Cadê você,  Bernadette?

Cadê você, Bernadette? Maria Semple

Resenhas - Cadê Você, Bernadette?

Ju Lemos 07/01/2014

Confuso, melodramático e louco
O livro gira em torno de uma família americana rica de Seattle. Composta por Bernadette, a mãe, Bee, a filha, e Elgin, o pai, visivelmente essa poderia ser uma família comum, parte da elite, entretanto conforme as páginas passam vemos que eles não se encaixam assim tão bem no molde preparado para eles pela sociedade.

Bernadette é vista por muitos como incomum, para não dizer louca, e com sua filha prodígio bolando uma viagem à Antártida como prêmio por suas boas notas, seu estado, que já era preocupante, mostra-se uma verdadeira catástrofe. E quando ela desaparece, está nas mãos de Bee preparar um verdadeiro dossiê para entender o que aconteceu com sua mãe não tão perfeita, e onde, afinal, ela foi parar.

Basicamente, essa é uma história de amor, medos e laços que foram jogados em um pote e chacoalhada com muito humor. Bernadette é uma mulher que não desaparece repentinamente, inicialmente vamos conhecendo sua personalidade e acontecimentos que para alguns mostram seu declínio psicológico mas aos nossos olhos fica claro o preconceito e até a critica bolada pela autora e foi nessa guinada que a raiva me subiu pela cabeça por tudo que essa mulher sofreu, as acusações, só por não seguir os ditames das dondocas que frequentavam os mesmos lugares que ela, e até mesmo seu marido, que conhece um computador como ninguém, se mostra incapaz de conhecer sua mulher e mostrar-se compreensível, como seria o esperado. E são esses acontecimentos, junto com vários acasos e problemas antigos que, juntos, formam a bola de neve que levará Bernadette a simplesmente desaparecer.

O quebra cabeça que se desdobra após isso é o que vai tornar a leitura mais interessante e o mistério me tornou ainda mais louca pelo livro. Afinal, o que houve no passado de Bernadette para fazê-la jogar sua carreira para escanteio e alterou tanto sua personalidade e até mesmo envolver o FBI em sua vida? Se toda essa intriga não for capaz de ganhar o leitor, nada mais é.

Não é uma das minhas leituras favoritas. Cadê Você, Bernadette? não é um clássico, não vai perdurar por anos, décadas e séculos na mente dos críticos.

Victor 03/01/2014

Esse foi o meu melhor livro de 2013. Não falta elogios ds minha parte para autora, ela conseguiu fazer uma narrativa com situações cómicas e relações familiares, sem fazer com que o livro perca o sentido. O livro tem partes que você vai rir, vai se preocupar ou até mesmo ele irá fazer com que você vire a meia noite para lê-lo.
Uma coisa que possa parecer incômoda é o fato do texto ter muitas cartas e fax. Porém, faz com que a leitura flue de uma maneira boa. No começo do livro é complicado de acompanhar, mas quando você menos percebe já existe uma relação de admiração com a Bernadette e você. Sua filha, Bee, é a narradora, no ínico não esta muito claro, porém mais para frente isto fica mais claro. Vale a pena a leitura.

site: http://frappuccinodasquinze.blogspot.com.br

Beatriz 02/01/2014

Decepcionada
Fiquei realmente decepcionada com esse livro. Primeiro que a serie de emails do começo do livro cansam. Segundo que a Bernadette não some até mais da metade do livro, e eu que comprei o livro achando que iriam dá só uma introdução e pronto, fiquei me perguntando:"quando a Bernadette vai sumir??". Eu não aguentava mais ler o livro. Terminei só porque odeio deixar livro pra trás. Muito maçante. A história tem muitos detalhes desnecessários, só pra encher pagina. E o fim então? Horrível.
Um drama do caramba. Uma busca chata. Pra que? Pra conversa da Bee e da Bernadette durarem nem 5 paginas. E depois a carta dela, me arrastei ao ler. Chato e chato. Não recomendo.
Aline 06/04/2014minha estante
Muito chato!!

