Viva o povo brasileiro

Resenhas - Viva o Povo Brasileiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Deivison 21/04/2015

Essencial para nos entendermos
Viva o Povo Brasileiro é um romance que realmente nasceu clássico. O estilo inconfundível do baiano João Ubaldo Ribeiro, que se muniu de linguagem erudita e popular (muitas vezes carregada de expressões chulas), teceu uma narrativa muito original para nos contar a formação do povo brasileiro. Munido de grande conhecimento a respeito da história do Brasil, o autor criou personagens ausentes de estereótipos e de grande profundidade. Resumindo toscamente: é a história do Caboclo Capiroba, antropófago por opção e seus netos, bisnetos, trinetos, quadrinetos, pentanetos (e mais), do Barão de Pirapuma, Amleto e descendentes de ambos. O primeiro é o arquétipo do dominado e os dois últimos do dominante.
O triste da leitura é saber que mais de quinhentos anos depois do "Achamento do Brasil", muitos brasileiros ainda cultivam opiniões e preconceitos encontrados em personagens como Amleto, outrora um intelectual fajuto que enriquecera roubando o patrão e que após o ilícito, renegava praticamente tudo que fosse obra e cultura da “gentalha que aqui vive" (mesmo sendo descendente dos povos que tanto abominava). No passado, diversas vezes encontramos a contemporaneidade. Ora nas relações patriarcais mantidas pelo Barão de Pirapuama, pseudo-herói nacional que nunca lutou pela pátria, mas mesmo assim, através de uma farsa, conseguiu as mais altas condecorações do exército brasileiro; ora na criatividade, astúcia, e força dos africanos e descendentes escravizados que não podiam exercer suas crenças livremente.
Os oprimidos perpetuam-se por gerações, em maior número quando comparados aos opressores (claro). Os poderes instituídos se renovam e buscam a equidade, mas será que um dia haverá reparação do tamanho das injustiças praticadas ontem? E NÓS, estamos lutando por uma sociedade justa e alicerçada nas liberdades individuais? Ou apenas reproduzindo com nova roupagem as barbáries de outrora? E VIVA O POVO BRASILEIRO!

Felipe - @livrografando 27/05/2015

Viva o Povo Brasileiro! Viva o Ribeiro!
João Ubaldo Ribeiro traz consigo em sua obra “Viva o Povo Brasileiro” as múltiplas visões da sociedade brasileira do século XVII até o final do XX, reconstruindo a história e dando aos negros e subalternos na História os “louros”, ou seja, voz a quem a História calou e vez para quem a História escamoteou. Por isso, o autor mergulha numa profunda reflexão logo no primeiro capítulo onde descreve de forma transgressora a morte e a elevação da alma do alferes Brandão ao chamado Poleiro das Almas. No primeiro capítulo já é possível perceber a pretensão de Ribeiro em ironizar a quem a História rotulou como “herói”, “benfeitor”. Da mesma forma ocorre com Perilo Ambrósio Góes Farinha, barão de Pirapuama. Na história, ele ajudou na Independência, porém o autor revela seu lado animalesco, selvagem para com os negros. Além disso, o autor aborda, sem ser anacrônico, as múltiplas visões que as classes dominantes tinham sobre o povo, o que até hoje se aplica na atual situação em que o país se encontra. Com seus personagens (alguns conservadores, outros idealistas, utópicos tais como Maria da Fé e Patrício Macário), Ribeiro corrobora a ideia de que o Brasil possui “anomalias”, ou seja que o país já nasceu “doente, mal-formado”. Portanto, é com muito prazer que encerro esta primeira leitura e com a sensação de que se depender do poder, nada irá mudar, como bem disse Bonifácio Odulfo a seu irmão Patrício Macário, por volta da página 680,690, não me recordo. Uma boa base para quem deseja entender o Brasil e as situações deploráveis pelos quais ele está passando e ajuda na construção de uma mentalidade de exaltação do povo brasileiro. Como diz o próprio título do livro: Viva o Povo Brasileiro!

