Fita Verde no Cabelo

Fita Verde no Cabelo João Guimarães Rosa

Resenhas - Fita verde no cabelo

Dedê 11/06/2024

Intensa, sombria e melancólica.
O autor faz uma releitura de Chapeuzinho Vermelho, onde a protagonista é desajuizada e perambula pela região destemidamente com uma fita verde no cabelo, que é a sua característica marcante.

A pedido da mãe, ela foi levar doces para a vovózinha. Não havia mais lobos, pois os lenhadores haviam matado todos, então o caminho estava seguro. Chegando lá, ela se depara com a sua avó falecida, e com o choque, constata que ainda tem medo de lobos e ?cria juízo?, devido a consciência da finitude da vida e da solidão de não ter mais a figura da avó como alguém para lhe cuidar e preservar a vida.

LaraF 31/10/2010

Esse livro tras poesia para um assunto delicado: a morte. A narrativa é suave, leve, poética...mas deixa um nózinho na garganta inevitável diante do nosso proprio destino. Belo livro.

uiliandalpiaz 15/08/2011

Releitura
"Fita verde no cabelo" é uma bela releitura de Chapeuzinho Vermelho, Guimarães Rosa, como lhe é característico, coloca a história no contexto do sertanejo: no seu linguajar, costumes e visão de mundo. Essa visão-relação recontextualizada garante uma leitura leve, prazerosa, com marcas da sempre agradável narrativa do autor.

Mais Literatura 13/10/2012

Projeto mais Educação
Monitora Claudia Raquel
Oficina de Letramento

Data: 04/07/2012
Aluno: Gustavo Gomes de Oliveira (5º série)

Fita verde no cabelo

Fala sobre uma pequena coisa que não tinha ninguém. Essa coisa sentia muita solidão, mais um dia ele achou alguém.
Ele (a coisa) conhecia pessoas que tinham muitos amigos e assim ele conheceu uma pessoa que gostou dele e o nome dessa pessoa era lua e a lua Tamém conhecia várias pessoas: Marte, Júpiter e muitos outros planetas.

Enzo 24/09/2014

Fita verde no cabelo
A história parecida com o da chapeuzinho vermelho, começa quando a personagem vai levar doces para a sua avó, com a fita verde no cabelo, como sempre fazia, quando chega lá, ela não há encontra. É um livro ótimo e interessante, com imagens que demonstra o sentimento da personagem e recomendo a todos.

Jão 24/09/2014

O autor joao Guimaraes Rosa fez uma nova versão da chapeuzinho vermelho que conta de um menina que ia ver sua avo que nem a antiga versao.esse livro e muito interesante porque sua avo fez uma suspense em cima da sua neta.o bom porque esse livro e para todas as idades e bom quando as crianças forrem dormir ler para elas,eu aprovo esse livro

luh 01/10/2014

Fita verde no cabelo
Alguns livros impressionam pela sua realidade, pelo carinho e a criatividade que o autor teve. O livro Fita Verde no cabelo é um desse livros, esse livro é impressionante do começo ao fim, com uma enorme criatividade e sua narrativa é parecida com o livro Chapelzinho vermelho. É um livro ótimo e legal de se ler.
O livro fala de uma menina que morava em uma aldeia, e ia levar doces para a sua avó que morava em uma aldeia bem próxima.
No caminho para casa de sua avó ela ficou com muito medo do lobo, mas ia com alegria, pois lá perto de onde estava tinha um lenhador.
Ao chegar na casa de sua avó, estava tudo escuro, e ficou com muito medo pois não tinha sua avó por perto.

Zaira Verena 19/10/2017

Fita verde no cabelo, um livro para todas as idades
Fita verde no cabelo é uma nova leitura da chapeuzinho vermelho. Difente do original a versão do escritor brasileiro é mais adulta, criativa e poética. Sobre o que é crescer, encarar a despedida de um ente querido.
Essa versão foi publicada em 1992, da editora nova fronteira e com ilustrações de Roger Mello.

site: https://www.instagram.com/p/Baue_8fBXoj/?taken-by=officeliterario

Leila de Carvalho e Gonçalves 17/07/2018

Beleza e Sensibilidade
Fita Verde no Cabelo" é um conto do genial Guimarães Rosa (1908-1967) que faz parte de seu livro "Ave, Palavra".

Trata-se da recriação do clássico "Chapeuzinho Vermelho" que foi lançado em edição avulsa nos vinte e cinco anos da morte do escritor com ilustrações de Roger Melo. Por sinal, esse artista acaba de receber o prêmio "Hans Cristian Andersen", considerado o Nobel da literatura infantil, na Feira do Livro em Bologna.

Eis uma pequena joia que enche os olhos de quem aprecia uma boa história. Bom entretenimento!

Lorena 09/02/2019

O original é assustador, esse é melancólico.

Luciana.Rodovalho 28/03/2021

Aterrorizante. A alusão a chapeuzinho é ótima, porém considero como uma história de terror infantil.

Elaine Miranda 22/04/2021

Tema sensível, belíssima releitura do clássico
Sensível, essa releitura de Chapeuzinho Vermelho encanta pela bela narrativa de Guimarães Rosa.

Siqueira 10/05/2021

Conto curto, rápida leitura, palavras difíceis, uma nova versão para a história de chapeuzinho vermelho, Boa leitura

André Hausmann 19/05/2021

Nova Velha Estória
Com esse subtítulo, o autor já nos apresenta que o seu texto se trata de uma releitura.
Mas Guimarães Rosa não faz isso de maneira simples, nos dá de presente uma nova versão de Chapeuzinho Vermelho cheia de poesia e lirismo, e numa ambientação que lhe é bem conhecido, o interior, o sertanejo.
Além de suas palavras que fluem de maneira suave e prazerosa, o trabalho do ilustrador dessa edição, Roger Mello, complementa essa obra de uma forma que só pode ser classificada como onírica.

Ana Elisa 14/03/2022

História com peso e tristeza
Comecei a trabalhar em uma sala de leitura escolar e por isso estou pegando alguns pequenos livros para ler e poder indica-los aos estudantes que aparecem por lá, leituras simples e marcantes para que nunca falte o incentivo para eles.
Saber quais livros e como são suas histórias antes de indicas aos estudantes faz parte do trabalho, e que trabalho gratificante!