A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

Re Lopes 10/04/2023

Fazia tempo desde que um livro mexeu comigo assim...
Fazia tempo que eu não me sentia assim por causa de um livro... foram 350 páginas que alternaram entre "nossa que garota irritante", "meu Deus se toca do que esta a sua volta" e "finalmente". Talvez um pouco infantil demais para uma garota de 26 anos como eu, mas eu acho que é sobre isso. Me fez relembrar os contos de fadas que meus pais liam para mim quando era criança, ou quando era feriado e eu na casa minha avo subia em cima de uma cadeira para alcançar o livro grosso na última prateleira, cheia de história antigas com gravuras bonitas. Esse é o gostinho desse livro, uma memória confortável e deliciosa.

Bom o primeiro livro da coleção conta como duas amigas de uma vila perdida em uma floresta são levadas para a Escolha do Bem e do Mal, onde uma aprendera tudo sobre como ser uma princesa e encontrar o seu final feliz e a outra sobre como ser uma vilã e todas as maneiras que um vilão pode tentar arruinar a vida de príncipes e princesas .
Sophie, a garota bonita, de cabelos louros, elegante e delicada, sabe que é uma princesa. Apesar da vida medíocre que leva na vila e ainda ser obrigada a ser gentil com todas as pessoas, até as outras crianças esquisitas de sua vizinhança. Mas tudo bem, alguns erros podem ser perdoados, afinal ela até fizera amizade fom uma garota que com certeza era uma bruxa, portanto isso prova a sua bondade.
Agatha, uma bruxa. Feia, carrancuda, sem a menor postura e principalmente sem o menor entendimento de por que alguem daria importância a coisas tão fúteis e fazia questão de ficar sozinha em casa, se todos achavam que ela era uma bruxa, então ela cumpriria esse papel, na companhia das pessoas que ela gostava: seu gato, sua mãe e sua melhor amiga Sophie.
O problema é que Sophie acreditava tão fielmente que era uma princesa que quando o Diretor da Escola invadiu sua aldeia para levar duas crianças a cumprirem seus destinos, Sophie o recebeu de braços abertos, porém Agatha não poderia permitir que sua única amiga fosse levada para longe e tenta impedir, sem saber ela que o Diretor estava lá para buscar duas garotas.
E então ambas são levadas para o seus destino quase certos, porém e um choque para todos quando Sophie se vê imunda nos corredores fedorentos da Escola do Mal e Agatha se vê rodeada por princesas e fadas na Escola do Bem. Com a certeza de que tudo não passa de um erro, Agatha tenta desperadamente encontrar um jeito de voltarem para casa. Enquanto Sophie sem piedade arruma um jeito de trocarem de escola novamente e colocar Agatha em seu devido lugar.

Um livro que tem tudo o que a gente gosta, reviravoltas, lutas, príncipes e princesas, humor, romance, muito mistério, crescimento dos personagens e até aquela dose de ironia e alguém que chega para balançar os costumes e questionar as regras.
Eu simplesmemte fiquei encantada com a história, com os personagens e com a inteligência da trama! Se você assistiu o filme, leia o livro. A ideia geral e a mesma, mas é muito mais profundo e complexo do que só mais uma luta do Bem contra o Mal. E com certeza estou ansiosa para os próximos capítulos.

Lorena 19/03/2023

Confusão das boas nos contos de fadas
Eu adoro recontos de histórias clássicas, dão uma repaginada no que já conhecemos, e fazem isso de uma maneira diferente. A leitura da obra é bem aventuresca mesmo, a gente fica correndo pelas páginas pra saber mais de Agatha e Sophie e o que vai acontecer.

Mas o tema em si ficou cansativo para mim, a temática de escola e o poder da amizade, e etc. Não continuaria a série, mas creio que pelo meu momento pessoal. A obra em si acredito que seja satisfatória pra todos que curtem essa temática, e é um prato cheio para os leitores infanto-juvenis por ser uma ótima brincadeira com o que conhecemos dos contos clássicos de fadas. A história é bem estruturada, os personagens são super cativantes e toda a narrativa é bem sagaz e divertida.