Carla Cerqueira 04/01/2020minha estante
Concordo! Detesto abandonar um livro e tentei muito lê-lo até o fim, mas não aguentei. Achei super monótono!

Flavia 19/12/2013

Hilário e super cativante
Escrito pela autora Maria Semple e lançado no Brasil pela Companhia das Letras, Cadê Você, Bernadette? é um livro de ficção que inicialmente nos apresenta a personagem adolescente Bee, que após receber seu boletim recheado de notas "S" (de "Supera a excelência") resolve reclamar seu prêmio que lhe foi prometido caso tirasse boas notas e ser aceita num importante internato: uma viagem com os pais para a Antártida!
Sua mãe, Bernadette, foi uma renomada arquiteta que fez muito sucesso nos anos 80, mas depois de ter casado, se mudado para Seattle para uma casa que parecia querer "voltar à natureza", e tido Bee, se transforma em outra pessoa. Vive reclusa, não é bem vista pelas outras mães dos alunos de Galer Street, é dependente de um mundaréu de remédios e tem pavor do convívio social, principalmente com sua vizinha, Audrey, que é uma das mães mais influentes da escola e através de vários emails tenta infernizar a vida de Bernadette (imagino Audrey como uma daquelas vizinhas bisbilhoteiras e intragáveis do seriado Desperate Housewives).
Já Elgin, o pai de Bee, é um gênio da Microsoft, mas talvez por ter sido excluído pela própria esposa quando Bee nasceu com problemas cardíacos, se tornou bastante ausente, pois só tinha como meta bancar a família financeiramente enquanto obedecia Bernadette dar as ordens sem questionar, não importando quais. O casamento acabou por cair numa rotina sem graça mas Elgie vive preocupado com as paranoias da esposa e acha que devia intervir para que ela se tratasse, e Bee, visando melhorar o relacionamento familiar, pede a viagem de presente.
Bernadette contrata uma assistente indiana com quem se comunica e passa ordens sobre o que planeja por email, Manjula, dando a entender que estaria se preparando para a viagem, mas só de pensar que ficaria presa num navio, se misturando com pessoas estranhas e desconhecidas e sem a menor chance de fugir, a quarentona estilosa simplesmente desaparece! E Bee está determinada a encontrar a mãe.

A história faz um misto de narrativas bem dinâmicas, que, apesar de ser um pouco confusa no inicio até nos acostumarmos, flui muito bem e quando percebemos já passamos muitas e muitas páginas, curiosos pelo próximo acontecimento ou pista sobre o paradeiro da peculiar Bernadette. A narrativa varia do ponto de vista de Bee - que é feito em primeira pessoa - , da troca de emails ou bilhetes entre alguns personagens, artigos de revistas, documentos secretos do FBI, arquivos em .pdf, conversas transcritas e etc, dá a entender que são um conjunto de pistas que podem ajudar na busca por Bernadette e talvez tentar entender o que a levou a sumir sem dar satisfações.
Bernadette é super complexa, mas ao mesmo tempo adorável: Ela detesta a cidade onde mora, tem um estilo super espalhafatoso e fashion de se vestir, detesta as "moscas" (nome que dá às mães da escola), não curte a companhia do marido, odeia gente, mas ama a filha acima de tudo e quer fazer de tudo para que ela seja feliz.

O livro é dividido em 7 partes e achei demasiadamente grandes visto que não há divisão de capítulos. Os diálogos são identificados por aspas em vez de travessão e até hoje não me acostumei com essa forma de conversa entre personagens e nem com a narrativa epistolar, que por mais que sirvam como pistas, dá acesso aos emails com conversas entre vários personagens em vez de somente ao que o protagonista envia ou recebe. O começo parece ser chato, confuso e arrastado, mas é só persistir um pouco para se acostumar com a narrativa diferente e se deparar com uma história super divertida e gostosa de se ler.
A capa é linda e ilustra bem o estilo de Bernadette e até mesmo alguma aflição que ela tem ao morder o lábio.

