Os Miseráveis (eBook)

Os Miseráveis (eBook) Victor Hugo
Júlio Emílio Braz

Resenhas - Os Miseráveis

Gabriela3115 13/08/2023

Um dos melhores livros que já li na vida!! Com certeza vou reler daqui muitos anos.
Surpreendente, atemporal, inesquecível, assuntos recorrentes da sociedade atual, personagens bem construídos e com uma escrita tranquila, leve e detalhada.
Por ser um calhamaço e eu ficar muito tempo lendo, me apeguei a alguns personagens #saudades
Grifei MUITAS frases ?
Jean Valjean é um querido ?
eduanton 14/08/2023minha estante
Estou relendo depois de 20 anos. ? sempre o cito como um dos melhores que já li na vida.

Gabriella440 11/08/2023

Simplesmente magnífico
É, sem dúvida, o melhor livro que li na vida.
Eu me apaixonei desde o primeiro capítulo, o bispo de Digne, Jean Valjean, Fantine, Gavroche... Personagens fantásticos...
Mesmo quando Victor Hugo se perde em meio à explicações históricas, tudo se emaranha e tem um sentido que traz uma compreensão incrível da narrativa.

Lara.Parmezani 11/08/2023

Meu Deus que livro BOM!!
Sinto que todas as pessoas merecem ter a oportunidade de ler esse livro, não é atoa que ele é considerado um clássico.
Os Miseráveis conta a história baseada nos acontecimentos da vida de várias pessoas na França da extrema miséria e gira em torno do protagonista Jean Valjean, que foi condenado por roubar um pão e ficou preso por 19 anos por várias tentativas de fugir da prisão, Jean Valjean é um homem que com o tempo se tornou uma pessoa muito amargurada pelas injustiças da sociedade da época mas quando ele sai da prisão tem uma série de acontecimentos que fazem o protagonista mudar a sua maneira de pensar, o livro fala bastante sobre como a injustiça acaba com a vida de um indivíduo e como as leis são aplicadas, fala muito sobre o ensino e sobre a luta de uma sociedade mais justa e igualitária, é um livro que faz com que o leitor repense sobre o modo de vida e com certeza é um livro atemporal pois mesmo sendo antigo, ele aborda temas recorrentes na sociedade atual.

Richelle 08/08/2023

Vê a trajetória, o sofrimentos, as lutas e todo o esforço de um personagem complexo assim, é instigante.

leandro.vieirap 07/08/2023

Os miseráveis
O livro é muito bom. Tem algumas partes que fica confuso e entediante, mas o livro num todo é muito bom!

Mi.onofre 07/08/2023

Grande assim como a sua mensagem
Livro belíssimo, eu amei ler cada página, mergulhei e me senti dentro do livro. Esse livro se tornou um dos meus preferidos da vida e por muitos dias ainda ruminei seus personagens e sua mensagem.
Ao lembrar da leitura já sinto saudades.

Danilo 07/08/2023

Atemporal!
"Os Miseráveis", como muitos dizem, é a obra-prima literária de Victor Hugo, desconhecendo os trabalhos do mesmo, resolvi começar com este gigante, publicado originalmente em 1862. Ambientado na França do século XIX, abordando temas profundos como a desigualdade social, a busca por redenção e a luta pela justiça, sem dúvidas se trata de um material de valor incomensurável.

A história tem como base a trajetória de Jean Valjean, um ex-presidiário que diante de um cenário caótico, empecilhos e muitos obstáculos busca reinventar sua vida após cumprir pena por roubar um mísero pão para alimentar sua família. No processo ele entra em confronto contra o preconceito e a injustiça, enfrentando dilemas morais e se esforçando para se redimir de seu passado.

A trama também acompanha a vida de outros personagens memoráveis, como o dedicado e obcecado inspetor Javert, o grande antagonista da obra, a jovem Cosette que cria grandes laços com Jean Valjean, temos também os rebeldes estudantes da revolta de junho de 1832, dentre tantos outros, cada um com suas peculiaridades e características apaixonantes, que no decorrer da história vão tendo suas trajetórias entrelaçadas de maneira magistral pelo autor.

