O que é família

O que é família Danda Prado

Resenhas - O Que é Família

Canoff 21/03/2024

(...) homens e mulheres não são iguais e nunca serão. Ambos desempenham papéis insubstituíveis na sociedade. (...)
Para algumas pessoas, essa resenha pode causar repulsa e gerar certa polêmica. Algumas coisas devem ser ditas de forma objetiva. Se você pretende realizar essa leitura, recomendo que não leia esta resenha.

Iniciei esta leitura sabendo que discordaria de vários pontos colocados em pauta pela autora. O fato de Danda Prado ser feminista já a desqualifica para escrever sobre o conceito de família. Independente da formação dela ou de outras bases que ela venha a ter, o pensamento feminista derruba qualquer argumento da autora. Embora o intuito dela fosse não transmitir suas opiniões (o que é impossível), é notório que ela tece críticas tênues aos homens em todo o livro.

Além dessas críticas, a autora deixa escapar algumas opiniões típicas do pensamento feminista. Ela não fala em momento algum sobre a importância dos homens e mulheres e, principalmente, da importância da família nuclear/tradicional. Em meio a toda essa narrativa disfarçada de panfleto ideológico, não posso negar que há pontos que fazem sentido e que, de certa forma, há uma concordância da minha parte com a autora.

Era esperado que ela, uma escritora feminista, despejasse esporadicamente suas opiniões. É esperado que o autor teça críticas pessoais ao tema que escreve. Entretanto, isso não pode fugir da normalidade e, muito menos, ser usado como Danda usou. Escrever um livro com o objetivo de desmistificar o conceito de família e não colocar a família nuclear como objetivo a ser seguido é puramente mal-intencionado. Tentar relativizar tudo e não dar um horizonte a ser seguido só mostra que o objetivo do livro é debulhar ideologias e não instruir quem o lê.

Não me importa a sua formação acadêmica, a sua religião ou qualquer outro direcionamento que você leve em consideração ou se baseie. A família a ser seguida é a família nuclear. Não ter uma família nuclear não é motivo para relativizarmos com o intuito de nos encaixarmos. Relacionamentos homossexuais não são e não podem ser considerados um conceito de família a ser seguido. O homossexualismo não deve ser normativo. A família nuclear é a espinha dorsal da civilização e não devemos relativizá-la com o objetivo de agradar uma massa. A escolha da autora em esmiuçar os tipos de família é louvável, mas querer substituir a família nuclear pelo simples fato de ela não ser mais tão presente no Ocidente não é o caminho correto a ser seguido. As pessoas precisam saber que embora não tenham uma família nuclear, ela não pode ser substituída por qualquer outro tipo de família.

Este livro, mesmo curto como é, poderia ser um belo manual a ser seguido quando o assunto é a instituição familiar. A autora tinha tudo para escrever algo interessante e que servisse de material para futuras pesquisas no cenário social e antropológico. Mas, como dito anteriormente, ela permitiu que sua ideologia transpusesse a verdade irremediável e acabou caindo em narrativas mentirosas. A todo momento, ela pincela argumentos acerca da disparidade entre homens e mulheres nos âmbitos financeiro e social, mas não explica o real motivo por trás dessa disparidade. Entenda, Danda: homens e mulheres não são iguais e nunca serão. Ambos desempenham papéis insubstituíveis na sociedade e quando o assunto é família (que você tentou abordar em seu livro), a ausência de qualquer um acarreta em problemas infindáveis. Você, autora, escolheu usar as últimas páginas do seu livro para homenagear Simone de Beauvoir, uma aliciadora de menores - bela personalidade para um livro que fala sobre família, não acha? Com os capítulos que foram colocados pela autora, dava para abordar assuntos importantes para a pauta proposta. O livro é completamente incompleto e deveria adequar-se aos problemas familiares atuais, mas não é isso que acontece. Mais um livro que não agregará nada para estudos sociais.
Jessica M. 22/03/2024minha estante
Robson, você adora jogar a bomba e sair correndo ? Esperando as críticas ?

