Iracema

José de Alencar

Resenhas - Iracema

Nicoly272 21/06/2023

O que eu achei do livro
Confesso que não foi uma leitura muito interessante nem muito fácil de se fazer, mas entendo perfeitamente o sentimento do livro e a história. Achei muito rápido os acontecimento, porém, como estamos falando do romantismo e de clássicos, eu não esperava algo diferente. O livro é bom para ver como as culturas são diferentes.

Gerson42 20/06/2023

O livro é uma caixinha de surpresa...em alguns momento você fica curioso depois apaixonado e triste com a história.
Um misto de emoções!
Fran 21/06/2023minha estante
É tão bom quando a história nos deixa curiosos ? A gente chega a ler bem rápido rs

Manuela222 19/06/2023

Criei coragem e li esse livro, com ctz não é meu gênero literário e está bem longe de ser.
um livro pessimo, sem emoção, uma virgem que encontra um ?inimigo? e acaba engravidando pq ele foi dopado, me poupe.
eu ODEIO josé de alencar, disso eu n tenho dúvida, que homem sem criatividade, falta de originalidade, me poupe homem.
não recomendo esse livro nao. um beijo amores??

Lívia 18/06/2023

Me esforcei muito pra ler, a linguagem é dificil, historia enraizada no ideal da colocanização. Sei la.

Astérix 18/06/2023

É um bom livro apesar de ser bem machista por sempre abordar a virgindade de Iracema como uma de suas únicas qualidades que tornam ela uma boa mulher
Ronildo Abijaude 20/07/2023minha estante
Entendo que a virgindade de Iracema é mais uma obrigação, por que ela tem um papel especial na tribo

Aumont 18/06/2023

Desconfortável e coerente
Foi uma leitura desconfortável, apesar de eu acreditar que não foi escrito na intenção de causar desconforto, mas sim de romantizar o Brasil e os indígenas, tendo em mente qual escola literária pertenceu. Ainda assim, podemos relacionar o tempo histórico com a escrita, não é o livro mais fluido de todos os tempos ou mais cheio de conteúdo revolucionário, mas faz parte da nossa história de literatura nacional. Eu particularmente adorei a construção e o desenvolver dos capítulos, apesar de não ter gostado da história por se dizer, não é algo que eu releria e me apaixonaria.

Mesmo que não seja de meu agrado, tenho que reconhecer que meu gosto pessoal não define o quão bom é um livro de fato, por isso vou dar quatro estrelas. Se tivesse como, daria 3,5/5.

Medeiros31 17/06/2023

Eu odeio o José de Alencar, n entendo nada do q ele escreve. Tenho vontade de ler Til, e se algum um dia eu ler e for ruim igual Iracema, n chego perto de mais nenhum livro desse homem
Aumont 18/06/2023minha estante
Pois como você vai avaliar algo que nem sequer entendeu quando leu?/ comentário genuíno

kkkkkkkkkk

Mas amg, quando for leitura assim, a gente tem que ter outro tipo de dinâmica e se possível pesquisar palavras, reler várias vezes a mesma frase, recontextualizar com a página anterior e tal, pra muita gente não vai ser uma leitura fluida, é comum. Tenta dar uma outra chance pro livro!

