Crônica de Uma Morte Anunciada

Crônica de Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Leonardo.Fattore 30/08/2022

Primeira vez de Gabo
Este livro foi uma indicação de um amigo, pois ele tinha dúvidas sobre. Infelizmente li de forma despretensiosa, mas é nítido a qualidade da escrita, e o detalhismo por parte do escritor. Agora, cabe a eu, procurar meu amigo para devolver o livro (claro!kk) e trocar ideias.

Anny Targino 30/08/2022

O final do livro é angustiante, você nem consegue acreditar que ninguém avisa do perigo. ?Dai-me um preconceito e moverei o mundo.?

Jheny 28/08/2022

Crônicas
Como o próprio título sugere o autor já anuncia o resultado do enredo de cara e segue a construção do raciocínio com riqueza de detalhes, numa narrativa descritiva que foge do óbvio. ??

arthur966 27/08/2022

podia ter sido verdade, mas dava no mesmo se houvesse respondido qualquer outra coisa, pois tinha uma maneir de falar que mais lhe servia para ocultar que para dizer.

Pedro.Alves 26/08/2022

Estupendo
(+ 16)

Somente os melhores escritores conseguem prender o leitor numa narrativa em que sabemos o final na primeira linha. Gabriel García Márquez é um deles com certeza.

Amei o livro, dá pra ler tranquilamente em um dia.

Rosangela Max 24/08/2022

Adorei!
Há muito tempo que não lia nada do autor e estava com saudade dessa escrita maravilhosa.
É uma crônica impressionante! Prendeu minha atenção do início ao fim.
O tema, de certa forma, é um absurdo. A morte sendo amplamente anunciada para e pela cidade inteira, inclusive para a própria vítima, e ninguém faz nada para evitar.
Desde o início já era sabido o que ia acontecer, restava saber como ocorreria e o motivo. A forma como isso é contado é espetacular.
Não gostei de alguns pontos, fiquei com raiva de alguns personagens, mas achei muito boa a ideia toda do enredo.
Recomendo a leitura.
Cleber 25/08/2022minha estante
Também gostei muito do livro, principalmente como a história foi contada com o leitor já sabendo sobre a morte.

Sté 21/08/2022

Nunca houve morte mais anunciada
"Nesse dia compreendi... como nós, mulheres, estamos sozinhas no mundo", p. 84

Gabriel García Márquez dispensa apresentações, colombiano, Nobel de literatura, dentre outros prêmios é digno de está entre os maiores.
Tive contato há uns anos quando comecei 'Cem anos de Solidão', mas não conclui, até onde li gostei muito, outras circunstâncias me fizeram abandonar, próximo ano pretendo ler. Acho até legal citar que na p. 45, Aureliano Buendía é citado brevemente como tendo tido sua fuga frustrada por San Román, tentei decorar a estirpe dos Buendía há alguns anos e na hora me recordei do nome. Acho fantástico essas analogias a personagens de outros livros, torna as coisas quase reais.
O livro podia facilmente ser lido em um dia. A diagramação com letra grande e espaçamento igualmente grande faz o livro parecer maior do que realmente é, além da leitura ser tão fluida quanto posso descrever.
Esse sentimento que tive lendo apenas uma parte de 'Cem anos de Solidão', tive por completo agora. Uma sensação de familiaridade, uma atmosfera de cidadezinha, todos se conhecem, tem alguma ligação, são amigos, primos, namorados... acho isso fantástico, parece que fazemos parte da história.

"? Sinto muito, Bayardo ? disse o viúvo ? mas vocês, jovens, não entendem as razões do coração", p. 49

A narração funciona assim: o narrador que também é personagem secundário na história, reúne os relatos de várias pessoas anos depois do ocorrido do Santiago Nasar, vai colocando a própria impressão em algumas partes e construindo uma narrativa crescente até o fim que é anunciado na primeira linha do livro. Não podia ser mais perfeito...

"'São perfeitas', ouvia dizer com frequência. 'Qualquer homem será feliz com elas, porque foram criadas para sofrer'", p. 43

Luana 19/08/2022

Morte mais que anunciada! Desde o início do livro o autor deixa bem claro que uma morte vai acontecer, no decorrer da história vai revelando os fatos que levaram a isso e constrói uma narrativa de um jeito que poucos são capazes de fazer. Segundo livro que leio do Gabo e que recomendo.

Lilica Britto 16/08/2022

Morte mais do que anunciada
O misto de curiosidade, espanto e incredulidade me foram acometidos neste conto inteligente, bem escrito e divertido apesar de estarmos falando de uma morte anunciada. Foi de prender a atenção e ficou com gosto de saber afinal de contas o que se passou na cabeça dos personagens pois mais do que anunciada uma morte e ainda sim nada de se reverter seu desfecho. Gostei muito mesmo. Primeiro livro desse autor e já me empolguei. Já quero ler outros contos desse autor.

Bellaarsego 06/08/2022

CRÔNICAS DE UMA MORTE ANUNCIADA
Autor muito bom. Queria ler cem anos de solidão dele. Achei a história interessante, gostei dos nomes dos personagens também. Razoável

@limakarla 04/08/2022

Incrível como a escrita desse homem é maravilhosa! Fiquei com ódio de quase toda a cidade, que já sabia o que ia acontecer e não se esforçou minimamente pra evitar o que aconteceu com o Nasar? Mas interessante ver uma história sendo contada por vários recortes de depoimentos das pessoas que estavam envolvidos de alguma forma. Excelente.