Homens sem mulheres

Homens sem mulheres Haruki Murakami

Resenhas - Homens Sem Mulheres

Jéssica Fernandes 08/01/2022

De fato, é impossível não se apaixonar pela escrita do Murakami. Ele cria seu próprio universo, com histórias únicas que se desdobram em romances e personagens cativantes e neste livro não poderia ser diferente!

Homens sem mulheres são 7 histórias sobre relacionamentos amorosos. São contos de isolamento, solidão e mal-entendidos. O meu conto favorito foi Kino, mas gostei muito também de drive my car e órgão independente.

?Só me lembro de fragmentos, e já nem tenho mais certeza se estão corretos. Afinal, memória é, inevitavelmente, algo sempre recriado.?

Bianca 07/01/2022

"Como um dos homens sem mulheres, eu rezo do fundo do meu coração. Parece que não há nada que eu possa fazer agora a não ser rezar. Por enquanto, possivelmente."

Iniciei esse livro com intenção de assistir depois o filme Drive My Car (que com certeza vai estar indicado ao Oscar 2022).
E com os 7 contos apenas 1 não me chamou atenção, gostei muito do Sherazade, toda a trama da personagem fez com que eu lembrasse do filme Chungking Express do Wong Kar-Wai, e blablabla, leiam! a leitura do Haruki Murakami é uma leitura facil na qual você se enrosca com a vida dos personagens, meu eu fofoqueira implorou por mais kkk
Ana Maria 08/01/2022minha estante
VOU LER DEPOIS DE VER VC FALANDO ISSO

Bianca 09/01/2022minha estante
eu lendo: hmm misoginia
terminei: amei a leitura, vou começar outro

Lau 07/01/2022

Este foi meu primeiro contato com o Murakami, haviam me dito que ele era um ótimo contista, paguei para ver e sim, realmente, ele é um ótimo contador de histórias. O estilo, meio simples, meio elaborado me agradou demais, fiquei envolvida de uma forma que nem percebi o tempo passar e as folhas irem virando. Este livro em particular me agradou alguns contos, principalmente o Sherazade e Kino, os outros senti uma áurea machista que me fizeram ficar com um pé atrás.

Nick 31/12/2021

Interessante
É meu primeiro livro de contos do Murakami e eu gostei muito, tem apesar de me irritar um pouco com esses personagens "perdedores", o conto "Samsa apaixonado" é incrível, tendo uma escrita que remete muito ao estilo do Kafka.

Paula.Tsukide 30/12/2021

Fala com o coração
Murakami é fantástico em sua escrita neste livro: fala em contos, às vezes sem contexto, nem começo nem fim.

Ele fala com o leitor através do coração, da emoção. Não te dá pistas do que é de verdade, mas fala com subjetividade. Simplesmente te faz pensar sempre que acaba um conto e inicia outro.

Foi meu primeiro livro dele, e já me apaixonei pelo autor.

Thalya 15/12/2021

Homens que se perderam
"Homens sem Mulheres" (2014) de Haruki Murakami é uma coletânea de contos com diversas histórias de amores, paixões desfeitas ou perdidas para o tempo, para a morte ou por outras razões.

A obra apresenta diversos personagens masculinos de diversas idades, lugares, espaços, profissões, todos de alguma forma, ligados pela perda de namoradas, esposas, amantes ou ex-namoradas. Todos de maneiras diferentes, irão demonstrar ou guardar os seus sentimentos: solidão, medo, amor, angústia, falta de pertencimento etc.

O escritor japonês contemporâneo ? muito famoso mundialmente ? consegue com uma linguagem simples, objetiva, desenvolver personagens realistas. Além disso, Murakami desenvolve narrativas curtas muito imaginativas, conectando-as a outras histórias clássicas ? "Samsa Apaixonado" que faz uma relação com "A Metamorfose" de Franz Kafka ? e até com a mitologia. Assim, alguns contos se tornam assustadores, perigosos, fatalistas, complexos, beirando o realismo maravilhoso (ou mágico). Ou talvez, aproximando-se de histórias surrealistas. Ainda que alguns homens tentem escapar de seus "destinos", não conseguirão. Chegam a parecer sonhos dos personagens, como é o caso de "Kino". A partir daí, nós leitoras e leitores podemos perguntar: "o que aconteceu aqui? Foi real ou foi um sonho?"

Como dizem, "a imaginação corre solta", especialmente no presente livro. E sabendo que o autor enfatiza o quanto escrever é sonhar acordado ? em uma entrevista do Elpaís (2019) ?, logo notamos a relação da sua produção com os seus objetivos e com a sua visão da escrita.

E vocês, terão coragem de adentrar nos mundos desses homens sem mulheres? Já leram Haruki Murakami? Se não, deem uma oportunidade.

_cardosinho 29/11/2021

Será mais um novo vício?
Quando falaram que a escrita do murakami era excelente eu fiquei meio desacreditada porém com esse livro ele se mostra um excelente contador de histórias, eu fiquei impressionada parecia que as cenas se encaixavam na cabeça como um filme REAL, parabéns lasco minha vida esses livro tudo caro

zeoskar 02/10/2021

Livro cheio de [*****] recomendo demais
brincadeira. livro dividido em 7 contos que falam sobre relacionamentos, solidão e amor com o estilo e sensibilidade únicos do autor.

mas sério só tem [*****] msm
Polly 03/01/2022minha estante
**** como assim ? kkk

zeoskar 28/04/2022minha estante
c0rn0 ? N sei pq ficou assim skksks

Diego Lima 24/09/2021

Livros de contos (sete ao todo) do Japonês Haruki Murakami, cujo foco é nas relações amorosas entre homens e mulheres: dos desejos iniciais até as marcas deixadas.

