As Correntes do Espaço

As Correntes do Espaço Isaac Asimov

Resenhas - As Correntes do Espaço

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda2477 05/11/2022

Florina é um planeta explorado por seu vizinho Sark, que enriquece e mantem um alto padrão de vida às custas da produção do kyrt floriniano. Um dia, os habitantes de um vilarejo de Florina encontram um homem que não tem qualquer memória de quem é ou do que fazia, e sem ideia do que fazer com ele, Terens, o citadino, o coloca aos cuidados de uma moça chamada Valona. Com o passar do tempo, suas lembranças começam a retornar, e juntamente com elas, uma descoberta que pode mudar para sempre não apenas a relação de Sark e Florina, como também de toda a história do império galáctico.

Neste livro mais uma vez se faz presente a maestria de Asimov para escrever histórias muito boas e inteligentes, abrindo espaço para abordar diversas questões sociais que possibilitam muitas reflexões. Para quem já leu as outras obras do autor, será interessante encontrar Trantor nos caminhos da sua expansão que, embora já se mostre como um planeta com muito potencial, não carrega ainda o status que virá a ter no futuro. O começo da história pode ser um pouco difícil, já que ainda estamos tentando entender todas as relações e acontecimentos que estão sendo apresentados, mas com o tempo a leitura se torna bastante fluida, os fatos se encaixam e a narrativa ganha um ritmo bem rápido. Gostei bastante dos personagens e da história de um modo geral, e foi uma leitura muito prazerosa. Embora seja um bom livro, eu não recomendaria como porta de entrada para os livros do Asimov. Inclusive, apesar da trilogia do Império Galáctico se passar antes dos livros da "Fundação", a experiência de ler "Fundação" antes foi muito mais proveitosa em minha opinião.

Vane Chase 30/10/2022

Achei interessante mas esperava mais. O mistério da identidade do Rik foi interessante e gostei até o momento da revelação, mas a explicação achei corrida.
Apesar de o livro em si não ser lá muito bom, consegui me interessar principalmente devido as dúvidas de como as coisas evoluíram desde a série dos robôs e como iriam ficar em fundação. Dúvidas que ainda não vi respondidas infelizmente mas espero encontrar até acabar a série. Se não entender realmente seria uma decepção, a menos que tenham mais livros que ainda não estou sabendo.
Mas desse livro em si, tem um ritmo legal, uma boa dose de mistério e agitação e um sistema político que suscita vários debates.

Agnaldo Alexandre 17/10/2022

O futuro assim como hoje
17/09/2022 - Incrível como Asimov conseguia pensar em uma delicada rede de fatos interligados, sem que estes estejam a disposição do leitor para que ele mesmo resolva os futuros acontecimentos. Um livro que entra na trilogia do império galático, introduz muito do início deste e mostra como Trantor se impôs como centro político e controlador econômico.

Enfatiza ainda os preconceitos, característica humana entre os planetas, e denuncia a exploração de trabalhadores menos instruídos e humildes por ricos e gananciosos, dando a eles a garantia de estarem ajudando esses trabalhadores a terem empregos.

Asimov era um gênio. 5?

Gustavo Simas 16/10/2022

Recuperar a memória para ação anticolonial
Asimov continua a exercer a criatividade ao especular sobre o que seriam "correntes do espaço", novas e demais termos em voga na Física à época da escrita do livro. Como um engenheiro de profissões, inventa a função de "espaçoanalista", um analisador do Nada, e põe Rik como protagonista sem memória que desempenha esta função.

Vamos interpretando o contexto e entendendo o cenário com Rik, que vai recuperando a memória aos poucos, mesmo que estejamos na vantagem por alguns passos a frente. É acertado, mesmo que sem profundos desdobramentos, trazer o tema de colonialismo (com o planeta Sark explorando o planeta Florina apenas para obter um recurso muito valioso no universo, o kyrt). Isto além de xenofobia e opressão numa ficção que permite muitos paralelos com o tempo de agora e de então.

De todo modo, não é uma obra muito inovadora, que comova ou que se destaque na literatura de ficção científica. É uma aventura comum, legal de passar o tempo, porém que tem o benefício de estar inserida no universo asimoviano (junto das obras da série Fundação e de robôs do Asimov).

