Wicked

Wicked Gregory Maguire

Resenhas - Wicked

vampdougie 31/07/2024minha estante
Senti quase o mesmo que você pela obra, só acho que me apeguei mais à Glinda conforme as coisas aconteceram, a profundidade da personagem foi bem trabalhada, o problema é que a Elphaba passou tantos anos longe dela (e sofrendo continuamente) que meio que se perdeu e ela só virou uma socialite enfadonha - amizade jogada fora meio por nada ?

Jamily 09/07/2020

Resenha - Wicked: A história não contada das Bruxas de Oz
Particularmente, eu demorei bastante pra fazer essa resenha, porque esse livro me deixou sem palavras por muito tempo.

Primeiramente, não recomendo pra quem está começando a ler agora, porque a escrita é bem difícil. Um livro com escrita parecida que eu já li e que Wicked me lembrou foi O Circo Mecânico Tressault; mas não é que seja ruim, muito pelo contrário! Há uma riqueza de detalhes em Wicked e isso é ótimo.

Eu vi várias resenhas de pessoas dizendo que só conseguiram engatar realmente na história da metade do livro pra frente, e eu não fui exceção. Eu gostei bastante do começo do livro, que mostra a infância da Elfaba e a sua relação com a própria família, também gosto da personalidade dela quando começa a estudar em Shiz, mas o que me conquistou realmente foi o que começou a acontecer quando ela resolveu ir embora.

Gente, que livro magnífico, sério. Toda a dificuldade que eu tive em ler do começo ao meio foi recompensada do meio ao fim - apesar de achar que, no fundo, eu só me acostumei com a escrita e não parei mais depois disso. Eu não esperava que o livro seria tudo isso até eu começar a ler: ele é muito detalhado, e aborda temas muito relevantes, que por mais que estejam sendo abordados no mundo de fantasia de O Mágico de Oz, pode muito bem ser assimilado com a nossa realidade, e eu estou falando de política, racismo, preconceito, genocídio, religião e não-religião, e isso ainda é pouco!

Não vou mentir, o livro te entrega muitas perguntas, e algumas delas ele não te dá a resposta. Vi que isso incomodou algumas pessoas, mas eu, Jamily, não me incomodei nem um pouco com isso quando acabei. Obviamente eu queria saber, mas não foi algo que me fez não gostar do livro, até porque tem um 2°, uma oportunidade de ter as respostas. Há também um período na qual você não sabe o que aconteceu com a Elfaba e o autor não te entrega nada, e por mais incrível que pareça - até mesmo pra mim! -, isso também não me incomodou (estou começando a achar que eu sou cadelinha desse livro). A conclusão que eu tirei desse meu sentimento é que o autor quis realmente expressar as vontades da Elfaba: se ela não sabe de algo, então nós também não vamos saber; se ela não quer falar de algo que aconteceu em certo período, a gente também não vai ouvir falar, e tudo gira em torno dela.

O mais louco de tudo isso é que, não importa o tanto que falei sobre esse livro, ainda parece muito pouco!

Essa é uma leitura que eu realmente recomendo. Obrigada por lerem até aqui.

PS.: Eu nunca assisti o musical, portanto não tenho como comparar ainda.

Lobinha Sincera 22/05/2020

História que levarei no coração
Um tanto diferente
Porém é incrivelmente intrigante e muito bom

Mikael_13 22/05/2021

Gostei do livro, achei a história um pouco confusa e muito descritiva, de forma desnecessária, em alguns momentos, mas no geral, foi uma leitura legal.

GeekCansado 29/12/2021

Se você veio pelo musical, queime o livro
Chato.

É assim que eu começo essa resenha.

Levei UM TEMPO ENORME pra ler esse livro, sendo q já li livros maiores em pouquíssimo tempo.

Vim sim pelo musical, achei que seria uma coisa maravilhosa de mesmo contexto/conteúdo. Tadinho de mim.

