Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros Josh Malerman

Resenhas - Caixa de Pássaros: Não Abra os Olhos

A duda 21/07/2020

Cara esse livro me prendeu totalmente me deixando Muito agoniada, pro final eu pensei em desistir pela sensação que tava me dando mas eu continuei. Não imaginei que iria gostar do livro, super recomendo

Luís 22/08/2020

Bom, mas arrastado.
Eu gostei da história. A escrita é cativante e claustrofóbica. Você não consegue ler, sem sentir falta de ar, ou sem se sentir desconfortável. O autor descreve muito bem as coisas. Mas em alguns momentos eu achei a história um pouco arrastada.

Brendices 21/04/2020

Suspense do início ao fim *-*
Para quem é fã de suspense assim como eu, esse é um livro perfeito. Fiquei entendida em alguns momentos por detalhar muito algumas situações e não ir adiante com a ação, mas isso é uma opinião pessoal, nada que interfira na qualidade do livro.

Super indico!

duda.7 02/03/2023

Bird box.
O livro é totalmente diferente do filme e como sempre o livro da de 10 a 0. livro cheio de detalhes, agoniantes em alguns capítulos, mas não foi uma leitura que me prendeu. nota mental: sempre ler o livro antes de ver o filme.

beca 05/07/2020

Impossível parar de ler
Mesmo que seja um livro que deixa muotas questões em aberto e seja por alguns instantes um pouco inconsistente ele cumpre perfeitamente o papel de um livro de suspense. Me senti sem ar em varios momentos e senti o nervoso de cada personagem a não poder usar o estímulo que nós mais usamos desde o momento em que nascemos...a visão!
Carmem.Suzana 09/07/2020minha estante
Adorei, to ansiosa para ler :) espero gostar tbm.

Layza 05/05/2020

- A sensações de agonia do livro, e ler ele em uma época de pandemia me trouxe ainda mais agonia.
- A narrativa é ótima, a história te prende do início ao fim.
Maju Nds 05/05/2020minha estante
Eu amei esse livro muuuito?

Kenia 03/01/2021

"Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo que temos para nos defender?"

Há algo assustador e ainda assim intrigante em enfrentar nossos medos cegamente. O autor Josh Malerman consegue descrever essas emoções e muito mais nas páginas de seu romance de estreia, Caixa de Pássaros. Essa é a minha segunda leitura desse livro, pois com o lançamento de Malorie 6 anos depois, havia alguns detalhes para revisar. E foi mais uma experiência incrível, eu adoro esse livro!

Este romance rápido é uma história de terror original e arrepiante. Ao longo do livro, o narrador alterna entre passado e presente: acompanhamos a vida da jovem Malorie, durante um período de quatro anos – começando com sua gravidez e em outro momento quando Malorie guia seus dois filhos de quatro anos de idade, a quem ela se refere simplesmente como Menino e Menina, em uma última jornada em direção ao rio, deixando a segurança de sua casa. Tudo isso vendados.

Acho esta uma maneira interessante de contar a história, pois deixa o leitor criando várias teorias até o final do livro.

Bom, o mundo se torna apocalíptico quando acredita-se que uma criatura seja a culpada de muitos suicídios e assassinatos, transformando os próprios seres humanos em monstros no momento em que o vêem. Esse ser é descrito no romance como "o problema" porque os personagens principais não sabem exatamente o que está destruindo a raça humana.

"Que tipo de homem se esconde atrás de cobertores e vendas? A resposta é A MAIORIA dos homens."

Malorie vê em um anúncio de jornal que os habitantes de uma casa estão recebendo pessoas que precisam de refúgio. Lá, ela é recebida com desconfiança, mas depois aceitam e ela se torna uma pessoa super importante para manter o equilíbro da casa. Seus companheiros passam a duração do livro tentando sobreviver, o que inclui sair para o mundo escuro além das quatro paredes que geralmente os protegem.

Nos é apresentado uma variedade de personagens – do corajoso ao psicótico. Malerman demonstra com maestria como várias personalidades podem responder a mudanças alarmantes e assustadoras no mundo.

"O homem é a criatura que ele teme."

