Cem Gramas de Centeio

Cem Gramas de Centeio Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cem Gramas de Centeio

Camille.Pezzino 22/12/2021

RESENHA #177: PATRÃO OU EMPREGADO?
Agatha Christie tem um padrão muito interessante em relação as suas vítimas. Muitas das vezes, elas são pessoas boas e gentis para com todos, fazendo com que seja difícil descobrir quem gostaria de matar alguém assim (claro que, no decorrer da obra, percebemos que ninguém é isento de ódio alheio). Outras, no entanto, são pessoas tão odiosas que todos gostariam de meter uma facada em nome da vingança.

Uma porção de centeio, o novo título de Cem gramas de centeio, é uma obra que conta com a ilustre presença de Miss Marple, detetive mulher, idosa e supostamente amadora. Tal como outros volumes da personagem, ela aparece bem distante da investigação policial, encaminhando-a para diferentes perspectivas através da sua usual comparação com o lugar onde vive. Assim, como em outros romances, Miss Marple e Agatha Christie nos mostram que a natureza humana não muda e, sua imutabilidade, faz com que os crimes soem óbvios para a senhora.

Entretanto, o ponto alto desse romance é que existe um envolvimento passional por parte da personagem, cuja entrada na investigação se deve a seu envolvimento quase maternal com a terceira vítima. A mais inocente dentre os assassinados e a menos valorizada pela polícia por ser mera empregada.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-177-patrao-ou-empregado/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-177-patrao-ou-empregado/

nalets 27/12/2021

admito q so tirei esse da estante pq era fininho e to na corrida pra conseguir 30 livros lidos esse ano.

mas valeu super a pena! a agatha n erra nunca. esperava um bom livro e foi isso oq recebi.

foi o meu primeiro contato com a miss marple e pqp que mulher GENIAL. to abismada.

o plot eh mtt bom!! me surpreendeu bastante, mesmo eu n confiando mt no assassino antes de descobrir quem ele era. mas, como sempre, eu nunca confio em >ninguem< num livro da gata. a resoluçao do caso eh simplesmente incrivel, genial. me pegou desprevinida.

Paiva 02/01/2022

Eu gosto de viver. Já me senti ferozmente, desesperadamente, agudamente feliz, dilacerada pelo sofrimento, mas através de tudo ainda sei, com absoluta certeza, que estar viva é sensacional.
Agatha Christie

tracy 05/01/2022

Trouxa com sucesso ?
Eu sempre enrolei pra ler algo da Ágatha porque SABIA que livros criminais me fariam de trouxa. Dito e feito.

Suspeitei de todo mundo, menos de quem deveria. ? recomendo, porém se tem gente aí com problema de ansiedade, leia rápido!

pires_georgia 08/01/2022

Enredo incrível, bastante denso e cheio de personagens! Recomendo muito!!!
O enredo do livro e a forma que a história nos leva acabou me enganando completamente sobre quem eu julgava ser o culpado! rsrs

Na família Fortescue haviam muitas personagens, inclusive, isso foi algo que adorei em "Cem Gramas de Centeio". Dessa maneira, o inspetor Neele teve diversas personalidades e depoimentos para analisar durante a investigação. Esse fato me fez viajar nas possíveis teorias de quem de fato era o assassino.
Com o passar da investigação percebemos que provavelmente vários integrantes da família poderiam ter motivos para o assassinato de Rex Fortescue. Quando surgiram os outros crimes na história também fui surpreendida, pois não imaginava que outros assassinatos apareceriam e isso embaralhou todas as peças que eu até então estava montando sobre o quebra cabeça.

Por ser de épocas antigas, me deparei com acontecimentos que provavelmente só aconteceram de determinada maneira justamente por ser de anos antigos.
Um deles, por exemplo, é o fato da investigação ser puramente conduzida por testemunhos, conversas informais e a união de informações coletadas pelo inspetor Neele e o Sgt. Hay - senti falta da entidade polícia científica (será que existia na época? rsrs).
Outro ponto que igualmente me chamou a atenção nesse sentido foi a interferência aleatória de Miss Marple no caso. Uma mulher idosa que surgiu do nada vindo de lugar nenhum e, de repente, se tornou praticamente parceira do Inspetor Neele. Ela inspirava tremenda confiança nas pessoas com seu ar despretensioso, sua faixa etária e sua longa experiência de mundo, assim fazendo com que as pessoas se abrissem para ela com dados que não entregariam à rigidez do Inspetor Neele. Eu confesso que fiquei meio sem entender o envolvimento de uma civil na investigação: (?). Kkk
Mas ok, novamente atribuímos isso à época em que se passa/foi escrito o livro! Aí está a riqueza de ler obras que nos fazem viver outras vidas. =)

Me apaixono sempre que um livro me transporta para outro ano, outros costumes, palavras usuais de época, crenças que a população tinha e outra realidade. Assim, quando o desfecho apareceu, eu realmente pensei comigo mesma: uma narrativa MUITO distante da nossa realidade atual!!!

