Time

Time's Edge Rysa Walker

Resenhas - Time's Edge

Lauraa Machado 16/08/2019

Mais da metade é insuportável, mas o resto melhora
Não posso falar que gostei mesmo do primeiro livro dessa série, mas fiquei bem surpresa pelo quanto sofri para ler este segundo. Já faz vários anos que não abandono um livro, mas cheguei extremamente perto de abandonar esse. Por muito tempo, achei que abandonar seria inevitável, de tanto que estava odiando! Não consigo me lembrar da última vez que uma leitura foi tão insuportável para mim a ponto de eu não aguentar nem ler só por cima, pulando parágrafos inúteis. É bem estranho estar falando isso para um livro ao qual dei nota três, não é?

Outro livro me salvou. Fiz também uma coisa que nunca tinha feito. Parei de ler este e fui ler outro, que terminei no mesmo dia e amei. Quando voltei para Time's Edge (título original), ainda sentia que queria abandonar, mas resolvi dar uma segunda chance.

O fato é que os dois primeiros terços desse livro são extremamente chatos. Chatos no verdadeiro sentido da palavra, a ponto de me lembrar de aulas insuportáveis e intermináveis do colegial, durante as quais eu cogitava largar tudo e nunca mais ir para a escola. O último terço, em compensação, ainda que longe de ser ótimo, é bem melhor. É como todo o resto do livro deveria ter sido. E já percebi que esse é o modus operandi da autora. Ela enrola por todo o livro e só traz alguma ação no final. A mesma coisa aconteceu no primeiro, mas este foi ainda mais chato do que ele, nem que seja só porque já era para a gente ter passado da parte teórica e foi bem nisso que a autora transformou o começo desse: em livro teórico.

Se você tirar todas as cenas essencialmente inúteis que só serviram para personagens ficarem discutindo e questionando milhares de questões sobre viagem no tempo — e, na grande maior parte das vezes, questões que já tinham sido discutidas no livro anterior ou em outra cena desse —, sobram talvez duzentas páginas (menos da metade do livro). Nessas duzentas, praticamente todas do último terço do livro, ainda tem informações e detalhes desnecessários (queria sentar do lado do editor e exigir uma explicação para ele não ter tirado tudo que só enchia o enredo e me fez querer pular parágrafos de novo). Por sorte, as cenas de ação — ou seja, que não são só pessoas sentadas à mesa conversando — que sobram são muito boas. Não boas a ponto de terem feito o resto do livro valer a pena ou me dar vontade de ler o próximo agora, mas boas o suficiente para eu compensar na nota.

Em algum momento, aquela sensação de que esse livro era o mais insuportável que já tinha lido passou. Mas ainda me arrependo de ter comprado a trilogia inteira. A protagonista é okay, mas o romance dela não faz o menor sentido e foi forçado desde o primeiro livro, então fica muito difícil conseguir torcer por ele. Eu preferia que o carinha desaparecesse de vez e que ela só focasse em suas missões.

Queria que o enredo fosse só missões mesmo, que a autora parasse de explicar tudo um milhão e meio de vezes e ainda colocar os personagens para debater as mesmas coisas mais meio milhão. E queria muito que a viagem no tempo e as milhares de linhas do tempo fossem menos confusas. Me perdi algumas vezes, outras só fingi que estava entendendo e, apesar de sentir que estou acompanhando o suficiente, a autora complicou demais, a ponto de não animar muito a continuar com a história e ver o que vai acontecer.

Não existe jeito de eu recomendar esse livro ou essa série, sinto muito. Sei que vou acabar lendo o último, mas não vai ser logo. A pesquisa da autora em questão de história dos Estados Unidos é maravilhosa, o que faz ser ainda mais triste ela ser tão ruim em escrever uma narrativa divertida e interessante! Mas talvez a maior culpa seja do editor, porque tem cenas bacanas aqui. Se ao menos a autora tivesse sido ajudada por alguém que cortasse tudo que só serviu para entulhar o livro, alguma coisa boa seria salva. Afinal, o que me sobra é alívio por estar deixando esse livro para trás e ter a chance de ler outro melhor agora!
aquamarinamelo 11/12/2019minha estante
Tenho uma amiga que recomendou tão fortemente essa série que eu fiquei me perguntando se ela não achou chata a maior parte desse livro. Eu até curto o romance, mas só porque eu adoro romances em geral. Acho que, para um livro de aventura, um romance deve ser no mínimo relevante pra história. Esse não é, é quase descartável. Assim como você, não estou com muita vontade de ler o próximo, embora queira terminar a série algum dia.