Essencialismo Greg McKeown

Resenhas - Essencialismo

Samantha @degraudeletras 21/07/2015

O autor falou mal da minha vida e eu dei a cara a tapa.
Período de aula eu sempre me vejo atolada de obrigações durante a semana e algumas delas se estendem por todo o final de semana. A rotina trabalho + faculdade + casa é aterrorizante e quando a faculdade ocupa o final de semana também, o mês vira um desastre sem aquele tempinho para fazer o que gosto. Um horror, eu sei.

Diante dessa minha situação, me vi mais do que tentada a ler o livro "Essencialismo" para descobrir onde comecei a errar e acabei tão sem tempo até mesmo para descaçar. Logo de cara eu descobri o óbvio: não sei dizer não a novos compromissos, não sei selecionar o que realmente fará diferença na minha vida. O lance de “quanto mais, melhor” não é tão viável quanto imaginei.

Greg começa o livro traçando o perfil das pessoas não essencialistas (tipo eu) por meio de tópicos em que comumente elas se perdem na caminhada pelo sucesso e satisfação profissional. Aceitar deliberadamente novos compromissos sem pensar direitinho quais os retornos que trará é um dos principais erros e o mais comum de se ver. Eu até comentei no Instagram que o autor estava falando mal da minha vida, mas que daria a cara a tapa (rs), pior que eu sou mesmo assim, se houver a mínima possibilidade de entrar em um grupo de estudo, de escrever e apresentar um artigo ou de desenvolver um trabalho qualquer, eu não sei dizer não. Se o professor exigir 50 horas do meu dia eu digo sim sem nem pestanejar, mesmo sabendo que eu só tenho 24 horas no dia e outras obrigações que já ocupam parte desse número, como dormir, trabalhar e cuidar da casa, por exemplo.

Mas calma, depois de surrar o não essencialista o autor irá trata-lo de uma forma sutil e cheia de exemplos motivadores. Do meio para o fim do livro eu já fiquei bem mais empolgada e determinada a fazer diferente no semestre que vem. Ainda não sei ao certo se conseguirei colocar tudo em prática, mas acho que o “Essencialismo” me deu um ótimo embasamento teórico sobre como evitar a sobrecarga da rotina.

Se você também se vê abarrotada de coisas e sem tempo nem para ver aquele filminho, relaxar no sofá ou praticar seu hobby preferido, está na hora de dedicar umas horinhas para aprender mais com o “Essencialismo” a como adquirir a leveza da vida.
Girrrrr 18/02/2017minha estante
Em sua resenha me vi na época da minha faculdade :D, adorei! Era representante, fazia estágio na faculdade, participava de manifestação, de grêmio, de organização pra colação. Não entendia como algumas pessoas conseguia ainda ter tempo pra diversão. Hoje faria tudo diferente.

Rafael Garcia 22/05/2017minha estante
Parabéns Samantha. Muito legal e agradável a sua resenha e comentários. Também comentei este livro, pois gostei muito também...!
Att. Rafael

Vislei Gonçalves 19/10/2017minha estante
Estou no começo, estava bastante empolgado, cheguei em uns 25% do livro e... Me atolei, como diz. Cara! Voltarei!

Alan.Nina 06/05/2020minha estante
Meu Deus eu PRECISO desse livro, eu todo. Obrigado

Talita 07/03/2021minha estante
Ótima resenha!

Larittrix0 01/04/2021minha estante
Resenha perfeita. Me identifiquei muito! ?

Evelyn385 17/06/2021minha estante
Sua resenha tornou o livro super interessante. Parabéns !

Gustavo.Garcia 21/07/2021minha estante
Achei ótimo o livro, vou reler ele

Gustavo.Garcia 21/07/2021minha estante
Mas depois de tanto tempo fiquei curioso colheu bons frutos?

Diego 06/11/2021minha estante
Melhor resenha que já lí aqui no Skoob! Meus parabéns!

Ewerton.Moura 13/09/2022minha estante
Parabéns pela excelente resenha. Acaba de ganhar mais um seguidor no Instagram.

Daniel.Dias 07/10/2022minha estante
Ótima resenha

Thays 11/10/2022minha estante
Livro base para nos colocar de volta aos trilhos do que de fato, é essencial.
Ajuda a criar rotinas de comportamento e pensamentos para uma vida mais regrada e menos sobrecarregada.