Marques 23/06/2015

É muita responsabilidade falar como 'Viva o Povo Brasileiro', pois não há palavras suficientes para retratar a magnífica experiência que tive ao ler e reler inúmeras vezes essa obra-prima da literatura brasileiro.
João Ubaldo Ribeiro traz uma nova concepção de 'história alternativa' dando voz e vida àqueles que sempre foram marginalizados pelos estudiosos acadêmicos da história nacional e finalizando em brado de guerra uníssono com todos que leram essa maravilhosa história: Viva nós!

Ana Paula 17/08/2015

Viva João Ubaldo Ribeiro
Personagens facinantes descurtinam a sociedade brasileira durante os séculos da nossa história. Um livro lindo, daqueles que eu não conseguia parar de pensar enquanto lia. Um livro obrigatório para todo brasileiro. Um livro eterno. Um livro único!

Wlianna 21/08/2015

Viva nós!
"Viva o Povo Brasileiro" é um dos melhores livros de João Ubaldo Ribeiro. Como o próprio título explica, a obra trata de uma exaltação ao povo brasileiro e seus costumes; não se trata de uma exaltação caricata dos brasileiros, mas da tentativa bem sucedida de mostrar a constução de uma nacionalidade do povo.
O autor iniciou o romance com um episódio de 1647, e trouxe durante todo o livro narrações da vida doméstica e política dos brasileiros desde essa data até a última que é 1977, mas apesar de associar-se aos acontecimentos no Brasil, como o decreto da Lei Áurea, a invasão dos holandeses, a passagem do país de monarquia para república, e a Ditadura, o foco não está nesses acontecimentos, mas sim em como as vidas das personagens do livro se relacionam com a história do Brasil.
Dessa forma, há na obra diversas personagens, e cada uma delas com seus próprios ideiais, problemas e história de vida, entre elas figuram o caboclo Capiroba, e sua filha Vú, Perilo Ambrósio (o Barão) a negra Naê (Vevé), o liberto Nego Leléu, Maria da fé (grande heroína), Amleto Ferreira, e Patrício Macário (militar). Ubaldo Ribeiro satiriza a elite, narra abusos sexuais sofridos pelas negras eacravizadas, narra batalhas, traz o misticismo das religiões africanas tão presentes na Bahia, entre muitos outros episódios, transportando o leitor por entre vários contextos, épocas, e núcleos, e ao mesmo tempo usa muita ironia, crítica e um tanto de humor ao recontar com ludicidade a história do Brasil e do seu povo.
É um livro que, definitivamente, deve ser lido por todos os brasileiros.

TainA.Micaellen 04/09/2015

lí por necessidade e achei muito arrastado. Mas a literatura classica muitas vezez é assim, nem sempre funciona como entretenimento, é simplesmente a historia e a cultura do nosso pais.

Nat 05/11/2015

É um romance histórico, cercado de fatos fictícios para ilustrar acontecimentos reais da nossa história, como a Guerra do Paraguai. O mais legal do livro é como João Ubaldo nos apresenta a formação do povo brasileiro, do herói que nunca foi herói até que a História precisasse assim o transforma-lo (pois um povo precisa de heróis). A narrativa do livro é muito gostosa e fluida. Tem algumas palavras bem regiões, então só conseguia imaginar os diálogos com sotaque nordestino. Há também partes falando de sexo, estupro, relações com escravas, etc. Assim que comecei a ler, me veio muito uma comparação com Pilares da Terra, porque é um livro nas mesmas medidas – séculos de história real trazidos com personagens fictícios. Contudo, conforme eu parava de ler, não me vinha aquela vontade louca de continuar lendo, e por isso levei muito tempo para finaliza-lo (sempre colocava outros livros na frente). Só por isso não dei cinco estrelas; mas o livro é muito bom e recomendo.

