Um homem chamado Ove

Um homem chamado Ove Fredrik Backman

Resenhas - Um Homem Chamado Ove

Cassio Kendi 19/03/2023

*** Um livro chamado "Um homem chamado Ove" e uma foto
"Quando meu marido estava morrendo, eu disse: 'Moe, como vou viver sem você?' Ele me disse: 'Pegue o amor que você tem por mim e espalhe por aí.'"
Foto (Humans of New York): https://www.humansofnewyork.com/post/43835301885/when-my-husband-was-dying-i-said-moe-how-am-i

*** Um livro chamado "Um homem chamado Ove" e uma animação
Durante toda a leitura, só conseguia imaginar o personagem principal de uma de minhas animações favoritas, "Up". Até o nome, Carl Fredricksen, lembra um pouco o do autor, Fredrik. O livro é como se fosse uma versão adulta e realista de "Up", com a diferença de que Ove vive sua aventura dentro de sua vizinhança, enquanto Carl vive a sua longe de casa, em Paradise Falls.

*** Um livro chamado "Um homem chamado Ove" e um Ted Talk
Em um Ted Talk com mais de 20 milhões de visualizações, "O que torna uma vida boa? Lições do mais longo estudo sobre felicidade", Robert Waldinger relata as principais descobertas de um estudo que acompanhou 150 homens durante 75 anos. A primeira delas é que "conexões sociais são muito boas para nós, e que a solidão mata. As pessoas que estão mais conectadas socialmente, com a família, amigos, comunidade, são mais felizes, fisicamente saudáveis e vivem mais do que as pessoas que têm poucas conexões." Acho que é uma das principais mensagens do livro, como relacionamentos bons podem literalmente salvar vidas.
Link (o vídeo tem legendas em português): https://m.youtube.com/watch?v=8KkKuTCFvzI

*** Um livro chamado "Um homem chamado Ove" e uma adaptação
O livro tem uma adaptação sueca de 2015 (se não me engano tem na Netflix Brasil) e uma americana mais recente, com o Tom Hanks, com o nome ligeiramente diferente: A Man Called Otto, ou O Pior Vizinho do Mundo. A primeira não consigo assistir agora por estar em um país sem o filme no catálogo, e a segunda deve sair em breve nos cinemas daqui. Mas as duas parecem ser muito boas pelas avaliações, ansioso para vê-las.

*** Um livro chamado "Um homem chamado Ove" e minha esposa
"Você sente falta das coisas mais estranhas quando perde alguém."
Ela sempre leva uma sacola de ração na bolsa quando saímos.
Se ela fica sozinha por alguns minutos, quando eu volto ela já está conversando com alguém, normalmente senhorinhas.
Quando ela acorda, ela sempre franze a testa, como se perguntasse "onde estou?"
Ela gesticula sem parar, e cada gesto tem um significado específico.
Eu prefiro tirar fotos, ela prefere editar.
Quando eu mostro um vídeo engraçado em loop, ela dá risada na primeira vez, mas ri muito mais na segunda.

Pode ser egoísta, mas espero que eu me vá primeiro.
A.Paula.Sz 19/03/2023minha estante
Chorei qdo li esse livro e chorei com sua resenha! Muita felicidade pra vcs! ?

Rodrigo.Macedo 20/03/2023minha estante
Livro singelo, lindo e com lições profundas.

Cassio Kendi 26/03/2023minha estante
Obrigado, Paula! É um livro pra chorar mesmo ?

Daniel1246 27/08/2023minha estante
Muito bom mesmo

Edite2 29/03/2024minha estante
Terminei de ler agora, também não conseguia parar de pensar em Up enquanto lia ?

Gustavo Rodrigues 30/07/2022

Comecei a ler despretensiosamente. Pra falar a verdade, só dei início porque não sabia bem o que ler. Porém, antes dos 30% do livro eu já sabia que ia favoritar. Baita história!!

Esse livro tem uma sensibilidade gigante, aliada ao bom humor que torna tudo mais leve. Não existe uma trama complexa, cheia de reviravoltas nem nada disso. É só a história de um homem chamado Ove, que tem 59 anos, é absurdamente ranzinza, reclama de TUDO e é o melhor vizinho que alguém jamais pensou que poderia ter.

Eu não sou muito de ler livros nesse estilo (eu acho que é Drama, mas não tenho certeza ?), mas esse aqui me fisgou. Se você ler esse livro e não gostar do Ove, pode ter certeza que tu tá morto por dentro.