Cadê Você Bernadette? tem um enredo maluco, mas é hilário, super descontraído, cativante e muito inteligente. Uma história que dá enfoque ao relacionamento abalado de uma família, ao amor incondicional de uma filha pela mãe, e vice versa. E também, é uma história sobre auto-aceitação, que nos faz refletir e buscar o equilíbrio entre a descoberta do que nos faz feliz ao mesmo tempo em que aprendemos a equilibrar relacionamentos com pessoas que fazem parte das nossas vidas, sejam elas boas ou simplesmente intragáveis.

site: http://www.livrosechocolate.com.br/2013/12/cade-voce-bernadette-maria-semple.html

Anna 16/12/2013

Genial!!!
é engraçado, divertidíssimo e é a melhor coisa que eu li em meses. Não consegui soltar!
Rafael 16/12/2013minha estante
Esse livro é bem divertido mesmo. Assim como você só consegui largar quando acabei.

Elidia 08/11/2013

Ainda faltam 14 milagres!
Vai dizer que não ficou curioso quando deu de cara com essa capa linda na livraria: – Quem será essa Bernadette?, um livro feito para quem busca incondicionalmente um livro divertido e cheio de originalidade.

Bernadette Fox é notável. Aos olhos de seu marido, guru tecnológico da Microsoft e rock star do mundo nerd, ela se torna mais maníaca a cada dia; para as demais mães da Galer Street, escola liberal frequentada pela elite de Seattle, ela só causa desgosto; os especialistas em design ainda a consideram uma gênia da arquitetura sustentável, e Bee, sua filha de quinze anos, acha que tem a melhor mãe do mundo. Até que Bernadette desaparece do mapa. Tudo começa quando Bee mostra seu boletim (impecável) e reivindica a prometida recompensa: uma viagem de família à Antártida. Mas Bernadette tem tal ojeriza a Seattle – e às pessoas em geral – que evita ao máximo sair de casa, e contratou uma assistente virtual na Índia para realizar suas tarefas mais básicas. Uma viagem ao extremo sul do planeta é uma perspectiva um tanto problemática. Para encontrar sua mãe, Bee compila e-mails, documentos oficiais e correspondências secretas, buscando entender quem é essa mulher que ela acreditava conhecer tão bem e o motivo de seu desaparecimento. Maria Semple revela, em seu segundo romance, a influência de grandes escritores contemporâneos como Jonathan Franzen e Jeffrey Eugenides, ao mesmo tempo que se afirma como uma voz original, marcada pelo melhor humor das séries de TV norte-americanas. Sem sentimentalismos, mas com muita empatia, Cadê você, Bernadette? trata do amor incondicional de uma filha por sua mãe imperfeita.

Somos transportados para uma narrativa contada por muitos fatos, lembranças de Bee, e muitos e-mails que os moradores de Galer Street trocam em função das fofocas que o comportamento ansioso e as vezes até sociopata de Bernadette causam em relação a percepção da comunidade. E ao contrário do que se pensa, ela não é uma mãe durona, tendo toda sua percepção trincada pela fragilidade de um passado com grandes mágoas, uma grande história de amor e o dom da arquitetura.

“Ela me amou porque passei perigos

E eu a amei porque sentiu piedade”

Bee ganhou o direito de escolher seu presente ao ser aceita em um internato de grande escala, e acaba convencendo os pais há realizarem uma viagem para a Antártida, a viagem acaba sendo o escape de um amontoado de problemas de sua mãe, que entra em desespero e acaba contratando Manjoula uma secretária terceirizada da Índia afim de conseguir enganar seus entes e não viajar!

“Todas aquelas pessoas que eu nem conhecia, que eu não seria capaz de apontar numa fila se me pedissem, elas tinham dedicado a vida inteira a aprender as coisas que acabaram salvando a minha vida. Se eu estava nessa onda magnífica de pessoas e músicas, era por causa delas.”

Com muita emoção, de uma forma bem divertida, banhada a muitas risadas, essa é uma grande história de amor, de uma filha em procura de sua mãe, sua grande mãe, e o que são grandes defeitos julgados por todos, são os grandes detalhes que fazem sua mãe amada e única. E em meio a mosquinhas da sociedade, problemas com FBI, e uma grande viagem, o grande prêmio é ter sua família junta novamente.

