Batismo de Fogo

Batismo de Fogo Andrzej Sapkowski

Resenhas - Batismo de Fogo

Márcio 15/10/2019

Ótimo
Gostei muito, tem muita ação e aventura e personagens interessantes...Pelo fato do autor ser polonês percebe-sennas descrições da guerra algumas táticas e ardis usados na segunda guerra, bem como referências veladas ao racismo (humanos descriminando as outras raças). Para quem curte fantasia recomendo...

Leonardo 12/01/2020

Provações
Batismo de Fogo é o quinto livro da Saga do Bruxo Geralt de Rivia, do escritor
Andrzej Sapkowski, publicado inicialmente em 1996 na Polônia, e chegando no Brasil somente em março de 2014. Porém alguns leitores consideram como o terceiro livro da saga, já que o romance “oficial” se inicia no terceiro livro, O Sangue dos Elfos, sendo que os seus antecessores são coletâneas de contos.

Diferente do seu antecessor, Tempo do Desprezo, esse tem uma narrativa mais parada, focando muitos nos personagens e também nos reinos do Norte.

O livro se inicia logo depois dos acontecimentos do último livro, Tempo de Desprezo, onde Geralt, Ciri e Yennifer acabam se separando e passando por situações perigosas. Com a guerra entre Nilfgaard se aquecendo novamente, os Reinos do Norte precisam se adaptar a essa situação, tomando medidas extremas para evitar o domínio desse império, muitas vezes medidas que não irá agradar os seus habitantes.

Como o próprio nome do livro já diz, muitos personagens irão passar por situações de provações, que algumas vezes precisaram resolver pendencias passadas para poderem prosseguir na jornada. Muitas vezes esses perigos não vão ser coisas externas, mas também internas, que é o caso de Geralt, que vai precisar mudar seu jeito de lobo solitário, precisando confiar mais nos seus companheiros de viagem para resolver diversas situações.

Ciri também vai passar por diversas provações, porém não vai ter seus tutores por perto para lhe indicar o caminho, ou seja, vai precisar evoluir muito para poder vencer esses obstáculos.

Também são introduzidos novos personagens, que vai ter um forte impacto na história, como Milva, uma excelente arqueira, Regis, um barbeiro-cirurgião, que acaba ganhando a confiança dos personagens depois de algumas divergências. Outro importante também é Cahir, que afirmar não ser um Nilfgaardiano, mas seu sotaque o entrega. Ele tem uma grande obsessão por Ciri, que acaba despertando a desconfiança de Geralt.

Esse livro resgata um pouco mais a narrativa linear, o que acaba sendo essencial para o decorrer da história, nos dando um “norte” para o restante da narrativa. Está à altura dos seus antecessores, nos mostrando personagens mais maduros, e mostrando que precisamos passar pelo batismo de fogo para a nossa evolução pessoal, que vai ser muito importante para vencer os obstáculos que estão por vim.

Mariana Siano 13/01/2020

Sobre "Batismo de Fogo"
"Pare, Jaskier. Você fofoca como se fosse mulher. Desculpe-me, Milva."
------------------------------------------
Depois de ser teletransportado para Brokilon, Geralt está sob cuidados das dríades e está seguro da guerra que está se alastrando.
Milva, que é uma humana e fica em Brokilon guia os Esquilos para onde as dríades ficam para depois seguirem viagem.
Milva é a única que pode levar informações sobre o mundo afora e sobre Ciri para Geralt, ainda sob cuidado das dríades.
Depois de uma informação falsa, o bruxo decide viajar e ir atrás da garota que estava sob sua proteção antes da rebelião dos feiticeiros os separasse. E Milva decide ir junto com o bruxo, tentando desviar de onde a guerra ocorre.
-------------------------------------------
O "Batismo de Fogo" se tornou meu livro favorito da saga The Witcher.
Retomei a leitura e em um único dia, li 3 ou 4 capítulos, e eles não são curtos. O caminho que a história toma, você fica com sensação de "quero saber o que vai acontecer depois". Não quer parar a leitura.
E teve uma cena que li e reli várias vezes de tão boa e engraçada que é. Com essa cena, posso dizer que posso morrer feliz. Haha
O "Batismo de Fogo", até o presente momento, é o melhor livro da saga The Witcher. Leiam essa saga!

