Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Bruna 09/08/2022

Mais um de poemas, e muito bom, de leitura não tão fácil por se tratar de Fernando Pessoa, mas ainda sim, super agradável.

Tiii 07/08/2022

Confesso que não gosto muito não. Tb não odeio mas ler uma vez só já tá bom. Admito que acho genial a mente de Fernando Pessoa por ter escrito esse livro cheio de símbolismos mas...ler sobre a glória de Portugal não é lá muuuuuuuuito legal....prefiro Álvaro de campos e Alberto Caeiro com seus poemas sobre a vida

Gybak 06/08/2022

Amor a Portugal...
Como todos sabem, o autor era apaixonado por seu país. O livro é uma grande homenagem à sua pátria - Fernando Pessoa tinha grande esperança em vê-la novamente entre as grandes nações do planeta. Assim, apoiou-se no passado de glórias de Portugal para constatar a decadência que o país enfrentava e passar uma mensagem de esperança para o futuro.

Alana Nascimento 01/08/2022

Viajar pela obra de Fernando Pessoa é sempre fantástico, assinando por ele mesmo Pessoa nos convida à uma análise da história de Portugal.

Cantão 01/08/2022

Não tava esperando não....
Definitivamente poesia não é minha vibe. Mas eu esperava que fosse ser bem pior.
Fique perdida em alguns momentos, já que não sou tão acostumada com a linguagem utilizada. Fora isso, achei interessante e divertidinho.
Aiai, Fuvest você me paga :v

bibliostella 24/07/2022

Foi a primeira vez que li Fernando Pessoa sem um propósito acadêmico e acho que poderia ter gostado mais.

São poesias lindas, mas ufanistas demais pro meu gosto.

Juliana.Neves 18/07/2022

O livro é maravilhoso, tem poesias que passam todos os sentimentos que o autor tenta expressar. Em poesias sobre uma tarde ensolarada é possível sentir a calmaria, em outras é possível sentir uma certa angústia. O melhor livro de poemas que já li

alicezzi 18/07/2022

mensagem || fernando pessoa
Essa não foi a minha primeira leitura para a FUVEST, mas foi a primeira terminada kkkk.

O livro é uma coletânea poética dividida em três partes em que cada uma trata de um tema diferente.

Na primeira parte, chamada Brasão, há 19 poemas focados no passado de Portugal. Fernando Pessoa retrata o próprio país como um país grandioso no passado, exaltando a história e o poder de Portugal em relação ao mundo. Ele por diversas vezes tenta passar a imagem de que Portugal foi um país poderoso no passado e de que teve uma grande influência nos outros países da Europa. Vários nomes da história portuguesa também aparecem em Brasão, alguns reais e alguns míticos, pois ajudam a engrandecer essa imagem que o autor quer passar.

Pessoa fala sobre esses nomes heróicos e como eles tiveram influência na criação do brasão de Portugal, que acabou dando até o nome dessa parte.

Na segunda parte, chamada Mar Português, que contém 12 poemas, Fernando Pessoa continua falando positivamente da grande nação de Portugal, mas, agora, como o próprio nome diz, dá ênfase na vida marítima e nas navegações. O autor destaca vários nomes da história portuguesa marítima que se lançaram ao mar e deram, praticamente, suas vidas em nome do próprio país.

Na última e terceira parte, que contém 13 poemas, chamada de O Encoberto, aparece um olhar mais realista do presente de Portugal do autor, um olhar para o começo do século XX. Desse modo, Fernando Pessoa avalia Portugal como um país decadente quando compara com o que destacou de Portugal nas duas primeiras divisões do livro. Em diversos poemas desta parte, Fernando analisa a situação atual do país de forma melancólica.

É importante dizer que Fernando Pessoa foi uma pessoa que tinha como um dos principais gostos, o misticismo. Ele gostava muito de estudar sobre mitos e metafísica, e pelo seu ortônimo, é correto dizer que muitos desses mitos que ele estudava serviram de inspiração para a criação e interpretação da história de Portugal.

Os principais mitos presentes na obra Mensagem e que reforçam a espinha dorsal são o Mito do Sebastianismo, o Mito do espírito aventureiro português e o Mito do Herói Fundador.

Eu gostei do livro, mas todos sabemos que essa forma que o autor escolheu para descrever Portugal não é e não foi verdadeira. Portugal não foi tão grande e poderosa como Pessoa quis colocar, mas foi interessante de analisar a estrutura dos poemas.

nota: 7/10

Capitu 16/07/2022

Fuvest
Fiz estudo desse livro para a fuvest. Achei impressionante a divisão que Fernando Pessoa fez da história portuguesa e as referências neurológicas, além dos reinados português.
Pessoa nessa obra se refere a muito a Camões, e a nova ascensão portuguesa por meio da cultura, se referindo a chegada de um novo poeta: ele mesmo!
giovanna 16/07/2022minha estante
o supra Camões!

giovanna 16/07/2022minha estante
faço letras na usp e tive um semestre sobre Fernando Pessoa, se vc quiser posso te passar alguns textos que trabalhamos