Gabriela.Steindorf 27/07/2023minha estante
KKKKKKKKK eu ri tanto desse título Samantha, porque representou 100% minha sensação lendo o livro

Ana 10/12/2023minha estante
É exatamente isso, comecei a ler e sai devorando as páginas. Já há um tempo me sinto sobrecarregada, fazendo várias coisas e no fim parecendo que não fiz nada. Vem o sentimento de impotência, de incapacidade e enfim... E esse livro simplesmente é um bote salva vidas em meio a esse caos. Ele mostra o como somos ensinados a sempre correr atrás de mais e coloca por terra aquela frase de que "trabalhe enquanto eles dormem". Sai recentemente de um emprego que me vi em um estado de pré Burnout e exatamente por ser estimulada a sempre mais, mais e mais, ao ponto de abdicar das minhas horas de sono. E desde então tem sido bastante difícil voltar ao menos. Mas esse livro tem sido um bandaid e tem me mostrado o quanto é uma questão de escolhas e abdicação. Simplesmente muito bom!

Kau 24/01/2024minha estante
Parabéns pela resenha

Michelle.Steinhoff 27/01/2024minha estante
Eu já curtir no título da sua resenha! Kkkk. Perfeita! Concordo com você em tudo, principalmente em não saber se conseguirei colocar em prática rs

Caroll.Valle 29/01/2024

Prático , leitura rápida, fácil aplicação no dia a dia , achei bem atual, já tinha lido outros livros , mas sem contexto mais científico

@carletogabriel 28/10/2021

Incrível
Como tem alguns dias q li, já não me lembro muito ??, mas basicamente o livro nos da uma abordagem de sermos menos superficial e focar no que realmente importa, um ensinamento q mais me impactou foi o de ver o q não está sendo mostrado, ouvir o que não está sendo falado. Com toda certeza em breve vou reler esta magnífica obra.
almeidalewis 29/10/2021minha estante
O implícito!

Rosangela Max 29/01/2021

Muito bom!
Apesar do conteúdo estar mais voltado para o lado profissional, principalmente para o mundo corporativo, gostei muito dos pontos levantados pelo autor e pela forma que ele os relaciona com exemplos ao longo do livro.

Jamile.Almeida 01/11/2020

Bom, mas não pro meu timing...
Um livro sobre o quanto fazer tudo pode ser não fazer nada direito.
Isso não é novidade. Mas acredito haver um grande problema em se traçar regras ou manuais de como as pessoas devem escolher aquilo que realmente trará frutos e como eliminar as coisas inúteis.
Nessa premissa, simplesmente estão apagdas aquelas pessoas que gostam e se sentem bem nesta alta carga de responsabilidades e cobranças e vivem muito bem com isso, é a chama de continuar seguindo em frente. Sim.. acreditem, existem pessoas assim, talvez eu até seja uma delas.
O autor faz parecer como que essas escolhas fossem muito simples e só quem não as quer enchergar, não as percebe. O fato de ele ter tido, após longos erros, seu momento de epifânia, não o torna guru de todo o sucesso, minha opinião pessoal, afinal, aquilo que se aplicou a vida dele, não necessariamente se aplicara a de outros, somos seres diversos.
Em algumas situações, palavras e discursos pouco têm impacto, a vivência leva a construção.
Se leva toda uma vida para chegar a maturidade dessas escolhas. O percurso é sim feito de acertos e erros, não é possivel fórmula mágica que defina isso.
O caminho para essa sapiencia faz parte do resultado.Claro que tem pessoas que nunca enchergarão, nunca alcançarão tal poder de escolha. Mas o problema aí é mais profundo do que simples regras, podemos estar lidando com limitações profundas piscológicas e de auto confiança que vão muito além de livros pra solução.
Me senti no mundo da gurolândia, ouvindo algo como: eu consegui e sei a fórmula, vou te dar ... sei...
Discursão interessante, mas um livro que não dialogou em nada comigo.
Rinaldo.Sousa 01/11/2020minha estante

Arrasou na resenha...

almeidalewis 02/11/2020minha estante
Li integralmente ????

Jamile.Almeida 02/11/2020minha estante
Infelizmente foi um livro q n dialogou comigo

almeidalewis 02/11/2020minha estante
Eu era curioso pq ouvia muita gente do YouTube comentar,mas quando eu ouvi o idiomus a respeito dele eu posterguei a leitura dele,foi bom.