A narrativa é realmente viciante, e as perspectivas inovadoras, cenários surpreendentes, e um quebra-cabeça surpreendente, esse livro foi uma surpresa, por conseguir ressaltar emoções tão distintas em uma diferença de poucas páginas.

Uma leitura divertida, exploradora e intensamente doce, leitura mais que indicada! Até mais e boa leitura!

site: http://bookeando.com/site/2013/11/08/resenha-cade-voce-bernadette-maria-semple/

Dessa 22/10/2013

ótimo entretenimento
O livro foge um pouco na narrativa usual... demorei um pouco para entrar no livro porque tive dificuldade para entender no início a dinâmica dessa narrativa que ora era em primeira pessoa da personagem Bee, ora eram e-mails trocados entre os vários personagens do livro, ora era do FBI, ora era de um artigo importante de uma revista entre outros. Ficava pensando como a autora iria explicar isso, essa miscelânea de informações, afinal, teoricamente não temos acesso a e-mails de outras pessoas.

E o desdobramento é muito legal.

Bernadette some um pouco depois da metade do livro, até então conhecemos um pouco de sua personalidade vista pelos olhos de Bee, sua filha , pelo olhos de seu marido, pelos olhos das “mosquinhas” que são mães de alunos onde Bee estuda e pelos olhos da própria Bernadette durante os e-mails que manda para sua assistente virtual indiana ( Nunca tinha ouvido falar disso!!) .

Ela foi uma arquiteta super famosa que ganhou um prêmio muito importante, sua carreira em ascensão nos anos 80 e 20 anos depois ela é outra pessoa, mora em outra cidade, mãe de uma adolescente e sumiu no mundo com sua família. Bernadete é excêntrica e ao mesmo tempo complexa. E por que não sensacional?

Temos uma perspectiva da cidade de Seattle, da Microsoft, de um colégio interno, da Máfia Russa e da Antártida. Passamos por vários conflitos tb: conflitos familiares como a falta de comunicação entre as pessoas, o amor incondicional de filha pra mãe e mãe pra filha, o conturbado enfrentamento de Bee com seu pai na viagem.

Aos poucos tudo vai fazendo sentido e o que era confuso acaba nos levando a uma leitura fácil e rápida, pois queremos saber como isso tudo vai acabar.

Gostei do livro, mas não amei. Gostei da estrutura da escrita, gostei da história, achei ótimo as descobertas, gostei do resgate que cada personagem teve, mas achei que ficou algo no ar... o final não foi pra mim muito amarrado apesar de explicar muita coisa e de ser muito óbvio. Queria que outras questões fossem resolvidas fora da questão da fuga de Bernadette. Será que terá continuação?

Enfim, se vc quer um livro fácil de ler, intrigante, com aventuras, com tiradas inteligentes e muitas vezes engraçadas, esse é o livro. Entretenimento certo.

lu areias 18/09/2013

Resenha do blog - Livros e Bolinhos
Cadê Você Bernadette?
de Maria Semple,
editora Companhia das Letras.

Companhia das Letras

Bernadette Fox é quarentona e mãe da inteligente e adorável Balakrishna Bee. Sua vida, apesar de seu jeito excêntrico, é relativamente tranquila – mesmo que tenha que ser vivida na odiosa Seattle.

As coisas ficam um pouco mais agitadas quando Bee aparece com um boletim perfeito e clama o prêmio prometido: uma viagem em família para a Antártida!

Apesar de disfarçar bem, Bernadette entra em pânico só de pensar que seria obrigada a passar dias e dias fechada em um navio, tendo que socializar com pessoas estranhas, sem a mínima chance de escapar. E aí, de repente, ela some. Puf! Desaparece.

Sabemos que Bernadette não era uma pessoa muito popular entre as mães da Galer Street, escola de Bee, e que tinha se envolvido em problemas com uma de suas mais influentes representantes, Audrey. Além disso, seu relacionamento com Elgin – o marido gênio/nerd que trabalha na Microsoft – já foi mais intenso.