Adriana.Satico 01/03/2016

A consagração do povo brasileiro - vícios e virtudes
Em "Viva o povo brasileiro" o renomado autor, João Ubaldo Ribeiro, retrata passagens da história brasileira em meio a uma mistura de ficção e eventos ligados à realidade vivenciada pelo país, em momentos subjacentes a sua colonização e épocas mais recentes. A estória de vida de cada personagem ilustra inúmeros elementos atrelados a constituição do povo brasileiro. São abordados aspectos relativos a cultura, instituição e propagação de costumes, cenário político, a miscigenação das raças e a intolerância, o conflito e a ascensão entre as classes sociais, a ambição, dentre tantos outros fatores percebidos nos dias de hoje em fatos ocorridos no nosso cotidiano. Assim, cada fragmento dessa estória remonta um pouco da história da constituição da nossa identidade como brasileiros, tanto na abordagem das fraquezas, da mesquinhez, do preconceito, quanto ao realçar as virtudes, o altruísmo, a engenhosidade e a capacidade de se reinventar.

Eric 28/05/2016

ESPETACULAR
Começo esta resenha já dizendo que esse livro é o melhor que já li de toda literatura brasileira. Não consigo definir todas as emoções e mudanças de visões que a leitura do livro me proporcionou, realmente, Viva o Povo Brasileiro me fez sentir, intensamente, o verdadeiro significado da expressão "Ser Brasileiro".
Referência internacional, João Ubaldo Ribeiro é um dos maiores nomes da literatura nacional. Viva o Povo Brasileiro foi sua grande estreia como escritor, e logo, tornou-se uma das maiores joias literárias brasileira, o que fez a obra se tornar um clássico em disparada. Vencedor de prêmios importantes como o Jabuti, Viva O Povo Brasileiro fascina os leitores pela sua riqueza e primordialidade para a educação cultural e sentimental.
As intenções são ambiciosas, uma vez que João Ubaldo é desafiado a narrar 4 seculos da historia do Brasil ( especificamente na Bahia), relacionando ficção e realidade, na visão dos subalternos e soberanos, desencadeando uma narrativa carregada de fatos históricos, aventuras, paixões, violência e muito sarcasmos e criticas.
O livro começa bem denso, narrando o Brasil pré-colonial através dos jesuítas e as invasões holandesas. Caboclo Capiroba é o primeiro personagem que nos marca, visto que retratava toda natividade brasileira, antropofágico de primeira, apreciava carne dos holandeses, procriava com as próprias filhas e demonstrava uma resistência imensa aos jesuítas.
Logo, chegam os portugueses para explorar. A escravidão toma conta, violência que não acaba nunca, permeiam nos plantios de cana de açúcar e na pesca de baleias. Perilo Ambrósio é o simbolo do colono devastador, estupra uma escrava e a descarta, ato hediondo, a violência sexual demonstra a supremacia do homem branco com os negros importados das colonias portuguesas na África.
É com a Irmandade do Povo Brasileiro que o autor irá demonstrar a revolta dos oprimidos. Irmandade que caracteriza as aventuras pela a história, chegando ate mesmo a influenciar revoltas como de Canudos. Personagens como Maria da Fé e João Dandão , irão representar a voz dos subalternos, a busca pela valorização social e a verdadeira identidade brasileira
Os valores ao estrangeiro é uma das maiores criticas da obra. O eurocentrismo é escrachado durante a obra. É representado pelos ricos, por exemplo, Amleto Ferreira, personagem que nega as raízes nacionais e se autodenomina descendente de europeu, com direito certidão e ocultação da própria mãe. Em busca de ascensão na sociedade, se embebeda de cultura estrangeira e utiliza de argumentos de portugueses para oprimir os brasileiros.
A aventura é imensa, são 790 páginas de viagem pela história brasileira. Da colonização atá a ditadura, João Ubaldo recria a visão de identidade, promovendo ao leitor novas reflexões sobre o que é ser brasileiro. João Ubaldo dá vozes aos dois lados da historia, deixando o leitor a optar qual seguir. Sua narrativa é muito bem escrita, ágil, nua e crua. O autor não mede esforços para eufemismos e deixa explicito as pretensões ao final de cada capitulo.
Posso afirmar, convictamente, que este livro é o melhor que já li esse ano e de toda literatura brasileira. Consegui me sentir mais brasileiro e entender que mazelas, como a corrupção, são provenientes de séculos de exploração e desconstrução de identidade dignificada. O final da obra é o mais sarcástico que já li, mostrando a corrupção e a bomba atômica como armas primordiais para o enriquecimento e proteção dos opressores.
Recomendo muito a leitura, Viva O Povo Brasileiro é uma obra primordial para mudarmos nosso conceito de identidade nacional e nos sentir um pouco mais brasileiro.

