Os Pássaros

Os Pássaros Frank Baker

Resenhas - Os Pássaros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gi Gutierrez 13/05/2018

Li esperando ver nas suas páginas o filme de A. Hitchcock... o que encontrei foi uma grata surpresa.

Leticia | @bardaliteraria 16/07/2017

Quando vi esse lançamento achei lindo, essa capa, as laterais pretas e fiquei bem curiosa. A cada página que ia lendo e depois da confusão inicial que a leitura me causou, percebi que havia mais ali do que simples pássaros e talvez isso o torne difícil de ser lido e compreendido, se o leitor não tiver paciência e atenção...
"Antes da chegada dos Pássaros"...Era o que Anna sempre ouvia de seu pai, durante muitos anos de sua vida. O senhor de 85 anos (narrador da história e de nome desconhecido) achou muito esquisito, pois em um dia comum, a 65 anos na antiga Londres que conhecia, milhares de pássaros vieram do nada, de início pareciam arrogantes pois apenas ficaram ali no centro da cidade em uma praça observando todos ao redor. Depois de um tempo e esforços fracassados de ser livrar dos pássaros, que levaram a uma grande chacina em que eles saíram ilesos, alguns começam a não só observar pessoas mas a segui-las a todo canto em que vão, e esse comportamento estranho dos pássaros acaba gerando desconforto, incomodo e surto em algumas pessoas que acabam se suicidando por isso.
Sim, de início o livro é bem estranho, lento e o suspense sobre os pássaros e o que houve depois, acaba sendo morto pela narrativa difícil e cheia de excessos de detalhes, não só sobre os pássaros, mas também a própria vida do narrador, a relação com a mãe, seu trabalho, algumas coisas que são corriqueiras pra gente mas incomuns a Anna sua filha, que não nasceu naquela época e não sabe do que o pai está falando. E meu maior problema com o livro foi justamente esse, a leitura não é nem um pouco fluída, pelo contrário é bem lenta, arrastada e o leitor precisa de paciência pra seguir em frente. Outro ponto que me incomodou foi a separação dos capítulos, o livro tem apenas três capítulos e a divisão é bem maluca ao meu ver, pois dois capítulos são gigantescos e apenas um mal chega a dez páginas.
Mas o livro não é de todo ruim, pelocontrário, a escrita filosófica é muito bem feita, cheia de metáforas ereflexões, a obra tem muitas críticas a nossa forma consumista, ao querer demais sem precisar daquilo, a mania londrina de se achar superior ao resto do mundo, as mentiras que escondemos de nós mesmos, e ao modo de existir, a aceitação de si mesmo. O livro pode ter aquele "quê" de suspense e demistério em relação aos pássaros, mas na minha opinião, eles são apenascoadjuvantes pras questões humanas abordadas na obra.

site: http://bardaliteraria.blogspot.com.br/2017/02/os-passaros-de-frank-baker.html

Sanoli 21/08/2017

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2017/08/os-passaros.html

Laura Rangel 17/09/2017

Inspirador
Um livro sobre como o ser humano vem, por causa do seu ego e ambição desmedidos, destruindo a natureza e a si mesmo; e numa tentativa de abrir-lhe os olhos, Deus ou essa própria Natureza (é uma questão da crença de cada um de onde vieram os pássaros - pra mim vieram de Deus) envia os pássaros para que eles possam ter consciência do que fizeram e renasçam de uma maneira a saberem conviver e valorizar tudo de belo, perfeito e essencial a vida de todos os seres vivos. Mostra-lhe que tudo que não enche de vida a alma é destrutivo e passageiro. Aqueles que não agarraram essa última chance foram destruídos para que houvesse o recomeço para a natureza, e àqueles que se renderam foi dada a chance de participar desse recomeço. Simplesmente uma visão diferente de apocalipse criada pelo autor, usada para expôr várias críticas aos vícios e modo destrutivo do ser humano e indicando um caminho pelo qual podemos melhorar. Adorei o livro por seu modo reflexivo e motivacional com uma pitadinha de suspense para não enfastiar o leitor! 😍

rocha_kr 05/10/2017

Os Pássaros
O livro é bom, porém algumas partes são um pouco monótonas. Nas últimas páginas vem mais ação!!