A história tem várias camadas. Superficialmente é só a história de Ove, mas analisando um pouco melhor dá pra perceber que pode ser a história de uma geração. Essa geração dos nossos pais/avós que não lidam bem com tecnologia, que não entendem muitas coisas que nós fazemos, que não gostam de várias ?praticidades? que existem hoje em dia. Obviamente que nem todos dessa geração mais antiga reclamam tanto quanto Ove, mas com certeza compartilham dos mesmos sentimentos.

Não tenho muito mais a falar sem dar spoiler. Só peço que leiam o quanto antes e embarquem junto com esse velhote reclamão em uma pequena parte da história de sua vida.
Joi Coimbra 30/07/2022minha estante
veja o filme, vale super a pena também

Lore 31/07/2022minha estante
sua resenha me fez colocar o livro na minha lista de próximas leituras

Tami Blythe 31/07/2022minha estante
Um amor de livro.
Já assistiu o filme?

Gustavo Rodrigues 31/07/2022minha estante
Joi e Tami, eu não vi o filme ainda, mas vou botar na lista.

Boa, Lore! Vale a pena

Bruna2306 01/08/2022minha estante
Que legal o teu ponto de vista. Confesso que não gostei muito da leitura, mas agora fiquei com vontade de reler

Elaine 05/08/2022minha estante
Esse livro é um dos meus preferidos ?

Rhayara.Santos 06/08/2022minha estante
Depois desta resenha me deu até vontade de ler !

Roberta.Steiner 13/10/2022minha estante
amei a sua resenha, já estava com vontade de ler, depois dela, vou ler com certeza!!!!!

Tizian 19/01/2023minha estante
Olá pessoal, nesse aplicativo eu não posso ler o livro?

Tami Blythe 19/01/2023minha estante
Tizian, não.. pelo Skoob vc não consegue ler o livro. Este é um app para vc fazer o registro da leitura.. contabilizar os livros que leu e etc..

Cris 02/07/2023minha estante
Juro que não estou te perseguindo, mas todo livro que vou iniciar você já leu ! ?

Gustavo Rodrigues 02/07/2023minha estante
Sinal que você tem bom gosto, Cris ?

Mike27 11/09/2023

Livro favoritado pra vida! ! ?????
"Um Homem Chamado Ove", escrito pelo autor sueco Fredrik Backman, conta a história de Ove, um homem solitário e rabugento que é obrigado a conviver e se relacionar com seus vizinhos após a morte de sua esposa.

Ove é um homem de sessenta anos que vive uma vida monótona e rígida, seguindo suas regras e rotinas diárias. Ele é conhecido por ser rigoroso e inflexível, o que afasta as pessoas ao seu redor. Porém, ao longo do livro, o autor nos mostra que Ove é muito mais do que aparenta.

Através de flashbacks, vamos conhecendo a vida de Ove e as dificuldades que ele enfrentou, desde sua infância até a idade adulta. Essas lembranças nos ajudam a entender o motivo de sua personalidade fechada e triste.

A trama se desenvolve quando uma nova família se muda para a casa ao lado de Ove. Essa família, composta por uma mulher grávida e seu marido desajeitado, acaba quebrando as barreiras de Ove ao trazer leveza e alegria para sua vida. Além disso, Ove conhece Parvaneh, uma jovem imigrante que o desafia a enxergar o mundo de forma diferente e se abrir para novas experiências.

O livro é uma mistura de humor e emoção, nos fazendo rir e chorar em vários momentos. Fredrik Backman consegue criar personagens cativantes e complexos, com diálogos inteligentes e situações engraçadas. A narrativa é envolvente e nos faz refletir sobre temas como amizade, perda, solidão e o valor da convivência.

"Um Homem Chamado Ove" é uma história que toca o coração do leitor, nos mostrando que por trás de uma fachada de rabugice e inflexibilidade, pode haver uma pessoa repleta de amor e generosidade. É um livro que nos ensina sobre a importância da empatia e das relações humanas.

Recomendo esse livro para quem gosta de obras que emocionam, fazem refletir e nos mostram o lado mais bonito da vida, mesmo nas situações mais difíceis. É uma leitura que nos faz enxergar a beleza nos detalhes do cotidiano e nos mostrar a importância de estarmos presentes na vida das pessoas ao nosso redor.
A.Paula.Sz 11/09/2023minha estante
Não tem como não amar! ?

Não mesmo! Kkkk

A.Paula.Sz 11/09/2023minha estante
Ove tinha um coração grande demais! ???

