Por um fio

Por um fio Drauzio Varella

Resenhas - Por um Fio

kassya 15/10/2009

Ler e Reler
Li o livro em apenas uma tarde, não poderia ser diferente, fui absorvida pelas historias contadas, como se cada uma delas me explicassem de forma diferente entre si, porem, com a mesma intensidade, qual o sentido da vida..

É um livro forte, que nos envolve com sentimentos profundos, que nos faz refletir.

Fala da Vida e da Morte, sobre Relações e Relacionamentos, Família e Solidão. É preciso LER, para experimentar todos esses sentimentos confusos que tentamos ao longo da vida afastar, porque dessa forma acreditamos que nos protegemos.

É um livro para LER e RELER!!!!

“Nada transforma tanto o homem quanto a constatação de que seu fim pode estar perto”.

“A doença tem o dom de mudar a sintonia do corpo com o ambiente num picar de olhos”.
maria 29/11/2009minha estante
Nossa, voce consegui dizer tudo.. em uma frase "como se cada uma delas me explicassem de forma diferente entre si, porem, com a mesma intensidade, qual o sentido da vida". Parabéns!

Dani 22/06/2017minha estante
Excelente resenha!!

Lua 02/04/2021

É a terceira vez que leio esse livro e toda vez se confirma ao quão bom ele é!
Vejo poucas pessoas lendo ele, o que é um baita engano. Esse livro merece ser lido.
Ele é interessante, te pega desde o começo, e trás reflexões que mudam vidas!!

Sério, deem uma chance a esse livro.
Grazie A. 02/04/2021minha estante
Maravilhoso!

Lua 02/04/2021minha estante
Simmm!

Monara 04/11/2021

Encantada com a sensibilidade do Dr. Drauzio ao relatar memórias adquiridas durante tantos anos de exercício médico e também com o jeito que ele trabalha a questão da perda nesses relatos.

Juliana 07/05/2021

Sou suspeita para falar sobre os livros do Dr. Drauzio... Ele escreve de uma maneira muito agradável ao leitor. Mesmo o livro sendo sobre um tema muitas vezes visto com maus olhos (morte), o autor consegue tratar do assunto com tamanha leveza, de modo a "meio que" conversar com o leitor sobre casos de seus pacientes.

Ana Tambara 23/04/2020

Espetacular.
"...a vida não tem sentido nenhum, nós é que insistimos diariamente em atribuir um significado a ela..."

Que livro sensível e maravilhoso. Cada história é uma emoção diferente. Drauzio sempre sabe explicar as situações com maestria. Recomendo a todos, especialmente para aqueles que já conhecem o trabalho do autor.

Carlos531 12/04/2024

Um livro incrível, nunca havia lido nada do Dr. Drauzio Varella, e esse livro despertou o interesse nas demais obras dele. O livro com uma escrita que abrange a todos os públicos vem com uma coletânea de trechos de historias de pacientes, em situações como o próprio título do livro nos apresenta “Por Um Fio” prontuários médicos que o doutor e sua equipe acompanharam no decorrer dos anos.

Cada caso apresentado traz a sutileza da visão médico para com o paciente nos mostrando o lado humano do médico, que em meio ao caos de uma notícia desagradável como uma doença grave ou até mesmo sem cura, passa despercebido aos olhos dos pacientes e familiares. Mesmo sendo trechos da vida de alguns pacientes a forma que é escrita e apresentada ao leitor faz com que nos tornemos parte do caso, sentindo de modo singular o que cada lado da historia vive e sente.

Simplesmente um livro extraordinário que recomendo. Mesmo um tema, que acaba sendo um tabu, como a morte, é uma obra que vale cada palavra lida e nos faz rever nossas ações, pois nunca nos imaginamos na possibilidade do fim.