Mah 07/10/2017

Os pássaros
O livro começa com uma introdução feita por Ken Mogg, contando um pouco da vida de Frank Baker e do cineasta Alfred Hitchcock. Para aqueles que não sabem Alfred Hitchcock produziu o filme ?Os pássaros? em 1963 e nos créditos de tal filme consta que a história é baseada nos contos ?os pássaros?, da escritora Daphne du Marier. Quase trinta anos depois do lançamento, o romance de Frank Baker ganhou repercussão quando o autor ameaçou processar tanto Hitchcock quanto du Marier pela história utilizada no filme que seria segundo Baker a mesma de seu livro.
O autor é muito detalhista em sua história, o que tornou, na minha opinião, a leitura um pouco arrastada, pois Baker detalha muitas coisas sem muita importância para história.
O narrador nos conta sobre sua bissexualidade, angústias, de seu emprego monótono e claro sobre os pássaros, foco da história. Em outros pontos da história ele nos fala também sobre a sociedade daquela época, e com isso vemos varias semelhanças com a sociedade atual, tanto que parece que Baker já sabia como seria a sociedade do ?futuro?. Sobre os pássaros, quando peguei o livro para ler achei que a história seria entorno deles, e não foi o que senti, senti que os pássaros ficaram em segundo plano na história.
Além da leitura ser lenta, senti que ficaram algumas lacunas na história e por ser um romance (sim leitores!, apesar de algumas cenas violentas que os pássaros protagonizam, o livro é um romance) a esposa do narrador principal aparece bem pouco na história, o que me deixou bem curiosa em saber mais sobre ela.
Esta edição de capa dura que a Darkside lançou é a versão fiel e definitiva, revisada pelas próprias mãos do autor Frank Baker em 1964, pois foram feitas varias edições sem algumas partes que encontramos nessa edição, pois Baker além de revisar incluiu algumas partes que não continham nas edições passadas.

Fabiana 14/10/2017

Decepcionante
Apesar do título, tem pouca relação com o filme de A. H.
É muito mais uma alegoria.

Andréa Oliveira 26/10/2017

Reflexões...
Esse livro escrito por Frank B. agradou-me muito mais do que eu esperava. A leitura é por vezes poética e filosófica, o que me faz admirar obras literárias com essa proposta, mesmo quando o entendimento é mínimo. E confesso que algumas vezes, em certas passagens do livro pareceu-me que isso ocorreu. E outras vezes que a correria do cotidiano roubou a atenção que eu desejava dispender nesta leitura.
A análise principal em que a figura dos 'passaros' representa o que há de mau em nosso ser é fantástica e além disso a perseguição frequente destes é tão profunda que nos faz refletir sobre a nossa própria natureza, nosso lado "diabólico".
Baker nos ensina que devemos olhar e reconhecer esse lado perverso que nós todos desenvolvemos e mais que isso que devemos enfrentar os nossos medos para então seguir em frente, mais concientes de quem somos de verdade e sobre como podemos ser melhores.

Ps: Que não seja necessário a chegada dos pássaros para nós darmos conta disso.

Jonathan 17/12/2017

ANTES DA CHEGADA DOS PÁSSAROS.
''É um suspense primorosamente lapidado." - Ken Mogg

Falar que Os Pássaros é um suspense primorosamente lapidado é muito forçado. A sinopse conta que milhares de centenas de pássaros chegam de maneira misteriosa em Londres e começaram a atacar e matar os londrinos, mas quando você lê o livro, você sabe mais sobre o narrador do que os pássaros em si, que é o tema do livro.

A história fala sobre um senhor de 80 anos ou mais, que sempre falou para sua filha Anna uma frase que a marcou para sempre que era: "Antes da chegada dos pássaros.". Então, ele conta para Anna o dia que os pássaros chegaram e também contou sua vida na Londres de 1935, antes da invenção do rádio, televisão e bombas atômicas.

Claro, que o livro tem momentos de suspense, mas a maioria do livro é sobre a vida do protagonista. Os pássaros atacando as pessoas tem poucas cenas no longo do livro. Sinceramente, gostei mais das partes do protagonista com sua mãe, Lillian, isso foi o que mais gostei, como as partes da Robin Hudson do livro Noturno, que foi minha personagem preferida no livro.

" E enquanto eu pensava nisso, agitava-se a criatura pairando, como uma mancha escura no céu." - Os Pássaros

Houve uma polêmica envolvendo o livro de Baker e o filme homônimo de Alfred Hitchcock, "Os Pássaros" (1963). Por causa dos créditos: "Inspirado no conto aterrorizante de Daphne Du Marier", e por causa disso Baker começou um processo contra Hitchcock e Du Marier, o que ajudou no sucesso de seu romance, que antes do filme ser lançado vendeu apenas 300 exemplares, considerado um fracasso pelo próprio autor.

O filme foi lançado quase 30 anos depois do primeiro lançamento de Os Pássaros, e o filme de Hitchcock ajudou e muito para uma re- publicação de Baker, que fez enorme sucesso.

