Jornal Nacional

Jornal Nacional William Bonner

Resenhas - Jornal Nacional

Tarcísio 20/07/2010

Este é, definitivamente, um livro que merece ser lido. Não só lido, mas apreciado. O material utilizado na confecção do livro é de excelente qualidade, proporcionando um "contato" muito gostoso com as páginas. Com uma qualidade gráfica espetacular, mostra-se bem rico também em fotos.

Dividido em capítulos muito bem pensados e organizados, o livro permite ao leitor uma viagem aos bastidores do mais importante telejornal brasileiro. Bonner utiliza de exemplos muito claros para descrever situações pelas quais toda a equipe do JN passa no dia-a-dia. Ao contrário do que muitos pensam, existe um trabalho incansável, que envolve inúmeras pessoas praticamente o dia todo.

Importante também destacar a humildade do autor ao citar algumas situações em que seus próprios erros poderiam ter gerado situações constrangedoras. Com isso, enfatiza o papel da equipe e também descreve com propriedade a importância de uma hierarquia profissional.

Enfim, leitura indicadíssima a todos, tanto àqueles da área de jornalismo quanto aos que sempre tiveram o Jornal Nacional como sua ferramenta diária para ver o que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo.

24/11/2009

O livro começa meio chato, com muita "exaltação" à Globo e ao próprio JN... Mas acho que isso não tinha como ser diferente...

Depois melhora um pouco, quando o autor começa a discorrer sobre o dia-a-dia típico do telejornal. Com um pouco de empenho, é possível tirar muitas lições da estrutura enorme que é preciso pra manter sempre atualizadas as notícias do jornal, especialmente no que diz respeito às constantes mudanças de última hora.

Mas o livro tem seu ápice mesmo numa terceira parte, onde o autor conta os dias atípicos dentro do Jornal Nacional, como a cobertura da morte do Papa João Paulo II (emocionante!), as coberturas das eleições presidenciais de 2002 e 2006 e as viagens com a Caravana JN (muitas aventuras!), por exemplo.

No final, o relato cai um pouco novamente quando o autor discorre sobre os desafios que os editores enfrentam para garantir a clareza nas notícias. Neste trecho, acho que o leitor poderia ter sido poupado da polêmica visita dos professores da USP, onde um dos professores "atacou" o Bonner na revista Carta Capital. Imagino o quanto deva ter sido constrangedor para o apresentador, mas senti uma espécie de "revanche" quando ele colocou isso no livro.

Enfim, é um livro interessante, vale pela curiosidade.

Guilherme 13/02/2010minha estante
Globo é Globo em qualquer situação e Viva!

Diogo 19/06/2011

Galera que reclama que o livro "puxa sardinha" para a Rede Globo. Pô, o livro é da Globo e mostrando como se faz um jornal da Globo. É claro que tem que falar como é as coisas na Globo x)

De qualquer forma, o livro é muito bom tanto para quem é espectador quanto principalmente para quem é jornalista. Algumas coisas podem ser usadas para aprender como se faz jornalismo de TV. A parte sobre os JN Atípicos são muito interessantes de se ver e sobre o JN normal é legal para analisarmos como é o dia a dia na redação de um jornal televisivo.

Bruno Dantas 01/08/2010

Resenha Particular
Data de início da leitura: 29/07/10
Data de término da leitura: 01/08/10

O livro lido do ponto de vista de um estudante de jornalismo é, sem dúvidas, muito interessante. Creio que mesmo aquele futuro jornalista que não se interessa por televisão, vai sentir um pontadinha de curiosidade de trabalhar por um período na frente das câmeras (ou atrás delas) ou, no mínimo, vai passar a respeitar mais ainda esses profissionais.
As histórias são muito instigantes (principalmente as que se referem aos dias atípicos) e nos mostram que nada do que é veiculado por meio do Jornal Nacional é acidental.
Mesmo com todos os erros (propositais ou não - já que se trata da Globo, uma empresa capitalista, etc.), temos certeza de que a intenção desses nossos "amigos da bancada do JN" são as melhores para com os telespectadores.

Júnior 21/01/2011

Perfeito
Livro perfeito para jornalistas e futuros telejornalistas. Essencial para quem quer ser telejornalista, mostra o dia a dia em um telejornal de maneira clara e com uma maneira que prende a leitura muito fácil. Li em 3 dias.

