O Chamado do Cuco J.K. Rowling
Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Douglas Lopes 09/06/2022

Livro ok. Continuar a série
O livro vive de momentos, alguns eletrizantes e envolventes, outros lentos e mornos. Continuarei a ler a série para ver a continuação da construção dos personagens pois o Strike por exemplo foi bem elaborado

Vinijclf 27/08/2022

Esperava mais.
Achei a resolução do mistério muito óbvia, foi uma das primeiras coisas que passou pela minha cabeça. No entanto, o livro é bem escrito e prende o leitor de modo que li consideravelmente rápido para um leitor lento que sou.

Francelle 18/08/2014

Porque Cormoran Strike não é o único detetive nessa história...=)
Sou apaixonada por histórias que envolvam detetives e mistério na resolução de enigmas, e comprei O Chamado do Cuco com uma expectativa enorme de ver como J. K. Rowling se sairia em uma história tão obscura quanto aparentava a sinopse.
No final das contas, o livro valeu, sim, cada centavo e cada minuto minuto investido na leitura!

A narrativa é direta, e cada detalhe dado sobre o caso requer atenção, pois pode complementar outra informação importante no futuro. A partir do momento em que o detetive resolve investigar o caso da morte da supermodelo Lula Landry, o leitor entra junto nas descobertas e dúvidas de Cormoran Strike, e é simplesmente impossível não ficar alguns minutos pensando em algo relacionado à resolução do caso (mesmo após fechar o livro).

Apesar da história envolver um suicídio, que é um tema bem pesado, a forma de J. K. Rowling...quer dizer, Robert Galbraith escrever, nos leva de forma leve até outros ambientes fora o da cena do crime. Como por exemplo o escritório de Strike. E lá, Galbraith/Rowling nos faz adorar a secretária (fofa!) Robin. Afinal, ela chegou de paraquedas como uma secretária temporária e acabou se tornando parte importantíssima no trabalho do detetive. Ela é um verdadeiro coringa em todos os momentos!

Mas o que mais me surpreendeu no livro foi acabar gostando de Strike, pois ele aparenta ser um cara meio "ogro", indelicado e autossuficiente, mas no fundo é um cara bem legal...acreditem! haha

Em resumo, O Chamado do Cuco é um daqueles livros que vale a pena ler, e vale a pena esperar passar um tempo (até esquecer do desenrolar da história) e reler muitas vezes.

Matt 10/06/2020

É um livro maçante demais, fiquei cansado em 90% da leitura. Eu esperava muito, as expectativas eram altas... e o desfecho, como se não bastasse o desenrolar da trama, me decepcionou. Tive que ter forças para não abandonar.
Esse livro foi, para mim, como estar de posse de uma horcrux rs.
Luana 10/06/2020minha estante
Já leu Morte Súbita? Porque com certeza aquilo é uma horcrux

Matt 10/06/2020minha estante
Ainda não kkkk, mas é bom saber disso

Mel 10/09/2014

Como não...
... amar a inteligência de Cormoran Strike e a sagacidade de Robin?
Como não se prender a esta obra que mistura humor, suspense e grandes sacadas em uma linguagem adulta, mas leve que te faz querer ler mais e mais e mais?

Um livro excelente para todos os amantes dos detetives e que, há muito, sentiam falta de um novo herói.

Joao.Antonio 28/08/2022

O Chamado do Cuco
Um livro quase 5 estrelas!
Uma história muito bem elaborada, com muitos detalhes ( detalhes até demais) que a vezes se tornam chatos, pois se aprofundam na vida de personagens secundários que seriam desnecessário!
Mas é sem um livro que vale a pena a leitura!
Final meio premeditado mas é justificado com desenrolar da história.

Paty Lessa 09/11/2020

O final me surpreendeu!
Até metade do livro, eu achei a história meio maçante! Parece que o enredo não evoluía! Mas depois as coisas começaram a caminhar e foi ficando mais interessante! O final me surpreendeu bastante! Já tinha feito algumas hipóteses, mas não consegui chegar à conclusão correta. O livro só pecou um pouco nas pistas; ficaram um pouco confusas. Mas de uma maneira geral, é um livro muito bom. Com certeza quero ler mais do detetive Cormoran Strike ?????