Tudo isso reunido – sendo a viagem uma parte importante – pode ter levado ao desaparecimento da mãe de Bee. Nós não sabemos, claro, mas ela está determinada a descobrir onde está sua adorada mãe. Não é possível que ninguém tenha visto nada, que ninguém saiba de nada…

E o livro nada mais é que uma reunião de pistas que podem indicar (ou não) seu paradeiro e explicar (ou não) seu sumiço. São bilhetes, cartas e e-mails trocados entre diferentes pessoas que, de alguma forma, fazem parte do mundo de Bernadette e podem ajudar na solução do mistério.

Bee é o fio condutor dessa narrativa meio epistolar. A partir da reunião de todos esses dados vamos descobrindo mais sobre os membros da família, entendendo porque Bernadette Fox era tão excêntrica, tendo detalhes de seu passado e explicações de como as coisas chegaram até aquele ponto.

Não teria a mínima graça se eu entrasse nesses detalhes, porque cada um deles é muito importante para a construção da história e foi uma delícia ser surpreendida por essas descobertas.

O livro de Maria Semple é envolvente e gostoso de ler. Bernadette é sensacional, mesmo em meio a esquisitices, e o absurdo de sua situação é quase cômico – na verdade, não é quase, a leitura rende boas risadas. ;)

É curioso notar que tudo que envolve a protagonista é um tanto demais, exagerado, surreal… Mas, em sua ausência, as coisas que acontecem são estranhamente mundanas, conflitos de famílias e pessoas normais. E não por isso mais ou menos importantes.

Uma leitura super rápida e gostosa que nos rende momentos de diversão, além de despertar sentimentos contraditórios em relação aos personagens. Adorei e detestei vários deles, mas – principalmente – era fácil ver a importância deles para a história. Nada é por acaso.

Para quem quer distrair a cabeça com um livro fácil, mas muito bem escrito e bolado, esse deveria ser o escolhido! Além do conteúdo bacana, achei essa capa uma graça, super divertida e capta bem o espírito da história e da personagem. Vale a pena ter na estante! :)

site: http://www.livrosebolinhos.com/

Lucas 11/09/2013

Eu não esperava tanto e, uau, me surpreendi!
Bee é uma garota aplicada e depois de se formar em sua escola com a maioria de Ss (supera a excelência, uma nota que tem relação com autoestima) possíveis, ela pediu a seus pais que fossem viajar para a Antártida; eles tiveram que aceitar, já que a promessa era conceder qualquer desejo se ela se saísse bem no colégio. Mas sua mãe, Bernadette Fox, está muito estranha ultimamente, e pouco antes da viagem ela desaparece sem mais nem menos. Agora a jovem Bee vai tentar descobrir como e onde sua mãe foi parar.

Cadê você, Bernadette? é o tipo de história que surpreende em todos os aspectos possíveis, desde a narrativa bem construída ao humor cético e usado da maneira certa. Em meio a tantos laçamentos "badalados" e que atraem muitos leitores, o livro de Maria Semple pode ter passado um pouco desapercebido, mas o potencial da obra é muito grande.

A narrativa é engenhosa e muito bem feita. Além da narração feita por Bee, temos uma porção de cartas, e-mails, mensagens e até documentos sigilosos do FBI para complementar a trama. No começo parece que tanta informação vindo de todos os lados, de vários personagens, não terá muita serventia. Porém, ao avançar para a parte três - o livro tem sete - tudo começa a se entrelaçar e é nesse momento que toda o talento de Maria Semple começa a se mostrar.

O humor presente no livro foi fundamental para tornar a história ainda melhor (a autora já escreveu séries como Mad About, Ellen e Arrested). Sabe aquele tipo de comédia americana em que duas famílias não se bicam e entram em pé de guerra por algum motivo? Pois é, esse um dos cenários colocados por Maria e posso garantir que é uma diversão tremenda acompanhar as desavenças de Bernadette com a comunidade de Seattle e os pais da Galer Street. E tal personagem que dá nome ao título do livro é bem complexa, sendo que um ponto de interrogação se firmou em mim e foi se arrastando até os mistérios se revelarem e eu poder enxergar a natureza e personalidade dela.