Os temas deste livro incrível incluem isolamento, amizade e amor. A vida e a morte também são uma grande parte do livro. O romance psicológico brinca com a ideia de que o medo é criado pela mente. A simplicidade da escrita de Malerman quando ele lida com esses assuntos é a chave para o sucesso do romance, como ele escreve; "Suas preocupações só o mantêm seguro tempo suficiente para se preocupar um pouco mais".

Além da escrita talentosa e da narrativa muito rápida, uma das maiores razões pelas quais o livro é tão viciante é a necessidade de saber do que os personagens têm tanto medo. Como os personagens principais só saem de casa vendados, o leitor só consegue ver e ouvir o que sabe, o que faz com que seja um grande suspense lido.

Este é um daqueles livros que ficam com a gente por muito tempo – e não somente por causa do medo que pode permanecer em sua mente uma vez que tudo acabou.

Kawan.Felipp 01/05/2021

Esse livro tem um potencial gigantesco,mas se perde no meio do caminho, mesmo sendo um suspense bem escrito, não consegui me apegar aos personagens, muito menos a história, mas pode ser que funcione para outras pessoas.

veduardac 03/01/2021

Vejo mais com minha mente do que com meus olhos
Quantas suposições, risos, pequenas lágrimas em meus olhos. Senti o medo e a angústia. Esse livro traz consigo intensas sensações e a maior delas é a curiosidade. Quantas vezes eu fechei o livro por instantes para refletir, ao som da playlist de Bird Box que encontrei no Spotify que ajudou a intensificar os sentidos. Creio que tenho uma imensa capacidade de visualização e sensação, vejo mais com minha mente do que com meus olhos. Se pudesse compartilhar da minha cabeça de todas as formas com os outros, inspiraria leitores sagazes e sedentos por mais. Meu primeiro livro de terror que com certeza entrou para a lista de favoritos. E apesar de estar lendo outro livro e de começar outros, essa ressaca literária vai durar bastante!

Emerson Yukio 11/04/2021

Caixa de Pássaros: Bird Box
Acho que o autor criou uma atmosfera interessante, mas não desenvolveu os personagens muito bem, além da Malorie.

Monica.Prupst 18/12/2023

Doído
O livro é muito louco
As vezes completamente sem noção
Uma realidade que espero que nunca aconteça
Não consegui fazer nenhuma analogia para algum situação real
Não sei se é necessário ler o segundo para fazer mais sentido
Mas como eu não o tenho vai ficar por isso mesmo
Quem sabe no futuro eu compre e tente chegar em alguma conclusão

fl.gil 27/02/2021minha estante
Muito tenso, não tem como não se apegar aos personagens. ??

jordanpessanha1 27/02/2021minha estante
Verdade querida! A gente sofre junto com eles e se alegra na superação de cada obstáculo. ??

Alan 27/02/2021minha estante
Amei demais esse livro, uma sensação de agonia a cada página.

jordanpessanha1 27/02/2021minha estante
Pois é! Esse livro não te deixa tranquilo nenhum momentos se quer. Uma leitura muito intensa.

Albertho.Azevedo 06/02/2023

Em guerra do amanhã, eles lutam contra garras brancas, enormes criaturas vindas de outros planetas. Em The Walking dead, buscam sobreviver o máximo para não se tornar um zombie. Agora lugar contra um ser que não tem como destruir, nem tocar nem nada. É totalmente impossível, Malerman me trouxe uma aventura (sei que é suspense) inebriante, com vários altos e baixos, principalmente na decadência de é viver com os seres humanos, seres de altíssimo egoísmo e pessimismo. Mas tbm seres de persistência, sagacidade e amor.

Andressa 12/02/2015

Não sabemos o que tem lá fora. Não abra os olhos.
Em Caixa de Pássaros o mundo está caótico. Há criaturas espalhadas por aí que só de serem vistas são capazes de levar qualquer um a insanidade. Malorie acabou de descobrir que está grávida e, como se ser mãe solteira não fosse assustador o bastante, Shannon, sua irmã, está obcecada com as últimas notícias sobre uma onda de mortes horrendas.

No início Malorie acha que sua irmã é ingênua e se impressiona facilmente, até que se dá conta de que coisas ruins realmente estão acontecendo ao seu redor e que a mídia não está sendo apenas sensacionalista.