Gabriela.Steindorf 27/07/2023minha estante
Se você se sente bem com uma grande carga de tarefas e responsabilidades ao mesmo tempo, esse livro não é pra você. Simples :)
O "problema" não é o autor.

Amanda 21/01/2021

Não achei nada de extraordinário, é sim, um bom livro, mas não traz nada de inédito.Porém, é um livro didático, e contém uma boa escrita.

Fernando Coutinho 30/09/2021

Leitura Essencial
A leitura desse livro é muito importante nos dias atuais. Em meio a vasta disponibilidade de informações e opções, ficamos dispersos e menos produtivos. Saber enxergar o que é realmente essencial nos ajuda a foca e aproveita melhor nosso tempo e vida.

@solracdantas 22/06/2021

Em uma palavra: Essencial. :)

Rafa 08/11/2020

Sobre fazer as coisas certas
O livro explora o conceito do essencialismo, qual seja, menos quantidade e mais qualidade. O resultado é a potencialização do nosso foco. Enfim, trata-se de um manual prático que afasta a rotina de isocronismos, cada vez mais comum.

Anderson 14/01/2022

Essencialismo
Todos esses livros com uma temática, "auto ajuda" , ou "auto aperfeiçoamento", do ponto de vista parece facil que as dicas e rotinas e regras servem para todos, porem não.
Em um mundo como vivemos hoje , com tantas coisas que roubam nossa atenção , tantas coisas para ser consumidas, é muito dificil ser essencialista , focado, não perder tempo com trivialidades , coisas e pessoas, é bem interessante os conselhos do autor, mudar seus hábitos , seus comportamentos, porem não é facil e nem pra qualquer um, ser uma pessoa focada no indispensável, é um desafio para todos nos .

Renan Moura 13/05/2022

Essencialismo
Leitura muito abrangente, quero dizer, você pode extrair coisas boas tanto pra sua vida pessoal, quanto pra profissional.
Faz com que você se policie em muitas atitudes do dia a dia, sobrecargas que as vezes nós mesmos nos colocamos, cobranças que as vezes nós nos fazemos, e o livro te da esse norte sobre essa organização de prioridades. Claro que segue uma linha muito voltada pra gestão de equipe, trabalho em grupo, mas sabendo filtrar a leitura você consegue pegar a ideia e usá-la na gestão da sua vida pessoal.
Daisy.Hubner 13/05/2022minha estante
Bom saber

Carol 29/05/2021

Esse livro é aquele do tipo ?preciso reler, no mínimo, mais uma vez?, pela profundidade e poder das ideias contidas em suas páginas. Uma leitura simples que garante profundas reflexões sobre nossas vidas, escolhas e a busca pelo essencialismo e o momento presente, a chave para alcançar naturalmente uma felicidade autêntica, liberdade, paz de espírito e propósito.

Cah ð¸ 27/04/2022

Dicas de vida
Esse livro é incrível, bem didático e prático também.

Desde o começo já comecei a colocar em prática os ensinamentos essencialistas.

Menos é mais, só que com qualidade.

Melhore sua saúde mental, esse aqui é um excelente caminho para gerir o estresse.

Alana407 07/09/2022

"Menos porém melhor"
De tudo o que eu poderia escrever da minha experiência com esta leitura, creio que três lembretes serão os mais importantes:

- Ler este livro total ou em partes, sempre que me sentir sobrecarregada ou com duvidas;
- Lembrar-me do que significa a palavra kairós e a importância do viver o agora;
- Pensar no que realmente é essencial para MIM.

Sem duvidas ele funciona como um guia para uma vida com real significado e importância.

"que vocês se certifiquem de quais são as coisas mais importantes"
Fil 1:10

Andréa 07/04/2024

O Essencialismo
Este livro de Greg Mckeown sobre a disciplinada busca por menos traça a diferença entre o essencial e o trivial.
Ele discorre em cima de quatro partes, são elas:
1- Essência (Qual é a mentalidade básica do essencialista?)
2- Explorar (Como discernir as muitas trivialidades do pouco que é vital?)
3- Eliminar (Como excluir as muitas coisas triviais?)
4- Executar (Como fazer quase sem esforços as poucas coisas vitais?)

A leitura desta obra ajuda a organizar e priorizar as atividades que são realmente essenciais e com isso há economia de tempo, execução de atividades com excelência, foco no que realmente é importante, ajuda a lidar com os obstáculos, estabelecer limites e mostra o poder de saber escolher.