Apologia de Sócrates Platão
Platão

Resenhas - Apologia de Sócrates

Brenda 19/08/2021

Demasiadamente humano, como diria Nietzsche
embora Sócrates tenha praticado ações ?humanas demais? muito antes do supracitado filósofo alemão. Afinal, Sócrates era um filósofo que focava especificamente na vida humana, no homem em si, e não em questões metafísicas, longínquas do poder intelectual dos homem e daquilo que se pode fazer diante do mundo ? ?Não há nenhuma razão para perguntar aos deuses o que pode saber por ti mesmo. Quanto às coisas que pode por ti mesmo, elas não te dizem respeito a nada, e os deuses, se são razoáveis, não consentirão em satisfazer suas vãs curiosidades?. Ou seja: ?conhece-te a ti mesmo?. Autoconhecimento. Razão. Ação.

Ler esta apologia foi mergulhar um pouco mais nas últimas cenas de vida de Sócrates, no seu discurso frente aos juízes atenienses, enquanto mais os ensinava sobre filosofia e justiça, do que propriamente defendia a si mesmo da pena de morte. Ele não estava defendendo sua vida. Ele estava interessado em ouvir a voz interior e, honestamente, expressá-la para os injustos e ignorantes. E ele fez muito bem, principalmente quando debateu com ironia com Meleto, seu principal acusador.

No Direito, aprendemos que ?dura lex sed lex?, ou seja, a lei é dura mas é a lei, e esse foi o caso de Sócrates. Ele realmente infligiu as leis de Atenas, mas nem sempre a lei é justa. Apesar de tudo, Sócrates manteve-se estoico e tranquilo com a condenação de morte, trazendo reflexões humildes e extraordinárias para a humanidade. De fato, nunca houve outro como você, Sócrates. E duvido que algum dia haverá.

O que resta é aprofundar-se ainda mais nos ensinamentos desse homem e esquecer do que disseram seus discípulos, visto que Platão e afins conseguiram fazer de Sócrates diversas deturpações, à sua imagem e semelhança. É bom ter cuidado para não se deixar levar em obras dos discípulos de Sócrates, visto que a maioria quis levar vantagem da sua imagem. No entanto, diferentemente dos outros, Antístenes foi um dos mais verdadeiros e empenhados para falar de seu querido mentor. Mas vale a pena a leitura dessa Apologia. Vale demais!

Felipe 14/08/2021

Um "Turn down for what" atrás do outro.
Platão nos apresenta sua versão do julgamento de Sócrates, acusado de corromper a juventude e não acreditar nos deuses da cidade. Um diálogo entre Sócrates e os presentes que beira um monólogo e termina com a aceitação de uma das mais emblemáticas mortes de nossa história.
À la Parmênides Sócrates procurava (e tinha sucesso em) reduzir ao absurdo as acusações infundadas que recebeu de seus opositores, representados principalmente nas figuras de Licon, Anito e Meleto, este último se perdendo nas respostas contraditórias e hipócritas que entregava ao filósofo.
Além de sua defesa racional, Sócrates, que dizia não ser sábio, nos deixa com um dos ensinamentos mais profundos e belos da humanidade, que também exprime sua ideia de reconhecer a própria ignorância como o caminho virtuoso: não há por que temer a morte pois não a conhecemos. Temê-la é presunção de saber, é arrogância. Se não há algo além, temos um descanso "Se, de fato, não há sensação alguma, mas é como um sono, a morte seria um maravilhoso presente...", e se há "Que preço não seríeis capazes de pagar, para conversar com Orfeu, Museu, Hesíodo e Homero?".
Terminamos a obra com uma despedida que nos deixa a reflexão de Sócrates e Platão: "Mas, já é hora de irmos: eu para a morte, e vós para viverdes. Mas, quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para deus".

Resenhas tóxicas 06/08/2021

Narrativa vanguardista de tribunal com direito a maldição.
Nessa obra de Platão somos apresentados a um dos seus personagens mais clássicos o velho conversador de praça e sarcástico Sócrates que está se defendendo num tribunal. O personagem capaz de encantar com uma oratória de raciocínio lógico contra acusações um tanto contraditórias.

A narrativa é contada em três partes com a primeira sendo a defesa de Sócrates, diante dos cidadãos atenienses que dá respostas cheia de sarcasmos, deboche e a sabedoria de não saber.

A segunda é sua condenação, mesmo com o final trágico a sua frente o personagem é capaz de propor que sua sentença seja que sua subsistência seja formecida pelo Estado, nutrido no Pritaneu. Afinal ele deu suas contribuições e debates nas praças de graças (Velho malandro que só ele)

E a terceira parte sendo sua despedida já com a sentença de morte anunciada (um final messiânico), e com direito a amaldiçoar a cidade de Atenas. Uma leitura rápida e que deixa muitas questões sobre justiça, leis e ideias.

André L. Pavesi 05/08/2021

Obra-prima!
Bom demais ler um clássico, e a cada releitura descobrir mais nuances e avançar um pouco mais em obra tão profunda!

