Hércules Menelaos Stephanides

Resenhas - Hércules

Regis 23/10/2023

O trágico e grande herói grego
Menelaos Stephanides passou 25 anos estudando a mitologia Helênica com o intuito de reunir os vários mitos, lendas e histórias fantásticas que achavam-se espalhadas e recontar de maneira simples e organizada em vários volumes. Nesse livro, o volume 01 da série de mitologia grega (helênica), ele reúne toda a trajetória do grande Hércules; que ficou largamente conhecido por ter "deixado o mundo seguro para a humanidade" ao destruir diversos monstros perigosos. Foi o maior de todos os heróis, dotado de uma força colossal e também o mais amado e cultuado entre os semideuses. Ao final tornou-se um imortal indo viver ao lado de seu pai Zeus no Monte Olimpo tomando como esposa a deusa da juventude Hebe.

Hércules ao executar seus 12 trabalhos trouxe grandes benefícios para todos, mas ainda assim ele foi, talvez, o mais trágico dos heróis. Pois desde o nascimento foi perseguido por Hera; que maldosamente o fez matar seu três filhos com Mégara impingindo-lhe um terrível sofrimento na alma, que o acompanharia eternamente.

Hera está envolvida como vilã, perseguindo os heróis, em alguns dos livros que tenho lido como: Eneida, Ilíada e agora esse. Aqui ela mostra ser uma deusa vingativa, que descarrega sua ira em terceiros para atingir seu marido infiel. Ela detesta ser contrariada e é capaz de todo tipo de artimanhas para conseguir seu intento. É impossível não torcer para Hércules e desejar a ruína dos planos de Hera; que usa o medroso Euristeu (neto de Perseu e rei de Micenas) como intermediário para fazer o herói expiar, através dos Doze Trabalhos, o assassinato de seus filhos.

O mito de Héracles (como é chamado pelos gregos: Hércules é o nome dado ao herói pelos romanos) continua sendo, até os dias de hoje, o mais conhecido da antiga Grécia; sua história foi largamente adaptada para todas as mídias e nesse livro o autor conseguiu mostrar toda a história do semideus de forma significativa. Menelaos possui uma escrita simples, mas com grande fluidez narrativa o que torna divertida a experiência de conhecer os grandes feitos, as aventuras e as tragédias do majestoso personagem.

Hércules foi uma leitura rápida e divertida que eu recomendo para todos.
CPF1964 24/10/2023minha estante
?????

Regis 24/10/2023minha estante
Obrigada, Cassius. ? ?

CPF1964 24/10/2023minha estante
Você deve estar bronzeada... Vive na Grécia ultimamente....????

Regis 24/10/2023minha estante
????

HenryClerval 31/10/2023minha estante
Hércules é o herói com o melhor desenvolvimento da mitologia. Adorei sua resenha, Régis!???

Regis 31/10/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Rafa 17/02/2021

Livro denso mais muito bom
O livro não é tão fluído e requer uma leitura mais atenta, por se tratar de uma editora com a proposta de trazer os mitos de gregos de forma mais completa e congruente com o que acreditava-se, considero o livro muito bem escrito, detalhado na medida certa, mais uma vez ressalto que apresenta mais detalhes do que uma narrativa de Hércules normalmente encontrada, já que a proposta é trazer uma versão mais realista e profunda.

Além disso, é preciso ressaltar de que apesar de ser um livro que desperta a curiosidade, é também denso, demandando assim maior paciência, atenção e disposição do leitor para fazer uma leitura adequada.

rodolfocarmacio 23/12/2023

Hércules
Apresenta a história mitológica do filho de Zeus que não foi tão aceito pelas autoridades e uma Deusa de sua época, e mesmo assim realizou trabalhos incríveis com sua resiliência, força e conhecimento.

Marcela Kühn 16/03/2010

Hércules
Um ótimo livro para quem quer conhecer os mitos mais famosos. Fácil de ler, elucidativo e bem escrito. Além das notas interessantes.

K-Roll 18/01/2021

Esse é um Claro exemplo do porque eu não me dou tão bem com obras clássicas. A história desse livro é interessante relatando o que aconteceu ao Hércules para que ele tivesse que realizar as 12 tarefas e também relata algumas vivências dele e depois disso e apesar do livro ter menos de 200 páginas é extremamente Cansativo e maçante de se ler. Ele cita várias outras pessoas que não tem nada a ver na história e só acabam confundindo no processo de entender a narrativa. Parece que em obras gregas você não consegue ser direto sobre quem é a pessoa, tem que citar 15 parentes e os treze filhos que essa pessoa teve.

