Dicionário de Mitologia Nórdica

Dicionário de Mitologia Nórdica Johnni Langer

Resenhas - Dicionário de Mitologia Nórdica

Drakomanth 31/03/2021

RECOMENDADÍSSIMO
Se está procurando um trabalho de altíssima seriedade sobre a temática, encontrou. Aquela sensação de que você investiu e valia o triplo do valor - Muitíssimo obrigado a todos os envolvidos!

Draculina 07/03/2022

Indispensável
De fato o livro trás um conteúdo demasiadamente rico, realmente um dicionário que carrega muitas informações em detalhes. É uma excelente opção para consultas da mitologia.
Infelizmente achei erros de digitação e uma de impressão onde até dificultou a leitura, esses seriam os pontos negativos.

Vinicius.Freitas 21/09/2016

Bom Livro...
Bom Livro, mas para quem está estudando a mitologia nórdica com mais intensidade e dedicação este livro não possui muito conteúdo que valha a pena... eu me decepcionei bastante, pois li tantas críticas positivas desse dicionário que achei que ia agregar bastante conhecimento aos meus estudos, interessante é que é um livro com colaboração de vários brasileiros, e pelo menos não achei nada de cunho duvidoso ou errôneo, tendo como base o que já li em outros livros estrangeiros. Resumindo: me arrependi do valor que paguei nele na época R$80 hahahaha, mas não é de todo ruim se você começou a estudar a cultura nórdica há pouco tempo.
Herval 07/01/2017minha estante
Tem alguma recomendação de algo mais profundo?

Vinicius.Freitas 10/01/2017minha estante
Olá Herval. A maioria dos livros que gosto são estrangeiros, muitos traduzidos para o inglês. Vou por uns links do google. Não li todos por inteiro, até porque não os comprei e li algumas partes ou pdfs com prévias, mas os tópicos que pesquisei neles, foram muito úteis e mais completos que a maioria dos livros em português que li. Seguem os que recomendo:
Gods And Myths of Northern Europe (Deuses e mitos do norte da Europa) de Hilda Davidson
The Norse Myths (Mitos Nórdicos) de Heilan Yvette Grimes
Norse Mythology: A guide to the Gods, Heroes, Rituals and Beliefs (Mitologia Nórdica: Um guia dos Deuses, heróis, rituais e crenças) de John Lindow.
Espero ter ajudado de certa forma hehehe, abraço e boa leitura.

Daniel.Duarte 21/02/2017minha estante
Eu não estou conseguindo lhe responder sobre os links dos livros que recomendou kk,muito obrigado!!

Vinicius.Freitas 23/02/2017minha estante
Daniel.Duarte, hahaha tranquilo, espero que os livros recomendados ajudem nos estudos, valeu!

Fios 24/10/2017minha estante
Vinicius você sabe me dizer qual o nome do símbolo viking que são duas setas e significa "criar sua própria realidade"? Procurei em toda a internet algo com embasamento teórico mas não achei nada...

Gabez 12/12/2023

Um excelente livro para quem gosta e tem curiosidade sobre a mitologia nórdica, aqui além de termos as informações ainda temos as fontes o que nos permite buscar mais sobre as informações que nos são apresentadas, além de conter diversas imagens que deixa o conteúdo ainda mais interessante.
Agora apesar de ter gostado e muito devo ressaltar algumas coisas que ao meu ver podiam ter sido melhores:
1 - algumas coisas apresentadas com seus nomes no idioma original poderiam ter uma nota de como se pronunciar, afinal é um dicionário e acho que seria interessante.
2 - algumas coisas como por exemplo "Domaldi" como já foram citadas anteriormente aqui temos o nome e "Ver Realeza sagrada nórdica; Sacrifícios escandinavos" poderia ter um aprofundamento maior nos temas que isso acontece ao invés desse tipo de nota
3 - Alguns casos como de Thrúd, que tem apenas uma menção na parte sobre Thor, não ganha mais do que isso e nenhuma outra menção a ela novamente, usei de exemplo mas não é o único caso.
Bom, dito isso ainda acho que é um excelente adendo a qualquer prateleira de quem gosta de mitologias!

Matheus Azeredo Prado 20/10/2023

Obra Interessante
Trabalho muito bem apresentado, que satisfez as minhas expectativas, mas é necessário fazer alguns apontamentos.

Primeiro, se trata de um livro com uma pegada mais acadêmica, aprofunda em questões metodológicas e, em consequência, aprofunda em questões teóricas, mas não faz análises profundas nem místicas dos mitos, o que pode frustrar alguém que espere um manual religioso, inclusive porque coloca em xeque muito do conteúdo de mitos, as vezes determinando que podem ter sido construídos com base em ideias cristãs ou de outras culturas.

Segundo, que é um livro que tem uma certa complexidade e exige que o leitor tenha um conhecimento médio da mitologia nórdica, não sendo indicado, portanto, como um primeiro contato com a mitologia nórdica, um estudante noviço da mitologia nórdica pode ficar confuso e achar a leitura muito pesada, mas o estudante a nível médio deve encontrar uma boa fluência na leitura deste trabalho.

Dito isto, creio que a leitura valeu a pena, e a recomendo para quem deseja principiar uma erudição em cultura e mitologia nórdica, achei que foi muito bem escrito e, embora técnico, possui uma linguagem clara para um estudante ativo da mitologia nórdica.

Por isso mesmo creio que seja uma ótima contribuição para o tema na língua portuguesa, mesmo porque é muito bem referenciado, cada verbete possui uma referência bibliográfica própria, incluindo principalmente livros em idiomas estrangeiros, em que se destaca o inglês, mas contendo também algumas referências em português.

Gutarik013 26/02/2024

Um ótimo livro de estudo para graduandos, realmente um dicionário bem completo com fontes bibliográficas interessantes!