Apologia de Sócrates/ Banquete

Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Matheus656 19/09/2024

Apologia de Sócrates
Mudar de opinião, arrepender-se ou pedir desculpa não estava nos planos do filósofo. Sócrates estava apto a morrer em prol da sua causa, isto é, propor ao homem a oportunidade de se auto conhecer, entender as próprias virtudes, deveres e funções. Como ele mesmo diz: ?uma vida sem examinar a si mesmo não é digna de ser vivida?.

Rafael3059 19/09/2024

Apologia
Impecável, da pra ver 100% da genialidade de Sócrates, a construção lógica de sua defesa demonstra a superioridade de seu intelecto, e como ele a frente de seu tempo.

Ju Fernandes 31/08/2024

Nem fede nem cheira
Tive que ler esse livro para fazer um debate que no fim nunca aconteceu, mas não foi um livro tão ruim de ler quanto os outros que a minha escola geralmente nos manda ler.
Tem algumas palavras difíceis de ler e alguns trechos difíceis de entender mas não é o livro inteiro.

Fernanda.Caputo 31/08/2024

Excelente livro
Na Apologia de Sócrates, Platão nos apresenta os três últimos discursos de seu mestre, durante seu julgamento por corromper os jovens e negar os deuses da cidade.

Sócrates não apela por clemência, tampouco submete-se a uma pena alternativa à morte que pudesse funcionar como uma confissão de culpa. Não. Ele mantém sua liberdade e dignidade até o fim.

Confrontado com a possibilidade de um exílio, diz que seguirá fazendo o que faz, no exterior. Mas deixar sua pátria não era uma opção para ele. Afirma, inclusive, que se absolvido, seguiria questionando a todos, buscando instruir a todos.

A todo momento afirma que seu único mérito é ter a consciência de sua ignorância. ?Parece, pois, que eu seja mais sábio: não acredito saber aquilo que não sei?.

Nega que tenha corrompido a juventude: ?Nunca fui mestre de ninguém. E se algum daqueles se torna melhor, ou não se torna, não posso ser responsável, pois que não o prometi, nem dei, nesse sentido, nenhum ensinamento".

Livro excelente. Foi muito bom ler As Nuvens de Aristófanes logo em seguida para correlacionar as obras.

helena 27/08/2024

Emocionante
Quando eu comecei a ler só conseguia pesar "o quão incrível é ter registro disso", é uma loucura saber as palavras, o discurso que ele deu para tentar salvar a própria vida, é de se arrepiar o texto.
É incrível conseguir ver as teorias deles, os valores, sendo aplicado.
Para minha surpresa não achei o livro tão difícil de ler, achei compreensível, sensível e obviamente parece que um debate na cabeça dele (eu acho que era).
Fiquei muito mexida em como ele tinha muitos valores, e como ele ia passam por cima das próprias vontades se elas não fossem coerentes com eles.
Ele mostra com todas as palavras como ele chega na conclusão do próprio destino, e isso é emocionante de ler.

Vou deixar aqui também as descrições que eu mais gostei, que não salvei durante a leitura!

"Alma é o princípio vital do ser humano[...] ela é algo que se movimenta. Ela é comparada com lira, um instrumento musical que, como qualquer outra coisa do mundo real, pode se quebrar, porém, a música e a harmonia que a lira produz, por possuírem um vínculo com o mundo de ideias, ficam por mais tempo na memória dos ouvintes."

"Diálogo é uma mecanismo de debate, onde um mestre leva os discípulos a descobrirem um conhecimento que não tem. Diálogo de Mênon, no qual Sócrates leva um leigo, que jamais havia estudado geometria, a deduzir 'por si só' o teorema de Pitágoras."

Luccal1 22/08/2024

Ele simplesmente nunca pediu perdão por ser quem era e por viver a vida de uma forma que fazia sentido pra ele. Ele é sua própria filosofia e mesmo diante da morte foi fiel a si. Isso é lindo demais. Chorei tanto que chega a ser ridículo, Sócrates você morreu lacrando e sendo um icone e sendo quem era, uma inspiração de verdade.

CITAÇOES.

Diante disso, atenienses?, eu diria, ?quer vocês obedeçam a Anito quer não, quer me liberem, quer não me liberem, não poderei agir de outro modo nem mesmo se estiver prestes a morrer incontáveis vezes!?

se vocês me matarem por ser desse jeito que digo que sou, não prejudicarão a mim mais do que a vocês mesmos!

corre- se o risco de que isso que acaba de se passar comigo seja um bem, e não há como estarmos supondo corretamente, todos que pensamos que morrer é um mal...

