Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Priscilla.Santana 15/07/2022

Envolvente
Comprei esse livro em um sebo para aproveitar uma promoção, estava enrolando um pouco para ler até que decidi dar uma chance.

Água para elegantes com a história de Jacob um senhor que tem mais de 90 anos e vive em uma casa de repouso desde que ficou viúvo. Quando em um dado momento chega um circo na cidade próximo ao asilo em que mora e as memórias da juventude são resgatadas.

Quando tinha 23 anos após perder os pais em um trágico acidente Jacob não conseguiu fazer as provas finais, saiu correndo acabou pulando no trem do Circo Irmãos Benzini e foi contratado como veterinário.

Esse livro me despertou muitos sentimentos. Fiquei presa na trama, encantada com a descrição do espetáculo e com tudo que envolve a atividade circense. E confesso que me surpreendi com o desfecho do personagem principal.

Algumas partes não me agradarem muito, mas não consigo falar sobre sem dar spoiler.

Carol Martins 14/07/2022

O maior espetáculo da terra!
Acho que esse é a primeira vez que eu leio um livro com um trama circense e eu gostei muito. Sempre lia esse título e achava interessante, cheguei a pensar em assistir o filme, mas optei por ler o livro e não me arrependo. Aqui conhecemos a história de Jacob, um estudante de medicina veterinária que tem sua vida transformada após uma tragédia familiar. Depois disso, ele sai perdido e sem rumo até que em determinado dia ele acaba em um trem circense. A partir disso vamos conhecendo a vida do rapaz e o dia a dia do circo de uma forma tão envolvente que faz você se sentir lá, nos bastidores do circo. É um livro que vale a pena ser lido me despertou a vontade de conhecer mais a história dos circos no Estados Unidos.

bellaleitura 11/07/2022

Simplesmente AMEI!
Já havia visto o filme bem antes, mas não me recordava muito bem, e quando vi o livro fiquei super empolgada para ler.
Amei a narrativa, a escrita, e principalmente a maneira como Jacob narra o envelhecimento, não só do corpo mas também da mente. Como um senhor de 90 ou 93 anos se sente com o passar do tempo, e com a perda precoce de seus pais, tendo que carregar um peso enorme em seus ombros, ao se juntar a um famoso circo.

Karoline356 03/07/2022

Rico em detalhes.
O contexto criado pela autora é extremamente envolvente, por semanas fiquei louca de vontade de ir ao circo, tudo para poder experimentar um pouco da magia narrada no livro, os espetáculos de malabarismo, a grande lona, os animais, os refrescos e brindes, a música, cada detalhe da trama é tão rico que é fácil se perder na beleza da história. Mas por trás das aparências, a autora também abordada os pontos negativos que eram comumente presenciados nos circos, como o maltrato aos animais, a racionalização de alimento para os mesmos, a discriminação entre as classes de trabalhadores do circo, entre outros elementos.

Mica 29/06/2022

"The whole thing's illusion, [Jacob], and there's nothing wrong with that. It's what people want from us. It's what they expect."
Review on reading.with.mica

Daniel.Alcantara 11/06/2022

Uma leitura marxista
Água para Elefantes por Sara Gruen
Tradução de Anna Olga de Barros Barreto
Editora @editoraarqueiro
Título original: Water for Elephants

Quando traduzi o post de ontem aprendi uma palavra nova: reificação. Algo muito similar a objetificacão, mas dentro de uma concepção mais marxista de relações economico-sociais. O livro, dentro do que compreendi fala da forma utilitarista como os seres humanos se relacionam entre si e com outros animais.
Os animais e trabalhadores são entendidos como meras engrenagens para o funcionamento do grande circo. A classe dos artistas ainda tem alguma consideração dentro do sistema mas ainda assim dentro de um quadro de exploração onde até a morte da celebridade se torna palco para atrair o lucro.
O valor encontra-se totalmente voltado para a utilidade do ser. E quando aquele não se torna mais útil, é descartado completamente. O cavalo que não pode mais trabalhar serve de comida para as feras. O trabalhador que incomoda ao cobrar seu salário é atirado para fora do trem. Até aquele que consegue chegar a velhice, torna-se inconveniente pela sua inutilidade e já é encostado em um lar para idosos.
Mesmo aqueles que conservam ainda sua lucidez e tem histórias para contar, só tem valor por suas lembranças e pelas histórias que tem para contar.
Este livro é lindo, tinha visto o filme que foca mais na questão do romance entre o veterinário e a artista. No livro esta é uma questão que fica em segundo ou terceiro plano. Lindo demais. Obrigado @christiane.alcantara pela dica de novo.
Somos mais que peças de uma engrenagem. Somos mais que o que produzimos. Somos mais que um pedaço de carne. Somos uma reação química impressionante e rara dentro deste universo incrível.

Andressa 03/06/2022

Leitura gostosa
Aquela leitura gostosa que deixa o coração quentinho do começo ao final. Achei interessante também que a história retratou um pouco a realidade de muitos circos por aí, onde os mais tratos são "comuns" como forma de adestramento e as condições em que os animais vivem são precárias. Me imaginei sentada ao lado do Sr Jacob e ouvindo toda a sua história de amor, dos altos e baixos e como eles viveram uma vida longa e feliz.
Recomendo demais!

Marcos774 20/05/2022

Um bom romance
Adorei o livro. Na verdade o romance não é meu estilo de leitura favorito, mas me surpreendi com essa história.

Xuia 15/05/2022

Inspirada a buscar meus sonhos!
Acompanhando a história de Jacob comecei a pensar no que já fiz na vida e se estou pronta para aos poucos começar a envelhecer. O modo como ele persegue os seus sonhos me inspirou muito!
Amei a Rosie, fiquei imaginando como adoraria conhecê -la um dia. Não quero dar spoilers, mas acho que alguns personagens mereciam um final melhor do que receberam - achei o Jacob bem egoísta nesse momento e fiquei de coração partido, mas também sei que são escolhas e que ele não imaginava que o desfecho seria esse, então o perdoei por boas intenções eu acho rs.

Helo.Ferreira 07/05/2022

Li o livro para assim que soube que estavam gravando um filme e amei, é um mergulho tbm na história dos circos norte americana

Robbie 25/04/2022

Surpresa boa
Um livro de romance/suspense, onde um crime deve ser desvendado. A dinâmica de escrita fica naquela narrativa onde a personagem principal conta um acontecimento no presente e outro no passado a cada capítulo

As Personagens são interessantes e carismáticas.

sara 21/04/2022

Acho que fui com muitas expectativas...
Não é um livro ruim ao todo. Mas o casal não tem uma química. EU SEI QUE NAO SE TRATA SÓ DO ROMANCE....mas custava o casal ter um pouco de química?
Fora isso, é interessante ver como essa vida de circo pode ser maluca e inspiradora.

Luiza 18/04/2022

Um dos melhores livros que li. É muito impactante e me envolveu de uma forma que eu não conseguia mais parar de ler. Surreal de bom.

Crisssique 17/04/2022

Fiquei apaixonado
Eu fiquei extremamente apaixonado pelo livro, a história é perfeita, o vem e vai do tempo passando, é maravilhoso. Tudo se encaixa muito bem. Indico muito!!!