Caio.Victor 06/10/2022

Bom livro que inicia o "Império"
O livro contribui bem para descrever o contexto do Império de Trantor... Quem só assistiu a série Fundação da Apple, por exemplo, vai aproveitar muito pra se ambientar.

Asimov, dessa vez, não forçou um romance... O que é um ponto positivo (O Bom Doutor tem dificuldade em criar esse tipo de relação nas tramas dos livros...).

Mais um livro que traz conhecimento científico de maneira didática e um "caso policial" a ser desvendado, mostrando-nos a versatilidade do Asimov.

Rik vai descobrir quem usou a sonda? E o Citadino, qual será seu papel nessa trama intergaláctica? ?

Bia 29/09/2022

Começou confuso mas acabou tudo
Muito bom esse livro. Apresenta muitas camadas de uma sociedade futurística mas que ainda sim continua com a antiga e velha disparidade de classes.

Amo como o Asimov tenta ser realista em seus futuros distópicos ou utópicos, dependo do seu ponto de vista.

Livro que trás representatividade negra em personagens protagonistas, xodó já.

A historia começa confusa pq vc conhece o mundo, o personagem não lembra de si e vamos conhecendo tudo junto dele.

O final foi muuito bom! Revelações bombásticas e uma trama bem policial eu diria. Imagino que seja essa a vibe da série dos robôs. Fiquei animada pra terminar essa série.

Dave.Christian 24/09/2022

Mais uma trama a lá Asimov
Uma boa história de tramas conspirações e investigação vem no estilo Asimov?
Se passa no Asimoverso mas nós compactuo que os 3 livros se tratem de uma trilogia do império? eles não tem muita ligação, apenas se passam no universo do início do império galático

Lucas1806 28/08/2022

Ótima introdução para a série do Império Galáctico
Pra quem quer começar a ler Isaac Asimov, recomendo esse, pois não faz parte de uma sequência, assim como Pedra no Céu e O Fim da Eternidade, pode ser lido em qualquer ordem. É uma emocionante aventura do terráqueo Rik, que perdeu a memória e foi encontrado em um planeta-colônia, cuja principal atividade é a colheita do kyrt, um material semelhante ao algodão usado principalmente para a confecção de roupas para as classes mais abastadas. O colapso dessa atividade poderia abalar todo o império, onde os humanos conquistaram e colonizaram inúmeros planetas. Vemos um planeta com sua população explorada por potências colonialistas, algo já visto pela humanidade em diversos períodos da história, e que provavelmente se repetiria se a humanidade se expandisse pelo espaço.
A aventura é empolgante, há um romance bem desenvolvido entre Rik e sua amiga Valona, os aspectos sociais e políticos estão presentes nas relações entre as diversas classes de seres haumanos, e o clímax envolve uma solução de mistério ao melhor estilo Agatha Christie.

Marciano.Silva 16/08/2022

Império Galáctico.
Gosto muito do Isaac Asimov, Já li muito dos seus livros as historia são sensacionais, Contudo, para quem nunca leu uma obra do autor pode não gostar do titulo. Não recomendo para uma primeira experiência. As sagas da "Fundação e Saga dos Robôs" e melhor porta de entrada.

Leo 10/08/2022

Sequência superou o anterior
Confesso que o livro anterior da série me desanimou um pouco em relação a continuidade da leitura na série, então iniciei este com baixa expectativa, mas fui surpreendido.
O livro inicia com um acontecimento com o protagonista que se mantém como um mistério até as últimas paginas do livro e tem então uma conclusão satisfatória e surpreendente.
Diferente do livro anterior, consegui gostar de diversos personagens e me agradou poder ler tantos pontos de vista diferentes sobre a situação.
A posição central do estudo sobre o espaço na trama e da importância de ouvir relatos científicos que podem afetar a vida de milhões de pessoas fez com que me conectasse ainda mais com a trama.

Gabriel.Chiquito 01/08/2022

Definitivamente o melhor da trilogia do império galático. Tem uma história interessante, boas reviravoltas e um bom final com um gostinho de nostalgia. Achei muito bom ver toda a questão política de uma galáxia que ainda não estava unificada, e também a questão particular desse livro que fala de xenofobia e escravidão. A única ressalva é meu velho problema com o Asimov, que sempre acaba adicionando alguns personagens bem ruins quando tenta introduzir mulheres. Mas o saldo da leitura é bem positivo, e agora estou pronto para terminar a saga da fundação.
Brujo 01/08/2022minha estante
Que legal, tua opinião bateu muito com a minha sobre esse livro!