?Sou sim mais sábio que esse homem; pois corremos o risco de não saber, nenhum dos dois, nada de belo nem de bom, mas enquanto ele pensa saber algo, não sabendo, eu, assim como não sei mesmo, também não penso saber... É provável, portanto, que eu seja mais sábio que ele numa pequena coisa, precisamente nesta: porque aquilo que não sei, também não penso saber.?
?Entre vocês homens o mais sábio é qualquer um que, como Sócrates, tenha reconhecido que, na verdade, em sabedoria não vale nada?.a vida sem inspeção não vale a pena ser vivida pelo homem,não há como o sinal habitual não ter se oposto a mim, a não ser que eu estivesse prestes a realizar algo bom.se deve ter na mais alta conta não o viver, mas o viver bem...

Rosely Garra 17/08/2024

Filosofia! ??
Maravilhoso, de uma profundidade tamanha que me conduziu ao estado de introspecção de alma e imersão total aos diálogos.

Rosely Garra 17/08/2024

Fantástico!
Dispensa qualquer tipo de apresentação!
Sou uma entusiástica nestes pensamentos filosóficos, é um aspecto da vida reconfortante.

Beatriz.Fontanela 11/08/2024minha estante
??????????

Secato0 28/07/2024

O desfecho de um homem simples
Platão -pupilo de Sócrates, narra o julgamento de seu mestre já que o grande pensador da Grécia Antiga nunca achou necessário escrever sobre seus pensamentos.
O livro é bastante denso, com uma linguagem erudita que requer um certo envolvimento do leitor com a obra. Creio que seja necessário um conhecimento prévio sobre a época para uma melhor compreensão.
Por fim, A apologia de Sócrates é um banquete para aqueles que amam esse período histórico porém a obra necessita que o leitor esteja conectado com ela.
Dhampirraj 28/07/2024minha estante
Amei! Fiquei interessada

Mat_Nog 21/07/2024

Apologia de Sócrates
Por onde começar?
Eu, por não ser certamente habituado com livros de filosofia, tendo inclusive , abandonado temporariamente um, por ser muito denso para mim, particularmente gostei desse livro, pois ele não é tão denso quanto outros que já vi.
Mas também, ele não tem uma linguagem simples, justamente por ser um clássico. Então isso acabou dificultando um pouco minha leitura no início, porém, a partir da primeira metade do livro, eu me habituei um pouco com a linguagem que o livro utiliza e comecei a seguir minha leitura mais tranquilamente.
Recomendo esse livro á aqueles que desejam começar a estudar filosofia, pois por ter uma linguagem um pouco densa, porém, nem tanto, pode ajudar você a se habituar um pouco com esse formato de escrita.

Gybz 15/07/2024

Coragem e Integridade: A Defesa de Sócrates na Apologia de Platão
"Apologia de Sócrates", escrita por Platão, é um diálogo que retrata o discurso de defesa de Sócrates durante seu julgamento em Atenas, em 399 a.C. Acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses da cidade, Sócrates se defende com habilidade, questionando seus acusadores e expondo suas motivações.

No texto, Sócrates não se apresenta como um mestre detentor de sabedoria, mas sim como um indivíduo consciente de sua própria ignorância, cuja missão é estimular o pensamento crítico e a busca pela verdade. Ele desafia a sociedade ateniense a reavaliar seus valores e práticas, argumentando que uma vida não examinada não merece ser vivida.

A defesa de Sócrates é marcada por seu compromisso inabalável com a verdade e a justiça, mesmo diante da morte. Ele aceita a condenação com serenidade, mantendo sua integridade até o fim. "Apologia de Sócrates" é uma obra fundamental da filosofia ocidental, que destaca a importância do questionamento, do autoconhecimento e da coragem moral.

Dorapuff 13/07/2024

Aprofundamento das informações do EM
Todo mundo sabe como foi o julgamento do Socrates de forma superficial quando se tem aula de filosofia na escola, mas é interessante ler sobre toda a argumentação que ele faz para se defender, como ele traz os deuses e suas crenças nos próprios questionamentos e sua apreciação pelas leis e sua nacionalidades. É um morrer pelo que acredita, mas ele explica como chegou a essa conclusão.

Aline221 03/07/2024

Por muitas vezes foi um texto longo e difícil de se ler, a linguagem ainda muito rebuscada e difícil compreensão muitas vezes.

Mas amei tudo, principalmente que li e escutei o audiobook e dizer que parecia que era um de seus ouvintes, já que tudo isso foi um marco para filosofia ocidental e naquela época em si.

A situação é trágica, a gente sabe o que se acontece com o Sócrates, mas o monólogo que o Platão escreveu para dizer o quanto inteligente ele é.

Amei que mostrou e pontuou como muito deles eram hipócritas e só queria ter uma desculpas para mata-lo.

Texto é sensacional. Amei

Fabiula 01/07/2024

Amo livros, isso por si só já é um indicador que eu amor ler, ler livros que te fazem pensar e que nós tiram do sendo comum, é algo que não tem explicação.

A leitura é rápida, mas alguns momentos pode ser difícil completar a leitura.