O livro tenta trazer as ideologias políticas de um mundo diferente, suas vertentes e conspiraçõese. O que é muito mal feito, mal esquematizado, e mal executado.

Povos diferentes, racismo, um governo totalitário e um ditador no poder. Tinha tanta capacidade, para ter sido uma leitura profunda e inteligente. Mas a escrita é muito... Perdida, as informações são simplesmente jogadas no livro sem uma esquematizado prévia.

O livro fica bom quando a Dorothy chega em oz (os últimos 10% do livro). Que é quando a história realmente é contada em um ritmo legível.

bonnibelwx1 18/08/2024

Ariana grande vc me prometeu
Comprei o livro por conta do filme que vai lançar no final do ano, e por conta do musical, mas nossa que livro enrolado, demorei 3 fucking meses pra terminar!!!

Gabi 18/02/2024

Pessimo
O pior livro que eu já li. Sinceramente só continuei lendo até o final porque não gosto de deixar livro inacabado, mas me arrependi profundamente. O livro é confuso, não me apeguei a nenhum dos personagens pois nenhum tem carisma, nem mesmo a protagonista. A história ignora todas as partes interessantes e que de fato o leitor gostaria de saber e só mostra coisas insignificantes. O livro tinha a oportunidade de explorar mais a personagem da Elfaba mas pra mim a nada que aconteceu fez o menor sentido nem adicionou na história. Não entendo o hype, talvez o musical seja diferente e melhor, porque o livro é horrível e não recomendo pra ninguém.

Carol Vidal 02/11/2020

Algumas partes foram cansativas
Eu gosto muito dessas narrativas que se propõem a contar uma história conhecida por um outro ponto de vista. Nesse sentido, Wicked é um livro interessantíssimo que, ao contar a trajetória da Bruxa Má do Oeste, fala também sobre preconceitos, pertencimento, família e aceitação das diferenças.

Porém, algumas partes muito descritivas tornaram diversas partes da leitura cansativas, ao mesmo tempo em que achei que pontas soltas fizeram falta na resolução da história. Personagens que eu achei que fossem ter uma importância maior não tiveram muitos desdobramentos, no fim das contas.

Rafaella 24/07/2022

Surpreendente e viciante.
O livro traz a perspectiva da bruxa verde de "O Mágico de Oz".
Li em 202, mas estou fazendo a resenha agora porque estou tentando atualizar minhas resenhas/leituras no Skoob, rs.
Eu adoro releituras de clássicos, então sou suspeita, mas eu achei fantástico todo o universo criado para dar contexto à história.
A cada personagem da história original que surgia inesperadamente, eu vibrava e dava uma risada, porque é muito bem encaixadinho.
Adorei a forma de humanizar a bruxa e mostrar que não foi bem como contado, como de fato, em geral não é, porque cada lado tem a sua versão.
Acho a escrita boa, realmente de mergulhar na história e se afeiçoar demais à protagonista e aos personagens em volta dela.

Recomendo fortemente a leitura!
A única ressalva é: pode ser uma leitura "triste" - porque todos sabemos, a princípio, qual será o fim da personagem no "Mágico de Oz", mas de qualquer forma, o caminho dela se tornando a bruxa conhecida, é muito interessante de ler.

viperydae 17/09/2020

Qual a origem do mau em Oz?
Não se engane, esse não é um livro para crianças. Há muitas cenas explícitas e violentas.
O que acontece antes de Dorothy chegar? Como a Bruxa má do oeste nasceu e ficou má?
Essas são dúvidas que o livro conta. A história de Oz antes de Dorothy.
O livro se passa no mundo mágico de Oz, que se parece com o nosso, porém com magia. Se parece pois há cidades, hierarquia, muitas religiões, diversas raças, preconceitos e guerras políticas.
Um livro com muita discussão política, ética e moral.
Filosofia sobre o que é ser mau e sobre o que é a Alma.
O mágico de Oz é do bem? depende dos conceitos morais do leitor. Para mim, nesse livro ele é a origem do mau.
Há alguns saltos temporais que me incomodaram no momento em que acontece, mas explicam o que houve nesse espaço de tempo.
É intenso do começo ao fim.