“Lidar de perto com a perspectiva da morte alheia nos remete a constatação de nossa própria fragilidade”

Vitoria 15/09/2022

Por um fio.
Nesse livro Dr Dráuzio traz vários relatos e reflexões acerca de pacientes que estavam próximos ao fim da vida.
Várias reflexões sobre o sentido da vida e sobre a experiência que cada um tem de lidar com a morte.
Esses riquíssimos relatos me fizeram ter a certeza de que estou no caminho certo e do tipo de profissional que quero ser.
Dráuzio mostra a importância de cuidar do físico e emocional dos pacientes e da importância dos cuidados paliativos a fim de aliviar o sofrimento do próximo.

Que experiência de leitura incrível!

"...viver é como percorrer um caminho num desfiladeiro de onde partem tiros disparados a esmo. As balas podem acertar qualquer um, mas derrubam com mais frequência os velhos, as crianças pequenas e os debilitados. Quando um corpo cai, alvejado, os outros são obrigados a se desviar e a continuar em frente, porque a ordem é seguir sempre em frente, mesmo sem saber aonde o caminho nos levará."

Laparco 16/12/2023

Inspirador
Um livro pra refletir sobre como levamos a vida. Histórias que nos ensina amortizar a cada segundo de nossas vidas em um mundo tão conturbado e apressado.

Lisiane.Dutra 25/04/2024

Se o Drauzio Varela escrever uma bula de remédio eu vou gostar de ler! Dito isso, o livro é muito emocionante, sensível e triste.

brunes 17/07/2021

Eu terminei esse livro com lágrimas escorrendo no rosto e imagino se o Drauzio fez o mesmo ao escrever o último capítulo.

Nesse livro, o médico relata alguns casos que atendeu durante a carreira.
Em muitos momentos me senti profundamente triste, por simples empatia ou porque já passei por aquela situação ou perdi alguém daquela forma. Livro muito bem escrito.

helenaresend 03/11/2022

Ah, o Dráuzio...
Mais um belo livro do autor onde, apesar de narrar histórias muitas vezes duras e tristes, tudo e descrito com tanto cuidado e delicadeza que mergulhamos e nos emocionamos nas estórias de cada um dos personagens.

Léo 28/08/2023

Esse livro era um sonho há alguns anos já, mas eu realmente não esperava o que se passaria aqui. Não esperava a proximidade com os personagens, não esperava a escrita em causos e muito menos a proximidade com o autor que admiro tanto.
Esse livro me fez rir e chorar intensamente, ele me fez lembrar de conhecidos que sofreram quando doentes e não estavam amparados, me fez lembrar de famílias que são postas de lado ao sofrimento do doente, me fez lembrar do desenvolvimento do luto e o que isso causa numa rotina familiar, me fez lembrar da minha família e da minha história.
Obrigado Drauzio.

Cristiano.Goes 02/11/2021

POR UM FIO
Os livros de Drauzio Varella tem uma linguagem simples e cativante. Neste traz histórias de pessoas no limiar da vida, com suas experiências, seu crescimento pessoal. A falta de esperança de continuar a viver mudam comportamentos, rotinas, desejos, aspirações. O amor das pessoas próximas, o abandono, a indiferença, estão presentes nas muitas histórias relatadas. Drauzio apresenta histórias que comovem, agoniam, desesperam, que demonstram o amor. Recomendo a leitura.

daniel.vasco.716 20/05/2021

Contando histórias reais, reflete sobre o impacto da perspectiva da morte no comportamento de pacientes e seus familiares.

Valéria 05/02/2024

Obrigada, Drauzio.
Quanto respeito e sensibilidade, pelas histórias contadas e pela morte.

Escrita maravilhosa e cativante, causadora de inúmeros sentimentos em um mesmo capítulo, além da profunda reflexão que me trouxe sobre a morte, diante de relatos de um profissional que a encontra rotineiramente.

O último capítulo é extremamente triste, porém consegue dar um quentinho no coração.

Recomendo a leitura. Obrigada por existir e por compartilhar toda a sua sabedoria e vivência por meio dos livros, Drauzio.