Eleanor & Park

Eleanor & Park Rainbow Rowell

Resenhas - Eleanor e Park

Let 21/11/2022

É um livro lindo, mas que te deixa com depressao, principalmente no final quando você descobre as coisas que o padrasto da Elenor faz c ela

Carol 21/11/2022

Quando li a sinopse imaginei um livro completamente diferente e com um final bem diferente também !

Confesso que não amei o livro não, gostei.. mas aquele gostei bem xoxo sabe ?!

Acho que o problema da Eleanor com a família poderia ter sido melhor trabalhado e a relação dela com o Park foi me irritando do meio do livro pro fim!

Aí que desespero hahaahah

Começou a ficar um amor muito fantasioso, muito inalcançável, muito cheio de mimimi

Mas enfim! Leia, quem sabe você não seja tão criterioso quanto eu e goste do livro ?

maria' 17/11/2022

muito problemático, tenho fobia de livro assim então vai ser uma nota bem razoável ate, acho que um 3 ta muito bom

Jessica Pereira 10/11/2022

Uma leitura decepcionante
Achei que seria um livro clichê de primeiro amor bem gostoso de ler, que iludida! Eu passei mais raiva do que qualquer outra coisa! Eu sei que tem gente que ama esse livro e eu fico pensando se eu li errado.

O livro aborda temas MUITO SÉRIOS sem solução nenhuma, somente joga no enredo e pronto! Acho muito complexo jogar um tema referente a relacionamento abusivo e não desenvolver no sentido de mostrar que aquilo é super errado. Imagina alguém que sofre isso na realidade lendo esse livro? Ela pode até pensar: " É, o jeito é continuar assim". Gatilho total.

Além de ter gordofobia e frases racistas também, sem contar que não gostei nenhum pouco do final rs. O único ponto positivo é que li esse livro bem rápido, pois a narrativa é bem fluida e o livro me deixou curiosa em relação a alguns acontecimentos.

Sophia. 08/11/2022

Eleanor e Park.
Não, não é "Eleanor e Park".
Não que o livro não retrate bem eles, muito pelo contrário. São ótimas descrições e um bom livro em toda sua parte estética.
O ponto é: eu (assim como eu imagino muitas outras pessoas tbm) odiei o final.
Não teve Eleanor e Park.
Teve duas pessoas imaturas com problemas que tentaram se entregar completamente um ao outro não conseguindo fazer isso.
Teve duas pessoas que não conversaram abertamente sobre tudo mesmo tendo dito que fariam isso.
Teve duas pessoas que nao estavam prontas nem para lidar com seus problemas, quanto mais o de outra pessoa.
Mas não posso negar que eles tentaram, foi uma boa tentativa. Mas faltou maturidade de ambas as partes para que pudesse ter dado certo.
Enfim, chorei horrores, não posso negar (mesmo sabendo toda ou quase toda a história muito antes de ler este livro ou pensar em lê-lo), por este motivo vim aqui dar minha opinião sobre este livro.
Sinto que nao vou conseguir superar esta obra (mas tbm sei que a mesma n entrará na minha lista de favoritos).
Conclusão: foi um bom livro para me fazer sentir muito, muito além do que eu queria ter sentido.

paulajjuliana 27/10/2022

Lindo, fofo, doce, delicado, poético e forte!
Só porque as últimas páginas não são tão felizes quanto se espera, não significa que o livro é ruim. Sinceramente, se eu tivesse dado atenção as resenhas que li aqui no Skoob, não teria nem comprado o livro. Ainda bem que só li depois!

Lindo, fofo, doce, delicado, poético e forte!
Essas são as palavras que definem esse livro.
É uma historia encantadora de dois adolescentes ?diferentes?, que ainda assim mostra como a realidade pode ser cruel e muito diferente daquilo que almejamos.
Gostei ainda mais por tentar se aproximar da realidade e deixar lacunas que pra mim não foram tão difíceis de ser preenchidas e que me permitiu refletir e mergulhar ainda mais na história.
Fiquei particularmente tocada com a sensibilidade da autora, a qual não conhecia, em escrever algo tão leve e ao mesmo tempo pesado. Achei encantador!
Óbvio que o final causa incômodo, mas não é algo necessariamente ruim.

Leitura que vale a pena!

