Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato

Resenhas - Reinações de Narizinho

Bia 22/01/2021

Monteiro e seu dom de nos fazer voltar a infância.
Amei a leitura.

Se você quer reviver sua infância, leia Reinações de Narizinho.

Monteiro Lobato com certeza possui a habilidade de nos fazer voltar o tempo, faz a gente questionar também e ver o quanto mudou, o quanto precisa mudar.
Sobretudo, essa obra, em especial, tem a Emília e a Narizinho, nos fazendo entender e questionar os termos e situações racistas da época, que infelizmente, até hoje, reproduzem...

Cada capítulo uma história diferente.

Imaginações e aventuras.

Supeer recomendo!

Diane 28/12/2021

Encantador!
As histórias que marcaram a infância de toda uma geração que cresceu acompanhando as peripécias de Narizinho, Pedrinho, Rabicó, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e a famosa boneca de pano, Emília, estão reunidas nesse livro que narra as travessuras dessa turma, em um misto de realidade e fantasia, mesclando com fábulas e personagens clássicos da literatura mundial.

"- Já não entendo estes meus netos. Fazem tais coisas que o sítio está virando livro de contos da Carochinha. Nunca sei quando falam de verdade ou de mentira."

Reinações de Narizinho é leitura obrigatória para quem ama um bom clássico da literatura. Com seus personagens extremamente carismáticos, Monteiro Lobato nos permite dar asas à imaginação, contando história fantasiosas e fantásticas! Emília é, sem dúvidas, a melhor personagem criada pelo autor. Carismática, atrevida e sarcástica, a boneca de pano comanda as divertidas histórias vividas por ela e sua turma, me diverti bastante com a leitura.

Mas nem tudo é perfeito no livro, pois os termos racistas, principalmente contra a Tia Nastácia são muito presentes, e incomodam bastante, mas sabemos que são frutos de uma época onde parecia "normal" ser assim, apesar de não achar aceitável.

Mirelabrih 19/01/2021

Clássico com sabor de infância.
A biblioteca era o único passeio que eu podia dar quando tinha meus 8 para 9 anos, pois ficava na mesma rua da casa da minha avó. Com isso, o gosto pela leitura foi cada vez mais firmado em mim. Li não só "Reinações de Narizinho" mas todos os outros clássicos da coleção do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato. "Reinações de Narizinho" sem dúvida alguma é o meu favorito, pois é o início de tudo. É o livro que fez eu me apaixonar pela marquesa de Rabicó e querer ter a sua petulância e esperteza. O livro nos traz ensinamentos e nos remete a um mundo de sonhos, de esperança que as coisas sempre dão certo no final. Reli a pouco tempo na Universidade e todo o encantamento desse livro foi retomado nos meus dias atuais. Ele sempre terá o sabor de minha infância, porém a cada releitura encontro coisas novas que não percebi na anterior, e essa é a beleza dos clássicos.
Recomendo muito, para crianças com o objetivo de introduzi-las ao mundo da leitura, mas também para os adultos que querem permanecer com a doçura das crianças.

Tailane Santos 19/06/2020

Favoritado pela nostalgia
Ler Reinações de narizinho trás um gosto de infância feliz pra Ponta da língua. Eu nunca antes tinha tido a oportunidade de ler o Lobato, e foi muito bom, a Emília É a melhor pessoa do mundo e não importa que ela seja uma boneca hahah
Eu ouvi o áudiobook no Tocalivros.com, o livro está na sessão gratuita dividida em 11 partes, e antes desse ano eu tinha um pé atrás com audiobook, só que fiquei com a coluna arriada por mais de um mês e então foi o jeito ler ouvindo e não é que é maravilhoso? Eu amei, além de que essa versão do Tocalivros está maravilhosa, com vozes diferentes para cada personagem e sons de fundo para os acontecimentos, parece uma peça teatral com o conteúdo integral do livro. Super recomendo quem quiser tentar.
Ah, e lendo o livro me fez lembrar da polêmica de Lobato ser racista ou não, e agora vou pesquisar mais isso porque muito me interessa, até pensei em tirar uma estrela por isso, mas no fim não achei justo com minha infância. MAS A CENA DA NARIZINHO INVENTANDO UMA MENTIRA DIZENDO QUE A TIA NASTÁCIAERA PRETA DE MENTIRA E QUE POR DENTRO ELA ERA BRANCA, E QUE QUANDO ELA ACHASSE O ANEL ENCANTADO ELA FINALMENTE FICARIA LOIRA DE OlHOS CLAROS, NÃO ME DESCE E NEM NUNCA DESCERÁ
Mas porquê esse livro lembra muito minhas manhãs assistindo o sítio, aliás, a Isabelle Drummond é uma das minhas atrises favoritas até hoje! não consigo não te-lo como favorito, é sentimental o negócio.
Tem personagens aqui que eu não lembro de ter assistido, mas provavelmente é que tenho uma memória ruim, um deles é o João faz de conta, o irmão do Pinóquio, ou então o Esopo e o outro fabulista francês lá que esqueci o nomekkk ah, e tem acontecimentos terríveis nesse livro que eu não estava esperando ao ler esse livro!

