rperesperes 10/12/2019Tudo sobre o livro + Resumo + Minhas consideraçõesRESUMO
A pesquisa é de extrema importância quando se trata de investir. Comprar quando ninguém quer é a chave para comprar mais barato. A identificação de ações de baixo preço das empresas fortes é a chave para obter enormes lucros futuros.
MINHAS CONSIDERAÇÕES
- Escolha algumas ações que provavelmente produzirão retornos acima da média a longo prazo, concentre a maior parte de seus investimentos nessas ações e tenha a firmeza de manter-se estável durante qualquer mercado de curto prazo.
- Escolha empresas pendentes que alcançaram retornos acima da média no passado e que você acredita ter uma alta probabilidade de continuar com o desempenho forte do passado no futuro.
- O portfólio ideal é um portfólio de foco que enfatiza grandes apostas em eventos de alta probabilidade, em oposição a apostas igualmente ponderadas em um conjunto misto de probabilidades.
- Investir é uma série de propostas de negócios e, para atingir um desempenho acima da média, você deve esperar que o mercado comece a colapsar.
A partir daqui, tudo sobre o livro...
ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO DE WARREN BUFFETT
O que há de diferente nos métodos de Buffett? Bem, quando os outros se apressam em vender ações, Warren faz compras seletivas. A palavra-chave aqui é seletivas. Quando Warren compra, ele escolhe o que há de melhor, companhias que possuem uma vantagem competitiva duradoura.
Quando o mercado de ações colapsa, Warren compra companhias que têm bons fatores econômicos operando a seu favor, companhias que ele vende quando o mercado e os preços de suas ações se recuperam. Isso lhe proporciona capital para futuros investimentos. Ele também investe em eventos únicos que podem em curto prazo, empurrar o preço da ação de uma companhia para menos do que sua economia de longo prazo a faz valer. E ele é um grande jogador no campo da arbitragem, o qual também gera grandes volumes de dinheiro. A chave do sucesso de Buffett começa em ter dinheiro quando os outros não têm. Aí ele espera. Quando o mercado de ações está colapsando e oferecendo empresas excelentes a preço de banana, ele entra para comprar. A seguir, se fixa nas empresas realmente boas enquanto o mercado sobe, vendendo as empresas médias e deixando o dinheiro acumular. Por fim, quando o mercado começa a se deslocar para o pico, ele deixa o rendimento excedente de dividendos e vendas de ações se acumular em sua conta de caixa mantendo apenas as companhias com vantagem competitiva duradoura, que ajudarão a deixá-lo riquíssimo no longo prazo.
A filosofia de investimento de Warren é fácil de entender. Crie uma reserva de caixa e destine seu investimento quando os preços estiverem mais a seu favor. Warren faz isso em termos de companhias individuais. Ele não observa o mercado, ele observa o preço da ação de uma companhia, e fica de olho em uma série de empresas diferentes. Ele pega os melhores preços em um verdadeiro mercado em baixa, como no caso da American Express. O que ele quer é possuir companhias que tenham algum tipo de vantagem competitiva duradoura sobre a concorrência. Quer possuir essas companhias por tanto tempo quanto possível e comprá-las pelo menor preço possível. Uma vez que Warren se apodera de uma dessas superempresas, mantém a posição enquanto os fatores econômicos crescentes da companhia não mudam. Assim, o modelo é bastante simples, deixe o dinheiro acumular-se, identifique as companhias com vantagem competitiva duradoura e então compre no bear Market, ou seja, quando as ações estiverem em queda e conserve por um longo prazo.
Se seguirmos a estratégia de investimento de Warren, vamos nos ver correndo para o mercado quando os outros estiverem correndo dele. Vamos nos ver voltados para o dinheiro enquanto os outros se voltam para as ações. Vamos nos ver mais sensíveis a preços, em vez de sensíveis ao mercado. E tudo isso se torna possível porque sabemos o que comprar e quando comprar.
PREFIRA COMPANHIAS ANTIGAS
Warren tem um ditado, produtos previsíveis equivalem a lucros previsíveis, e é essa previsibilidade nos lucros de uma companhia que lhe permite calcular rapidamente se a empresa possui vantagem competitiva duradoura ou não. Ao determinar a previsibilidade, uma das primeiras coisas que ele faz é olhar quão antigos são os produtos ou serviços da companhia. Uma companhia que vende o mesmo produto ou serviço com nome de marca há mais de cinquenta anos possui uma vantagem competitiva duradoura operando a seu favor.
