A Guerra Civil Espanhola

A Guerra Civil Espanhola Francisco J. Romero Salvadó

Resenhas - A Guerra Civil Espanhola

Cheirinhodelivro 16/07/2024

É parcial
O livro tem bastante informação sobre esse período horrível em que irmãos de uma nação brigam numa guerra sangrenta, uma verdadeira carnificina. De ambas as partes. Todos os pontos principais são apresentados de uma forma que te induz a passar pano pro lado republicano, o lado comunista, apoiado pela união soviética como se fossem os salvadores. Sendo que, enfatizo, ambas as partes foram terríveis. As maiores vítimas desse palco de horror foram o povo, como sempre. Livros de história tem a obrigação de serem imparciais, sem aliviar pra lado nenhum.

Raquel CR 10/12/2021

Conveniência
Sobre a 'participação' da Inglaterra e França na Guerra Civil Espanhola só tenho a dizer: "Não gosto de você. Não sinto verdade em você. Acho você, sim, incoerente, você está onde te convém em todos os seus jeitos, falas, posicionamento e etc" (Rafa Kalimann).

Daniel432 14/04/2009

A guerra da hipocrisia inglesa
Eu sei muito bem que em toda e qualquer guerra a primeira vítima é a verdade, mas na guerra civil espanhola a atuação da Inglaterra foi totalmente condenável! E a França, uma maria vai com as outras, sem vontade própria!
Eu sempre achei que quem tinha começado a Segunda Guerra Mundial tinha sido a Alemanha com as anexações da Aústria e dos Sudetos e posterior invasão da Polônia, mas não, quem começou foi a Inglaterra impedindo o governo legítimo da Espanha de se defender e permitindo que tanto Hitler quanto Mussolini testassem suas táticas, equipamentos em terras espanholas.
O livro em si é muito bom, o autor não trata especificamente (em um único capítulo) da carnificina que foi esta guerra (haja vista a tela Guernica de Pablo Picasso) mas também não deixa de pontual tal situação ao longo de todo o livro.