Moises Celestino 20/08/2020

Por Dentro do Jornal Nacional...
De acordo à apresentação do presente conteúdo segue a seguinte descrição: "Este livro tem o objetivo de mostrar de maneira clara, mesmo para quem não seja profissional do jornalismo, como é construído, dia a dia, o telejornal de maior audiência da televisão brasileira". Comprei um exemplar e não me arrependo de jeito nenhum, pois, o conteúdo, lido na íntegra, é muito interessante e super recomendado, principalmente, para estudantes e profissionais do setor, e demais interessados que curtem histórias de bastidores e fatos relevantes que fazem parte deste importante veículo de comunicação.

TatianaTati 30/05/2010

Menos Globo, mais telejornalismo.
Tirando a excessiva exaltação à Rede Globo, é um bom livro sobre telejornalismo. O cotidiano da produção de um telejornal nacional, a produção do espelho, o trabalho de ser apresentador e editor-chefe na hora que o jornal está acontecendo, esses são alguns pontos interessantes. O ponto alto do livro fica por conta da história das coberturas especiais (a morte do Papa João Paulo II e a Caravana JN), muito estressante, muita correria, em qualquer lugar, em qualquer emissora.
Outra parte que não gostei foi a babação em cima do Ali Kamel. Menos, Bonner, menos.

Quanto ao revide na "questão Homer", achei interessante ele ter esclarecido a história do ponto de vista dele. Já assisti a uma palestra do William Bonner, quando do lançamento do JN - Como Fazer, e ele fala mesmo muitas coisas que não são "publicáveis", mas não justifica alguém de repente se sentir "ultrajado" com o que o Bonner disse, até porque ele abre espaço para discussões, ele conversa cara a cara com as pessoas (sejam estudantes, sejam professores). Não vejo JN, não sou fã do Bonner, mas não deixo meu gosto interferir nisso.

@Renanlandim22 28/03/2010

JN
Um livros muito interessante.....para as pessoas q estudam jornalismo. Possui detales muito tecnico q nao acrescentam em nenhum aspecto a minha vida. O autor é muito repetitivo o q torna o livro chato e devargar.Porém vc consegue tirar informaçoes bastante interessantes. Gostei de ter lido, pois foi uma esperiencia a mais!

Ely Varella - terapias que iluminam 21/02/2010

Este seria um livro que eu nunca iria ler, se não fosse o fato de meu filho, iniciante do curso de jornalismo, não tivesse emprestado de uma colega de classe. Ao ver o livro tão perto das minhas mãos, comecei a lê-lo. Que surpresa maravilhosa. Um livro escrito de forma simples, direta, "compreensível" como são as matérias do Jornal Nacional. William Bonner, esse querido profissional que entra em minha casa todas as noites para me manter informada dos fatos do Mundo, me proporcionou uma leitura deliciosa por trás dos bastidores da notícia. Para os estudantes de jornalismo, para os curiosos... vale a pena.

Silva Júnior 27/06/2010

gosto pelo jornalismo
Um livro essencial para os amantes do bom jornalismo, mas, como o Jornal Nacional faz parte do dia a dia dos últimos 40 anos do Brasil, também pode ser lido e entendido por qualquer pessoa, pois, William Bonner consegue transmitir de forma clara como é produzido este que é o maior telejornal do Brasil. Também deixa claro o objetivo do JN que é desde 1969 “mostrar as principais notícias do Brasil e do mundo com clareza, isenção, pluralidade e correção”.
O material do livro é de excelente qualidade, com ótimas fotos, muito bem ilustrado. O texto é ágil e de fácil leitura, portanto, eu li e recomendo!

Joao Neto 25/04/2011

Exaltação
Poderia ser mais objetivo. Evidencia inúmeras vezes o papel do telejornal ao invés de manter o foco na proposta do livro.