Luis.Fernando 02/08/2021

Apologia de Sócrates
O livro trata com bastante profundidade conceitos de justiça, busca da sabedoria e morte
Livro que fez eu gostar de filosofia

Luana.Chuq 21/07/2021

É meu preferido dos textos de Platão. Gosto muito da forma argumentativa de Sócrates no seu julgamento, e a aula que tive desse texto é incrível.

Nicole.Coelho 20/07/2021

Apologia de Sócrates
"Mas entre as muitas mentiras que divulgaram, há uma que admiro acima de todas: quando disseram que deveriam ter cuidado para que não fossem enganados por mim, como homem cuja habilidade é o discurso."

Não tenho muito o que falar, se você gosta de filosofia, principalmente dos clássicos gregos, vale a pena ler. A tradução é boa e a leitura flui muito bem, a considerar que foi escrito há mais de dois mil anos.

* A primeira parte é o julgamento do Sócrates e a segunda é um diálogo que ele tem com o Críton, o qual tenta convencê-lo a fugir. Para mais detalhes, olhe na sinopse.

Arthur 01/07/2021

duas obras de natureza estrutural para nossa sociedade, ouvir falar é comum, porém se deleitar e se aprofundar nessa obra é incrível.

Ana 30/06/2021

Li com meu grupo de filosofia e gostei bastante. Não é absolutamente meu estilo de leitura, mais achei válido e interessante.

izadora 28/06/2021

Necessário!
Acusado de ser um sofista, ateu e corrompedor da juventude ateniense, Sócrates é levado a júri e faz sua defesa, relatada na obra.
Sócrates sofreu acusações ridículas e se defendeu perfeitamente delas, é dificil apontar alguém que saberia manter a calma para argumentar em meio à alegações tão desonestas. E mesmo com sua brilhante e despretensiosa defesa, o filósofo foi condenado à morte pela decisão da maioria (com uma diferença de somente 30 votos para sua absolvição).
O livro tem a ideia central de que não devemos devolver a injustiça que sofremos áquele que a cometeu, um livro que acho essencial para quem tem interesse em começa a ler filosofia por um clássico.

Ju_Artzz 19/06/2021

Difícil compreensão, mas recompensador!
Interessante saber como foi o julgamento de Sócrates, que inspirou diversos filmes. Esse grande filósofo apresenta lógica e retórica implacáveis.

Para quem se interessa em filosofia, vale a pena começar a leitura por aqui. Mas para os iniciantes, procurem por comentadores na Internet, caso se confundam quanto a algum ponto, como eu me confundi.

Lila 14/06/2021

O mestre da argumentação, Sócrates
Sócrates foi um filósofo que viveu na Grécia antiga e dedicou grande parte da sua vida à reflexão sobre os problemas relacionados ao indivíduo e a organização humana.

Após irritar alguns interlocutores poderosos, foi acusado de corromper a juventude e atentar contras os deuses.

Foi condenado à morte e cumpriu a sua sentença de tomar um cálice de veneno(cicuta).

Neste livro, escrito pelo seu discípulo Platão, temos o discurso de defesa de Sócrates dividido em duas partes: na primeira, temos a sua argumentação de defesa, onde confronta uma a uma as suas acusações e na segunda, após condenado culpado, sugere o pagamento de sua sentença.

É uma leitura pequena, porém não muito simples(precisei do dicionário algumas vezes), mas que vale muito a pena, principalmente para os que como eu, gostam de uma bela argumentação.

Nada melhor do que ler as palavras do homem considerado como "pai da filosofia" e que marcou a história do pensamento ocidental:

"Mas já é hora de irmos: eu para a morte e vós para viverdes. Mas quem vai para melhor sorte, isso é segredo, exceto para os deuses."

Belíssimo!

Matheus 18/05/2021

Apologia de Sócrates
Platão, apologia de Sócrates foi o meu primeiro contato direto com a literatura da filosofia, embora seja um livro breve e curto, é espantosa a quantidade de sabedoria que o livro carrega. Nunca fui um leitor compulsivo, não tenho muitos livros na biblioteca da minha mente, mas de qualquer forma, considero necessário dizer que nunca vi personagem mais lúcido que Sócrates durante as poucas leituras que fiz durante a minha vida. Acredito ser leitura imprescindível para qualquer tipo de leitor.

Araruna 09/05/2021

Incrível
Que texto incrível! Tem um peso surreal.

Guilherme Duarte 26/04/2021

Para ser consumido devagar
Sócrates não deixou textos seus. Tudo que hoje temos é derivado daqueles que conviveram com ele e diretamente beberam da fonte. Nessa edição temos Platão como aquele que reproduz uma faceta de Sócrates em seu próprio julgamento. Não tenho bagagem para entrar no mérito se Platão foi ou não fiel ao Sócrates original (há no posfácio alguns esclarecimentos acerca disso tudo), porém o que está presente no livro é um texto magistral e eloquente de um homem diante de juízes e cidadãos, e que se mantém firme até a sua pena, que é a morte. Não é uma leitura fácil de forma alguma, é necessário ler atentamente e repetidamente diversos pontos para curtir o máximo. Ótima entrada para o mundo dos filósofos.