"Os Miseráveis" é uma obra profunda e carregada de emoções, com personagens complexos e situações marcantes que tocam o coração de qualquer leitor. Victor Hugo apresenta uma narrativa poderosa sobre a condição humana, os sacrifícios feitos por amor e a luta por justiça e compaixão em meio à adversidade. Uma leitura atemporal que continua a cativar os leitores até os dias de hoje.

Apesar da obra conter várias intromissões de cunho histórico, que chegam a cansar o leitor em determinados momentos ( a batalha de Waterloo que o diga ), ainda assim se tornam necessárias para melhor entendimento da obra, servindo como complementos fundamentais do enredo original, nesse caso, tenha um pouquinho de paciência e vá em frente (rsrsrs).
Vale muito a pena!
O final não precisa ser tão arrebatador, não é mesmo sr. Victor Hugo?!
Enfim, estamos diante de um livro gigantesco em inúmeros aspectos, literalmente um Clássico!!

Tiago.Lagoa 06/08/2023

Vai ser inesquecível para mim
Um dos maiores clássicos da literatura francesa. Um romance trágico que segue a vida de várias pessoas que foram esquecidas e maltratadas pela sociedade. Neste romance acompanhamos Jean Valjean que foi condenado a trabalhos forçados durante anos por ter roubado pão e é na sua fuga que se desenlaça toda esta história.
Esta é uma daquelas obras que nenhum de nós deveria deixar de ler. Inesquecível!

Everton.Paulo 05/08/2023

Aula de história
Após meses de leitura e 1511 páginas, finalmente terminei.
Esse romance épico e aclamado do francês Victor Hugo e enorme em todos os aspectos. É ficção e uma aula de história ao mesmo tempo.
Focado na vida do condenado Jean Valjean e as pessoas ao seu redor, a história fala sobre guerra, luta de classes, desigualdade e a esperança de uma vida melhor e mais justa apesar de tudo.
Victor Hugo gosta de contar história mas como esse homem descreve tudo detalhadamente. Por isso, em alguns momentos perdi a concentração e fiquei fisicamente cansado.
Curioso que li It, a coisa em 10 dias (1200 páginas) e levei quase oito meses pra finalizar Os miseráveis. Obviamente são duas obras relevantes ao se propósito, mas destaca o quanto o segundo é complexo e precisa realmente de um tempo para refletir e respirar antes de continuar.
E sim, eu preciso reler novamente, talvez com textos de apoio, mas será uma projeto a longo prazo.
Por enquanto, a nota é 10 pela importância deste na literatura mundial.

Marcu 02/08/2023

Terapia em forma de livro nessa escrita
Leitura que veio em um momento oportuno e se mostrou uma companhia indispensável. Recorri a essa escrita um bom número de vezes pra acalmar os ânimos. Afago na alma.

Entre os personagens, temos Jean Valjean, condenado a trabalhos forçados nas galés por muitos anos por ter roubado um pão para alimentar a sua família e que passa por uma evolução pessoal no decorrer da narrativa, que vai da degradação e vagabundagem até uma estado de maior austeridade e prosperidade.

Uma aula de história que denuncia a desigualdade social e o punitivismo da época, período de crise e pós revolução francesa, com os encontros e desencontros dos personagens envolvidos. E fica a mensagem, só a educação salva.

Monique.Mingoranse 01/08/2023

Leitura fluida e leve descontraida bom livro e é muito interessante como as historias se entrelaçam muito legal

Lílian 01/08/2023

Perseverar nessa leitura vale a pena
Os Miseráveis é um livro denso e muitas vezes bastante cansativo. Mas também repleto de momentos muito empolgantes, que nos prendem e dão uma injeção de ânimo para continuar a leitura.