Jayhana 02/05/2017

Jonal Nacional Modo de Fazer, de William Bonner
O livro foi escrito por William Bonner em 2009, quando o Jornal Nacional completava seus 40 anos. Construir um Jornal, completar seus 40 anos e ter credibilidade, requer muito, mas muito trabalho mesmo, e é exatamente isso que Bonner tenta nos transmitir. Este é um livro que indico para todos aqueles que querem ou cursam Jornalismo, mas ele não é só voltado para esse público, para aqueles que são leigos a leitura flui muito bem, pois Bonner tenta esclarecer cada assunto para todos. Não, não é uma receita para ser um excelente Jornalista, mas com essa leitura você já pode ter uma noção de como preparar um bom Jornal.
Ao preparar um Jornal, seja ele televisivo, ou impresso, é necessário uma equipe dedicada e bem disposta (como em todos os trabalhos, ou pelo menos a maioria rs). Bonner explica ao leitor como funciona o Jornal Nacional, o que já podemos usar como base, pois a maioria dos Jornais caminham do mesmo jeito, o que pode diferenciar é em suas editorias, por exemplo. O autor nos traz uma rotina de quem trabalha no Jornal Nacional, a pesquisa pelas notícias, que são buscadas por todas as filias da Rede Globo que estão espalhadas pelo País e até fora do Brasil, quais notícias vão para o Jornal Nacional.
Além disso, ele fala um pouco sobre reunião de pauta, espelho, lead, como escolhem os assuntos, o que é relevante e irrelevante, o que é feito se surge uma notícia de última hora e precisa ser noticiada na edição daquele dia, e etc. Tudo isso com clareza para os que são ou não leigos na área.
Ele fala sobre as notícias que foram mais repercutidas, como a morte do Papa João Paulo II, o ataque às Torres Gêmeas, e a Copa de 2006.
O que eu gostei bastante foi relatos de momentos que ocorrem como Jornalista. Por exemplo, o dia que ele anunciou a morte do Papa João Paulo II, ele disse que ao chegar em Roma tinha que ir rapidamente para onde seria a cobertura do Jornal Nacional, cujo estava apenas um funcionário do jornal com o tripé da câmera para garantir o lugar. Até certo ponto Bonner conseguiu ir de carro, mas chegou em determinado momento que teve que ir a pé, o que não era nada fácil, pois de um lado havia uma barreira com guardas que não o deixaram passar, e a sua frente havia milhares de pessoas que o impediam de andar, foi então que surgiu uma “luz no fim do túnel”, algumas freiras iam passando, e as pessoas abriam o caminho para elas, foi assim que ele as seguiu, logo elas o reconheceram e até pediram que ele mandasse um abraço para Fátima Bernardes. Rs’
Acho muito legal, porque ao mesmo tempo que você trabalha, há uma diversão, eu gosto disso, adoro quando as coisas se resolvem, adoro quando sempre há alguém que com um gesto simples acaba ajudando. Assim como é legal vê você sendo reconhecido pelo que faz, e o Bonner é reconhecido por onde passa.
A leitura às vezes pode ser bem repetitiva, mas acredito que isso seja porque o autor quer deixar as coisas bem claras e fáceis de serem entendidas. Adorei o livro e super recomendo a leitura.

site: http://jayhanadenardi.blogspot.com.br/2016/07/resenha-jornal-nacional-modo-de-fazer.html

Luana 18/11/2022

Sou profissional formada em Jornalismo e comprei esse livro anos atrás, se não me engano, no meu primeiro semestre na faculdade.

Na época tinha o sonho de trabalhar na televisão, especificamente na Globo. Um sonho que claramente morreu com o tempo, após descobrir trabalhos como redação e social media, que atualmente me encaixo melhor.

Mas voltando ao livro, gostei da leitura, a maioria das coisas comentadas que tinham a ver com a parte de escrita ou técnica eu já sabia pois trabalhei na TV da minha faculdade.

Mas é bem legal ver o corre dos jornalistas da Globo.

Eduardo 21/03/2024

Revelou minhas grandes dúvidas
Como estudante de jornalismo, queria ler um livro sobre o funcionamento de um telejornal para me adaptar aos termos e conhecer a rotina de uma redação como um todo. Com certeza o livro Jornal Nacional - Modo de Fazer atendeu minhas expectativas, falando com clareza e detalhadamente sobre a rotina dos trabalhadores. Quero apontar que o livro se enrolou em algumas partes que não precisavam e deixou de fora alguns pontos altos da história do Jornal Nacional. A cobertura do 11 de Setembro e a morte do Papa foram muito bem detalhadas, mas senti vontade de ler essa qualidade de conteúdo em referência a outros acontecimentos, como a do acidente aéreo TAM 3054 que só foi brevemente mencionado.

No geral, o livro atende a expectativa básica: resumir o modo de se fazer telejornal. Porém, não trouxe abrangência quando falado das coberturas, focando em apenas duas e mal citando demais importantes momentos do telejornalismo brasileiro.

William Bonner foi ótimo na escrita desse material!