A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

FremenJeff 12/08/2024

Um ótimo desenvolvimento de personagens
O quarto livro da série traz uma jornada extremamente forte espalhando todos finalmente em seus arcos que pegam uma nova atmosfera ressoando no crescimento de cada personagem.

Durante o início de jornada desta obra o que me incomodou foi a tentativa quase frustrante do Robert Jordan de fazer seus personagens se apaixonarem, pois, não é natural, todo o delírio das páginas iniciais e tentativas de fazer romance acontecer até mesmo em momentos que não cabem só mostra que na época que ele escrevia esta obra, ele estava fissurado pela ideia de um romance.

Quando eu digo que é desnecessário, eu estou falando sério, vou citar um exemplo, em um determinado momento estamos em uma batalha intensa onde o Rand vai ter que usar sua força para impedir que criaturas sombrias destruam seu vilarejo e começa uma batalha épica muito bem escrita e coordenada para começar delírio do Rand do tipo: ?Personagem especifica me ama como amiga, porém até ontem pensei que era como mulher, entretanto eu estou aliviado por ela me amar como amigo e triste por ela não me amar como homem. E a outra mulher que está gostando de mim? Como devo reagir a isso??

Percebe como isso quebra o ritmo? É totalmente um balde de água fria toda essa quebra de narrativa até em meio a uma batalha. Enquanto os personagens estão juntos nada fluí perfeitamente e até repetitivo ler durante várias páginas o quanto as Aes Sedais não são confiáveis, acho que essa desconfiança em personagens (Rand, Mat e Perrin) está mais que clara, porém, Robert ainda ver necessidade de hiper falar em um quarto livro de quase mil páginas.

Entretanto, quando os personagens se separam e a trama é segmentada para toda construção de arco deles, as coisas melhoram completamente e mesmo com os problemas citados acima ainda aconteçam (O fato de odiarem as Aes Sedai e quando estão em perigo serem a primeira pessoa que procuram) as coisas seguem um fluxo melhor.

Neste livro temos um crescimento do protagonista (Rand) extremamente épica, vemos ele dando seus passos e fazendo as pessoas aceitarem quem ele é e ao mesmo tempo também temos Ewgenee crescendo como personagem, Nynaeve sendo a criatura mais burra que já pisou neste planeta, Elayne pensando em macho e Moiraine aceitando que ela não é a dragão renascida e precisa deixar o Rand seguir com sua jornada.
Desta forma temos um quarto livro que finalmente não tem medo de espalhar seus personagens para que a trama finalmente ganhe outras nuances, o que era preto e branco, agora tem alguns tons cinzentos fazendo jornadas se separarem e ficarem mais difíceis suas soluções.
Bruna.Ceccato 20/08/2024minha estante
Fiquei motivada com a sua resenha, porque estava realmente pensando em abandonar a saga. estou na pagina 170 e achando um porre essa questão de forçar o romance. Sem contar que perdi a paciência pra essas reclamações sobre as aes sedai.
Tanto é que deixei o livro de molho por enquanto. Acho que depois de tantas páginas é muito repetitivo e cansativo essa coisa toda. Mas lendo o que você escreveu irei dar mais uma chance.

Fernanda2477 09/08/2024

Quarto volume de A Roda do Tempo, o livro segue acompanhando os personagens logo após os acontecimentos do final do volume três.
Demorei muito mais do que imaginava para terminar essa leitura, a minha impressão é que mesmo acontecendo muitas coisas, a narrativa é mais lenta.
Gostei do desenvolvimento dos personagens ao longo das páginas e de como tudo se desenrola nos diferentes lugares em que a história se passa, mas eu esperava gostar mais deste volume.
A parte dos Aiel foi uma das mais interessantes, principalmente com relação às sábias e ao mundo dos sonhos.
A sensação é que a trama vai aumentando cada vez mais, e enquanto algumas perguntas são respondidas, muitas outras surgem.
Gostei do livro, mas vou dar uma pausa antes de prosseguir para o próximo volume.

Eugenia 03/07/2024

Não quero nem pensar na quantidade de vezes que fui enganado por este livro.. Este final.. o jogral afinal era Asmodean? Durante aquele tempo todo ele esteve lá e Lanfear também..
Bom mas começando do inicio..
Achei um livro cheio de reviravoltas, cheio de coisas inesperadas, apesar de não ter tido uma grande batalha (talvez a do final se classifique como grande, mas ainda assim não foi contra alguém super poderoso).
Tivemos capítulos do ponto de vista da Min, que foi uma surpresa agradável..
Mais uma vez os capítulos do ponto de vista da Egwene são uma misto.. por um lado gosto porque se percebe bastante a evolução da personagem por outro odeio porque não suporto o personagem (as minhas mais sinceras desculpas a quem ama a Egwene), não consigo explicar mas parece que ela não entende que as coisas não são mais como eram antes, como eram em Dois Rios, parece que nenhum deles quer que as coisas mudem, apesar de ela terem de mudar (Morraine como eu te entendo quando te zangas e lhes explicas que as coisas ja não são como antes).
E como se não chegasse dois Renegados no fim, ainda houve outra pelo meio e não podia estar mais orgulhosa da Nynaeve por ter enfrentado uma renegada e quase conseguir aquieta-lá. Btw, tivemos ali no meio de um capitulo, Dona Nynaeve a admitir que queria estar com al'Lan Madragoran.. vemos progressos.. mal posso esperar pelo casamento..
Perrin mudou bastante, não acredito que ele casou e que defendeu Dois Rios ao lado da sua mulher, que para o complementar é quase tão teimosa como ele..

O livro no geral surpreendeu-me bastante porque apesar de não ter uma grande batalha, teve momentos super emocionantes ao mesmo tempo que aconteciam conexões necessárias para a continuidade da saga.

carol 01/07/2024

Infelizmente é um volume de enrolação
Olha sinceramente.. os primeiros três volumes foram muito superiores em ritmo e desenvoltura, mas esse ficou muito repetitivo, nos capítulos do Perrin eu queria morrer de tédio, Elayne e Nynaeve também não foram muito bem aproveitadas.. a Min prometeu tudo e não entregou nada.. o que salvou foi a parte dos aiel e SÓ!
mais ou menos na metade do livro pro final a parte da escrita ficou bem esquisita também.. teve muitas repetições da expressão 'de súbito' e sei lá.. espero que seja a má tradução da intrínseca..
enfim eu espero que no próximo livro a coisa volte ao normal pois esse foi um ponto fora da curva.. sem falar que agora ficou MUITO simples matar um myrdraal que até o povo de dois rios consegue.. mas ok né

Larissa 07/04/2024

1 ano para terminar
O projeto de ler os 14 livros em 7 anos acaba de virar 10
É bom e é muito bom poder acompanhar outros personagens, mas esse livro tomou tudo de mim para terminar
Em Junho começo o 5

Carolina 17/01/2024

Muito bom! Achei que foi um livro que priorizou mudanças que vão reverberar nos próximos livros. Adoro a escrita de Jordan e a forma descritiva dele.

Johnny12 15/01/2024

O livro expande de forma primorosa o universo criado por Robert Jordan, a mitologia criada é simplesmente incrível e conhecer mais dela é um dos pontos fortes desse livro. Os personagens estão cada vez mais maduros, sendo colocados em situações provadoras que nos prendem na leitura de uma forma indescritível.

Ju 27/12/2023

Muita informação e ao mesmo tempo não temos informação o suficiente kkkk

Algumas partes do livro eu só conseguia pensar: como é que tu não viu isso vindo tchê!

Livro muito bom, indo para o próximo.