Capitu 16/07/2022minha estante
Mandei mensagem pra vc

Yasmin279 15/07/2022

Mais um
Fernando Pessoa é genial. Acho seus poemas muito interessantes, e seus heterônimos (que infelizmente não estão nesse livro) muito peculiares.
Nesse livro, é retratado seu nacionalismo e amor por Portugal. Gostei de alguns poemas, mas outros achei confusos. Sinceramente, poemas não são meus textos preferidos, ainda mais os mais antigos. Mas isso não tira a genialidade do autor.
Outro lido pra fuvest ???
-> "Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena"
-> "Triste de quem vive em casa,
Contente com o seu lar,
Sem que um sonho, no erguer de asa,
Faça até mais rubra a brasa
Da lareira a abandonar!
Triste de quem é feliz!
Vive porque a vida dura.
Nada na alma lhe diz
Mais que a lição da raiz -
Ter por vida a sepultura"
-> "A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta."

Eliza.Rezende 12/07/2022

"E esta febre de Além, que me consome,
E este querer grandeza são seu nome
Dentro em mim a vibrar.

E eu vou, e a luz do gládio erguido dá
Em minha face calma.
Cheio de Deus, não temo o que virá,
Pois venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma."

esther212 12/07/2022

Só te sentir e te pensar
Meus dias vácuos enche e doura.
Mas quando quererás voltar?
Quando é o Rei? Quando é a Hora?

obra genial e extremamente bem pensada, mas para ser lido superficialmente, a leitura é um tanto maçante, mesmo que curta. eu li para o vestibular, e gostei de conhecer a história de portugal, o que é necessário para entender os poemas. também acho importante conhecer a história deles para entender a nossa, de certa forma. os estudos não param por aqui, já que o livro, pra ser realmente entendido, requer uma pesquisa demorada

Thalezito 11/07/2022

Mar Português
Este foi o único livro de Fernando Pessoa que ele publicou em vida. Neste livro, encontramos diversos poemas que enaltecem as Grandes Navegações protagonizadas por Portugal.
Ao mesmo tempo que enaltecia o passado glorioso de sua nação, vislumbrava um futuro melhor para Portugal, que em sua visão, estava em um periodo de plena decadência.

Um grande livro de um autor gigante.

Julia 10/07/2022

A primeira informação importante referente à obra, é que não se trata de um livro de romance, mas sim de poesia. Mesmo assim, essa produção literária possui uma narrativa e uma mensagem diretamente ligada à valorização da pátria portuguesa.

Marcela 06/07/2022

Profundo e intrigante!
Fernando Pessoa foi um gênio da criação literária, claramente ele enxerga o mundo e expressa suas crenças de forma muito diferente de nós, meros mortais kkkkk.

A Obra " Mensagem ", que foi originalmente nomeada de "Portugal", conta a historia do país, sobretudo no que tange à sua formação e às grandes navegações, e em partes, aborda o presente e convoca a nação e seus membros para retomar tal glória histórica.
É nítido na escrita o patriotismo e a crença, melhor dizendo, a fé do autor nas bases mitológicas da obra, principalmente, no sebastianismo.

É dividido em três partes: Brasão, Mar Português e O Encoberto.
Na primeira, aborda a construção ideológica/identitaria de Portugal e faz uma análise ou representação do brasão do país, fazendo paralelos com o que acredita ser os principais nomes que originaram ou representam o espírito português e a missão divina que lhes foi apresentada nas Grandes Navegações. Essa é uma temática muito retomada na obra, a questão do homem ser o instrumento que realiza a obra divina, a qual seria conquistar o mar sem-fim. Particularmente, me encantou o poema "D. Dinis", o Rei-Trovador.
A segunda parte narra de fato o processo de tais feitos, descreve navegadores de destaque e, inclusive, para melhor compreensão da obra, vale a pena pesquisar sobre D. João I, sua esposa Filipa de Lencastre - os quais já foram citados na primeira parte - e, sobretudo, sobre seus filhos, que tem praticamente um poema dedicado para cada um deles. Esse capítulo é certamente a parte mais interessante do livro, pois faz construções de grandiosa coragem e nos dá o gostinho do que era explorar o desconhecido. Pessoalmente, gostei do poema "Monstrengo" pela construção da imagem de Bartolomeu Días e do paralalelo com Os Lusíadas.
Na terceira parte, há várias temáticas abordadas, mesmo sendo curta, uma vez que fala do sebastianismo, da Rosa Cruz, da decadência portuguesa do presente e faz o chamado para o despertar do povo português. Na minha opinião, é a parte mais maçante do livro, embora hajam construções interessantes e um momento em que há como uma progressão narrativa entre os poemas "As ilhas afortunadas", "Tormenta" e "Calma".

Enfim, falei bastante coisa kkkk, mas é um livro curto, são apenas 44 poemas e não são extensos, acredito que valha muito a pena a leitura dessa obra, senão pela construção atípica de uma historia épica e emocionante, ao menos pelo vislumbre da mente genial do autor!!

E você? Curtiu essa obra? Tem um poema favorito?