Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Matthew Bates 27/06/2024

Não tava esperando muita coisa, entregou o que eu esperava kkkkkkk
Eu fui ler sem saber a sinopse então já não esperava que me surpreendesse tanto. Gostei da escrita, achei deveras fluida, mas não gostei do andamento da trama. Achei a história repetitiva; portanto me vi entediado já na metade do livro.

Não foi a melhor experiência do mundo mas valeu a pena para gabaritar mais essa obra da literatura brasileira.

isadora 27/06/2024

Esse livro tem muitas histórias dentro da história, mas tirando isso, é um livro bem interessante. eu ri e achei q teve momentos bem engraçados no livro.

Dayane.Fargoni 26/06/2024

Memórias de um Sargento de Milícias
Apesar da escrita não mais usual nos dias de hoje e que não permite, em algumas partes, uma leitura tão fluida, a forma como a história é contada é tão leve, tão divertida que mal parece que entre o período em que foi escrita e os dias de hoje, se passaram quase 200 anos.
Esse livro conta a história de um coitado (não tão coitado assim) chamado Leonardo que só se ferrou (porém nem tanto) na vida. Desde momento da sua concepção até seu glorioso final, vemos um pouco de como era a vida no período da Monarquia no Brasil, dos costumes da época, do comportamento de algumas personagens e no fim percebemos que não somos muito diferentes daquelas pessoas.
Quem nunca viu alguém que acha o máximo tudo o que uma criança faz, até quando isso implica em botar fogo na casa? (Brincadeira) Ou passou raiva com aquela velha fofoqueira e intrometida que fala de todo mundo? Essas e várias outras situações estão descritas no livro mas sempre de forma bem humorada que é uma característica da escrita do autor.
No geral é um livro que retrata bem a sociedade da época ao mesmo tempo que faz você rir com gosto de certas situações e ainda de quebra ajuda a aumentar seu vocabulário.

D. Marcas-Moreira 25/06/2024

Memórias de um sargento de milícias - Em quadrinhos
Um pouco sobre o livro: reconta a história do clássico de Manuel Antônio de Almeida em forma de quadrinhos. A trama gira em torno do menino Leonardo e de duas travessuras ao longo dos anos. Também apresenta outros personagens cômicos e caricatos em uma Rio de Janeiro de tempos passados.

Minhas considerações: eu li o texto original no começo do ano e, como foi uma ótima experiência, decidi ler esta versão em quadrinhos e foi muito divertido. As ilustrações de Bira Dantas dão mais veracidade aos personagens, principalmente quando se trata de caretas e trejeitos. Relembrei muitos momentos hilários da história original só de ver os desenhos. "Qual."

Recomendação: acredito que a versão em HQ complementa muito bem a leitura do texto original, então recomendo, sim, em especial para quem já leu o romance e quer relembrá-lo e dar novas risadas.

Avaliação: 5 estrelas

?????

Jorge.Antosko 25/06/2024

Reconheço a importância do livro, da mesma maneira que me diverti lendo em algumas partes. Não é A OBRA, mas é legal...

Guilherme2709 20/06/2024

Este foi o meu primeiro contato com literatura nacional. O livro é bem engraçado e divertido, a escrita do autor é muito boa. Recomendo muito para quem quer começar a ler literatura nacional, a linguagem é bem tranquila. Só não dei 4 ou 5 estrelas porque a história não me prendeu muito. Mas com certeza vale muito a pena a leitura.

Agora só quero uma coisa:
? Machado de Assis ??
edilsonjoaquim 23/06/2024minha estante
Criei interesse em ler esse!

É bem bom

Preciso ler Memórias póstumas de Brás Cubas do Machado

edilsonjoaquim 23/06/2024minha estante
Também quero muito ler esse. Li Dom Casmurro e gostei muita da escrita dele.