Milla 24/10/2022

Apaixonante
Me apaixonei pelo livro, pela história, por Eleanor e por Park.
Esse livro retrata o amor adolescente do jeito que realmente é (sou adolescente, então acompanho a história de vários casais de camarote). Tem toda aquela coisa fofa, da demora do primeiro contato, mas quando ele finalmente chega, eles ficam só o grudinho.
Ao ler a sinopse, achei que seria um daqueles romances mamão com açúcar, que o amor ia vencer no final, e bla bla bla. MAS... não foi, retrata tanta coisa séria, que me senti angustiada a ler, senti como se tivesse um peso no peito. Nunca vivi nada do que Eleanor passa, mas só de vê-la descrever, conseguia sentir detalhadamente tudo que ela viveu, o amor por Park, a angústia em ser diferente e todas as outras coisas.
O livro intercala o ponto de vista entre os dois personagens, então dá pra entender toda a história muito bem.
Acjo que é um livro que vai me marcar por muito tempo.

lecarvlh 18/10/2022

Minha OPINIÃO!!!!?
O livro é bom. Porém tenho alguns pontos para comentar.
Achei os problemas retratados no livro muito bem abordado, mesmo sem ?soluções? mostra mais ainda a realidade em que vivemos. Eleanor infelizmente passa por diversos problemas e isso acaba afetando sua relação e isso é visível, ela acabando sendo imatura e bem prejudicada por causa da família. Queria que ela tivesse tomado mais atitudes, falasse pro Park o que tava acontecendo e o que ela sentia, mas ela sempre fugia dos problemas e inclusive do Park (percebemos pelo final). Me incomodou um pouco a forma que a autora falou sobre racismo, xenofobia e esteriótipos, mas é a realidade. Spoilerzin?

O final eu fiquei bem triste, mas depois entendi um pouco o pq eles se separaram. Eleanor era imatura e ela e Park às vezes pareciam estar indecisos sobre os sentimentos (principalmente Park, às vezes parecia que ele tinha vergonha dela), e parecia que estavam usando um ao outro para fugir dos problemas familiares. Enfim gostei do livro, mesmo com as polêmicas abordadas nele.

Elza.Araujo 17/10/2022

Achei linda a história dos dois pela construção que foi, realmente como muitos amores da adolescência acontecem?tinha hora que até ficava meio agoniada com a lentidão kkkk mas achei mto fofo, porém não esperava esse final ? queria uma continuação.

luisa499 15/10/2022

impacto.
eleanor & park é um livro importante. um livro que retrata o racismo, a gordofobia, o bullying e o abuso, e que constrói o romance adolescente mais verdadeiro que já li.

um romance intenso, que nos faz ter vontade de nos apaixonarmos novamente. que nos faz lembrar como nos rendemos ao amor às vezes. como sabemos que o romance adolescente frequentemente acaba. e mesmo assim, amamos.

o livro merece 4 estrelas porque achei o final complicado. eleanor simplesmente se distancia de park e nos deixa decepcionados e com o sentimento angustiante de querer um final feliz. além de ser pouco explicado ? eleanor não justifica suas ações e o porquê de parar seu relacionamento com park.

apesar disso, é um livro incrível e profundo, com uma escrita leve e fácil de ler e com sentimentos complexos e inexplicáveis. me impactou.

triz10 14/10/2022

Quero um Park na minha vida
Eu não tenho nem palavras pra expressar o quanto esse livro se tornou especial pra mim. Ele trata de assuntos delicados ao mesmo tempo que nos faz sentir um misto de emoções, lembrando de como é gostoso estar apaixonado e ter seu primeiro amor.

A ruivinha Eleanor tem insegurança com sua aparência e seu corpo, o que é bem desconfortável de ler, mas Park faz com que ela perceba sua verdadeira beleza.

Eleanor e Park evoluem muito o relacionamento durante o livro, amadurecendo de uma forma que dá orgulho de acompanhar.
Nas últimas páginas eu não queria que o livro acabasse.

Um simples romance que se tornou uma triste história de amor. ?

Giovanna398 14/10/2022minha estante
Esse livro é muito incrível e delicado.
Caso você não tenha lido, indico mil beijos de garoto, vai gostar

livraria.da.mel 13/10/2022

As delícias e os dramas do primeiro amor
Park e Eleanor são dois adolescentes de 16 anos que se conhecem quando Eleanor passa a frequentar a mesma escola que Park. Eles parecem não ter nada em comum, e de fato, os dois têm histórias de vida muito diferentes.