Pegue a Coca-Cola como exemplo, ela produz e vende o mesmo produto há bem mais de cem anos. Gasta muito pouco em pesquisa e desenvolvimento e só tem que substituir o maquinário de produção quando este se desgasta. Isso significa que a companhia obtém o máximo uso econômico de suas instalações e equipamentos antes de ter que substituí-los. Uma vez que um produto como a Coca-Cola se estabelece em um país, o fluxo de lucro torna-se bastante consistente, e a receita da companhia em função de seus produtos tem uma certa previsibilidade. Para Warren, a idade e a consistência do lucro de uma companhia são bons indicativos de que ela possui uma vantagem competitiva duradoura operando a seu favor.
CONSISTÊNCIA NO LUCRO
Uma companhia que possui vantagem competitiva duradoura vai mostrar consistência no lucro ao longo de vários anos. Isso é reflexo dos fatores econômicos crescentes da empresa. Warren descobriu que companhias que não mostram consistência no lucro em longo prazo, de modo geral, revelam-se fracos investimentos de longo prazo.
Warren descobriu que um dos primeiros identificadores da companhia com vantagem competitiva duradoura é um histórico de lucro que mostre consistência e forte tendência ascendente por um período de dez anos. Ele também aprendeu que, se uma companhia possui um histórico de lucro inconsistente, é mais provável que seja do gênero que produz o que ele chama de produto tipo commodity, ou seja, um produto que não possui identificação de marca e que compete no mercado unicamente com base no preço. Exemplos de empresas compradas por Warren com consistência no lucro:
- Procter & Gamble, de 2001 a 2011, aumentou seu lucro por ação em 155%, de US$ 1,56 para US$ 3,98, com lucro total de US$ 30,78 por ação no período. Examinando o histórico do lucro por ação da companhia, há uma grande consistência e força ascendente, é um dos sinais da presença de vantagem competitiva duradoura.
- Coca-Cola, de 2001 a 2011, aumentou seu lucro por ação em 140%, de US$ 1,60 para US$ 3,85, com lucro total por ação de US$ 27,52 no período, uma tendência ascendente bastante borbulhante.
- Johnson & Johnson de 2001 a 2011 a companhia teve um aumento de 154% no lucro por ação, de US$ 1,91 para US$ 4,85, sem nunca ter um ano de perda e lucrando um total de US$ 40,16 por ação no período, mostrando também uma sólida tendência ascendente.
Realmente não é muito difícil de visualizar o benefício econômico de longo prazo que a vantagem competitiva duradoura dá a Johnson & Johnson, Procter & Gamble e Coca-Cola. O truque é ser capaz de identificar essas companhias maravilhosas e então avaliá-las para saber se o preço que estamos pagando é alto demais ou uma pechincha. Um dos conceitos que Warren usa para avaliar essas empresas envolve sua teoria do equity bond.
O EQUITY BOND
Uma das grandes descobertas que Warren Buffett teve foi que uma companhia com vantagem competitiva duradoura possui rendimentos tão previsíveis que sua ação comum na verdade é, um título com cupom variável. Ele chama isso de equity bonds. Bonds são títulos de dívida vendidos por uma companhia. Os investidores podem comprar o título de uma companhia e receber uma taxa fixa de retorno. Sobre um título de US$ 100 que pague uma taxa fixa de retorno anual de 10%, o investidor recebe US$ 10 por ano ao longo da vida do título. Quando o título vence, os pagamentos de juros cessam, e a companhia devolve os US$ 100 do investidor. Ações, por sua vez, representam o capital da companhia e possuem rendimentos variáveis, que dependem do que a companhia rende em determinado ano. Com títulos, o juro é fixo e certo; com rendimentos existe grande variação, e dentro dessa variação nos rendimentos há uma grande dose de alteração nos preços das ações. A descoberta de Warren foi que uma companhia com vantagem competitiva duradoura possui ferramentas tão previsíveis que a ação na verdade é mais como um título, daí o nome equity bond. O que torna esses equity bonds de vantagem competitiva duradoura tão atraentes é que o mercado de ações periodicamente atribui preços errados a eles em relação a seu valor como investimento de longo prazo.