"Frank Baker é um escritor incomum e interessante, às vezes bastante similar ao grande mestre do sobrenatural Arthur Machen." - Michael Dirda, Washington Post

" A obra mais original da ficção imaginativa desde que H. G. Wells escreveu A Guerra dos Mundos." - Birmingham Mail

" A história [...] é engenhosa e se sai bem ao criar uma atmosfera sinistra." - Time and Tide

site: http://historiacomterror.blogspot.com.br/

Nayandra 19/12/2017

Pronto para encarar seu pássaro? Então leia!
Começo minhas impressões destacando que o livro proposto é o 3°Livro Viajante que recebo e como os anteriores, não deixou a desejar, tanto pela nova experiência literária, como pela interação com o grupo. Penso que esses sim são os maiores ganhos em participar deste projeto! Quanto à leitura do livro "Os Pássaros" de Frank Baker, em resumo, o início foi bastante maçante, estando longe de ser uma leitura fluída pelo excesso de detalhes trazidos pelo autor. Confesso que não rendi mto nessa parte! Mas a partir do 2° capítulo as coisas tomam um outro ritmo, inclusive a leitura, talvez por ser uma parte "curta" rs. O 3° e último capítulo só consegui parar quando chegou ao fim. Tudo acontece em um piscar de olhos. Tenso, vívido e rico de reflexões, possibilidades e ressignificações ao leitor! Foi quando o conceito subiu de 2 para 4 numa escala de 5! ???? (gostei, mas não amei). O que levo dessa leitura é que sempre há tempo de encarar nossos pássaros, desde que vc esteja pronto para recomeçar! E aí, vc está!? Então já pode começar a leitura! Rsrs.

Lolla 21/12/2017

Olhe pra dentro de si
É absurdo como as críticas a sociedade de 1930 contidas nesse livro são tão válidas pra atualidade! "Encarar meu pássaro" é uma frase que tenho repetido constantemente na minha cabeça pois enfrentar seus demônios é o único jeito de se libertar, você não continua a viver se ignorá-los. Não é o livro mais fluído do mundo, tanto que demorei bastante pra terminar de ler, mas valeu muito a pena. Não é de ação, não é de terror; é sobre a complexidade humana e o quão arrogantes e alienados nos tornamos levados pela vida moderna.

Galáxia de Ideias 16/02/2018

Um clássico que merece ser lido

Os pássaros, um número muito maior do que até então costumavam ser vistos, a princípio apenas observam a cidade e sua população, que os acha bonitinhos e graciosos. Eles, porém, adoram sujar tudo com seus excrementos e até mesmo incomodam mais do que seria aceitável.

Até que uma mulher, em uma cabine telefônica, inesperadamente morre de causas não reveladas.

Pelo menos até um jovem nos seus vinte e cinco anos e com uma vida regrada e trabalhadora descobrir, tarde demais, que o objetivo dos pássaros é muito mais sinistro do que o princípio sugeria e agora ele tem de descobrir o que há por trás disso. Contando com a ajuda da soviética Olga, que será uma peça chave para o que virá.

Se ele vai descobrir, o único modo de saber é embarcando na aterrorizante jornada criada por Frank Baker em um livro que se tornou por merecimento um clássico do terror. “E o cinema?

Essa provavelmente era a diversão mais influente oferecida aos homens e mulheres. Como o rádio, poderia ser usufruído a quase todas as horas do dia, embora, diferentemente do rádio, não ficasse dentro de casa. (Tenho certeza de que logo estaria. No meu tempo, eles estavam encaminhando nessa direção.) Um homem tinha que ir a teatros especiais para conseguir este tipo particular de fuga da realidade.

Eu sei que o meu post dessa semana deveria novamente vir da Argentina. Porém, escrevendo um novo livro, um terror com vampiros já todo formado na minha cabeça, me veio a vontade falar de um dos melhores, porém mais incômodos, livros que li em 2017.

Antigo? Sim. Atual? Igualmente. A construção da minha fala, pelo menos no ponto de vista de um purista da língua portuguesa, soa contraditória e até sem sentido. Garanto, entretanto, que faz muito. Muito mesmo, ainda mais quando o autor descreve, com uma minúcia que muito bem poderia ser a nossa realidade em 2018, a vida real da Londres de 1935.