Lígia 18/05/2020

se o livro fosse somente as 100 últimas páginas, valeria à pena. mas como são 496, é un esforço muito grande ter que ler mais da metade do livro para começar a ser bom.

Erick 08/06/2020

Não é bruxa, não é má e não é do oeste.
Nao conheço o musical, então falo apenas por minha experiência de leitura do livro.

Acho curioso que o subtítulo do livro é: "a história não contada das bruxas de Oz". Isso porque depois de ler, penso que deveria ter continuado não contada.

Um dos principais defeitos do livro é que ele se propõe a mostrar a vida e os motivos que levaram à transformação em bruxa má da protagonista. Mas em quase todo o livro, não sabemos o que ela pensa ou o que ela sente. Vemos tudo o que acontece a partir da perspectiva de outras pessoas.

Algumas decisões que a protagonista toma são completamente sem pé bem cabeça. Por exemplo: como uma pessoa que declara seu amor e seu desejo de cuidar de sua família decide, de uma hora para outra, abandonar todo mundo sem nenhum tipo de aviso?

Tudo o que diz respeito à bruxaria é estranho. O sistema de magia não é nada claro. De onde vem? Como realizar? Quais as regras e restricoes? A própria execução é contraditória: numa hora é espontâneo e baseado em emoção, noutra é realizada recitando palavras.

Não é tudo ruim, devo dizer. O período inicial, onde vemos o background familiar da protagonista é bem interessante e já nos prepara para o tom mais adulto do livro. As cenas na escola também são divertidas (exceto pelo clube de filosofia, que é bizarro e não fica muito claro o que acontece nele).

Em resumo, não perca seu tempo com esse livro.

P.S.: A parte mais decepcionante para mim (e aqui assumo total responsabilidade pela expectativa criada no meu coração), é que a história passa por uma ESCOLA, onde as pessoas podem estudar FEITIÇARIA, mas a futura BRUXA escolhe estudar CIENCIAS NATURAIS. E a gente nunca vê magia na escola. Esmagou meus potter-sentimentos.

Larissa Lauane 12/09/2021

Quando li "O Mágico de Oz" no ano passado eu gostei muito da escrita e dos personagens, o que me fez ficar interessada em ler Wicked, que tem uma escrita bem diferente do livro mais conhecido e me surpreendeu bastante.

O início da história é um pouco confuso porque a partir daí podemos ver que não conhecemos nada de Oz mesmo tendo lido o outro livro.

Existem povos, regiões e culturas diferentes, que são bem mais exploradas no livro. O livro é dividido em cinco partes, sendo narrado por vários personagens diferentes, o que enriquece a leitura depois da parte inicial meio confusa como falei.

O livro tem até mesmo questões políticas e religiosas desse mundo completamente diferente do nosso, mas que consegue mostrar o preconceito como se a história se passasse na Terra.

É muito interessante ver a diferenciação entre os Animais, seres conscientes como os humanos, e os animais, considerados ignorantes por não terem "os dons da fala, da memória e do remorso".

A perca de direitos que os Animais (em maiúsculo) começa a ter já vai encaminhando a história para algo que eu nem imaginava, mas que me agradou muito.

A obra é interessante, mas definitivamente nada infantil, contendo assuntos delicados aqui e ali e sendo brutal, mas real, em alguns momentos.

Laecio 11/12/2022

Obra prima
Se destaca com um história atemporal onde bruxas são colocadas a prova numa história acima de tudo política, uma sociedade preconceituosa, fé abalada e algo tão lindo lindo quanto o mundo mágico de oz pode produzir!