Ronald 28/09/2014

Holmes marcou o século XIX, Poirot marcou o XX e Strike marcará o XXI...
Rowling deu um tiro certeiro ao criar um detetive que, logo nas primeiras páginas, vai conquistar o leitor pela sua simplicidade e inteligência. Pode parecer clichê um romance policial mais uma vez ambientado em Londres, mas para quem é fã do gênero, a percepção dos avanços tecnológicos desde o Poirot da Agatha Christie é gritante. Agora existe a rede mundial de computadores, grandes emissoras de TV e repórteres que rondam a cena do crime como abutres ao redor da carne podre. Tudo indica que houve suicídio... Mas será mesmo? Cormoran tem um grande desafio em suas mãos, não só pelo caso que está envolto em mistério como também por seus problemas pessoais, mas felizmente ele não estará sozinho: Robin estará com ele (não o menino prodígio, mas a secretária prodígio), e juntos farão de tudo para solucionar o caso... A leitura é envolvente. Recomendo.
Adolfo 01/10/2014minha estante
Comparar Holmes e Poirot a Cormoran é um tanto de exagero.

Ronald 01/10/2014minha estante
Olá Adolfo. Comparei apenas no aspecto temporal. Cada um tem as características do período em que foram criados. E apesar de ser difícil, creio que Cormoran tem tudo para se destacar tanto como Holmes ou Poirot. O gênero do romance policial recebe muitas críticas exatamente por por contar sempre com os mesmos esteriótipos e personagens "vazios" de sentimentos. Rowling está mudando isso. Não me entenda mal, Poirot para mim ainda é o melhor, mas não posso deixar de destacar um bom trabalho, que quem sabe, é uma revolução para o gênero. Fortes sentimentos, como amor, raiva, vingança, indiferença, vergonha, tristeza e etc, são facilmente encontrados em cada personagem dessa obra...Para nenhum crítico colocar defeito! =)

Moisés 26/03/2018minha estante
Estou com esse livro na estante esperando o momento de ser tirado pra ler, acho que nas férias irei ler com mais calma...

Eduarda.Segatti 19/11/2020

Ai não sei....
Eu ainda não sei minha relação com a história, achei ela bem demorada, porém gostei dos detalhes e da organização cronológica. Demorei 3 anos para tirar o livro da estante e ler, o que dificultou ainda mais minha relação.
Acho que a JK sempre fez boas histórias, e essa não é diferente, porém não fiquei tão presa no livro.

Gabriel.Menezes 17/10/2022

Leitura agradável! Eu não desconfiei nem um pouco do final, fiquei empolgado! JK nunca me decepcionou?
Monick.Markic 17/10/2022minha estante
Vou ler então

michelyvogel 31/01/2023

Mais um detetive com marcas do passado. Um pouquinho mais bem resolvido que os demais, mas ainda assim, não tão de bem com a vida. Uma assistente inteligente, e uma história, comprida, comprida e comprida. A trama é interessante.

Bruna 23/01/2023

Cara que livro bom

Personagens que vc gosta de ver cada detalhe, além de querer a interação da dupla mais e mais. O assassinato e sua resolução foi incrível no meio da vc desconfia de tudo e todos pra mim a revelação foi surpreendente e foi muito bom que tudo se encaixa perfeitamente.

JK foi top!

Ester.Campista 27/11/2020

"Tornei-me um nome"
Recomendo... Livro com uma narrativa muito legal.. gostei da escrita e da história. Muito inteligente também.