Bee e tantos outros personagens secundários, podemos dizer assim, foram trabalhados de maneira excelente também. Todos tiveram um papel fundamental, mesmo que mínimo. Elgin, o marido de Bernadette, não tem uma personalidade cativante, só que as atitudes dele demonstram que o tempo que dedicamos a família é precioso e não deve ser desperdiçado. Audrey, a inimiga de Fox, é hilária, apesar da inveja que sente pela vizinha. A parte mais engraçada para mim foi um e-mail recebido por ela feito por Soo-Lin - secretária de Elgin e sua amiga. Um pequeno defeito no teclado da lan house que ela estava trocou algumas letras da mensagem, o que acabou por se tornar muito engraçado.

A mensagem que o livro traz através desse humor e situações cotidianas é clara: não acreditemos apenas no óbvio. Desde o começo fica a impressão que o enredo não levará a uma grande surpresa e um final fabuloso, mas é realmente isso que acontece. A explicação para o sumiço da protagonista, a busca de Bee por ela e seus perrengues com Audrey são muito bem explicados no final. Fiquei tremendamente satisfeito com o o resultado.

Cadê você, Bernadette? é delicioso, hilário e tremendamente inteligente. Através de um tema muito simples que visou retratar o relacionamento de uma família americana em crise, Maria Semple construiu uma história muito atrativa e que não subestima o leitor. A capa remete a um simples chick-lit, mas o conteúdo supera , impressiona e faz com que devoremos as páginas para descobrir o que realmente aconteceu com a peculiar Bernadette Fox.

site: http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/09/titulo-cade-voce-bernadette-autora.html
Mari 16/10/2013minha estante
Concordo plenamente!
Achei que seria um livro maçante, mas, olha, me surpreendeu!

Lucas 24/10/2013minha estante
É ótimo. Eu amei aquela cena da chuva rsrs não vou dar spoiler, mas foi uma das memoráveis!

Marcela Pires 05/09/2013

Resenha
"Uma vez, quando eu era criança houve uma caça aos ovos no country club numa Páscoa, e eu encontrei um ovo de ourom que me deu direito a um filhote de coelho (...) nós levamos o coelho para o nosso apartamento na Park Avenue. Eu o batizei de Marujo. Naquele verão, fui para o acampamento de férias e meus pais partiram em direção a Long Island, deixando Marujo no apartamento com instruções para que a empregada o alimentasse. Voltamos no final de agosto e descobrimos que Gloria tinha fugifo havia dois meses. (...) O coelho estava tão desnutrido que se pelo estava terrivelmente longo (...) Suas garras estavam enormes e pior: seus dentes da frente haviam se curvado sobre o lábio inferior (...). Aterrorizada, abri a porta da gaiola para abraçar Marujo, mas, num espasmo de fúria, ele começou a arranhar meu rosto e pescoço. Eu ainda tenho as cicatrizes. Sem ninguém para cuidar dele, o coelho acabou regredindo à selvageria.

Foi o que aconteceu comigo em Seatle. Venha até mim, mesmo que seja trazendo amor, e eu vou te estraçalhar de arranhões." pág. 154/155

O texto acima é longo, mas me tocou profundamente, porque o que busco num livro é sempre a parte emocional/psicológica das personagens, e mesmo que não pareça tão claramente, todo bom livro nos dá essa oportunidade que é um verdadeiro aprendizado.

"Onde esta você Bernadette?" não é um livro qualquer, primeiro porque você começa a lê-lo e não dá nada por ele, mas a partir que as páginas vão passando, o leitor percebe o quanto profunda pode ser a sua leitura.