Companhias com vantagem competitiva duradoura têm a capacidade de aumentar seu lucro por ação ao longo de um grande período. Isso provoca um aumento em seu valor, que com o tempo será reconhecido pelo mercado acionário. Warren disse muitas vezes que, enquanto os fatores econômicos fundamentais de uma companhia estão melhorando, ele não se importa se o preço das ações baixa em curto prazo, pois sabe que no fim o mercado vai subir o preço da ação para refletir o aumento do valor.
PROJETANDO O RETORNO FUTURO DE UM INVESTIMENTO
Se conferirmos o histórico de rendimentos da Coca-Cola nos últimos dez anos, podemos ver o seguinte:
- Lucro da Coca-Cola por ação: 2001 - 1,60; 2002 - 1,65; 2003 - 1,95; 2004 - 2,06; 2005 - 2,17; 2006 - 2,37; 2007 - 2,57; 2008 - 3,02; 2009 - 2,93; 2010 - 3,49; 2011 - 3,85.
O primeiro passo é simplesmente consultar o panorama do histórico de rendimentos. Está mostrando crescimento consistente? Houve algum ano de perdas? Caso sim, por quê? Aqui podemos constatar de imediato que ao longo dos últimos dez anos a Coca-Cola mostrou uma tendência ascendente consistente. O passo seguinte é medir a trajetória. Para fazer isso, temos que pegar um período de tempo. Warren prefere usar os números de um histórico de dez anos para fazer uma boa avaliação de uma companhia. Contudo, se um histórico de rendimentos mais longo estiver disponível, ele também irá usá-lo.
Aqui temos um histórico de onze anos da Coca-Cola, iniciando em 2001 e terminando em 2011. Em nosso cálculo, 2001 é o ano zero, e 2002 é o ano um. Para determinar a taxa de crescimento da Coca-Cola de 2001 a 2002, podemos usar a função taxa de retorno de uma calculadora financeira, inserindo o rendimento de US$ 1,60 por ação da Coca-Cola em 2001 como valor atual, inserindo o rendimento por ação de U$ 1,65 da companhia em 2002 como valor futuro, e inserindo 1 como número de anos (é um ano do final de 2001 ao final de 2002); então pressione calcular. Você obterá 3,13%, que é a taxa de crescimento do lucro por ação da Coca-Cola em um ano, de 2001 a 2002.
É assim que se faz para um ano. Mas, para obter um panorama econômico da Coca-Cola no longo prazo, precisamos determinar qual é a taxa de crescimento da companhia por um período muito maior. Para fazer isso, inserimos o lucro de US$ 1,60 por ação da Coca-Cola em 2001 como valor atual, inserimos o lucro por ação de US$ 3,85 da Coca-Cola em 2011 como Valor Futuro, e inserimos 10 como número de anos; ao pressionarmos calcular obteremos 9,18% como taxa de crescimento anual dos dez anos.
Um aviso importante, esse tipo de projeção de rendimentos futuros só funciona com companhias que apresentem vantagem competitiva duradoura e histórico de rendimentos consistentes e estáveis.
AVALIANDO O VALOR CONTÁBIL
Há tempos, o valor contábil é calculado a partir do valor patrimonial, tirado do balanço da companhia, e a seguir dividindo-o pelo número de ações em circulação. O valor patrimonial da companhia é calculado subtraindo-se o passivo dos ativos, com a diferença sendo o valor patrimonial. Se você tem US$ 100 milhões em ativos, menos US$ 90 milhões em passivos, fica com US$ 10 milhões de capital. Se a companhia possui US$ 10 milhões em capital e 1 milhão de ações em circulação, estas têm valor contábil de US$ 10 cada (US$ 10 milhões / 1 milhão de ações = US$ 10). Para facilitar, sempre que você vir valor contábil, pense apenas em valor contábil por ação.
A maior parte das companhias com vantagem competitiva duradoura possui um valor intrínseco (fluxo de receita futura descontado do valor atual) por ação bem acima de seu valor contábil. Entretanto, existem umas poucas companhias que possuem uma vantagem competitiva duradoura e valor contábil negativo, mas esse tipo de empresa é raro e difícil de encontrar. Se você vê uma trajetória ascendente de longo prazo no lucro por ação e um valor contábil negativo, é seguro supor que esteja lidando com uma companhia que possui algum tipo de vantagem competitiva duradoura operando a seu favor.