Tiago @literaverso 16/05/2020

O Chamado do Cuco
Romance policial escrito pela majestosa J.K. Rowling, sob o pseudônimo Robert Galbraith.
Uma modelo possivelmente suicida, um veterano de guerra arruinado, um irmão inconformado com a prematura morte de sua irmã: pessoas tão distintas e envolvidas em um grande mistério, numa trama que relata os bastidores da vida de uma supermodelo, suas amizades, seus medos, sua fragilidade, tudo isso em busca de motivos que justifiquem a trágica morte dessa jovem garota.
J. K. nos apresenta, ainda, uma série de personagens secundários tão interessantes quanto os protagonistas. Difícil não se envolver nas aflições e entusiasmos de uma eficiente secretária, ávida pelas aventuras do nosso querido detetive Cormoran Strike. Ou ainda pelas falas sinceras de um estilista famoso, tão esnobe quanto alguém rico e reconhecido pode - querer - ser. Ou talvez sejam mais interessantes as declarações magoadas e incompreendidas de um namorado com atitudes suspeitas, amante de momentos polêmicos.
Tudo isso faz de “O Chamado do Cuco” uma trama policial que nos coloca diante de um incontável leque de opções quanto ao que teria acontecido com nosso anjo sem asas, a saudosa modelo Lula Landry. Será que houve suicídio? E se foi assassinato, quem poderia estar envolvido e ter motivos para querer sua morte? São tantos personagens suspeitos que faria ferver um grupo de apostas.
~ A detalhada e precisa escrita da autora dá um ar de mistério que deixa o leitor curioso quanto à investigação da morte de Lula. Em vários momentos a sensação é de que as narrativas são cuidadosamente empregadas para gerar dúvida se estamos ou não diante de um assassino em potencial. É de certa forma previsível, já que a graça do livro está aí, em apostar em quem tem chances de ser um assassino. Mas não dá pra ter certeza de nada até que o livro acabe. Confesso que quando cheguei ao final do livro fiquei me perguntando se essa história seria possível na realidade, já que tem um desfecho um tanto curioso. Mas a mágica está aí, né? Brincar com as possibilidades. E de mágica a autora entende bem. Recomendo a leitura. ~
* J. K. Rowling é mundialmente conhecida pelas aventuras do jovem bruxo Harry Potter e queria ter a experiência de publicar um livro sem as expectativas em volta de seu nome. Embora tendo sido descoberta, nossa autora tomou gosto pela literatura policial e não parou por aí. Podemos conferir a aventuras do detetive Strike em outras tramas, além de O Chamado do Cuco, nos livros “O Bicho-da Seda”, “Vocação para o Mal” e “Branco Letal”.

Daniel1503 30/03/2023

Excelente livro de mistério
O Chamado do Cuco é o primeiro livro da série de detetive Cormoran Strike, escrita por J.K. Rowling sob o pseudônimo de Robert Galbraith. A história começa com a morte de uma modelo famosa chamada Lula Landry, que caiu do seu apartamento de luxo em Mayfair, Londres. A princípio, a polícia considerou o caso como suicídio, mas o irmão de Lula não acredita nessa teoria e contrata o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Cormoran é um veterano de guerra, que perdeu a perna em combate e agora está lutando para manter sua agência de investigação em funcionamento. Ele é um personagem intrigante, com um passado complicado e uma personalidade forte. Ao lado da sua assistente temporária, Robin, Strike começa a investigar a vida de Lula e descobre que a modelo estava envolvida com pessoas perigosas.

A narrativa é cheia de reviravoltas. A autora conseguiu criar um mistério envolvente, com personagens interessantes e um clima de tensão constante. Além disso, descobrimos aos poucos as implicações de cada um dos envolvidos, fazendo com que o leitor se sinta imerso na história.

Outro ponto forte do livro é a relação entre Cormoran e Robin. No decorrer da história, conhecemos mais sobre a interessante dinâmica entre os personagens, com diálogos inteligentes e uma química palpável.

É uma boa história de mistério, com personagens bem construídos e uma narrativa poderosa. Poderia ter um pouco mais de ação? Sem dúvida. Mas acredito que os próximos livros da série podem compensar neste pequeno detalhe.

#leiamais

#hábitodeler