O Que Restou de Nós Dois

O Que Restou de Nós Dois Américo Simões

Resenhas - O Que Restou de Nós Dois

maisa.baria 07/04/2015

Cansativo e Extenso
Na minha humilde opinião no quesito "Romance Espírita" é para tirar da lista ... não se aplica ... a história não contém de forma clara nenhum ensinamento espírita, não existe um personagem que explique as coisas de ordem espiritual, nem mesmo mentores ou plano espiritual em si envolvido .. Claro que você pode tirar algum aprendizado do livro, afinal toda história de vida é recheada de ensinamentos, mas cabe ao leitor perceber aqui e ali onde isso se aplica, fazer a sua própria reflexão a respeito dos acontecimentos, das escolhas, ação e reação na vida dos personagens... Apenas um personagem em algumas oportunidades relata suas próprias impressões sobre a vida e o seu entendimento sobre ela, mas ainda assim de forma tímida e leve ... O livro portanto não traz de forma clara ensinamentos espirituais...
Quanto a história é um romance entre dois rapazes, aliás o amor entre eles é bonito, forte, intenso (aliás apresentado de uma forma sexual bem intensa).. mas mergulhado em ambição, poder, egoísmo (por parte de um deles), o que acaba por colocar tudo a perder ... ainda assim o amor, o carinho, o respeito e principalmente a dedicação e a lealdade do outro é algo digno de se ver, demonstrando claramente o que é o amor verdadeiro, puro, desinteressado e incondicional ..
A narrativa do livro é lenta, são 480 páginas e a história não é dinâmica, algumas vezes se torna um pouco cansativa... achei que faltaram elementos para a história que se passa toda e exclusivamente em volta do personagem principal Alexandre.
Um outro ponto para mim, que não ficou claro... o livro trata do assunto Aids, trazendo a tona que o vírus da Aids foi criado em laboratório, por interesse financeiro, onde a ideia seria criar o vírus e o antídoto, disseminar o vírus pelo mundo (começando pela Africa), e na sequência aparecer com o antídoto, que custaria uma fortuna, enriquecendo assim o laboratório, no entanto as coisas saíram fora de controle e não como planejado. Alguns dos motivos no livro alegados para a criação do vírus a mim pareceu mera especulação, a questão financeira fez sentido na minha cabeça porque sabemos que muitas pessoas são mesmo ambiciosas, mas outras situações abordadas como razão não me convenceram.
Ao final do livro fiquei com a interrogação na cabeça, não sei se o que li foi uma história real, se foi baseada em fatos reais, ou se foi ficção.
De toda forma se você me permutasse se eu já emprestei o livro a alguém, a resposta é não, e também não recomendaria...
Preciso agora ler outro livro desse autor para descobrir se foi uma falta de afinidade minha com a história ou com o autor ..
Juliana.Mell 01/05/2021minha estante
Leia o livro O AMANTE CIGANO do escritor Américo Simões , vc vai adorar!!!