Suzana 13/06/2021

Amo livros sobre mitologia, e principalmente do Hércules, acho super interessante a história, indico muito

oraculws 11/07/2021

Ótima introdução para o mito
Esse é um livro denso, mas que não é impossível de ser entendido por todos. O autor usa palavras muito simples e de fácil acesso ao mesmo tempo e que livro ótimo. Eu sabia por alto a história de Hércules, mas não de todas as suas façanhas e posso dizer que: ele é o herói e mereceu por isso. É um livro que vou carregar comigo e com certeza sua história ficará em meu coração.

Lido na #mli2021

Bryan.Ferreira 22/05/2020

Ótimo livro e coleção sobre mitologia
Sem dúvida o melhor livro que já achei sobre vida desse herói. Fiquei empolgado do início ao fim.

Sídnei 10/10/2020

Mitologia
Um ótimo livro que conta sobre varias façanhas de Hércules,inclusive seus 12 trabalhos em sequência.

Geovanni 08/12/2020

Um excelente livro sobre a história de Hércules
A primeira coisa que eu gostaria de dizer para quem está em dúvida quanto ao livro é: isso não é um romance no qual o autor se preocupa em contar com tons dramáticos a história de um herói, distorcendo a história ou enrolando para prender a atenção. É um misto de "biografia" com coletânea de contos.
Menelaos Stephanides dedicou boa parte da vida ao estudo da mitologia grega e a história deles. Nesse livro, ele apresenta a vida de Hércules do contexto de seu nascimento até "seus últimos momentos", passando por seus famosos 12 trabalhos e outros momentos que o tornaram o herói mais popular da Grécia Antiga.
O livro é leve, sem enrolação ou excessos descritivos, coeso e de leitura rápida e prazerosa aos que se interessam pelo tema.
Desde pequeno sou fascinado por mitologia grega (e outras) e sempre quis saber de forma mais aprofundada sobre alguns mitos aos quais só tive acesso através de "resumos" em livros mais abrangentes como "O Livro de Ouro da Mitologia Grega", etc.. Agora estou ansioso para ler os 7 próximos livros dessa coleção.

Vanderlei.Augusto 03/10/2021

Me surpreendi positivamente depois de ler este livro. Pode-se ver os 12 trabalhos de Hércules de algumas óticas diferentes, o que achei fantástico.
Podemos ver do lado da superação. Ou seja, os trabalhos foram de uma escalada de dificuldades enormes. Pode-se fazer uma comparação com a vida. Temos dificuldades durante ela e temos que enfrentar de certa forma.
Outra comparação interessante seria da forma religiosa. A passagem de Hércules pela Terra foi como um purgatório aonde ele passou por diversas dificuldades e no final de tudo conseguiu um lugar no céu, conseguiu a imortalidade e paz.
Quando falamos de Hércules a primeira relação que fazemos é sobre a sua força. Mas achei interessante como Hércules é uma pessoa culta e inteligente.

Leonardo88 30/07/2022

Sobre nós?
A história de Hércules ou de qualquer mito oriental ou ocidental sempre vai refletir nossa evolução, o que muitas vezes não entendemos! Quando enxergamos que essa evolução muitas vezes é uma busca espiritual de evolução íntima podemos tirar grandes ensinamentos destes mitos!

Bárbara 06/06/2023

Muito bom ?
O livro realmente nos conta uma história sensacional sobre, com certeza, o maior herói grego que já existiu (que não existiu de verdade).
Gostaria de chamar atenção para o final do livro, quando com a história da vida de Hércules finalizada, o autor separou um capítulo específicamente para falar sobre as diversas versões dos contos de Hércules e quais critérios ele utilizou para escolher uma delas para falar. Ele fala também do "motivo" de haverem outras versões co por exemplo os atenienses que criaram versões paralelas à história original a fim de ridicularizar o herói para que seu herói (Teseu) fosse o maior.
Só acho que faltaram as fontes mas fora isso foi uma leitura dinâmica e muito boa de ler
(Também gostei das notas de rodapé )

Marcio 26/06/2023

Hércules
Série de livros com os mitos gregos recontados por Menelaos Stephanides. O primeiro volume reúne os mitos relacionados a Hércules encadeados de uma forma organizada como um ?romance? contemporâneo.

Hércules possui muitas camadas de interpretação que vão muito além das aventuras vividas por ele. É preciso recorrer a fontes externas para compreender melhor o simbolismo de cada trabalho. Ele não vai aos trabalhos apenas munido de coragem e força, ele precisa utilizar a inteligência e também perseverar muitas vezes para conseguir fazer emergir as feras que precisa enfrentar.

Thi Acrisio 09/09/2021

Nada novo, porém uma excelente aventura mitológica.
O livro é um retrato do mito do Hércules, nada muito diferente ou inovador do que já sabemos. porém e uma boa aventura para quem gosta das Mitologia Grega. o autor é bem detalhista, o que da uma dimensão bem construída do herói.