Esse foi o primeiríssimo livro da Agatha Christie que li! A leitura fluiu muito bem e terminei o livro em questão de 3 ou 4 dias. Não me apaixonei fortemente por nenhuma personagem ao longo do livro, mas sim pelo enredo incrivelmente denso para tão poucas páginas e o fato de ter sido lindamente enganada (plot twist total! kkk).

Madu / Duda 12/01/2022

Miss Marple
A leitura foi boa a história também, mas teve algumas coisas que me incomodaram principalmente algumas coisas sobre o final mas de resto ok ?

Livinha 13/01/2022

Não tem erro!
Tente achar um livro ruim da rainha e falhe miseravelmente!
Mais um que eu não consegui descobrir o assassino. Pena que a Miss Marple apareceu pouco, mas a história é bem gostosa e envolvente.

Rafa 15/01/2022

Muito gostoso de ler, rápido e flui muito bem. Amei toda a trama, achei muito criativo e gostei muito de todo o mistério. Tinha as minhas suspeitas em quem era o assassino e acertei, me senti a própria detetive. Não consegui parar de ler depois que peguei.

Primeiro livro da Agatha Christie que eu li e gostei bastante, todos os personagens foram essenciais e peculiares do seu próprio jeito, o que deu um toque a mais pra história.

starlight1 15/01/2022

Trouxa com orgulhoo
Eu sabia assim que comecei a ler que ia ser feita de trouxa. Suspeitei de literalmente TODO MUNDO, menos do assassino. Acho que por que gostava do personagem e no fundo não queria que fosse ele. Kkkkkkkkkkk

Isa 20/01/2022

o livro é bom, amo essa ideia de os crimes acontecerem seguindo uma letra de uma canção porque é curiosamente inteligente e foi isso a princípio que me fez querer ler esse livro depois de ter lido "e não sobrou nenhum" e ter amado. O início do livro é bem movimentado, mas depois começa a ficar mais calmo até o meio do livro que é quando a miss marple aparece e a história volta a ficar interessante novamente, dai pra o final são várias descobertas, várias teorias e você só quer chegar no fim pra descobrir o que aconteceu de verdade. Eu confesso que sou meio burrinha pra ligar os pontos e tentar culpar alguém kkkkkkkkkkkkkk mas uma pessoa inteligente que se liga nos detalhes eu acho que consegue advinhar quem é a pessoa por trás das mortes antes do livro acabar.

Gil 22/01/2022

Como sempre a Rainha do crime é maravilhosa. Estou um pouco enferrujada porque demorei a achar o assassino, mas logo ficou claro, assim como ficou claro quem era Ruby. Miss Marple apareceu pouco, gostaria que houvesse mais interaçao dela, mas foi perfeita como sempre. Apesar de não ser um dos meus preferidos esse livro me rendeu bons momentos.

Mike 22/01/2022

"Fui tapeado"
E mais uma vez Agatha me enganou e me fez de trouxa.

A história foi bem construída, só senti falta da partipação da Miss Marple que apareceu só uns 20% no livro, o inspetor Neele daria uma boa dupla com Marple.

A leitura não me prendeu como eu achei que seria mas terminar valeu a pena.

Fernanda.Calixto 23/01/2022

Sem enrolação ??
Gosto muito dos livros da Agatha pq são livros diretos, sem muita enrolação no que vai acontecer, esse o assassinato aconteceu logo no primeiro capítulo e a história se seguiu bem, continua, desenvolvendo os personagens de forma agradável e misteriosa. Sempre levando o leitor a seguir várias linhas de raciocínio para então mostrar quem é o verdadeiro culpado.

Marina Costa 25/01/2022

Cem gramas de centeio
Eu amei tudo, menos o final.
A história é toda muito bem escrita, o desenvolvimento do mistério tem um bom ritmo e faz vc ficar pulando se suspeito a cada página.
Mas a conclusão me pareceu forçada de mais, aquele finalzinho mesmo, as duas últimas páginas, nossa, não me convenceu.
Ainda assim é o melhor da Miss Marple até agora, mas ela tbm quase não aparece.