The Professor

The Professor Charlotte Brontë

Resenhas - The Professor

Douglas Finger 13/01/2022

O Professor - Charlotte Brontë
Aquelas histórias levíssimas e ótimas de ler e que nos transportam imediatamentr para a Europa do início do século XIX.
Primeiro romance de Charlotte Brontë publicado somente postumamente em 1857, por ter sido rejeitados pelas editoras da época. Interessante escrita da autora que já iniciou seus trabalhos sendo revolucionária, pois é narrado em primeira pessoa, por um protagonista homem.
Para uma mulher inglesa daquela época ousar isso era arriscado, mas também já prenunciava o que a então desconhecida escritora viria a realizar no mundo literário.
Escolhi ler O Professor justamente por ser o primeiro romance dessa irmã Brontë, e para me preparar para a leitura de Jane Eyre: a verdade é essa.
Fabi 15/01/2022minha estante
Jane Eyre é maravilhoso ??

Michela Wakami 26/08/2023minha estante
Estou lendo essa obra, e já estou amando.??

Douglas Finger 28/08/2023minha estante
É uma leitura muito gostosa!!

Aldemir2 08/01/2022

Todo mundo tem que começar por algum lugar não é mesmo?
Estava bastante ansioso para começar a ler este, já que ele não é nem de longe um grande conhecido da Charlotte, sendo até bem deixado de lado e esquecido quando se fala dela. Ele foi o primeiro romance escrito por ela, no entanto foi rejeitado por várias editoras e deixado guardado por um longo tempo, só sendo publicado postumamente em 1857. Além disso, ele também chama atenção por ser narrado por um homem, William Crimsworth, e não se passa na Inglaterra, mas sim em Bruxelas, capital da Bélgica, o que para mim é algo bem diferente já que nunca li um livro que se passasse nesse país. William é um jovem inglês que, após abandonar sua vida árdua e sem prazer algum na cidade de X (não é dito qual o nome real da cidade) na Inglaterra, decide partir para Bruxelas onde encontra emprego como professor de Inglês em dois internatos, um para meninos e outro para meninas, e é a partir das pessoas que ele conhecerá aqui e das relações, boas e ruins, que ele cria com elas que a história começa a fluir, isso depois de uma quantidade considerável de páginas diga-se de passagem. Pontuando algumas coisas que gostei e não gostei, me incomodou muito o fato de William ficar fazendo análises de caráter das alunas a quem ele ministrava suas aulas: ele falava sobre como algumas eram bonitas, mas sem muito caráter, como algumas eram feias, mas se destacavam nas atividades, nada para ele era considerado normal ou “OK”, sempre tinha esses “defeitos de caráter” que ele considerava em cada um. Além disso, em um determinado ponto (e aqui entra um alerta de spoiler) ele fala que acredita que não se apaixonaria pela mulher que ele ama se ela fosse feia; tudo bem que ela tinha muitos atributos além da beleza singular dela, mas se não fosse por isso ele só a trataria de maneira amável e não se apaixonaria. Foi bem angustiante na verdade ler isso, eu já tinha ranço do personagem e isso não ajudou nem um pouco a diminuir esse sentimento. A meu ver, essa é uma obra bem mais romântica que as outras de Charlotte, enquanto elas falam muito sobre a sociedade e os problemas sociais, essa não liga muito para isso e foca mais no romance e intrigas. Não foi nem um pouco prazeroso ler esse livro e sinto que ele não agregou em nada na minha vida.

Jéssica 05/01/2022

Apenas bom
Comecei o livro com a expectativa um pouco alta, mesmo se tratando do primeiro livro de Charlotte Brontë.
Dela, só tinha lido até então o aclamado "Jane Eyre", que para mim é um livro excelente, e se tornou um de meus favoritos da vida.
Pelo menos é nítida a evolução da escrita da autora, o que me deixa feliz.

Até meados dos 30% do livro, estava gostando, enquanto estávamos sendo apresentados ao William Crimsworth. Porém, após se tornar professor, os capítulos se tornaram um pouco enfadonhos. Muita descrição de alunos, com muitos insultos aos mesmos. Teve até um capítulo inteiro dedicado à descrição das alunas, não poupando suas aparências e também insultos. - Com os rapazes, quase não teve descrição de aparência.
Mas, após metade da história, começou a dar uma deslanchada e começamos a ver algo acontecer.
Em alguns momentos da leitura, estava gostando do que estava sendo apresentado, mas em outros não. Por isso, para mim é apenas um livro bom. Nada de extraordinário.
A escrita de Charlotte, também nos dá o gosto de como iria ser em Jane Eyre, por exemplo.
A autora coloca na história uma descrição boa da época, dos costumes, das próprias pessoas, lendo suas personalidades em suas aparências, em suas faces. Traz algumas críticas também a tudo isso.

Eu indico, sim, a leitura. Talvez, não como um primeiro contato com a autora.

Ju 19/12/2021

MEU NÚMERO 1??
Imaginei que fosse bom, pois vem de uma Brontë, mas não imaginei que fosse ser tão bom desse jeito. Juro que não teve um minuto que eu achei chato, a história foi surpreendentemente bem construída, os personagens, o cenário, tudo foi perfeito e feito com muita inteligência. O que mais me impressionou foi a forma que ?o professor? conseguia ler as pessoas, o caráter e as atitudes. Foi o primeiro livro da autora que li, e estou muito ansiosa para ler todos os outros, conseguiu superar o morro dos ventos uivantes (que sou extremamente apaixonada). Perfeito.