Literalmente kkkkk

Kkkk

RayLima 11/09/2023minha estante
Assisti o filme e amei, quem sabe um dia eu leia o livro

Mike27 11/09/2023minha estante
Eu tbm assisti ao filme e fui ler sem compromisso e posso dizer que o filme é bom mas o livro é sensacional, vc precisa ler pra entender. Simplesmente perfeito.

Thaí 11/09/2023minha estante
Esse autor é incrível, tem outro livro dele que tbm gostei muito Britt-Marie esteve aqui

laraleiixo 11/09/2023minha estante
eu tô doida pra ler esse!

Mike27 11/09/2023minha estante
Com certeza vou ler mais livros dele, bom demais! ??

A.Paula.Sz 12/09/2023minha estante
Thaí, ainda não li o da Britt-Marie; eu li Minha Avó Pede Desculpas e até hj choro com as lembranças desse livro. Uma preciosidade! E é nessa história q a Britt-Marie aparece pela primeira vez....
Outro favorito! ?

Mike27 12/09/2023minha estante
Gente vcs precisam parar de indicar livros que me fazem chorar! Não fica bem um homem chorando kkkkkk

Thaí 12/09/2023minha estante
Paula, eu tbm chorei, é uma preciosidade mesmo! Mas o livro da Britt-Marie é mais emocionante ainda, eu ria e chorava num virar de página kkkk

Thaí 12/09/2023minha estante
Mike, chora, pode chorar kkk

Mike27 12/09/2023minha estante
???

A.Paula.Sz 12/09/2023minha estante
Não tem problema chorar não, Mike, ainda lendo, td leitor sabe bem como é rsrs

A.Paula.Sz 12/09/2023minha estante
Quero muito ler o livro dela, Thaí, todas as histórias do livro da Avó me emocionaram, mas a dela foi ainda mais emocionante

Thaí 12/09/2023minha estante
Verdade, Paula, ela foi de personagem mais chata a mais querida ?
Na minha cabeça ela e Ove seriam melhores amigos!

vthella. 13/09/2023minha estante
vi o video de uma menina flnd desse livro, e agr q vc fez essa resenha me deu mais vontade de ler o livro

Mike27 13/09/2023minha estante
Daniella, passa vontade não, você não vai se arrepender. Esse foi um dos melhores livros que eu li esse ano!

Dani.S 13/09/2023minha estante
Favorito da vida ??

Rosangela Max 31/12/2021

Meu rabugento favorito.
A princípio, Ove parece ser aquela pessoa cri-cri, mal-humorada, metódica, que fica caçando motivos para reclamar de tudo e de todos. Mas, conforme a história evolui, vemos o por quê dele ser assim. E gosto como esta revelação vai sendo feita aos poucos.
O autor fez um trabalho brilhante em contar esta história. Me conquistou logo nas primeiras páginas e, por isso, ganhou o segundo 5 estrelas do ano.
Já quero ler todos os livros desse autor.
Eu não podia ter escolhido um livro melhor para concluir as leituras de 2021.
Recomendo muito!
Katia C. Menezes 31/12/2021minha estante
Amoooo.??

CPF1964 01/01/2022minha estante
Uma das melhores leituras que fiz este ano. Um dos raros livros que dei 5 estrelas. Já li 3 livros dele. Todos esse ano.

CPF1964 01/01/2022minha estante
Em 2021 digo

Rosangela Max 01/01/2022minha estante
Ah, que legal! Pretendo ler outros livros dele em breve. ??

Dani.Ferreira 25/05/2022minha estante
Nas primeiras páginas você vai odiar Ove. Depois você ama absolutamente. Me emocionei muito. Amei ??

Vênus_Alice 22/05/2024

Um homem chamado Ove
Que história!!!! A minha sensação é que acabei de ler o maior livro do ano, mas olhandobmeu histórico, li tantos livros ótimos.
Mas com toda certeza foi o livro que me tocou profundamente e sinto que li no momento que meu humor mais conectaria com a história, então de certa perspectiva e categoria, sim é o melhor livro do ano.

A leitura começou bem parada, monótona, rotineira, o que me fez pensar o que tinha demais para o livro ficar famoso, mas persisti, sou muito curiosa kkkk.

A medida que fui lendo, o Ove não parecia só um velho rancoroso, mas humano e rancoroso e esse lado humano me conquistou.
Ele me ganhou na dor, nos raros sorrisos, no seu amor, na raiva, nas tentativas de acabar com a sua dor e todos os laços que o amarraram nessa Terra por mais tênue e por mais que ele tenha tentado impedir.