O livro é narrado em terceira pessoa, intercalando passado e futuro, mas foca mais em Malorie e seus medos e receios. O que Caixa de Pássaros nos propõe é que deixemos de lado nosso melhor sentido (ao menos para mim é o melhor), a visão. O enredo é todo as escuras. Os personagens usam vendas para que não abram os olhos sob hipótese nenhuma. Não sabem o que tem lá fora. Não conhecem outra forma de se proteger. Vivem semeando o medo e o desespero. Mas, o que seria deles se não fosse o medo? O que seria de nós humanos se não utilizássemos o medo como nossa melhor forma de proteção?

Apenas não abra os olhos.
Não abra os olhos.

Josh Malerman constrói um cenário de tensão e angústia o tempo todo e o faz muito bem. Não sabemos o que tem lá fora. Não sabemos o que aquilo que tem lá fora faz com as pessoas. Só sabemos que não é bom. Não é bom. No entanto, apesar desse clima de tensão intrigante, o livro é bastante raso, conhecemos muito pouco dos personagens e não há aprofundamento de quase nada.

Não amei, mas gostei da leitura, que no fim das contas foi fluida e instigante. Coloquei-me no lugar dos personagens diversas vezes e pensei o que eu faria? De certo não duraria muito nesse universo do autor… E o que diabos está acontecendo? E foi aí que me decepcionei um pouco. A intenção do autor é nos apresentar uma trama que nos faça SENTIR o que é viver num mundo onde enxergar é uma sentença de morte, meu erro foi esperar por respostas. Malerman não responde a maioria dos meus questionamentos, ele apenas brinca com o leitor o introduzindo num mundo onde o tato e o olfato podem salvar sua vida, o fazendo sentir como seria. Quão assustador seria. E isso de certa forma foi uma experiência diferente.

Caixa de Pássaros deve ser lido com cuidado, para que tudo possa ser sentido e a estória seja proveitosa, conforme a proposta do autor. É um interessante livro de estreia!
Daiane567 11/03/2015minha estante
Adorei sua resenha! Exatamente como me sentir lendo este livro, muitas perguntas sem respostas e o final foi muito previsível p/ mim. Mas adorei a leitura mesmo assim! *-*

Andressa 11/03/2015minha estante
Obrigada, Daiane! Gostei do livro, mas o achei um tanto superficial. Personagens pouco aprofundados... e muitas perguntas e poucas respostas sempre me irritam. Mas a leitura não é ruim, consegue ser interessante apesar disso!

Bryan.Caratti 13/12/2020

Uma das histórias mais geniais que já li!
Temos medo do desconhecido. Não sabemos como são as criaturas. Aqueles que as conhecem afirmam não serem tao ruins quanto parecem. O fato de nunca vermos as criaturas torna a história mais emocionante. Nos prende até o final com o intuito de saber mais sobre esses seres estranhos. Mas só há teorias. Os únicos que têm as respostas são os que perderam a sanidade, como Gary, e o máximo que descrevem se resume em: "não é tão ruim quanto parece".
A história do livro, assim como no filme, começa com a Melorie navegando às cegas com os filhos rumo à Escola para Cegos Jane Tucker. No meio da aventura iremos descobrir o que aconteceu com ela através de, digamos, fragmentos de memórias. Eu, particularmente, não curto muito flashback, mas a escrita é tão boa que nem sentimos dentro de uma espécie de memória. A impressão que dá é que estamos vivenciando os acontecimentos como se estivessem no presente. Os capítulos são curtos e viciantes. Acho que ele já é o meu autor de terror favorito dos últimos tempos. O que me decepcionou um pouco foi não saber exatamente o que são as "criaturas", mas nada que afete a obra.
Kety 13/12/2020minha estante
Não senti muita vontade de procurar esse livro mesmo tendo amadoooo o filme, mas agora me senti obrigada a adiciona-lo à minha meta de 2021! Hahahaha

Bryan.Caratti 13/12/2020minha estante
O filme é muito bom. Também vi ele na época do hype e também não senti vontade de ler o livro na época. Mas posso assegurar que é o livro é muito melhor. A história tem muito mais detalhes e os personagens são mais interessantes. Acho que a única personagem do filme que supera a dos livros é a Melorie da Sandra Bullock ? Mas, de resto, o livro supera. Recomendo!