O Sobrinho do Mago

O Sobrinho do Mago C. S. Lewis

Resenhas - As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago

Wandrovski 11/07/2024

Me surpreendi
Mesmo como amante de fantasia e teologia, eu esperava bem pouco dessa obra, não sei porquê já que ela é de fato a mistura das duas coisas. gostei mais do que achei que fosse gostar.

leiturasdosam_ 08/07/2024

Fantasia não fantasiosa e leitura flúida
Sou suspeito para falar, pois além de amar os filmes de As Crônicas de Nárnia (bem como fantasia no geral), gosto de livros que fazem ligações e contam histórias por trás de outras. E esse é O Sobrinho do Mago.

O livro nos mostra Digory, um garoto que tem um tio para lá de amendrontador. Com sua amiga Polly, descobrem que o tio é um feiticeiro, e que possui anéis capazes de levar à mundos mágicos e místicos. É em uma dessas aventuras pelos mundos que algo ruim é despertado, e cabe a Digory e Polly resolverem isso.

Francamente, não entendo o porquê desse livro não ter ido para os cinemas. Eu pagaria (e muito) para ver uma adaptação de O Sobrinho do Mago. A história me cativou bastante, e a escrita impecável de C.S. Lewis deixa a leitura flúida e rápida. Um livro repleto de princípios e verdades abordados de uma forma fantasiosa e cativante. Uma fantasia não fantasiosa diria.

anabiamdg 06/07/2024

Uma pena não ter filme dessa história porque ela é MUITO boa, tem várias coisas que me lembram outros livros (no bom sentido da coisa) e os personagens principais são muito leais e corajosos, é ótimo de acompanhar.

finalmente da pra entender e conhecer a criação de Nárnia, a aparição da rainha Jades (a vaca lá do gelo) e também como o guarda roupa leva todos pra nárnia

achei muito legal mesmo

Maria19136 06/07/2024

Um livro lindo, cheio de detalhes. A criação de Nárnia é linda!
Tem aventura, lições, partes encantadoras que prendem o leitor em cada detalhe.

mashrisy 01/07/2024

Viciante
Achei muito interessante saber de todo o início desse universo (literalmente tuuuudo)
A escrita mostra muitos detalhes sem deixar a leitura monótona.
Vi algumas críticas dizendo que o livro era entediante, mas vi que é completamente o contrário.
Esse é apenas o início de um mundo mágico!

Ellen 01/07/2024

"Sobrinho do Mago" é o primeiro livro da série "As Crônicas de Nárnia" escrita por C.S. Lewis, publicado originalmente em 1955. O livro narra as origens do mundo de Nárnia, ambientado em um período muito anterior aos eventos dos outros livros da série. Segue as aventuras de Gregório Kirke e sua amiga Polly Plummer, duas crianças que descobrem um caminho para outros mundos através de anéis mágicos criados pelo tio de Gregório, o mago mal-intencionado chamado Tio André. Ao explorar esses novos mundos, eles acabam testemunhando a criação de Nárnia por Aslam, o Grande Leão, e são envolvidos em uma jornada para salvar seu próprio mundo do mal que Tio André desencadeou.

Análise com spoilers

C.S. Lewis usa "Sobrinho do Mago" para explorar temas como a criação, o bem versus o mal, a tentação e a redenção. A história apresenta a origem de Nárnia e introduz elementos fundamentais do universo mágico A criação de Nárnia por Aslam é um momento poderoso e simbólico, destacando a importância do papel de Aslam como uma figura divina e protetora.

Os personagens principais, Gregório e Polly, são bem desenvolvidos ao longo da narrativa. Eles são curiosos e corajosos, enfrentando desafios e aprendendo lições importantes ao longo de sua jornada. Tio André, por outro lado, representa o perigo do desejo pelo poder sem limites, o que resulta em consequências negativas não apenas para ele mesmo, mas também para aqueles ao seu redor.

A narrativa de Lewis é cativante e cheia de imaginação, transportando os leitores para um mundo mágico cheio de criaturas fantásticas, paisagens deslumbrantes e eventos extraordinários. A exploração dos diferentes mundos através dos anéis mágicos oferece uma visão fascinante da criação de Nárnia e estabelece um cenário rico para as aventuras que virão na série.

Como em muitas de suas obras, C.S. Lewis infunde "Sobrinho do Mago" com uma mensagem moral clara, enfatizando a importância da responsabilidade, da amizade verdadeira e da coragem moral. Os eventos e escolhas dos personagens ilustram princípios éticos importantes de uma maneira acessível e inspiradora para os leitores.