O crescimento do valor contábil em longo prazo pode ser usado como um método avulso para medir o crescimento em longo prazo do valor intrínseco de uma empresa. Também pode ser usado para nos ajudar a identificar companhias com vantagem competitiva duradoura. Um dos primeiros fatores que observamos ao procurar uma companhia com vantagem competitiva duradoura é se seu valor contábil está crescendo ao longo do tempo ou não.
ANÁLISE DE COMPRA DE BUFFETT PARA SEU PORTFÓLIO
- American Express: Em 2011, tinha valor contábil de cerca de US$ 16,60 por ação e estava rendendo cerca de US$ 4,05 por ação. Como o equity bond, estava rendendo uma taxa de retorno anual, deduzido o imposto sobre o lucro, de 24% (US$ 4,05 / US$ 16,60 = 24%) e não puderam comprar pelo valor contábil de US$ 16,60 por ação, tiveram que pagar o preço do mercado de 2011, cerca de US$ 45 por ação. Isso significa que obtiveram uma taxa de retorno inicial, deduzido o imposto sobre o lucro, de 9% da American Express. A taxa de retorno inicial, deduzido o imposto sobre o lucro, irá aumentar à medida que a companhia aumentar seus rendimentos, os quais estão projetando que permanecerão na taxa histórica de crescimento anual de 12,2% da companhia. Como ficará uma taxa de retorno inicial de US$ 4,05 crescendo a uma taxa anual de cerca de 12,2% por dez anos? Calcule da seguinte maneira: insira 12,2% para taxa de juro por período de tempo, US$ 4,05 para valor atual e 10 como número de períodos de tempo; a seguir clique no botão de cálculo para obter US$ 12,81. Isso significa que, se pagaram US$ 45 por ação da American Express em 2011, em 2021 ela estará rendendo US$ 12,81, o que equivale a uma taxa de retorno, deduzido o imposto sobre o lucro, de 28,4% sobre o investimento de US$ 45 por ação. Agora, será que esses US$ 12,81 ou 28,4% de retorno valerão a pena em 2021? Se compraram ações da American Express a US$ 45 cada em 2011 e venderem por US$ 158,84 em 2021, o ganho total com a venda será de US$ 113,84 por ação, dando a eles um retorno total de 252% e uma taxa de retorno anual de 13,4% no período de dez anos.
- Coca-Cola, em 2011, tinha valor contábil de US$ 14,60 por ação e estava rendendo aproximadamente US$ 3,85 por ação. Como um equity bond, teve uma taxa anual de retorno de 26,3%. Como não puderam comprar pelo valor contábil por ação, de US$ 14,60, tiveram que pagar o preço de mercado, cerca de US$ 65 por ação em 2011; isso significa que obtiveram uma taxa de retorno inicial de 5,9%, deduzido o imposto sobre lucro, com o equity bond da Coca-Cola, mas essa taxa de retorno inicial, deduzido o imposto sobre lucro, irá aumentar à medida que a companhia aumentar seus ganhos, os quais estimam um crescimento anual por ação de 9,18%. Como ficará uma taxa de retorno inicial de US$ 3,85, deduzido o imposto sobre o lucro, crescendo a uma taxa anual de aproximadamente 9,18% por dez anos? Calcule da seguinte maneira: Insira 9,18% para a taxa de juro por período de tempo, US$ 3,85 para valor atual e 10 como número de períodos de tempo; a seguir clique no botão de cálculo para obter US$ 9,27. Isso significa que, se pagaram US$ 65 por ação da Coca-Cola em 2011, em 2021 ela estará rendendo US$ 9,27, o que equivale a uma taxa de retorno de 14,2% sobre o investimento de US$ 65 por ação. Será que esses US$ 9,27 ou 14,2% valerão a pena em 2021? Se compraram a ação da Coca-Cola por US$ 65 em 2011 e venderam por US$ 148,32 em 2021, ganho total deles com a venda será de US$ 83,32 por ação, dando um retorno total de 128% e uma taxa anual de retorno de 8,6% no período de dez anos.