O Sorriso da Hiena

O Sorriso da Hiena Gustavo Ávila

Resenhas - O sorriso da hiena

Prycilla0 08/02/2024

Narrado em terceira pessoa, se alterna entre perspectiva dos personagens, um thriller policial brasileiro, muito bem escrito, deixando o leitor cada vez mais curioso com o desenrolar da trama, e que faz você questionar com as questões que aparecem durante a leitura. O Sorriso da Hiena está na minha lista de livros nacionais favoritos, pois tem uma leitura fluida e envolvente.

JAlia 07/02/2024

Bom livro, porem o final foi mediano
Achei um livro sensacional, me prenseu na leitura, me chocava com as informações e descobertas, pra mim tiveram vários plots. Sobre o final eu achei mediano comparado a todo o enredo do livro, parece que acabou a força que o liveo vinha trazendo. Mas de qualquer modo foi um livro e tanto, mesmo sabendo sobre o final eu ainda leria esse livro pois acho que vale muito a pena.

Iza 05/02/2024

Bom.................
"Superar é poder estar perto de algo que você decidiu largar."

Mais uma obra brasileira maravilhosa, com uma escrita leve, fluída, instigante e envolvente Gustavo Ávila expõe uma trama complexa e meio macabra, um policial diferente (e maravilhoso), um suspense que faz o leitor se perguntar e refletir sobre a natureza humana. PS. Acho que no final, podíamos ter menos pontas soltas????

dsurtoliterario 05/02/2024

É bom mas não me prendeu muito? esperava um pouco mais do final mas no geral e um bom livro ??????..

Carol 05/02/2024

O sorriso da Hiena
Um thriller pscicológico muito instigante que tem como foco abranger a possibilidade de que os traumas infantis estejam integralmente ligados as escolhas entre o bem e o mal na idade adulta.

Sobre o título:
O Sorriso da hiena se refere ao som que as hienas fazem quando se sentem assustadas que ao nossos ouvidos se parecem risos, quando na realidade é um som de medo.
Ou seja, nem tudo é o que parece. Por trás de algo que parece bom e confiante, pode ter algo muito assustador e perigoso.

Daiane 02/02/2024

Caminhou bem e se perdeu
O início do livro me prendeu completamente e o final acabou comigo.
Simplesmente não consegui digerir que tivesse terminado de uma força tão superficial um livro com uma boa escrita e que me deixou presa nele sem conseguir pensar em outra coisa.
Os 3 personagens principais são interessantes ao mesmo tempo que muito pouco desenvolvidos.
O livro está longe de ser ruim, mas está longe de ser ótimo. Vale a leitura.

anisania 31/01/2024

Às vezes é melhor ficar longe de certas saídas.
Eu PRECISO fazer algum amigo meu ler esse livro. Porque não tem como você terminar de ler e simplesmente ir fazer alguma coisa. Você vai ficar encarando o nada, vai ficar ruminando os detalhes, se perguntando "como é que é???"

E só por isso ele já vale. Você pode até não gostar do saldo final, ter críticas, mas acho que é impossível você ser indiferente!

"Ele pensou que o velho também devia ter seu lado sombrio. Todo mundo tem. Basta a vida tocar no lugar certo para despertar o pior em qualquer pessoa."

Paloma 30/01/2024

Fim terrível
Passei o livro inteiro super empolgada, porque além da escrita ser ÓTIMA, os personagens apresentam um bom desenvolvimento. porém alguns pontos me chatearam, uma vez que o livro começa de um jeito e conforme vai passando, parece que ele muda um pouco a narrativa
o início é muito bom, mas parece que ele perde a essência, além dos detalhes que são jogados na história e não há desenvolvimento direito deles
o final poderia ser bem melhor, uma vez que ficou apenas em um personagem e esqueceram de outro

Rebeca.ArrAbola 28/01/2024

Um livro de tirar o fôlego! Além de proporcionar uma boa história, traz uma reflexão profunda sobre o comportamento humano e de nossas ambições, do que é certo ou errado. Recomendo muito.

anas2 27/01/2024

?E a dor, sr. William, ela é contagiosa feito uma doença.?
Olha, eu simplesmente ODEIO livro nacional que diz que passa no Brasil e simplesmente não tem ABSOLUTAMENTE NADA de brasileiro. Quer fazer um suspense policial americanizado?? ótimo MAS NAO FALA QUE SE PASSA NO BRASIL.

O policial vive se deslocando pegando >táxi< e vive falando pro taxista esperar ele na porta dos lugares (o taxímetro que lute) Nenhuma ambientação, diálogo ou personagem é minimamente brasileiro, a unica coisa de brasileiro no livro são os nomes E OLHE LÁ pq ainda tem ex: David, Artur sem h, William) mas irei fazer menção honrosa ao casal Luiz e Felipe.

O final é horripilante de ruim, umas mortes de alguns personagens sem pé nem cabeça, uma enrolação, o livro mais esburacado que as ruas do rio de janeiro, informações e pistas do caso que sao jogadas no ar e nunca são explicados, péssimo.

dei 2 estrelas pelo protagonista detetive que tem uma representatividade muito foda e é um ícone e também pq pelo menos a escrita do autor é sensacional e cativante.

srta.pam 27/01/2024

Surpreendente!
Sou estudante de psicologia e a sinopse me instigou logo de cara.
gosto de vários pontos de vista de narração, acho que trazem mais riqueza ao enredo e o autor trabalhou perfeitamente nesse quesito.
quanto aos personagens, o detetive e seu jeitinho "peculiar" me fizeram pensar muito sobre a sinceridade e a forma como lidamos com as pessoas. gostei de ser trabalhado o espectro do autismo dele, foi muito bem escrito.
o psicólogo... bom, o que dizer? dá raiva, ódio, mas também aquela dúvida ética de sacrificar alguns para um bem maior. é uma linha tênue entre razão e emoção.
o assassino, caramba. muito bem construído.
o final me decepcionou um pouco, confesso. gostaria de ver algumas conclusões, pelo menos. mas não apaga tanto o brilho de todo o resto da narrativa. um livro incrível e recheado de plots!
ah, vi uma outra resenha sobre as personagens femininas não serem tão bem trabalhadas e concordo nisso. poderia ser melhor explorado.

Mendes 26/01/2024

Não sei o que dizer
É um livro que prende você facilmente, a escrita é incrível e a oscilação entre os personagens em cada cena>>> incrível
O final, eu fiquei ? e depois entendi, mas é incrível.

Talita Pilati 26/01/2024

O livro me prendeu em vários momentos. São vários plots, eu lia um capítulo atrás do outro ansiosa pela próxima parte.
O livro é muito bom, mas confesso que li tão rápido hoje que acho que criei muitas teorias e me frustrei um pouco no final.
Mendes 26/01/2024minha estante
Acabei de ler ele e estou com a mesma sensação, senti como se o Artur simplesmente tivesse aceitado aquilo. Lutou tanto, pra só aceitar empurrar pra uma pessoa?

Talita Pilati 26/01/2024minha estante
Simmm! Eu tô até agora pensando nos detalhes que não foram explorados, personagens que não tiveram um bom desenvolvimento e acho que seria muito mais interessante se tivesse mais detalhes, nem que o livro ficasse com 500 páginas hahaha

Mendes 26/01/2024minha estante
Exatamente! Tinha potencial para ter mais páginas, um final tão sem graças pra algo tão bom como foi, tristeza! Kkkk