Gabriel.Chiquito 01/08/2022minha estante
Sim! Você tinha dito que esse livro era bom, e é realmente bom .

janeway 24/07/2022

O primeiro “Agatha Christie” do Isaac Asimov - Império Galáctico #02
Bom, eu li As Correntes do Espaço em janeiro, mas resolvi fazer uma resenha agora sobre ele porque descobri que a Aleph irá lançar uma edição novinha em folha deste aqui e de Poeira de Estrelas! Fiquei muito feliz em saber disso, pois fazem muitos anos desde o último lançamento no Brasil de uma edição desses dois livros que compõem o Império Galáctico. Eu li na edição mais antiga, por isso provavelmente muitos dos termos que irei usar pra falar da história já devem ter mudado depois dessa nova tradução.

A trama é muito interessante por abordar a relação entre dois povos - florinianos e sarkianos - em que os sarkianos dominam os recursos de Florina, em especial o kyrt, e controlam a vida dos cidadãos, inclusive trazendo os que eles consideram “florinianos inteligentes” para atuarem como uma espécie de prefeitos de cada vilarejo floriniano, dando alguns privilégios para essas pessoas que são chamadas de Cidadão - o que é bem emblemático, diga-se de passagem. A dinâmica império-colônia é um dos pontos altos da trama, por ter sido até que bem construída dado o quão rápida é essa história

No meio dessa trama temos o analista espacial Rik que está sem memória e vive em Florina, mas que certo dia começa a recobrar suas lembranças e a principal é alarmante: Florina irá acabar! A partir disso inicia-se uma história que tem ação, suspense investigativo, intrigas políticas e espionagem, mas tudo isso em um planeta bem distante da Terra. Você termina de ler um capítulo e já quer ir para o próximo de tão legal que é a história é.

O tom que o livro assume me lembrou muito o da série dos Robôs, que é aquele estilo de Agatha Christie misturado com ficção científica e cenário futurístico. Tenho até minha teoria de que As Correntes do Espaço (1952) foi a grande inspiração dele para a construção de As Cavernas de Aço (1953). Como eu amo muito isso foi fácil me apaixonar pela história e devorar ela feito a doida que sou pelas obras do Asimov.

Não sou de morrer de amores por todos os personagens que o Asimov faz, mas aqui todos foram bons em seus papéis e eu preciso incluir o Myrlyn Terens entre os meus personagens favoritos dele até o momento, porque foi um personagem incrível e eu não esperava que ele tivesse a complexidade que apresentou. Provavelmente sou a única stan do Terens? Provavelmente.

Gostei bastante da resolução final. Isso porque a cena de colocar “as cartas na mesa” e descobrir quem é o culpado, qual a conspiração da vez, o que está realmente acontecendo e afins foi ótima para quem curte mistérios e investigações. Foi um dos motivos pelo qual coloco hoje esse livro entre o meu top 5 das obras do Asimov.

Por fim ficam algumas curiosidades: a principal menção real a Trantor acontece aqui e se você leu Robôs e Império verá menções nesse livro aqui das consequências daquela última ação na Terra.

Romulo 31/03/2022

Excelente
Foi o último que li da Trilogia do Império Galáctico. E acho que fiz bem.. livro muito bom, história que te prende e traz um panorama muito bom da política pré Império! Agora.. Acredito que seja o melhor (pelo menos que mais gostei rsrs) da série. Agora.. bora começar a Fundação!