Ingrid Laila 18/04/2020

Neste livro, Lobato trama uma série de cenas e aventuras em que a realidade e a fantasia, tratadas pela sua imaginação, se misturam.
A narrativa nos apresenta Lúcia, conhecida como Narizinho, a menina do nariz arrebitado, Emília a boneca de pano de Narizinho, feita de Marcela por tia Nastácia, tagarela, convencida e encrenqueira, Emília fala o que quer e ninguém é capaz de mudar as suas ideias. É com essas características, que Emília nos faz rir durante a leitura inteira... Pedrinho, primo de Narizinho, aventureiro e bom amigo, Tia Nastácia, a querida amiga de Dona Benta, uma ótima cozinheira, bem conhecida por fazer os melhores bolinhos de chuva da região, Rabicó o porquinho falante, comilão, atrapalhado e curioso, conhecido por Marquês de Rabicó, e por fim, mas não menos importante, Dona Benta, uma senhora intelectual, questionadora e boa avó para as crianças Narizinho e Pedrinho, Dona Benta adora ler bons livros para os seus netos, além de avó é uma boa companheira e uma ótima amiga. Ambos residem no Sítio do Picapau Amarelo, lugar esse, muito querido e conhecido por todos nós na infância. O causador das nossas boas memórias e da estimulação da nossa imaginação. 💭
Reinações de Narizinho nos leva a um cenário misto, a cada capítulo lido somos capazes de embarcar em diversas aventuras, mistérios, tramas e comédia. Juntamente a isso, o livro é capaz de nos trazer boas energias, o que acaba tornando a leitura ainda mais envolvente. Nesse título, conhecemos o reino das águas claras, onde Narizinho conhece uma grande turma de criaturas mágicas, em foco principal, no Reino das Águas Claras Narizinho conhece o príncipe escamado que a convida para um baile e acaba se apaixonando por ela, onde os dois trocam diversas promessas, em especial a do príncipe, que revela visitar o Sítio em breve, para desfrutar das boas coisas que por lá residem.

site: IG literário: @ingridbooks_

Clara 13/11/2022

Nunca diga "dessa água não bebereis"
Pensei que nunca iria dizer isso.
Mas...Monteiro Lobato foi essencial ao reinventar a literatura infantil.
Entretanto, continuo odiando ele como pessoa :)

Gabriela.Valotti 16/10/2023

De volta ao passado...
Como foi incrível reler este livro e reviver a infância.

Voltei no tempo e me senti criança de novo, viajando na imaginação da criança interpretada pela Narizinho.

Super recomendo voltar a ler um livro que marcou sua infância.

A imaginação viaja no tempo.

Luciana 03/04/2022

Não foi o que imaginei
Me decepcionei um pouco, por gostar tanto dos desenhos. Continuo gostando a imaginação de Monteiro Lobato, e a forma de sua escrita mas do meio para o final queria que terminasse logo e notei umas 2 ou 3 trechos um pouco chatos em relação com tia Anastasia. Ou foi só impressão minha ?

Fred.Braga 24/04/2024

Reinações de Narizinho
Reinações de Narizinho é o tipo de livro que desperta as boas memórias da infância, navega na nostalgia da leitura infantil e faz você redescobrir sensações que a muitos anos você não sentia. Aqui é o início de tudo, a criança da boneca de pano que fala, a diabinha desbocada da Emília. Voltar à infância é um refúgio para quem tem uma vida cheia de frustrações.
Essa livro é sensacional, pois ele apresenta de forma tão singela vários personagens do imaginário infantil, como se todos fizessem parte de um universo. Acho incrível como o Monteiro Lobato cria várias lições valiosas que servem tanto para as crianças quanto para os adultos. Apesar de tudo, é de suma importância saber distinguir o autor de sua obra, e assim eu digo a respeito das diversas passagens racistas.