A história dele me lembra das minhas mais profundas crises depressivas, que parece que a vida só tem o fim com a morte e esse é o único propósito, todos o resto é vazio.
Mas as vezes, o universo nos surpreende com o amor que nos pega de surpresa e se torna notável.
As vezes a vida nos presenteia com pessoas, momentos, situações, histórias e lutam, que fazem a pena viver mais um pouco e desbravar o mundo que pode ser bem difícil.

Eu me emocionei muito nos últimos capítulos e essa história sempre terá um espaço dentro de mim.

A vida pode ser notável, assim como o amor, algo, alguém e a morte.
Rodrigo.Macedo 22/05/2024minha estante
Tive a mesma impressão... o começo lento, mas o autor só estava nos aprofundando na alma do personagem. Deu até vontade de reler com essa resenha. Dá uma chance pra adaptação cinematográfica estrangeira. É belíssima.

Vênus_Alice 23/05/2024minha estante
Não sabia que tinha adaptação, obrigada pela dica!
Concordo com você, muito obrigada ?

Fabio 23/05/2024minha estante
Adorei a resenha, Alice!???
Parabéns!!!???

Vênus_Alice 23/05/2024minha estante
obrigada Fábio! ?

itz.lanay 31/01/2024

A vida é uma Coisa Curiosa
Quem diria que uma história de um senhorzinho ranzinza me deixaria tão emotiva e ao mesmo tempo ter me ensinado tanto. É de confortar o coração mais também de parti-lo em pedaços. "O amor é uma coisa estranha. Apanha-nos de surpresa".
Teve um pouquinho de tudo, é de rir e de chorar, apesar de ser escrito com tamanha sensibilidade. A forma como ele amava a Sonja nos mínimo detalhes "Era um homem de preto-e-branco. E ela era cor. Toda a cor da sua vida", e como ele demonstrava o seu amor sendo a pessoa que é, apesar de tudo. Foi lindo ver os efeitos das amizades, e muita delas inesperadas, e mais lindo ainda pode acompanhar como o vínculo dessas amizades salvaram o querido vovô Ove.
Sem sombra de dúvidas, é uma história cativante!
Jenni 31/01/2024minha estante
Amo demais esse livro

bianquicha 31/01/2024minha estante
n cheguei a ler o livro mas o filme é perfeito demais

Gabrielle.n 31/01/2024minha estante
parece tão bom, eu amo o filme

itz.lanay 31/01/2024minha estante
@bianquicha assistirei

itz.lanay 31/01/2024minha estante
@ Gabrielle.n estão falando tão bem do filme, o que me resta é assistir também

Juan199 31/01/2024minha estante
@itz.lanay Assiste o filme novo com o Tom Hanks, é muito bom!!!

Apolyane Farias 31/01/2024minha estante
Eu assisti o filme, realmente é muito bom. Talvez tenha sido bem fiel ao livro, já que essas mesmas emoções foram passadas.

-Koraline 05/12/2023

Ove é um homem mau humorado, e ao mesmo tempo extremamente bondoso sem a intenção de demonstrar isso. Esse livro me encantou muito, eu amei todos os personagens, Ove é um homem complexo e encantador, as situações são hilárias, e isso só é reforçado com o nome dos capítulos. A interação de Ove com os outros moradores é muito envolvente, só gostaria que tivessem tido mais cenas entre ele e as crianças. Enfim, leia esse livro, ao mesmo tempo que é dramático e triste, é muito engraçado.

Raianna 01/01/2024

Um velhinho ranzinza que ganhou meu coração
Confesso que não esperava me apaixonar por Ove. Afinal, ele foi um vizinho chato, ranzinza, resmungão e antissocial. Mas é exatamente por esses motivos que a gente passa a ama-lo.
Você vai rir muito. Mas vai chorar ainda mais. Ove é digno de mil estrelas!
abelha6 01/01/2024minha estante
Nossa sim, no final vc fica: onww

Raianna 01/01/2024minha estante
Eu choreii muiito

resenhasdajulia 03/06/2022

A melhor leitura do ano, até agora
Eu estava precisando ler um livro que me prendesse desde o início e, como amei Gente Ansiosa, decidi ler outra obra do autor. E foi a melhor escolha que eu poderia ter feito.

