O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo

Isa Meireles 02/03/2022

Primeiro poema de Edgar Allan Poe e já estou viciada, comecei agora a ler os outros e estou gostando muito. O sentimento de perda retratado nesse poema me tocou bastante.

Jorge.Luiz 19/02/2022

Complexo
Não fui capaz de entender por inteiro ? talvez no futuro quando relê-lo consiga abstrair mais de seu conteúdo.

Pedro.Henrique 11/02/2022

Livro interessante
Rápido mas legal
Tem umas rimas muito boas, é cheio de metáforas!
A história de certo modo é rápida, mas é escrita bem o suficiente pra não ficar ruim

Bibi 09/02/2022

O Corvo para Todorov
Para Todorov a poesia é um gênero literário que se difere da ficção, pois possui propriedades estruturais como as rimas, o metro singular, o discurso emotivo, os elementos representativos, entre outros. A imagem poética é uma combinação de palavras que devem ser lidas ao puro nível verbal, ao pé da letra, e é esse fator que separa a poesia do fantástico.
A alegoria é uma proposição de duplo sentido, cujo sentido próprio apagou-se por completo, tal é o caso dos provérbios. Ou seja: uma alegoria é uma representação simbólica da realidade. Ela costuma carregar uma moral da história, e a ideia é que seja lida como uma grande metáfora, em que nada deve ser interpretado em seu sentido literal. Sendo assim, a alegoria é contrária à literalidade. A alegoria separa-se do fantástico pois todo o relato
aparece, e todo o duplo sentido está indicado de maneira explícita, exemplificando as ideias.
A partir da leitura de O Corvo, de Edgar Allan Poe, é possível confirmar as ideias de Todorov de que o fantástico não existe na poesia, pois todos os elementos sobrenaturais podem ser explicados como uma ilusão de sentidos, produto da psique do narrador. O fantástico, no poema, é um reflexo da culpa do personagem, e por isso só aparece na consciência dele, revelando o fantástico apenas como um reflexo do espírito humano.
O Corvo tem um tom próximo ao fantástico, mas acaba com uma explicação racional (o próprio Poe dá pistas de soluções para essas “questões fantásticas”), sendo assim, é um poema estranho, no qual o corvo representa os erros do narrador.

Saeto 31/01/2022

THE RAVEN
Os três ensaios reunidos nesse livro resumem o pensamento de Edgar Allan Poe sobre poesia e versificação. Contém também sua melhor obra, em se tratando de poema. The Raven, contando com a tradução mais assertiva de Fernando Pessoa. Um trabalho muito técnico, recomendado apenas para quem quer ler os ensaios do Poe, e aprender um pouco mais sobre poemas, com linguagens extremamente técnicas!
S.

Vinícius 29/01/2022

Não gostei do livro. Parecia ser um livro mais macabro do que mostrou ser.
Apesar disso, foi ua leitura breve e rápida.

Lubelisa 28/01/2022

Uma crônica de um homem lamentando a perda
O Corvo é um dos mais conhecidos - se não o mais conhecido - poemas de Edgar Allan Poe. É descrito como um dos poemas mais assustadores da literatura ocidental e é carregado em sombras, melancolia e solidão. Simplesmente um homem que perdeu sua amada e reflete sobre sua dor perante o corvo.

Nando.Costa 24/01/2022

O corvo
Aproveitando minha onde de ler contos, e mais contos, e edgar poe, foi mais um incrível conto, digno de uma re leitura.

Fernanda3262 23/01/2022

Nunca mais?
Nunca tinha lido nada do Poe e mesmo que em alguns trechos eu tive que reler porque achei confuso, eu amei demais!

julianakyamada 21/01/2022

Nunca tinha lido nada do Poe e decidi tentar ler O Corvo por ser o mais reconhecido e tals, não sabia o que esperar ou como iria ser mas acabei gostando bastante dele.

Thiago.Avila 18/01/2022

Uma imersão fantástica em uma alma atormentada....
A sua angústia inicia ao "débil bater na porta" .... e se alimenta da sequência tormetal psicológica se segue, mesmo que no poema tudo se passe em um breve tempo....

As palavras, as rimas e teor te envolve e se torna uma leitura direta... sem pausa, sem ficar um pouco para o outro dia....

Enfim terá essa alma paz um dia... podemos ouvir a resposta sobre o busto de Minerva "Nunca mais"...

Uma coisa apenas me atormendou nessa leitura.... apenas o porquê demorei tanto para ler.... "E nada mais"..

Clara.Costa 18/01/2022

O poema é muito bom e esteticamente lindo, no entanto, eu esperava mais. Sou grande fã dos contos do Poe e eu entendo que a intenção dele com esse poema era provar que a boa escrita nasce de um processo metódico e analítico e não intuitivo ou meramente sentimental, mas a falta disso faz com que o poema não te envolva de verdade.

Gabi 16/01/2022

?NUNCA MAIS?
Um homem tentando se livrar de seus ?demônios? internos, com coisas do dia-a-dia, ao se ver sozinho, se depara consigo mesmo. Apenas sua própria companhia, sua própria consciência, mais nada e ninguém.
A voz da consciência que atormenta a vida do homem abatido por perdas, dores, e arrependimentos que a vida deu, no final, teve total consciência que toda a alegria que um dia teve, foi perdida.
?Nunca mais?

Asleep 14/01/2022

Incrível
Esse poema é simplesmente incrível, a melhor versão é obviamente a original (rima muito melhor), mas a do Machado de Assis não fica atrás.

Esther 14/01/2022

Complicado
Apesar de achar o poema bonito, sua escrita é muito difícil, o que me fazia ler e reler a mesma frase para conseguir entender.
Não seria um livro que indicaria para alguém, principalmente se a pessoa não gostar tanto assim de poemas, mas por ser um clássico, valeu a pena dar uma chance.