Rafael.Tadeu 23/07/2020

É preciso levar em conta o ano em que a obra foi escrita para conseguir terminar de ler o livro sem querer botar fogo

Monteiro Lobato era extremamente racista e inúmeras vzs durante os vários contos do Livro faz questão de mostrar esse racismo

Agora tentando ignorar isso, escolhi essa leitura para poder conhecer fantasias dessa época, conhecer a escrita do autor e pela nostalgia

Admito que outro fator alem do racismo me incomodou,a crueldade em algumas ações das personagens do livro,o que me levou a questionar se era algo também normal para época,ou algo criado para dar "personalidade" as personagens

De forma geral foi uma leitura ok,me lembrou um pouco Alice,no sentido de coisa totalmente fora da realidade acontecer e a gnt achar algo comum,consegui ser levado para dentro do Sítio,a escrita também é fluida,mas admito que dá metade do livro pra frente ficou cansativo, justamente por serem contos e os contos serem bem parecidos um com os outros

Vanessa.Souza 10/04/2020

Ilustre obra de Monteiro Lobato
Reinações de Narizinho conta a história de Lúcia, a menina do narizinho arrebitado que mora em um sítio com sua amada avó dona Benta e a cozinheira tia Nastácia. A menina possui uma boneca feita de pano e olhos retrôs que fora feita por tia Nastácia, a quem deu o nome de Emília. Em uma das aventuras de Narizinho, sua boneca começa a falar como gente; há também a chegada do primo Pedrinho, e assim muitas aventuras são feitas junto de muitos personagens mágicos do mundo das maravilhas e etc e tal.
Sou suspeita para falar de uma obra de Monteiro Lobato, visto a admiração que possuo pelo mesmo. Certamente devido a minha idade não seria uma obra que leria assiduamente, porém, é notável a qualidade de seu leque de obras dedicadas ao público infantojuvenil. Aqui fica a minha indicação, e a minha crítica também ao modo como a tia Nastácia é retratada e tratada pela personagem Emília - que muito aprecio - com fortes pontos de racismo a que muito me desagradou. Mas seria muito válido servindo de lição e comparação de como a população negra era tratada e como deve ser vista atualmente, afinal, somos todos iguais. Levando para outro lado, trata-se de uma obra muito rica de referências e de leitura muito válida e apreciável.

ReaderInTheDark.7 28/04/2023

"REINAÇÕES DE NARIZINHO", de Monteiro Lobato. O que foi isso
LIVRO ?: Reinações de Narizinho
AUTOR(A) ?: Monteiro Lobato
FAIXA ETÁRIA ?: Livre Para Todos os Públicos
GATILHOS ?: Linguagem Insultiva e Violência Fantástica.
NOTA ?: ???1/2

O livro se trata das aventuras das pessoas que moram no Sítio do Picapau Amarelo, onde eles se metem em várias confusões (não sou o locutor da Sessão da Tarde) e se divertem muito com várias coisas.
       Monteiro Lobato é indispensável para aprender mais sobre a leitura nacional, já que ele marcou a infância de todos presentes. Mas meu medo é que ele envelheça mal, porque essa leitura é meio problemática.
Vamos começar pelas inúmeras frases racistas contra a personagem "Tia Nastácia". O público reclama do livro "Caçadas de Pedrinho", que possui menos frases ofensivas do que esse (mesmo que algumas sejam mais impactantes). Simplesmente usar "Negra", "Criada" e palavras assim é despresível. Tudo bem, tudo bem, esse livro foi feito em 1928, um ano meio perto desde a abolição da escravidão no Brasil, mas essa versão precisa ser editada para essa nova geração, pois pode não dar certo para algumas pessoas.
Não só de frases racistas tenho de reclamar, como algumas atitudes horríveis que personagens cometem. Personagens que não precisavam, por exemplo, sacrificar alguns personagens pela sua sobrevivência, ou até mesmo um casamento forçado. E ainda crianças fazem isso, especialmente, adivinha quem? Narizinho! No começo passei raiva com ela, mas algo aconteceu que elevou a leitura.
O TANTO de referências à personagens famosos, como Tom Mix e o Gato Félix, como também referências à Contos de Fadas, Mil e Uma Noites... a partir daí, a leitura se eleva. Também como a leitura, por mais antiga que pareça, é fluída, é muito surpreendente, e cada cenário descrevido por Lobato nos leva a despertar a nossa imaginação, desde o "Reino das Águas Claras" como o próprio "Sítio do Picapau Amarelo".
Se você pretende ler isso para sua criança, ou você ler por diversão, fique à vontade! Se você pretende ser divertir, esse é o livro certo para você. Mas algumas coisas presentes na história e o racismo presente em diversas falas podem afetar sua leitura, e talvez surjam polêmicas em frente desse livro.

Vini Dias 30/08/2021

Ótimo livro, li super rápido, adoro as obras do Monteiro Lobato e essa não foi uma exceção. Um dos melhores livros dele que li até agora. Engraçado e cativante ao mesmo tempo.

Terezinha Soares 01/04/2020

Mágico
É o primeiro livro do Universo do Sítio do Pica Pau Amarelo. A leitura foi boa no início, depois achei entediante, depois empolgante... Vou prosseguir lendo os outros volumes!!! Percebi que não é mais meu mundo, mas ainda assim, um capítulo ou outro de vez em quando faz bem!