Mas conforme vão se conhecendo e se apaixonando, descobrem gostos parecidos e mais do que isso, passam a ver um refúgio um no outro. A autora desenvolve o romance dos dois de forma gradativa e é muito gostoso de acompanhar. Se você já se apaixonou, ainda mais na adolescência, vai entender várias das inseguranças e das brigas bobas dos personagens.

Mas nem só de romance é composto esse livro, também tem bullying, racismo, xenofobia, gordofobia e vários outros temas super delicados. Lendo atualmente pode ser chocante como certos temas são normalizados no livro, mas a história se passa na década de 80, então achei que a abordagem fez sentido de acordo com a época.

A vida de Eleanor em casa é mais difícil do que parece e na escola também não é das mais fáceis e Park também tem os seus próprios dramas. A trama deixa o leitor tão envolvido que a leitura acaba sendo rápida, já que é difícil querer largar o livro antes de finalizar a história.

Já vi muitas pessoas falando que não gostam desse livro, seja pela escrita da autora ou pelo final inusitado da história. Mas eu amei, não é um livro perfeito, mas é muito bom. E o final fez muito sentido na minha opinião. Recomendo para quem gosta de um romance gostosinho, mas como disse, o livro aborda uns temas mais pesados, então não acho que seja para todo mundo.

Luiza.Nucci 11/10/2022

Eleanor & Park
Tenho muita coisa pra falar então vamo lá:
Li o livro incrivelmente rápido, comecei ontem à tarde e terminei agora, ou seja, a história é boa e te prende. Vi muita gente falando mal da forma como é escrito e não gostei muito não mas nada que me atrapalhou.
Eu achei o livro muito bom mas não sabia exatamente sobre o que se tratava e achei muito pesado pro tipo de romance que tava esperando.
Além dos casos de racismo e xenofobia que muita gente comenta, mas que, em minha defesa, não tinha ideia de nada disso quando comprei, o livro é muito pesado mesmo, a única coisa bonita é o romance dos dois, mas ainda sim tem cenas muito problemáticas, pesadas e confusas. A situação toda onde a história passa não me agrada muito e a Eleanor sofre muito dentro de casa e na escola, com partes muito pesadas mesmo.
Também vi muita gente falando sobre o final, que não existe pq não tem um desfecho muito completo, e concordo que fica tudo muito aberto e algumas partes vc não consegue entender mesmo o pq de tudo aquilo e de estarem agindo daquele jeito. A garota é maluca.

n2k.iozz 09/10/2022

Como irei superar esse romance?
Lindo e triste, me senti mt mal por cada sofrimento q a Eleanor se submeteu cm seu padrasto e o jeito q foi descrito tds os absurdos q sua mãe tinha cm ele alem de mostrar a visão de uma criança diante a isso!

Mas tirando essa parte triste eu amei toda a história de amor dela e Park, msm o ele sendo meio idiota no inicio em relação as inseguranças dela.

O final me DESTRUIU fiquei pessima em saber q ela REALMENTE n foi ao baile cm ele e ele arranjou outro par e ainda por cima BEIJOU ELA eu sei q ele tem q seguir em frente mas eu ainda tinha esperanças dela voltar.

"? Não importa o que aconteça ? disse Park ?, eu te amo."

"Ele sabe que vou gostar de uma canção antes mesmo de eu tê-la ouvido. Ele ri das minhas
piadas antes mesmo que eu chegue ao final. Tem um lugar no peito dele, logo abaixo da
garganta, que me faz querer deixá-lo abrir portas para mim.
Existe apenas um dele."

"? Acha que eu me importo com isso agora? ? Segurou o rosto dela nas mãos. ? Acha que me
importo com qualquer coisa além de você?"

"Não existem príncipes encantados, pensou ela.
Não existem finais felizes.
Ela olhou para Park. Dentro dos olhos verdes dele.
Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente.
Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre."

"Se ela tinha saudade?
Queria perder-se dentro dele. Amarrar os braços dele em torno dela feito um torniquete.
Se lhe mostrasse o quanto precisava dele, ele sairia correndo."

"Eleanor não lhe escrevera uma carta; era um postal.
Com apenas três palavras."