Fabio Pedreira 15/01/2020

Batismo de Fogo
Olha The Witcher aqui novamente. Dessa vez temos a resenha do quinto livro da série, chamado Batismo de Fogo (livre de spoilers).
Nele Geralt acaba de sair da floresta de Brokilon e parte em busca de Ciri, que está sumida (para ele) desde os acontecimentos na torre Ilha de Thanedd. Com ele está seu amigo quase inseparável Jaskier. Mas durante a viagem outros irão se juntar em sua busca, formando um grupo meio que inusitado, composto por um bruxo, um bardo, uma meia meia driade, um cavaleiro nilfigardiano e... Regis.
Durante toda essa caminhada o grupo vai encontrar alguns problemas, principalmente devido a guerra que cada vez mais se alastra, e o destino de Geralt o força a passar pelo coração da batalha. Monstros, uma população revoltada, doenças e óbvio, exércitos, são alguns dos desafios que esse livro traz.
E esse quinto volume é basicamente isso, uma aventura onde Sapkowski faz mais críticas a como os humanos em tempos de guerra preferem olhar para o próprio umbigo do que ajudar os da própria espécie. Quem leu os quotes da postagem anterior pôde notar isso.
É mais um livro bom, que eu diria que dá uma descansada em relação a chuva de acontecimentos do anterior e prepara o terrenos para o sexto livro da série. Ainda assim a leitura continua prazerosa, tira algumas risadas e introduz um dos (na minha opinião) melhores personagens da série, que é o Régis.
Se você chegou até aqui e ainda não se convenceu de ler essa série, então é porque o universo está contra você, porque ela tem tudo que qualquer pessoa fã de qualquer gênero literário iria gostar em um livro. Leiam e me digam.

Paulo Afonso 24/02/2020

Personagens que cativam
O ritmo do quinto livro é certamente o mais lento de todos, o que pode até incomodar em certo momento, mas que é compensado imediatamente por diálogos de tirar o fôlego, como já é de costume na obra.
Acho que o grande mérito desse livro é apresentar personagens inesquecíveis. Milva e Regis roubam a cena completamente. Além disso, Cahir se mostra um dos personagens com arco mais interessante da série, ainda com um passado cheio de incógnitas a se desvendar.
Ansioso pela leitura próximo livro da saga...

Murilo.Justino 24/02/2020

A série continua fenomenal, adicionando novos personagens e mostrando um novo curso para a história, com reviravoltas emocionantes.

Leh 26/02/2020

...
Vai melhorando conforme a história vai avançando.

Kaemi7 15/03/2020

Fantástico!!!

AlanSilva98 17/03/2020

Uma leve perda de qualidade, mas ainda um grande livro.
Batismo de Fogo continua a história num tom lúgubre, narrando parte da jornada de Geralt e seu grupo por uma terra devastada pela guerra. A trama como sempre se desenvolve com personagens que encaram dilemas e nos mostram reações e ações bastante reais e ricas, nos trazendo profundidade ao enredo.
As cenas de luta continuam ao lado das descrições dos cenários sendo pontos medíocres quando se leva em consideração a qualidade da trama. Outro ponto onde isto se mostra mais agravante são cenas onde se torna impactante as atrocidades cometidas e os cenários decorrentes da guerra. Bastante visceral como já é usual do autor, no entanto pela pobreza dos cenários descritos, não no sentido literal, mas em detalhes o que torna o esforço de transporte e imersão do leitor difícil. Mais um ponto negativo quanto a proposta da trama no momento bélico é que os personagens que são rapidamente introduzidos de forma a exercer o duplo papal de expositor de uma visão sobre o mundo a partir de uma perspectiva que fuja a dos personagens principais e também estabelecer pontos de partida na trama foi falha.

Luiz Nobre 23/03/2020

Série de livros que te prende
A série te prende desde o primeiro livro, pois as putas são muito bem exploradas e os personagens são complexos. No 5 livro temos a saga de Geralt e seus companheiros de armas em busca de Ciri. Esse livro me lembrou bastante o senhor dos anéis, pois há aquele clima de enfrentar uma longa e perigosa jornada com os companheiros. Recomendo!

Mourão 29/03/2020

Rívia
Após sair ferido e quase morto da batalha contra Vilgefortz, Geralt foi teletransportado para Brokilon pela feiticeira Triss, depois da recuperação, o bruxo descobre que Ciri está sendo feita de refém em Nilfgaard e resolve ir salvá-la. Porém a guerra eclodiu e Gearlt terá muitos problemas para chegar até Ciri.
O quinto livro da série volta a elevar o nivel da série, uma road trip com novas personagens forte e interessantes e tramas de traição e conspirações.

Jessica692 02/04/2020

O livro não é de forma alguma ruim. Bem longe disso, mas ficou por último, se tivesse que elencar os livros da série até o momento. Progressivamente, a história vem se tornando mais e mais sobre as tramas políticas de todos os países e seres interessados no poder e em Ciri, que parece ser o caminho certeiro para obtê-lo. Enquanto o livro é muito interessante por trazer várias explicações, senti falta de mais acontecimento. O livro todo parece uma grande preparação do que virá a seguir. Apesar de terminá-lo sentindo que alguns personagens sabem bem mais agora do que no início, parece que a jornada em si de cada um não evoluiu tanto.

Heloisa 25/05/2020

A história se desenvolve muito bem, só um pouco confuso, mas bem. Espero que retratem a guerra como nos livros caso vá para a série.

Saulo Gervásio 03/06/2020

Escada a cima
Realmente impressionante! A cada livro a história fica melhor.
Regis, Milva, Jaskier, Cahir e Geralt é o melhor quinteto de personagens da série.