Brujo 03/02/2022

A Política Colonial Intergaláctica de Asimov
Este livro faz parte da chamada trilogia do Império Galáctico. Como os livros não seguem necessariamente uma continuidade de fatos, aleatoriamente escolhi começar pelo Correntes do Espaço.
Através deste suspense investigativo, Asimov nos mostra que Trantor já é a maior potência da galáxia e detém a influência de grande parte dos planetas colonizados pela humanidade. Um dos planetas que ainda não está sob influência trantoriana é Florina, planeta colonizado pelos poderosos nobres do Planeta Sark, único planeta com condições de fazer frente à expansão de Trantor. Florina é o único planeta em toda a galáxia a produzir a fibra vegetal chamada Kyrt, extremamente versátil e muito cobiçada, que é utilizada, principalmente, para a confecção de roupas utilizadas apenas pelos poderosos. Qualquer semelhança com o tecido púrpura dos imperadores romanos provavelmente não é mera coincidência.
Em Florina vive Rik, um homem com seríssimos problemas mentais e total falta de memória, mas que certo dia acaba recobrando parte das lembranças de seu passado. Dentre essas lembranças, Rik se recorda de que ele, em algum momento, descobriu que o planeta Florina estava próximo de seu fim! A partir do momento em que nosso protagonista revela essa informação para a sua fiel amiga Valona, que acaba sendo a sua grande protetora, a dupla se vê envolvida em uma trama cheia de perseguição e morte, envolvendo os interesses das grandes potências galácticas.
Há certos aspectos desse livro que eu gostei bastante e quero de destacar:
? O arco do personagem Myrlyn Terens que, ao mesmo tempo em que possui um sentimento nobre de libertação de Florina das garras predatórias de Sark, acaba tomando atitudes nada louváveis para atingir seus objetivos;
? A dinâmica entre os planetas citados, principalmente a relação entre império e colônia de exploração, que nós brasileiros conhecemos muito bem de nossa própria história, não é mesmo?;
? A ascenção de Trantor como maior potência galáctica.
Confesso que este livro é, até o presente momento, o meu preferido do Asimov. Todo jogo de perseguição, espionagem e intrigas políticas tornam a leitura muito dinâmica e instigante, sendo que em alguns trechos, a escrita do autor me lembrou a da grande Agatha Christie, como no trecho em que o Nobre de Fife apresenta o seu raciocínio perante aos demais nobres de Sark para solucionar o mistério que os rondava e a resolução final do mistério. Ah, não posso deixar de citar que aqui os problemas do Asimov na contrução das personagens femininas estão menores do que nos outros livros ( embora longe da perfeição ). Gostei bastante da personagem Valona, do sentimento de proteção que nutria por Rik e, mesmo sendo uma pessoa muito simples, demonstrou uma força de vontade e de espírito muito grande !
O próximo da trilogia vai ser o " Pedra no Céu ", rumo ao início da leitura da saga da Fundação.
Gustavo 06/02/2022minha estante
Excelente resenha

Brujo 06/02/2022minha estante
Obrigado, Gustavo !!

Wagner47 12/04/2023minha estante
Ótima análise, Sidney! Gostei bastante também, mas não está entre os preferidos do Asimov. Mas foi um excelente passo para o início (cronologicamente falando) a respeito do Império Galáctico.

Eu meio que sou "formado" em Agatha Christie e digo: nunca me enganou hahahaha. Eu tô na faixa de 50 livros da autora, então na mesma hora que bati o olho percebi algo que a Rainha do Crime já utilizou em suas histórias. De início eu fui feito de besta com abordagens assim, então não caio mais kk

Brujo 19/09/2023minha estante
5 meses depois eu vejo seu comentário, Wagner.... heheh... mesmo atrasado eu agradeço as palavras !!!

Andrei.Scaramella 21/11/2021

O império galático corre perigo
Um livro redondo como sempre. Ele tem um dos começos mais intrigantes que eu já e o decorrer da trama sentimos como ela é complexa. O início simplista engana, mas o decorrer da história vemos como uma trama muito grande está por trás. Aqui observamos o início da expansão de Tranto em outros planetas e em paralelo problemas no planeta Sark, as discussões sobre imperialismo e racismo são tão bem colocadas que dá de dez a zero nas histórias sobre essas temática nos dias atuais, opinião pessoal, mesmo sendo de uma forma simples trasmite uma bela mensagem no fim. Queria ver mais Tranto, contudo mesmo ele sendo o protagonista ele não é o principal, ou seja, não há muito foco nele, mas dá para sentir um pouco dele.
Agnaldo Alexandre 21/11/2021minha estante
Asimov é foda. Já leio os livros dele a uns 25 anos e ainda me surpreende.

1 | 2 | 3 | 4 | 5