Berilo 09/08/2016

Romance monumental
Comecei a ler Viva o Povo Brasileiro por indicação de um professor de literatura do meu curso de Letas. Na primeira tentativa larguei, achei a linguagem muito rebuscada, um início meio tortuoso, fiquei perdido. Depois de alguns anos, resolvi persistir. Passado o árduo início, quando a narrativa me agarrou pelos cabelos e me chamou de "seu", fiquei completamente, perdidamente apaixonado, encantado, rendido. Cada capítulo, cada página é um deslumbramento, um êxtase. Ficava me perguntando como um homem, um ser humano (será que era humano mesmo?) poderia ter uma imaginação tão oceânica e caudalosa. É simplesmente incrível, magnífico! A gama de personagens, suas sagas entremeando-se com a história e formação do nosso povo é de uma riqueza, de uma pujança e de uma sensibilidade tais que nos deixam literalmente boquiabertos. Os recursos sofisticados de narrativa, a maneira como autor constrói sua monumental epopeia, é tudo tão grandioso, que me fazem comparar esse romance com um Everest literário.
Definitivamente, é um dos melhores livros que já li, é um dos maiores livros de nossa literatura.

Lucas 01/02/2017

Fantástico
Eu conheci esse livro em 2014, pela nova edição da Alfaguara, que ocorreu por causa da morte do autor (e eu nem sabia que ele havia morrido! *desinformadíssimo*).

Fiquei receoso de não conseguir ler as quase 657 páginas do romance. O início foi bem difícil, o jeito que o autor descreve as cenas, e narar a história. Ele utiliza palavras antigas, da época de 1800, algumas deles procurei no google para me ajudar, porém não achei significado. Mas nada que comprometa a leitura.
A forma que os personagens falam também me trouxe dificuldades. Porém, ao mesmo tempo, gerou uma admiração pelo capacidade do autor de relatar as diversas formas de se falar. É verdade que eu me senti ali, naqueles terreiros, naquelas senzalas, naquele espaço, tão vívido e rico a forma que o autor narra.

Superando esse início mais complicado, a segunda metade do livro comecei a ficar viciado, não queria mais largar. E essa curiosidade me levou até o fim do livro, me fazendo pesquisar outras fontes para tentar entender mais a história.

Encontrei esse artigo (http://publicanto.com.br/central/dicas/arquivos/arquivo_1_2013_02_12_20_16_07.pdf), que foi baseado em uma dissertação, que explica muita coisa do livro, inclusive os nomes dos personagens (Perilo Ambrósio, que traz um pouco da sua luxúria; Amleto Ferreira, baseado no Hamlet, "ser ou não ser", pois o Amleto negava de todas as formas a sua origem negra, comprando até um sobrenome inglês).

A realidade da vida dos negros na senzala, a forma que eles são bizarramente tratados pelos senhores, as guerras, a religião camdomblé (o capítulo da conversa entre os orixás achei fantástico), o verdadeiro nacionalismo levantado por Maria da Fé, a aristocracia hipócrita e corrupta, tudo faz você esquecer que é uma ficção. Pois todas essas histórias puderam muito bem acontecer, se não dessa mesma forma, muito mais intensa.
Enfim, foi um livro que valeu muito a pena, daqueles que se leva para o resto da vida.

Dayvidson.Reis 23/05/2024

Sensacional, João tem uma narrativa empolgante e, além da crítica construtiva e esclarecedora sobre os pontos fortes e fracos da nossa nação, a veia cômica dele nos faz querer devorar cada página com uma empolgação que não se tem por qualquer livro. Excelente leitura e um tapa na cara da direita brasileira... Sensacional!!!

Elvis Pinheiro 23/04/2017

Queria que todos os meus amigos lessem
Uma viagem pela história do Brasil a partir dos primórdios da colonização holandesa. Inventivo, divertido, emocionante e extremamente político e literário.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6