O pior de tudo, porém, é que, desde o começo do livro, sabemos que o protagonista e narrador, nessa ocasião um homem nos seus oitenta e cinco anos, há sessenta vive em um mundo completamente arruinado cujas profundezas nunca chegamos realmente a desvendar. O que sabemos, porém, é suficiente para nos perguntar como o mundo se reergueu depois do “advento dos pássaros”, ainda mais quando fica implícito que a maioria das coisas que conhecemos como o básico não mais existe. Como uma distopia daquelas que hoje são livros tão comuns. Considerando que isso fica claro desde o início do livro, não considero spoiler, porém, como tudo aconteceu é sim, por isso não posso detalhar como eu gostaria. Posso comentar, entretanto, que a cena é aterradora, digna de um filme de terror. Bem pior que no filme de Hitchcock.

O mais aterrorizante, porém, é bem mais que só a ameaça dos pássaros. É a capacidade das pessoas de não levarem a vida a sério quando realmente precisa. A falta de iniciativa da maioria em mudar o que está errado. Não assumir o que realmente sentem. Serem capazes de se permitir declinar pelo ritmo da falta de moral do mundo. Tudo isso, somado a uma narrativa em primeira pessoa que intercala passado e presente, torna a leitura uma excelente experiência, mas também incômoda até não poder mais. Inclusive eu demorei a terminar o livro porque me identifiquei muitas vezes com o narrador e identifiquei várias situações da vida real que não raras vezes me alteram o humor. Fica difícil pensar sem sentir mal e assustado em como as pessoas no livro simplesmente não se davam conta do perigo em volta delas e só tarde mais é que elas foram notar.

Outros, e certamente os mais aterrorizantes, pontos da trama são: de onde vem os pássaros e o que eles realmente são? Durante boa parte da história o autor apenas diz que tentaram capturar, espantar ou matar os animais, mas que não fizeram sequer um arranhão. No entanto, duas cenas do livro dão uma séria pista, ou esclarecem, sobre do que realmente se tratam os pássaros e isso é o que mais realmente assusta o leitor, pois ninguém teria pensado em uma (quase) solução tão inacreditável, mas ao mesmo tempo tão cheia de sentido. De tal forma que você fica pensando no livro um bom tempo depois de ler.

Não apenas fica pensando na leitura, mas também apreciando a edição caprichadíssima da Darkside Books, com sua lombada em preto e branco e o corte das folhas pretas. Isso sem contar as folhas amareladas e o excelente espaçamento da fonte que está em muito bom tamanho e igualmente confortável para a leitura.

Sei que o texto ficou mais curto do que geralmente faço, de novo, mas apesar de Os Pássaros ter me marcado bastante, falar dele não dá nem um terço do que realmente vocês podem esperar do livro. Mas posso deixar um aviso: se avistar um pássaro estranho, não abra a janela.

Resenha postada originalmente no Blog Galáxia de Ideias - Escrita por Renata Cezimbra

site: http://www.galaxiadeideias.com/2018/02/resenha-os-passaros-frank-baker.html

Augusto 23/03/2018

A cronometrada rotina londrina é alterada de uma vez por todas quando o céu da cidade, suas ruas e parques são invadidos por bandos cada vez maiores de pássaros cuja origem e propósito ninguém pode explicar.
O pânico se espalha quando as aves passam de meros juízes silenciosos dos habitantes da City a carrascos, sem fazer qualquer diferença entre homens e mulheres, pobres e ricos, boêmios e clérigos.
O motivo que os leva a assassinar as pessoas permanece um mistério para as pessoas e sobre cada uma delas paira o medo não verbalizado de ser o próximo eleito dos pássaros.

Reluto em considerar "bom" qualquer livro que, ao final da leitura, não me deixe abandonado à uma sensação estranha de saudade... da história, dos personagens, dos sentimentos que os mesmos produziram em mim...
"Os Pássaros" é bem escrito... uma boa premissa, há trechos bonitos, provoca reflexão em um ou outro momento e... só...
O protagonista foi, creio eu, responsável em grande parte pelo sentimento de antipatia que me acompanhou na maior parte do livro.
Suas causas, seus dramas, seus dilemas, seus protestos (salvo raros momentos) deixaram uma impressão de "confusão adolescente"...

Não desaconselho totalmente a leitura desta obra de Baker. Vá lá... talvez haja aqui (admito ao menos a possibilidade) um "q" de implicância de minha parte... talvez apenas o autor não tenha conseguido a empatia pretendida entre o personagem principal e o leitor... talvez as angústias dele estivessem distantes demais das minhas... não sei.
É necessário que seja justo e registre que o atormentado e infeliz jovem londrino amadurece no terço final do livro, mas já era tarde... Frank já havia "me perdido" e não foi possível apagar totalmente a forte (e má) impressão inicial.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6