Adolescência

Adolescência Içami Tiba

Resenhas - Adolescência

Dora 28/04/2012

Este não é um mero livro sobre educação sexual...
Pensei que fosse achar esse livro bobinho como todas as aulas de educação sexual que tive na adolescência. Ledo engano. O Içami Tiba trata do assunto com muito cuidado e não com a assepsia que eu estava acostumada a receber de médicos, educadores, etc. Ele fala, principalmente, do prazer.. E das vantagens e consequencias advindas da busca por este prazer. E faz isso com uma linguagem simples, clara, direta, fácil para leigos. Como sou tia de 2 sobrinhos, acho que vou dar esse livro de presente a eles assim que estiverem entrando na puberdade/adolescência. Eu gostaria de ter ganhado esse livro nessa época ao menos. Esclareceria bastante coisa..

Fer 21/02/2021

Adolescência: o despertar do sexo- Içami Tiba 144 págs.
Para este livro resolvi trazer as palavras do próprio autor na apresentação do mesmo.

?Os pais dos adolescentes de hoje estão imersos em um profundo dilema: educar seus filhos com a liberdade pela qual lutaram ou reproduzir a educação autoritária que receberam. Eles consideram-se psicologizados, ou seja, levam em conta que as relações humanas são movidas por desejos que nem sempre obedecem as regras sociais; rejeitam grande parte do que seus pais fizeram e estão tomados pela intenção de fazer com que os filhos sejam mais felizes do que eles próprios; mas nada disso significa que estejam seguros da maneira como educá-los.
O fato é que, justamente por querer a felicidade das crianças, muitos pais se perderam, com medo de impor limites, parâmetros e referências aos filhos.
Oscilando entre a liberdade total e o autoritarismo, já não sabem direito o que fazer.
Por essas e outras os pais de hoje acabaram perdendo a espontaneidade no trato com os filhos. É que há laços afetivos fortíssimos em jogo. Pode ser bonito e confortável dar conselhos para outros adolescentes, mas quando se trata dos próprios filhos é difícil se sentir à vontade.
Essa mensagem dúbia naturalmente chega chega aos filhos e causa uma razoável confusão. O que conta mais: a felicidade pessoal ou as regras sociais? Há ou não a liberdade? Afinal, quais são os limites dentro e fora de casa?
Com isso tudo, acho que muitos pais não conseguem ou não têm elementos suficientes para acompanhar as distintas etapas do filho.?

Portanto, conversas francas dentro do limite de compreensão de cada faixa etária e, à medida em que o assunto vai surgindo sem atropelar nem os filhos nem os pais, sobre as fases do desenvolvimento da sexualidade com mais informação, com certeza o relacionamento será mais adequado, tranquilo e feliz.
Não é uma tarefa fácil, mas necessária.
Seja amigo do seu filho. Escute-o, oriente-o, peça sabedoria para educá-lo da maneira mais correta possível.
Temos uma grande missão à nossa frente!