Berbadette Fox é uma mulher de 40 anos, mora numa casa que antes tinha sido um colégio de meninas, tem uma filha de 14 anos chamada Balakrishna (e esse nome não é à toa! Quando a pequena Bee nasceu, ela teve má formação do coração e imediatamente foi operada. Segundo Bernadette, a menina nasceu azul e ninguem esperava que ela vingasse, porem dias depois, quando a menina já estava melhor, a mãe colocou o nome de Balakrishna que é uma deusa azul, significando o milagre dela ter resistido e pela cor de Bee em seu nascimento)

Pois bem, voltando ao enredo, Bee éa melhor aluna do colégio Galer Street, e como presente de formatura pede uma viagem à Antártida. Elgin, o pai de Bee e marido de Bernadette, é programador da Microsoft, ausente da família, acha que sua contribuição financeira é mais que o suficiente, e esta prestes a lançar o Samantha 2 que é o projeto da sua vida, ou seja, esse não é o melhor momento para a viagem.

Bernadette é uma mulher que esta a beira de uma ataque de nervos, não gosta de sair de casa, tem uma secretária na India que faz tudo para ela, pois ela detesta Seatle e as pessoas que lá moram. O simples fato de pensar de ir para a Antártida lhe dá calafrios.

Mesmo assim, a família se prepara para a viagem, no entanto, poucos dias antes de embarcar Bernadette some, e Bee faz de tudo para encontra-la.

Não posso fazer uma sinopse do livro sem mencionar Audrey que é uma das mães mais influentes do colégio Galer Street, vizinha de Fox, passa seus dias mandando emails para as colegas reclamando de Bernadette e faz a vida um horror.

"Onde esta você Bernadette?" não é um livro convencional, nas primeiras 50 páginas o leitor pode ficar um pouco perdido, porque são emails escritos por Bernadette à Manjula (sua secretária indiana), cartas e memorandos da escola de Bee, emails de Audrey às suas amigas, Bee contando algumas coisas que aconteceram a nós leitores (o que é muito bacana). Tudo isso junto conta muito sobre o perfil de cada pessoa.

A leitura chega a ser hilária em alguns pontos. São 372 páginas que passam voando.

O que mais me tocou nessa leitura é o resgate das personagens, o aprendizado que elas tiveram, saber aprender com os erros, saber a hora de voltar atrás e se perdoar, perdoar os outros.

O livro tem uma mensagem forte de que não podemos simplesmente acreditar no óbvio, apenas do que vemos, existe mais coisas por trás de cada imagem, de cada ato, todos temos motivos para fazer o que fazemos, e que cada fase da vida é uma oportunidade de começar de novo. Nada esta pronto, tudo ser construido quantas vezes forem necessárias.

site: www.mulhericesecialtda.com

Inymie 01/09/2013

uma boa sacada
a maluquice do enredo se encaixa perfeitamente com a estrutura do livro/sua forma se narrativa. E daí que você passa a apreciar o nonsense do livro em sua integral crocancia.

A história poderia ser definida como um filme blockbuster, cuidadosamente elaborada a fim de instigar suas areas cerebrais que determinam a vontade de "acreditar" e "comprar" uma ideia. Claro, sempre fomentando a curiosidade.

Entao, sim, o livro tem (muita) aventura, arquirrivais dignos, personagens carismáticos, piadas boas, cenas hilárias e outras tantas bem bonitinhas, tem também uma quase imperceptível (tem que ser quase imperceptível, pra ser blockbuster) critica social.

E mais importante: aposto que dez entre dez pessoas que leram o livro, ficaram com leve/ou muita vontade de conhecer a Antartida! (efeito colateral da leitura)

O final do livro tem seu mérito por nao servir ao grande óbvio que um blockbuster serviria (apesar de ser obvio sim - mas nao um grande - e de carregar um furo no "roteiro" merecedor de uma significativa arqueada de sobrancelha)

Não sei, mas fiquei com a impressao de que por aí vem continuaçao: "cade você você bernadette 2- a saga continua" eu compro a ideia e o ticket, hein, quero estar na pré estréia

Ademar Jr 07/08/2013

Cadê Você, Bernadette?
Sabe quando você se arrisca a ler um livro (e/ou um autor) do qual você nunca ouviu falar? Isso é algo bem comum, principalmente quando se trata de leitores compulsivos. E quando o resultado disso é algo positivo, aí sim, não há nada melhor. Foi assim meu primeiro contato com a escritora norte-americana Maria Semple, através do seu segundo romance, Cadê Você, Bernadette? (Ed. Companhia das Letras), que se configurou para mim como uma bela surpresa.