Ove tem cinquenta e nove anos e é visto como uma pessoa muito ranzinza, impaciente e antissocial. Mas como ele vai ter paciência com as pessoas se hoje em dia elas não querem mais ter responsabilidades? Afinal, ninguém mais sabe trocar um pneu, escrever à mão ou usar uma chave de fenda. Tudo se resume à internet e, para Ove, isso é um absurdo.

Depois que conheceu sua esposa, Sonja, Ove percebeu que, antes dela, ele não vivia de verdade, e, após ela falecer, Ove decidiu que não há mais motivos para continuar vivo, já que Sonja dava cor ao seu mundo.

Disposto a dar fim à própria vida, Ove sempre é interrompido por alguém precisando de algum favor e, como a boa pessoa que é (bem lá no fundo), ele sempre ajuda. E assim os dias vão se passando...

O que Ove não imaginava é que começaria a enxergar as coisas de outra forma após conhecer seus novos vizinhos.

Eu soube que iria favoritar esse livro desde o momento em que eu li a sinopse, que já me deixou emocionada.

É um livro sobre amizade, amor, família e luto, que me fez rir muito e também chorar muito.

Enfim, nada do que eu escreva será o suficiente para demonstrar todos os sentimentos que esse livro me causou.
Amei acompanhar a história de vida do Ove e sempre vou levar ele em meu coração.
Cleber 04/06/2022minha estante
Adorei a resenha! Fiquei com vontade de ler também, já tinha visto o filme e gostei da história.

resenhasdajulia 04/06/2022minha estante
Obrigada, Cleber! Quero muito ver o filme também!

DANILÃO1505 30/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Rogersique 19/12/2023

Surpresa agradável
Comecei a ler esse livro sem saber nada sobre ele, tampouco que havia um filme com tom Hanks. Coisa que só fui descobrir, por acaso, depois da leitura.
O livro é ótimo, emocionante e cativante.
O primeiro diálogo do Ove com sua esposa, onde ele não recebia respostas, foi incrivel.
Tudo nesse livro me emocionou.
Thaí 19/12/2023minha estante
Foi um dos meus preferidos desse ano!

A.Paula.Sz 19/12/2023minha estante
E eu que peguei esse livro por engano, e depois resolvi ler só porque achei o sumário "peculiar"?! Rsrs.... foi uma grata surpresa, é um dos favoritos da vida e me fez fã do autor, cada livro dele me emociona mais q o anterior ?

Águida Moreira 19/12/2023minha estante
Eu amei ler este livro! ??

cxrolina 07/08/2023

?o co­ra­ção de Ove é gran­de de­mais.?
? esse livro faz com que você nem precise dizer muito sobre ele, simplesmente incrível.
fazia muito tempo que eu não lia algo que me tocava tão profundamente.
uma história que se torna gigante dentro da maior simplicidade. eu amei!
juliapachsco 03/01/2024minha estante
Acabo de baixar esse livro após ver que você deu 5 estrelas! Começando a lerrr

cxrolina 03/01/2024minha estante
aaaa depois me conta o que você achou por favor! eu acho tão lindo, espero muito que goste

Beatriz 22/04/2023

Livro mais lindo que já li.
Me tocou em pontos extremamente pessoais e mexeu em temas que são exatamente do meu gosto.

a escrita do fredrik é impecavel, acho que não tem descrição exata, pq não se trata de uma escrita comum, ela é leve, fácil, engraçada e também LINDA

os personagens então puff, já li gente ansiosa e eu sou encantada mas personas que ele cria principalmente as rabugentas que sempre são meus favoritos, parece que pessoas diferentes escreveram cada um.

senhor, que livro.

já sabia que eu ia gostar então não foi nenhuma surpresa, já esperava muito e me entregou muito.