Guilherme2709 23/06/2024minha estante
Ah deve ser incrível, "Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas". Olha essa dedicatória, não tem como ser ruim

Guilherme2709 23/06/2024minha estante
Mas vem cá, capítulo traiu ou não? ??

edilsonjoaquim 24/06/2024minha estante
Amg, vi agora sua pergunta??
Mas para mim, Capitu não traiu, Bentinho era um doido completoKKKK

Guilherme2709 24/06/2024minha estante
Kkkkkk dboa

Gui 18/06/2024

Sargento de milícia
Eu tinha uma ideia totalmente diferente da história, mas foi bom porque criou um certo ?descobrimento? do enredo de novo.
É um bom livro, a primeira novela das 19h da globo

Lucas.Lima 16/06/2024

Um clássico da literatura, Memórias de um Sargento de Milicias traz uma história que se parece muito com uma novela, com os episódios da vida de Leonardo. Apesar de ser uma obra antiga, a linguagem não é tão difícil, o autor tinha essa intenção mesmo de não manter uma linguagem rebuscada. Podemos experienciar tudo no livro, tristeza, alegria, angústia, raiva e diversas outras emoções.

roninhowv 15/06/2024

Envolvendo-se em meados do Brasil Imperial
Sinceramente, uma das melhores coisas é ler a literatura brasileira depois de ter estudado um pouco sobre a história do país. A obra se passa em meados do século XIX, no Rio de Janeiro, e com a escrita fantástica do Manuel Bandeira, o leitor se sente presente nas histórias cômicas que são relatadas no livro.

Com uma linguagem antiga, no entanto, simples, o autor constrói uma narrativa extremamente cativante que te prende nas personagens. É muito interessante a forma como são descritos os ofícios, os costumes, a cultura diversa -ciganos, africanos e europeus, por exemplo- e as repressões da época. Ao longo da história, o narrador vai conversando com o leitor, estabelecendo um diálogo, fato que te deixa mais preso ainda na leitura. É como se ele te contasse uma história de Leonardo-pataca que foi traído por Maria em seu infeliz casamento e, a partir disso, a história de diversas personagens se desenvolve - o compadre, o filho deles, a comadre, o major da polícia e outros vários personagens da trama.

O maior foco narrativo se torna o Leonardo (o filho do Leonardo-pataca e da Maria), o qual leva uma vida 🤬 #$%!& , possibilitando, desse modo, a narração de várias formas de vida do Brasil no século XIX. Ciganos, escravizados, patuscos, homens e mulheres livres e pobres fazem parte dessa diversa sociedade do país.

Ao ler o posfácio, noto que a figura do Major Vidigal retrata a presença da monarquia nessa narrativa ao exercer o seu poder na criminalização da capoeira, das patuscadas e as mais diversas práticas religiosas africanas.
Albuquerque 16/06/2024minha estante
Excelente resenha, meu amigo. Esse livro é realmente muito interessante, li faz muito tempo, tenho que fazer uma releitura.

Bia 15/06/2024

Muito envolvente a história e o final é lindo. Um romance misturado com o jeito malandro do protagonista

Debs @DeboraMaryn 11/06/2024

Bem que eu tive esperanças mais altas para o jovem Leonardo, esperava que ele correspondesse às expectativas do padrinho e não decepcionasse a comadre. No entanto, ele parecia contente em ser um vadio, até encontrar sua vocação como Sargento. Quem poderia imaginar que, no final das contas, seria o Major Vidigal a lhe proporcionar um futuro?o.

Sarah 07/06/2024

O mais diferentão
Minha resenha sumiu (??) então vou escrever uma nova kk
Foi uma leitura fluida, os capítulos são curtos, mas um pouco avançada por causa do português arcaico, um romance incomum pro romantismo, até com um pé pro realismo, o personagem não é de família rica, é azarado e vive de traquinagens, muito divertido, li como se fosse uma novela das seis.

Iorany 03/06/2024

Foi bom
Em algumas partes eu achei muito engraçado e percebi que o menino realmente apronta kkk.
Tem coisas da época que eu acho estranhas, mas enfim, os personagens são legais (cada um do seu jeito).
Só o final que eu não curti muito, a menina lá (que eu nem lembro o nome) era muito sem sal, mas entendo que era algo da época e que as mulheres não tinham visibilidade e as vezes só serviam para certas coisas.
No final de tudo, foi bom.

Giselle132 02/06/2024

Gostei :)
"Em certos corações o amor é assim, tudo quanto tem de terno, de dedicado, de fiel, desaparece depois de certas provas e transforma-se num incurável ódio."