É uma pena não viver

É uma pena não viver Rubem Alves
Gonçalo Junior

Resenhas - É UMA PENA NÃO VIVER

André Ricardo Veraz 28/05/2021

É muito bom saber que contInuas por aqui: em cada obra tua
Comecei a ouvir sobre Rubem Alves em algumas canções da Banda Catedral.
Até o momento, li tão somente um livro seu: Variações sobre o Prazer, 2011.
Porém, tanto as canções ouvidas quanto o livro lido me deram a imensa curiosidade de saber quem era o homem, Rubem Alves, nos bastidores, em seu esconderijo dentro de si mesmo.
Gonçalo Júnior, autor dessa obra magnífica, conseguiu desnudar isso. Acredito que jamais alguém será capaz de nos fazer vivenciar o outro completamente, porém, abrir a cortinas do palco ou limpar a vidraça para que possamos ver ou espiar melhor, Gonçalo, fez com maestria. E assim, pude encontrar Rubem Alves por inteiro, em sua: simplicidade, humanismo e provocação. E é muito bom saber que Rubem Alves continua por aqui em cada obra sua em palavra escrita ou dita por ele.
Silvia.Adolfo 13/09/2022minha estante
Leiam Entre o Tempo e a eternindade...um dos que ais gosto

Josana.Baltazar 05/08/2020

Sempre gostei de biografias, mas desta tinha um pouco de medo, pois muito fã do escritor que com certeza acabamos por idealizar e ter dificuldade de ver como seres humanos " normais " com qualidade e muitos defeitos, mas valeu a pena e aumentou minha admiração, bem escrita e com Informações valiosas

Olivia.Carvalho 23/12/2015

Tocante
uma biografia linda de um grande homem, completamente apaixonada por Rubem Alves

regifreitas 04/05/2016

bateu uma tristeza quando li o último capítulo sobre a vida de Rubem, como foram difíceis e sofridos seus últimos dias. mas acima de tudo aumentou ainda mais a admiração pelo autor, principalmente ao sabê-lo possuidor de tantos defeitos que sua vida pública nunca deixou transparecer. isso o tornou ainda mais humano! ainda mais excepcional!
Tellys 20/10/2017minha estante
undefined

Tellys 20/10/2017minha estante
É a humanidade que tanto faz falta aos "heróis" de nosso tempo. Num universo de histórias fantasiosas, dos fakes para todos os gostos e estilos, ler sobre alguém que sendo essencialmente humano deixou para nós um legado imenso, nos devolve um pouco de esperança e, porque não, fé.

Tellys 20/10/2017

Magnífico!
A biografia de alguém que ousou ser um homem de seu tempo e viver à frente dele. Rubem Alves é daquelas figuras que passam pela vida e deixam legado para ser visto, revisto, estudado e compreendido pelas várias gerações que sucederem sua época. Homem de palavra fácil, amigo, simples, amante da vida. Educador. Conhecer um pouco de sua história e trajetória nos faz retomar a esperança na humanidade. Nos faz acreditar num mundo possível onde o amor é o fio condutor da narrativa.

Lucas.Lauro 11/08/2019

Rubem Alves eterno.
É um livro incrível. O autor viveu sua vida toda entre o calor da poesia e a frieza dos humanos. Mesmo assim levou junto consigo o melhor da vida. Amou muito e foi muito amado por muitas pessoas. Rubem gostaria de ser lembrado como um escritor que te devora enquanto você lê suas obras, ele conseguiu fazer isso. Após essa leitura levo mais um pouco de Rubem Alves para minha vida. Obrigado por ter transformado os sentidos em poesia e imagens que nos dão significado para seguirmos nossas vidas.

Christiane 24/07/2021

Uma biografia sobre o educador e escritor Rubem Alves.

Uma história rica que se inicia no interior de Minas Gerais, passa por várias cidades de Minas, Rio de Janeiro, Campinas e pelos Estados Unidos. Desde uma infância que foi difícil em termos financeiros para sua família que havia perdido tudo, mas que não afetou na época a infância de Rubem, pois como ele mesmo diz, não tinha parâmetros para isto, não sabia o que era ser pobre, até chegar ao Rio e entrar para um colégio onde estudavam vários alunos ricos. E foi justamente aí que um colega ao rir dele o marcou profundamente levando-o a tomar decisões que mais tarde teria que rever e avaliar até que ponto foram boas para ele ou não.

O relato nos fala da formação intelectual de Rubem e também de seus estudos de teologia, de sua participação na igreja Presbiteriana, e de seu excesso de rigidez moral na época em que seguia e acreditava nos preceitos da igreja. Quando veio a ditadura sofreu uma grande decepção, pois foi justamente estas pessoas da igreja que o denunciaram, levando-o ao exílio nos Estados Unidos para não ser preso. Foi um dos primeiros a falar na Teologia da Libertação apesar de isto não lhe ser creditado após, cabendo a Leonardo Boff este mérito.

Trabalhou como professor e isto o levou a rever as questões educacionais brasileiras e em geral, criticando-as em busca de uma nova maneira de se educar que fosse mais sensata e de acordo com os dons e habilidades de cada aluno. Uma educação que visa ao viver, e não a passar de ano, obter notas, decorar, aprender coisas que muitas vezes se tornam inúteis na vida de muitos, em prol de um aprendizado mais humanista, voltado para a vida e o bem viver.

Confesso que a parte que se refere à Igreja Presbiteriana foi um pouco cansativa pois ocupa um grande espaço do livro, mesmo considerando que ela realmente foi uma grande parte da vida de Alves.

Adentramos também na vida familiar de Alves e dos seus amores, esposa, companheira, filhos. O livro foca mais o lado de Taís, a companheira dele do que a de Lidia, apesar de sua presença e força durante toda a vida de Rubem, mas lemos sobre a dor de Taís com a separação e nada é dito sobre a dor de Lídia quando o marido a deixa para ir viver sozinho e manter uma relação com Taís, com quem ele nunca quis morar junto, o que acabou deteriorando a relação de ambos, apesar do grande amor que os unia. Raquel a filha caçula de Rubens foi um grande aprendizado para ele, ela nasceu com lábio leporino e o céu da boca dividido levando a ser necessário várias cirurgias em sua vida. E foi justamente aí que ele começou a contar histórias que se transformaram em seus livros infantis. Era uma forma de dar coragem à filha.

É um belo livro, um relato de uma vida vivida, com todos seus obstáculos, perdas, alegrias, vitórias. Vale a pena ler.