ana júlia 15/06/2023

Iracema
?Iracema?, ícone do indianismo romântico e que conta a história de uma índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, o velho pajé.
A obra de autoria de José de Alencar, narra o romance entre a índia Iracema, representante dos tabajaras, povo nativo, e o capitão português Martim.
A narrativa começa quando Martim se perde na mata, onde hoje, seria o Ceará. Iracema, personagem principal e a que dá nome à obra, assusta-se com a chegada do estranho em seu habitat e dispara uma flecha contra o mesmo. Ao ver que Martim não reagiu à agressão, a protagonista entende que feriu um inocente.
Sentindo-se arrependida e em busca de um tratado de paz, Iracema leva o estrangeiro para sua aldeia contando que seu pai lhe ajudaria à curá-lo. Chegando lá, a presença de Martim não agradou a todos, o primeiro a se sentir desconfortável foi o guerreiro tabajara, prometido à se casar com Iracema.
Durante a estadia de Martim na aldeia, Iracema e o mesmo se aproximaram muito, e eclode entre os dois uma grande atração.
Como consequência do envolvimento amoroso entre os dois, batalhas e mais batalhas ocorreram entre as tribos tabajaras e dos pitiguaras (aliados de Martim).
A índia quebra votos, o que significa a sua condenação de morte.
Martim também é perseguido pelo guerreiro tabajara e seus homens, que procuram vingança, e sua aliança com os pitiguaras piora a situação.
Apaixonados, Iracema e Martim decidem deixar a aldeia tabajara.
Quando os tabajaras percebem a fuga do casal, o guerreiro e o irmão de Iracema decidem liderar a busca.
Porém, acabaram encontrando a tribo pitiguara e uma sangrenta batalha à acompanha. A tribo tabajara perde a batalha após ferir Martim e Iracema sair em sua defesa, os ferindo gravemente.
O casal então, refugia-se em uma praia, onde Martim e Iracema constroem uma cabana. Iracema, passa muito tempo sozinha, enquanto Martim fiscalizava a costa de toda a praia. Isso faz com que Iracema pense que sua morte, para ele, seria uma libertação.
Não muito tempo depois, Iracema descobre-se grávida, mas o estrangeiro precisou defender a tribo pitiguara, que estava sob ataque. O que acaba resultando em Iracema dar à luz sozinha.
Martim chega a tempo de Iracema entregar-lhe seu filho e partir.
Martim, ainda desacreditado e inconsolável, decide enterrar sua amada embaixo de um coqueiro.

Giovana 12/06/2023

?Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros.?

aninha 11/06/2023

É um bom livro, apenas um pouco cansativo. O meu primeiro contato com a 1° geração do romantismo brasileiro e devo dizer que esperava bem mais, apesar de ser um livro essencial para a construção da identidade brasileira na literatura, a forma como certas coisas foram retratadas ao meu ver não ficou de bom tom, porém vai da interpretação de cada leitor e também o contexto histórico. Apesar do livro se passar em um cenário e contexto indígena eu achei que a linguagem ficou um tanto rebuscada demais com muitas "gírias" e vocábulo difícil, oque torna a leitura menos fluída.

sophia.lenzi 11/06/2023

Clássico
é muito difícil dar uma nota e escrever uma resenha para um clássico. é claro que a representação dos indígenas no romance é racista, mas serve exatamente o papel que o autor desejava, de coloca-los em uma posição de submissão voluntária. a obra em si não é muito legal, mas o papel que ela cumpre na formação da identidade brasileira é genial. tive que ler para a escola e por isso sei dessas interpretações kkkkkkkk

Luisa 11/06/2023

Leitura obrigatória que me cativou
Eu não tinha altas expectativas acerca dessa obra, uma vez que este foi o meu primeiro contato com o romantismo e o indianismo, entretanto, fui impressionada. impressionei-me com a sutileza e a graciosidade da escrita de Alencar. Contudo, eu não esperava o final trágico que teve. um bom livro; apenas um pouco cansativo. Recomendo.

Nelize_ 10/06/2023

Um livro que também tive que ler por conta da escola, e me impressionou. A representatividade com a cultura indígena é muito adorável, e também achei interessante a demostração de como era a parte de relacionamento entre os colonizadores portugueses e os povos indígenas

Julia 09/06/2023

Esperava menos?
Meu 1° livro de romantismo e eu surpreendentemente gostei!! A leitura às vezes ficava meio confusa por causa da linguagem, mas eu só ignorava e continuavakkkkkkkkkk ?? é uma história muito boa, contanto que você leia com a mentalidade da época em que ele tá inserido/sua escola literária!!
+ tem o prólogo mais legal que eu já li na minha vida