Iza 18/12/2021

Gostei da leitura
O Professor foi um livro que gostei de ler mas não foi meu preferido da autora. Achei que poderia ter um final mais fechado, sei lá.

ELCi 22/11/2021

O professor
Mais um livro de Charlotte Brontë.Magnifico, empoderado, um romance fofo. Histórias de luta, de trabalho, de sonhos, de cumplicidade. Amo as irmãs Brontë!

Ana Carolina 11/11/2021

O professor-Charlotte Brontë
Pra mim um dos melhores livros da autora, adorei a narrativa.
É um de meus favoritos agora, até mais que Jane.

FRAN329 07/11/2021

O Professor
Primeiramente quero ressaltar a importância do material e a delicadeza dos livros da editora Principis; folhas amareladas (ótimas para ler e folhear), capa cartão (molinha) dá suavidade ao livro, tornando-o leve e gostoso de manusear; confesso estar apaixonado.

O professor foi o primeiro romance de Charlotte Brontë, escrito antes de "Jane Eyre", porém publicado postumamente em 1857.

A obra é baseada nas experiência da própria autora, contada sob o ponto de vista de William Crimsworth (O Professor), formulou uma nova estética que questionou muitos dos pressupostos da sociedade vitoriana.

Muito bom!

Amanda 03/11/2021

Quem gostou de "Villette" vai amar "O professor"
"O professor" foi escrito antes de "Villette" mas foi publicado após a morte de Charlotte. Ela usou "O professor" como inspiração para escrever "Villette", por isso as duas obras são bastante semelhantes, mas são distintas entre si. Vale a pena ler os dois.

Sara277 30/10/2021

O Professor, de Charlotte Brontë
Amei... essa é a última obra que leio das irmãs Brontë, me sinto privilegiada em poder ter tido a oportunidade de ler suas sete grandes obras. O Professor, apesar de ser a primeira obra escrita pela Charlotte, só foi publicada postumamente, isso porque não foi aceito pelos editores da época. Curti bastante a leitura, gostei bem mais do que Villette, mas minha obra preferida da autora continua sendo Jane Eyre. Recomendo muito, leiam.

Julinho 29/10/2021

"The professor" já antecipa muitas das características e temas da obra madura da Charlotte Brontë - em Hudsen, bem feitor do protagonista William Crimsworth, já podemos ver um protótipo do nosso conhecido Mr. Rochester - vemos o narrador se referir a sentimentos abstratos como se eles fossem seres por um protagonista abandonado desbravando o seu próprio caminho sozinho no mundo. Eno relacionamento de Wiliam com mademoiselle Henri temos a valorização da paixão, a tensão sexual que não é completamente reprimida e também um manifesto a favor dos sentimentos em oposição a razão. E tal como Rochester, o protagonista se refere a sua amada como um elfo, uma fada, uma sílfide...
Eh um livro delicioso, acho que me conectei mais com ele do que com Shirley (que por sua vez já um livro diferente demais do restante da obra da mais velha das irmãs Brontë).

Vania.Gomes 09/10/2021

Monsieur
O Professor era uma das obras da Charlotte ao qual eu mais possuia curiosidade para ler, por ser uma das primeiras escritas por ela, porém lançada postumamente.

É um obra que gera uma sensação de ainda está em aberto, como se faltasse algo, uma lapidação e experiência sobre a jovem escritora, contudo carrega em suas páginas toda a essência da Charlotte, em suas passagens diretas e sinceras e em suas opiniões inquietantes sobre a sociedade.

O William no início não cativa, me pareceu tão frágil e distante, contudo no decorrer da narrativa e com a chegada de novos personagens, ele mostra vida e vivacidade, como se sozinho sua verdadeira personalidade ficasse escondida.

A Frances é a personagem feminina que estamos acostumados em encontrar em outras obras da Charlotte, uma personagem complexa em sua composição, mas ao mesmo tempo simples e de fácil afeição, gosto da forma como Charlotte constrói suas personagens.

O Professor foi o livro que eu precisava ler, previsava adicionar ele na minha bagagem literária, e finalizo a leitura com a certeza que a Charlotte é um das minhas escritoras favoritas.

Ju 08/10/2021

Legítimo Clássico com falas antigas.
O livro é bom, bem escrito, como um legítimo clássico ele tem partes de difícil compreensão mas aí vc volta lê denovo que se encaixa. O professor é um intelectual que não se encanta pela beleza física, e uma mudança em sua história o leva a Bruxelas onde começa a dar aulas e conhecer novas pessoas. Será nessa nova terra onde encontrará o amor ?

Isabela.Lopes 05/10/2021

Até agora foi o que menos gostei das irmãs Brontë. Apesar de se tratar de um romance de época descrito do ponto de vista masculino(algo bem raro), não foi o suficiente para me prender. Sem muitas reviravoltas ou algum acontecimento que te prenda de verdade, será uma história que não deixará marcas.

Carol 26/09/2021

Eu gostei tanto de Jane Eyre que esperava um livro com o desenvolvimento mais interessante. Mas, isso não diminui a importância e a qualidade de um livro clássico. E um livro clássico escrito por uma bronze... Tudo!