Leitura muito fluída, sem personagens carismáticos; romances sem muita profundidade, todavia, veremos que deixaram uma mácula nos protagonistas - assim como na vida, onde pessoas passam e deixam um pouco seu conosco, seja positivo ou negativo.

Apesar de serem histórias curtas, elas carregam um mistério que nos fazem querer o mais rápido possível saber o que irá acontecer, e somos apresentados a finais abertos, nos levando a construir o final com as informações as quais nos fora fornecida. Apesar disso, é deixado muitos aprendizados e reflexões em cada conto. E o autor toca em temas, mesmo que breve, sobre suicídio, solidão, traição, abandono, sentido da vida.
Márcio M. 25/09/2021minha estante
Ótima resenha! Preciso ler esse. :)

Diego Lima 26/09/2021minha estante
Valeu, Márcio. Espero que curta a leitura. Tem algum do Murakami para indicar?

Márcio M. 26/09/2021minha estante
Diego, você já leu o meu favorito: ?Norwegian Wood?. Eu indicaria ?O Incolor...?, mas você também já leu. Então me resta indicar ?Kafka à Beira-Mar? e ?Minha Querida Sputnik?. :)

B.norte 17/10/2021minha estante
- Após o anoitecer

Diego Lima 21/10/2021minha estante
Eita. Aumentou a lista que tenho que ler desse autor. Anotado aqui. Obrigado ^^

B.norte 21/10/2021minha estante
??????? amo literatura japonesa. Quando quiser recomendações, é só pedir! ?

teresinhagatinha 19/08/2021

os contos desse livro sao 8 ou 80 de verdade, nesse específico nao consegui criar empatia pelos protas :/ infelizmente so tem loser ?

otxjunior 28/07/2021

Homens sem Mulheres, Haruki Murakami
Minha primeira incursão ao autor, ou o definitivo homem que não amava as mulheres (mais a seguir), promovida principalmente pelo filme premiado em Cannes este ano que é baseado no conto que abre esta coletânea. Posso dizer que lembrei de uma tirada machista ao fim de cada texto: "mulher no volante, perigo constante" no primeiro, "mulher de amigo meu pra mim é homem" no segundo e assim por diante, numa sequência de histórias com personagens femininas mentirosas, traiçoeiras, adúlteras, vingativas, submissas, insensíveis e até deformadas. É conhecido o machismo na cultura japonesa, mas a misoginia de Haruki Murakami parece ser de cunho pessoal, proporcionada por inúmeras dores de cotovelo monumentais. Mas, apesar da impressão geral de heteronormatividade tóxica, aqui o todo não é igual a soma das partes.
Talvez exceto pelo (felizmente) último, que dá título ao livro, eu gostei de todos os contos. A escrita de Murakami é envolvente, cativa em seu modo simples, não simplório, de narrar. Em Kino, por exemplo, é fácil habitar aquele bar imaginário e se importar com o seu proprietário. Aliás a reabilitação do personagem após um abalo emocional é realmente comovente; e o elemento fantástico funciona melhor do que em outros casos, como no conto erótico envolvendo uma chaveira (não tem como ser mais óbvio na metáfora sexual) corcunda e ranzinza e um inseto recém-metamorfoseado em homem (além da referência direta a Kafka, também há para Woody Allen e Os Beatles), de mote "para o amor tudo vale a pena"!
Por fim, dá para reconhecer um tema comum a todos os contos, o desejo frustrado de ser quem não é - o outro podendo ser pessoa, planta ou animal. Praticamente todos giram em torno de traições sexuais ou sentimentais, o que evidencia a dinâmica encenação/realidade. Tem uns símbolos que trafegam também entre as histórias, sendo a cor azul-marinho aquele que salta aos olhos ao refletir o sentimento de solidão da maioria dos protagonistas masculinos, todos miseráveis. O que, parando para pensar agora e revendo a capa desta edição, reforça mais um esteriótipo de gênero: "rosa é de menina e azul é de menino".

camaziabento 26/06/2021

Envolvente
O livro é composto por sete contos que contam histórias de relacionamentos entre homens e mulheres, sempre sob a perspectiva masculina. Há um traço oriental nítido no comportamento das personagens. A narrativa é envolvente e proporciona momentos de emoção. Recomendo, principal pra quem está retomando o hábito de ler e não tem paciência para histórias muito longas. Particularmente, não gostei apenas de um dos sete contos, o segundo, chamado "yesterday" e, mesmo não gostando, não posso dizer que é ruim.

Christofaro 27/03/2021

Um compilado de contos agridoces
Em "Homens sem mulheres" temos um compilado de contos de Haruki Murakami.
O autor japonês nos apresenta contos que envolvem um lado misterioso das relações entre homens e mulheres.
Entre amores sinceros, mas amargos, e paixões viscerais efêmeras, as mulheres que cruzam os caminhos dos diversos protagonistas são sempre passageiras, mas que deixaram marcas profundas em cada um deles.

Ias 09/03/2021

O que...
Minha cabeça ainda está pensando ?o que foi que eu acabei de ler?? depois de alguns contos.