Um dos pontos mais fortes é a maneira como vamos mergulhando nos personagens, de modo a conhecer a constituição psicológica, física, moral, emocional de cada um. Ficamos realmente íntimos deles e compreendemos perfeitamente os seus motivos, suas paixões, suas fraquezas...

O que torna a leitura cansativa são os inúmeros capítulos com uma narrativa demasiadamente detalhada de costumes e características da sociedade francesa, da geografia de Paris, de episódios históricos... São intromissões constantes que acabam por truncar a leitura, já que, apesar de criar um contexto para além do texto, acabam não tendo uma conexão muito clara com a trama.

No mais, a história de Jean Valjean é uma coisa surreal. A miséria humana se apresentando em cada esquina, constante, cruel, sem limites e o coitado firme numa jornada insana para expiar seus supostos pecados, sendo que ele próprio é um dos mais emblemáticos produtos dessa miséria e da sociedade que a produz e alimenta, gerando e dizimando Jeans Valjeans, Gavroches, Fantines, Eponines e tantos mais.
Ander 01/08/2023minha estante
Parabéns por vencer. =)

juju queen 31/07/2023

Os miseráveis ?
Sinceramente, me sinto patética de vir aqui e me dar o luxo de avaliar um livro tão arrebatador como "Os Miseráveis", já que o meu limitado vocabulário não me permite exprimir e contemplar toda a magnitude dessa obra. Seria inútil tentar descrever a experiência privilegiada que é ter esse livro em mãos. Mesmo intimidada diante da tarefa de fazer uma resenha sobre tamanha obra, eu não passei quase 3 meses lendo a versão completa para não falar nada. Simplesmente divino. A versão paradidática que eu li na oitava série não errou em promover essa obra tão digna de admiração. Foram árduas 1912 páginas lidas, mas honestamente, valeu a pena ler CADA palavra, ponto e vírgula. "Os Miseráveis" vai estar para sempre no meu coração como um dos livros mais impactantes e marcantes que eu já tive o privilégio de ler. Acabo de finalizar a leitura e já estou com saudades. Enfim, é um clássico que exige bastante paciência, mas leiam. LEIAM OS MISERÁVEIS????

Hadassa 31/07/2023

*Jojo Toddynho olhando no espelho e falando: "guerreira"*
A história tocou no meu coração de uma "maneira superficial", pois eu não sei e nem entendi nem a metade dos conflitos daquela época e o que os revolucionários almejavam. Muitas vezes não entendi o Marius (99% das vezes) e se um dia eu entender como que começou a barricada ficarei contente.
O termo está entre aspas pois por mais que o escritor forçou absurdamente os revolucionários e encheu páginas, páginas e mais páginas disso, os protagonistas principais ainda são homens e mulheres miseráveis! E aqui, a palavra miséria possui todos os seus plurais significados: fome, desesperança, abandono, o coração humano (podre) que ganha a vida enganando ou perseguindo o próximo, entre muitos outros. Essa miséria é retratada de diversas formas, com recomeços, regressões, confrontos, injustiças, segundas, terceiras, infinitas chances, amor, acolhimento.
É uma bela história, cheia, cheia, cheia e cheia de altos e baixos. Por isso, por mais "superficial" que possa ser nossa compreensão, nosso aprendizado ainda não pode ser considerado raso.

Em minha humilde opinião, ele encheu muita linguiça e me deixou com um ranço enorme! Tive que pular várias partes porque não estava aguentando mais, não precisava nunca ter tudo isso de páginas, ouso dizer que pelo menos uns 30% são coisas desnecessárias. Com essas informações, recomendo aos que ainda não leram, leiam!!! Mas leiam a versão resumida!!!! e estudem um pouco a história da França na época das revoluções, acho que isso pode ajudar! E é claro: não leia com espectativas tão altas, para você não se frustrar e ter que fazer uma resenha repleta de reclamações, como eu :)