Thee_Cain 19/05/2021minha estante
Velcro KKKKK

MUDBLOOD 24/05/2021

Me surpreendi com a história não esperava
Eu gostei da história, claro que teve pontos positivos e negativos. Teve algumas coisas que me incomodaram na leitura, tive problemas com as descrições do autor sobre cenário e os próprios personagens, em alguns momentos elas eram importantes para situar o leitor na história, mas em outros, elas eram desnecessárias e de difícil compreensão, isso cansa um pouco o leitor e tira a agilidade da leitura. E por conta disso eu dei 3,5 pro livro. Logo de cara, eu não gostei da Sophie, achei uma personagem muito forçada, e eu gostei muito da Agatha só achei que o autor pudesse explorar mais ela nesse livro. amei a mensagem e a crítica que o livro traz sobre bem vs mal e como cada pessoa lida com esses sentimentos. Uma pessoa boa pode ser na verdade má ou até mesmo ao contrário. As aparências enganam! Achei o final legal, é um final aberto que deixa o leitor ansioso por respostas. Doido para ler o segundo livro.

zycarol 05/03/2022

QUE HISTÓRIA!!
Confesso que não dava nada por esse livro mas ele me prendeu demais. Gostei de como a história foi escrita e dos personagens, principalmente da Agatha.
A Sophie tem seus momentos mas na maior parte do livro só odiava ela (algumas vezes me fazia rir), ela é o tipo de personagem que não dá pra definir direito. Fiquei chocada com o final porque não esperava isso dela, na verdade não achei que ela fosse capaz e isso me surpreendeu.
Fiquei perdida em alguns momentos ao longo do livro pois não entendia o que estava acontecendo nas cenas e tinha que reler para entender fora isso achei bem ambientado na maioria das vezes.
O Tedros pra mim até agora tá???? Não sei se gosto dele ou não KKKKKK
Não me apeguei realmente a nenhum outro personagem além da Agatha mas né tem outros livros e estou curiosa para o que vai acontecer.

Maria226 03/06/2021

Meu deus
Essa história é completamente incrível, dês da primeira página vc se apaixona. Quando você menos espera as coisas acontecem, tem muuuitas reviravoltas, eu estou completamente chocada com esse final. Simplesmente incrível.

soph 24/01/2022

MEU DEUS QUE LIVRO BOM
eu não sei nem oq dizer aqui, me apaixonei pela história, os personagens, tudo, estou muito ansiosa pra ler o 2

Duda 07/07/2022

Uma princesa e uma bruxa podem ser amigas sim!!
Esse livro é muito bom!! É uma história que me prendeu do começo até o final!

Quando comecei a ler, achei a escrita muito confusa e os diálogos estranhos, por ser com aspas.
Mas depois eu me acostumei e deu tudo certo.

Esse livro é o único livro que conseguiu me prender tanto mesmo com capítulos grandes (o que eu não gosto muito e me faz achar que o livro é chato e que enrola demais)

Simplismente passei o livro inteiro odiando a Sophie e amando a Agatha, terminei assim também. Não suporto a Sophie até agora!

Não tenho muita opinião sobre o Tedros, mas não sei se gosto muito
Amo o Hort!! Ele mal apareceu mas as vezes que ele apareceu me deixou tão ?? inclusive amo a frase que ele disse
?Eu não posso amar ninguém.. mas se eu pudesse, eu escolheria amar você.? Muito bonita essa frase sério.
Minha relação com a Hester, Anadil e Dot é de amor e ódio, tinha vezes que eu amava elas e o jeitinho delas, e tinha vezes que eu só queria entrar no livro e dar um soco na cara de cada uma. Mas no final elas me surpreenderam

O plot final foi bom, mas eu achei muito encima da hora (?) tipo, bem perto mesmo do livro acabar.
Mas foi bom que deixa o leitor bem curioso pra saber o que vai acontecer no volume 2!!

Boldrin 14/07/2022

O começo foi meio arrastado, o livro começa a fluir muito bem lá pra metade, tem umas reviravoltas boas e outras muito previsíveis, mas o livro acabou de um jeito que pelo visto a continuação vai ser muito boa

Cauanne C.M 05/08/2021

Plost atrás de plost
Cara, o livro é MUITO BOM. É plost atrás de plost e esse final? Meu deus. No começo é meio sem graça e vc tem que ler na força do ódio. Mas depois, um pouco antes do meio, fica MUITO BOM. No final eu n sei nem qm é vilão. Só tenho certeza sobre uma pessoa.

Matheus 20/11/2022

Um dos melhores livros que já li
Este livro simplesmente me conquistou desde o primeiro capítulo, ele não segue a ideia de um mero conto de fadas, é muito mais que isso. Personagens complexos e muuuuito cativantes. Recomendo a todos este livro. AMEI!