Canoff 22/03/2024minha estante
Mesmo com o Skoob se tornando um lugar complicado para falar algumas verdades, não posso curvar-me diante disso. Se você for analisar minuciosamente o que eu escrevi, verá que é a verdade. Entendo que muitas pessoas não façam parte de uma família nuclear(eu mesmo não faço), mas isso não é motivo para que tentem desconstruir uma coisa que fundou a civilização Ocidental. Relacionamentos homossexuais existem, mas não podem ser colocados como exemplos de família basilar.

Michela Wakami 22/03/2024minha estante
Não podemos nos calar diante da tirania ideológica que está tomando conta do mundo. Parabéns, pela sua resenha, Canoff.

marcella.more 23/03/2024minha estante
Concordo com muitas das suas resenhas, mas ?relacionamento homossexuais não são e não podem ser considerados um conceito de família? ???? Não li o livro (ainda, pq depois dessa resenha cm crtz entrará na minha lista) ,mas creio que a definição de família vai muito além de um conceito hétero normativo, ainda mais nos dias atuais.

Canoff 23/03/2024minha estante
Marcella,

Eu não disse que casais homossexuais não constituem família. A minha crítica está no querer da sociedade em substituir a família nuclear. Dois homens não saberão criar uma menina da forma que deve ser. Assim como duas mulheres não saberão criar um menino devidamente. Não tenho outorga moral nenhuma para dizer que dois homens não constituem família quando, na maioria das vezes, são pais adotivos de crianças que foram abandonadas pelos pais biológicos. Eles formam família, mas não substituem a família nuclear.

marcella.more 24/03/2024minha estante
Ainda discordo. Quantas mulheres criam seus filhos sozinhas, e conseguem fazer isso devidamente? E quantos pais (um homem e uma mulher) negligenciam a criação dos filhos? Ter um núcleo familiar positivo é bem mais sobre se esforçar em ser uma família boa e prestativa do que necessariamente ter ?um homem como exemplo para os filhos e uma mulher como exemplo para as filhas?.

Canoff 24/03/2024minha estante
Concordo que há muitas mulheres que criam seus filhos de forma adequada, mas não podemos dizer que um menino criado apenas pela mãe não sofre com a ausência do pai. Isso também acontece com as meninas criadas pelos pais. Eu mesmo moro com minha avó e meus pais são separados. Não posso dizer que não tenho família. Meu argumento não é negar que outras formas de família não sejam consideradas família. Estou apenas dizendo que a família ideal é a família nuclear. Admiro os pais que criam seus filhos sozinhos, mas não podemos considerar essa situação como ideal. O correto é ter uma família nuclear. Se muitos não tiveram a oportunidade, devem buscar construir essa família com suas esposas/maridos. O objetivo é ter uma família nuclear. Se não for possível, tudo bem, mas a meta é ter uma família nuclear. A presença tanto do pai quanto da mãe é fundamental para a família. Quando um deles está ausente, os filhos sofrem emocionalmente e podem sentir falta de orientação. A mãe não substitui o papel do pai na vida do filho, e o pai não substitui o papel da mãe na vida da filha. Se a família nuclear é constituída por mãe e pai, isso não é à toa. A ausência de qualquer um resultará em danos irremediáveis.

Babi159 24/03/2024minha estante
Os livros didáticos brasileiros já colocam as famílias homossexuais como normais, como verdadeiras famílias.

Canoff 24/03/2024minha estante
É... Essa tentativa de tornar tudo subjetivo que é o problema.

Alê | @alexandrejjr 11/04/2024minha estante
"Família nuclear", "homossexualismo"?? Inacreditável ler um texto desses numa rede de leitores. Leitura definitivamente não está ligada à inteligência... só vejo aqui ressentimento, preconceito e tergiversação em um texto repetitivo ao extremo. O conservadorismo é de uma pequenez retrógrada sem solução, sem horizonte...

Canoff 11/04/2024minha estante
Beleza, fera! Abraços!