No final de "Sobrinho do Mago", Gregório e Polly retornam triunfantes de sua jornada através dos anéis mágicos, após testemunharem a criação de Nárnia por Aslam. Eles trazem uma maça de Nárnia para curar a mãe de Gregório, e após, contendo o miolo da maça e os anéis, eles plantam no solo. Esta árvore, plantada em Londres, eventualmente se tornará a Lâmpada de Nárnia que desempenha um papel crucial nos eventos futuros da série.

Em termos mais amplos, o livro estabelece as bases para as aventuras subsequentes em Nárnia, introduzindo elementos e personagens que terão impacto significativo nos livros seguintes da série "As Crônicas de Nárnia". Ele encerra de maneira satisfatória a jornada inicial de Gregório e Polly enquanto prepara o terreno para novas descobertas e desafios emocionantes no mundo mágico que eles ajudaram a trazer à existência.

Anna 30/06/2024

Voltando a ler com essa leitura leve e fascinante. Prende do início ao fim, ótima para quem acabou se afastando dos livros e quer voltar a devorar histórias.

R.Cal 27/06/2024

O sobrinho do mago ????? - Narnia 1/7
Que livro incrível, sério!
Eu já estava bastante ansioso para ler e com altas expectativas, que não foram em vão, pois o livro entregou muito mais!
A história prende muito e você sente diversas emoções, eu diria até em outro mundo (literalmente né kkkk), inclusive não posso deixar de mencionar as notáveis referências bíblicas, que tornam a leitura ainda melhor. Livro que com certeza vai deixar vc com o coração quentinho e com vontade de ler mais.
Pois a escrita também é excelente, li tudo hj e estou maravilhado!
Lilian 27/06/2024minha estante
c.s nn erra nunca tá

Vênus 27/06/2024

Um livro bom é pequeno.
Esse ano eu viciei em Narnia vê todos os filmes e quis ler os livros, só não sabia que o primeiro livro não sobre os 4 irmãos, o que eu estranhei e até fiquei meio hesitante de ler.
Chorei com esse livro, fiquei bem sentimental, notei umas referências a bíblia e apaixonei pelo os personagens, em como ele tem defeitos humanos, em que um é egoísta, outros são os mandões, e uma tem ego alto e um certo narcisismo.
Só digo que valeu a pena ler e que estou ansiosa para os próximos

Iago.Alencar 26/06/2024

Que história incrível
Um livro rápido, mas que me prendeu não costumo ler livros tão rápido assim, mesmo pequenos geralmente demoro, mas esse me fez querer a todo momento me fazer aprofundar na estória, com personagens cativantes que evoluem muito bem, desde o menino truculento com preconceitos da época, para um jovem redimido que sabe que fez besteira

A criação de Nárnia, nossa, que capítulo gostoso de ler, quando Aslam começa a canção da criação foi muito empolgante, acredito que esse capítulo e o capítulo da rainha fazendo anarquia em Londres sejam os meus favoritos, e legal de ser ver como cada peça se encaixa no universo, como o guarda-roupa foi parar naquela casa, ou até mesmo o poste em um certo local esse foi um livro que fiquei relembrando vários momentos e acredito que eu tenha encontrado o meu favorito desse ano ansioso para ler os próximos 6.

Dear.Manoel.Neto 25/06/2024

Criando um universo
Depois de muito tempo enfim quis ler os livros desta saga em ordem cronológica, para entender melhor o universo, lendo como adulto, principalmente enxergar mais claramente as referências bíblicas, mas ainda assim aproveitar a forma como a história é contada e a construção do mundo de Nárnia de uma forma que eu não esperava e cria empolgante expectativas para os próximos.

Lív 25/06/2024

Da onde tudo surgiu!!!
Terminei o 1!
Bom de maiiis, estou super animada pra continuar essa coleção!
Com esse primeiro livro eu descobri como tudo surgiu, como a Nárnia surgiu, e saber de onde veio o poste com o lampião, a feiticeira, os animais falantes, e tudo o mais, foi incrível!
Esse é aquele tipo de livro de conto de fadas que assim que você abre, você mergulha dentro!
Eu super endico essa leitura clássica, cheia de aventura e magia!
PS: eu já tinha assistido os filmes (que começam a partir do livro 2, que eu ainda não li, e esse livro explica muitas coisas nos filmes que soa muito bons e também indico assistirem!!!
dianatenorio 25/06/2024minha estante
Você vai amar os livros. São perfeitos ?

Lív 25/06/2024minha estante
Tô animadaaa

starsvhs 25/06/2024minha estante
Os livros são maravilhosos!

Strawberr.iris 24/06/2024

Bom!
Gostei da escrita.
E eu sou APAIXONADA em "As crônicas de nárnia" e quero ler todos os livros, e esse foi uma leitura super rapidinha de uma tarde.