmo após 10.000 anos, as almas se mantiveram em sua essência.
Uma leitura que me surpreendeu muito positivamente e com certeza é um novo favorito!!!

????????????

Gabryella.Walesk 31/01/2024

Tirar o fôlego!
Simplesmente isso que eu posso dizer desse livro, pela capa eu não daria nada, mas cada página me prendia de uma forma maior que a outra. Bryan e Linz se tornaram quase que minha companhia diária, todos os dias ao menos e cada emoção deles era passada para mim.
Se você está na dúvida se deve ler ou não, apenas aproveite a viagem de trem, apenas quem leu entenderá, essa leitura vai te levar para um passeio ao redor das Eras e do Mundo todo!

Alani0 31/01/2024

O pintor de memórias
Esse livro estava na minha estante a pelo menos uns 2 anos esperando eu tomar coragem pra ler. Comprei ele totalmente na emoção pq estava um preço muito bom na época e nem sabia sobre o que era. Hoje agradeço a alani do passado por ter comprado.
É diferente de tudo que já li, misturando romance, ficção, ciência, história, tudo e mais um pouco. Essa construção do enredo a partir das memórias da linz, e principalmente das do bryan, é incrível! Tudo no final tem um propósito e você percebe que realmente era destinado e que em algum momento as histórias se encontrariam.
O desfecho pra todos os personagens foi ótimo, mesmo pro vilão. O plot me pegou desprevenida, mas acho que não é o ponto alto do livro, a história em si vale muito mais a pena, experiência linda e boa demais??
amei
5/5

larameloc_ 05/02/2024

Criei altas expectativas no início e acabei me decepcionando
O livro é muito bom no começo, com um ar de ficção científica que gosto muito, porém o final tomou um rumo completamente diferente que não é muito o tipo de coisa que gosto. Achei que foi algo muito heroico e que tudo se resolveu com extrema facilidade.

Mari.Butrico 05/02/2024

Romance...
Um renomado pintor reconhecido no mundo todo. O segredo de seu sucesso é que cada tela a inspiração vem de seus sonhos "vividos".
Habilidades como jogar xadrez e capaz de falar em línguas obscuras este é Bryan Pierce.
Já Linz Jacobs neurogenetista de patamar avançado conhece Bryan, ou melhor, reconhece e juntos, percebem que alguém mortal os observa e que não vai parar enquanto não alcançar seu objetivo.

Gomes202 14/02/2024

Hmmmm...
Não tenho muito o que dizer sobre o livro. Eu o vi numa promoção da Amazon e fiquei curiosa para saber sobre o que era o livro e acabei lendo e gostei muito dele. Não o suficiente pra dizer que eu o amei e recomendá-lo a alguém de primeira, mas ainda sim é um bom livro.

tteh 28/02/2024

Maravilhoso
Um dos melhores livros que já li! O tipo de escrita te prende com muita facilidade, obviamente vão ter momentos que simplesmente da vontade de pular os capítulos mas são todos muito necessários para entender o final da história. Tem um plot twist ENORME, me deixou em choque pois realmente não esperava.
Comprei ele baratinho em uma promo da amazon e é certeza absoluta que valeu cada centavo!

jufeydit 28/02/2024

Tinha potencial pra mais?
Senti que a escritora focou tanto no passado que se esqueceu do presente. As outras vidas são narradas muito bem, mas o presente, no início, ficou muito lento e enrolação, mais pro final do livro ficou corrido e meio jogado. O romance também poderia ter sido melhor construído, e não apenas usar o pretexto de que eles estão destinados pelo universo a ficarem juntos. Em geral não é ruim, até gostei, mas tinha potencial para mais