* Leia a resenha completa no Cooltural!

site: http://coolturalblog.wordpress.com/2013/08/06/cade-voce-bernadette-de-maria-semple/

Vanessa 27/07/2013

Chato, maçante
Achei o livro tremendamente chato. Maçante de verdade. Basta ler as primeiras cinqüenta páginas e conferir. Você vai entender tudo.
Tuca. 04/08/2013minha estante
Maçante é a sua estante. E pessoas que usam advérbios como "tremendamente" e "extremamente" sem pensar no que escrevem. Basta conseguir ler pouco mais do que 140 caracteres para entender isso. (A única parte válida do comentário é: o incentivo para que as pessoas leiam as primeiras 50 páginas. No meio da tarefa, as pessoas esquecerão da opinião irrelevante que as levou a fazerem isso e... se apaixonarão pelo livro. Ou assim espero, porque o livro é bem divertido.)

Rafael 08/08/2013minha estante
vamos respeitar a opinião dos outros. odeio "mesquiagem". Tuca as opiniões se divergem. e ninguém é obrigado a concordam comigo, nem contigo, nem com a sua mãe. corrigir erros gramaticais é outro ponto que você foi infeliz, aqui não é escola. apenas uma rede para adoradores de livros. eu ainda não li o livro, quem sabe um dia eu leio. enquanto isso guardarei a minha opinião só para mim. se caso eu compartilhar, será para expressar a minha opinião e não tentar converter as pessoas a ela como você está fazendo amigo.

Tuca. 09/08/2013minha estante
Eu respeito. Tanto sei que ninguém é obrigado a concordar com ninguém que, veja, escrevi um "assim espero" e, perceba, emiti uma opinião discordante da anterior (comentários são para isso, não são? Se fosse apenas para cada um expor sua opinião sem diálogo algum, não haveria necessidade desse box abaixo da resenha). "Maçante" e "irrelevante" são opiniões, semelhantemente. E quanto aos erros gramaticais: não são erros (e eu não disse que o eram). Apenas acho (eita, outra opinião, com a qual se pode concordar ou não) que o uso dos termos é "maçante" e serve apenas para banalizar uma boa hipérbole. E sobre converter a opinião das pessoas: (1) isso é inútil e (2) as pessoas fazem o que querem. Eu apenas gostei do livro e detestaria que alguém lesse uma opinião infundada ("você vai entender tudo", pfff), sendo ela a única "resenha" do livro nessa rede social. Só quis apresentar (como fiz) uma opinião (bem) divergente. E, creio, um comentário era o suficiente para isso.

Carlos 09/08/2013minha estante
Poxa, rapazes. Vocês estão muito exaltados...

Rafael 10/08/2013minha estante
Tuca. resumindo. só pedi respeito a opinião da nossa amiga que diz que leu o livro e não gostou. não precisa dialogar comigo de maneira culta, pode usar um português simples, desde que não seja chulo. eu creio que a opinião da Vanessa não afetará em nada o interesse das pessoas pelo o livro. calma, se o livro for bom ele vai ser lido. ok, abraço.

Gaby 20/08/2013minha estante
Li algumas páginas na internet e concordei com você, livro muito ZZzzZZZ.

Mari 16/10/2013minha estante
Na minha opinião, as primeiras 50 pags do livro não foram chatas, confesso porém que eu não estava entendendo direito o enredo do livro, e por isso continuei a ler, e depois tudo foi se encaixando.

Raab 29/12/2015minha estante
Também achei maçante!

*Rô Bernas 05/02/2019minha estante
Odiei o livro...achei tudo menos divertido! Só acabei de ler porque precisava ver o final.