Deise 02/05/2022

OVE, OBRIGADA POR TUDO! TE AMO S2!
Esse é o segundo livro que leio do autor, o primeiro foi: Gente Ansiosa. Eu sou suspeita para falar, porque eu amo o estilo da escrita e os diálogos. Já vi pessoas falando mal do estilo de escrita do Fredrik, mas aí vai de cada um. Pra quem gostou do primeiro livro, muito provavelmente vai gostar desse também. Estava com um medo de não gostar desse, de não achar a leitura fluida e por isso demorei tanto pra ler, porém eu estava enganada(ainda bem kkk). Esse livro conta a história sobre um velho bem ranzinza de 59 anos que após a morte da esposa ele não vê mais sentido na vida, ele odeia tudo e todos. Por causa de sua solidão ele decide tirar sua própria vida, mas toda vez que Ove decide se matar algo ou alguém aparece e ele acaba deixando a ideia de lado. Porém, cada dia que passa ele vai desistindo dessa ideia do suicídio. Eu amei os personagens, são muito carismáticos(até o gato). Não imaginava que ia gostar tanto do Ove, no começo ele é um velho bem amargurado. Mas ao longo do livro ele vai mudando de personalidade e se torna bem adorável, tudo graças a uma família que de muda para seu bairro. Eu amo esse velho ranzinza, ele me fez rir, sentir amor, carinho e empatia. Esse livro aborda assuntos bem delicados, como: suicídio, aborto, homofobia, luto etc. Foi uma leitura prazerosa e tirei várias lições de vida. É um livro incrível! Recomendo muito!!!
?Quem não fala muito raramente fala merda."
"Mas, se alguém perguntasse, ele diria que não tinha vivido antes de conhecê-la. Nem depois de perdê-la."
"A morte é algo bastante notável. As pessoas vivem a vida inteira como se ela não existisse e, no entanto, ela é um dos maiores motivos para se viver a maior parte do tempo."
"E o tempo é algo notável. A maioria de nós vive só para o que está diante de nós. Alguns dias, algumas semanas, alguns anos. Um dos momentos mais angustiantes na vida de qualquer pessoa é provavelmente o dia em que se percebe ter chegado a uma idade em que há mais tempo olhando para trás do que para a frente."

César 29/11/2020

Um homem chamado Ove e uma resenha de um cara chamado César
Ove é um homem de 59 anos que acabara de perder a esposa para o câncer, e de ter sido demitido do emprego por causa de um problema no coração. Mal humorado de um jeito um tanto carismático, ele é um cumpridor ferrenho de regras e move mundos para assegurar que estejam sendo cumpridas também pelo demais. Ove sente uma saudade extrema da esposa, e esse sentimento acaba fazendo com que ele decida tirar sua própria vida. No entanto, quando está prestes a cometer o ato seus novos vizinhos o interrompem após quebrar sua caixa de correio numa tentativa mal sucedida de dar ré no carro.

A partir daí, acompanhamos as várias tentativas frustradas de Ove de morrer, sempre interrompidas por alguém precisando de um favor seu. Paralelamente, somos apresentados em capítulos alternados a história de Ove, desde sua infância com a morte prematura da mãe e o pai de poucas palavras, até o conjunto de acontecimentos que o levaram a conhecer Sonja e se casarem, e enfim a morte da esposa.

"Um homem chamado Ove" é repleto de cenas de humor genuíno, que arrancam risadas fáceis do leitor. Entretanto, devo confessar que gostei mais de Ove que da história em si. Não que seja ruim, muito pelo contrário, me prendeu do início ao fim, apenas não há nenhuma novidade no enredo que já não tenhamos visto em outras obras do gênero. Outro fator que fez com que eu não desse uma avaliação 100% foi a construção dos personagens. Com exceção do protagonista e de sua vizinha Parvaneh, os demais são um tanto caricatos e meio rasos, não fizeram com que eu me conectasse totalmente a eles.

Apesar desses pequenos pontos negativos, é uma leitura que recomendo bastante. Muitos leitores vão se ver em Ove ou associa-lo a alguém que conhecem. É um livro leve e emocionante quando precisa ser, uma leitura ideal para nos arrancar sorrisos em meio a tempos tão sombrios.

Adna31 24/04/2024

Por mais homens chamados Ove
No início eu julguei muito o Ove, mas com o desenrolar eu passei a amar ele, entender ele e até a me identificar com ele.

É um livro que deixa o coração da gente quentinho, muito feliz por poder ler ele.

Recomendo muito a leitura!
Pri 24/04/2024minha estante
Eu amo esse livro!!!!!

Aline.C 24/04/2024minha estante
Também amei! O filme Também é bom. Tom Hanks está perfeito como Ove.

Adna31 24/04/2024minha estante
Aline.C obrigada por me fazer querer ver o filme..haha

Pri 24/04/2024minha estante
Eu vi o filme sueco e o do Tom Hanks...
Preferi o sueco kkkk (acho que manteve melhor a personalidade fo Ove mais jovem).
Mas Tom Hanks foi mto bom mesmo

Adna31 24/04/2024minha estante
Pois pronto Pri, agora terei de ver os dois..kkkkkk

Aline.C 25/04/2024minha estante