A Desconstrução de Mara Dyer

A Desconstrução de Mara Dyer Michelle Hodkin

Resenhas - A Desconstrução de Mara Dyer

Leh 05/02/2023

Você deseja embarcar em uma viagem sem volta?
Você deseja embarcar em uma viagem sem volta?

Na qual, aviso desde já, será arrebatado por uma narrativa eletrizante, além de consumido por inebriantes e avassaladoras emoções, obrigando-o a afundar numa história mágica e desbravar um mar de mistérios infindáveis.

A Desconstrução de Mara Dyer, escrito por Michelle Hodkin, é o primeiro livro dessa trilogia que, sem mais delongas, o insere num enredo hipnotizante e, ao mesmo tempo, o intriga a todo momento com a trama, deixando você cada vez mais ávido para descobrir o que diabos está acontecendo. Agora, conheça um pouco do que foi esse romance magistral de tirar o fôlego.

Já nas primeiras páginas, você descobre que Mara Dyer nunca mais será a mesma, e sua vida está destinada a grandes tormentas, pois um acontecimento viria a devastá-la por completo e seria o prenúncio de um pesadelo sem fim, marcado por uma pilha de cadáveres e desolação: Dyer, com suas amigas, Claire e Rachel, e seu namorado, Jude, tiveram a bela ideia de invadir um sanatório na madrugada e, mal sabiam eles que, ao final, aquela aventura terminaria com 4 corpos, 3 destroçados e um único intacto ? o de Mara, após o desabamento do prédio.

Antes do acidente, contrariada, a protagonista havia jogado ouija com suas amigas. Tal tabuleiro mórbido já anunciava o presságio de um caminho manchado de sangue, e você descobrirá, ao longo da leitura, que os fantasmas da morte nunca estiveram tão certos.

Após o trágico ocorrido, Dyer e sua família se mudam, mas a mudança de ambiente não diminui a dor excruciante da protagonista que, assolada pelo trauma e afogada em um poço sem fundo de agonizantes sentimentos, tem de vivenciar o Transtorno Pós-Traumático que a assombra com alucinações lancinantes e vívidas. Além disso, deve encarar uma nova escola, com novos rostos: alguns, dispostos a infernizar sua vida, e outros, a torná-la mais digna de ser vivida (sim, teremos um moreno sarcástico inteligente, caso esteja se perguntando).

Esse livro irá tomar rumos surpreendentes, sempre permeado de uma atmosfera misteriosa, lúgubre e deliciosamente cativante, além de um caminho emocionante, trilhado sob uma angústia fervilhante, enevoado por dúvidas e maravilhado por um amor épico incandescente.

Para você, leitor insaciável, que leu a obra Estilhaça-me, ou que ama thrillers intoxicantes e personagens que são lindos desastres, a Desconstrução de Mara Dyer é a recomendação perfeita.

Ana Jiran 27/05/2021

Me surpreendeu
Simplesmente não consegui parar de ler e já devo pegar o segundo. Me senti meio confusa em alguma partes, já que tem tantos mistérios, mas nada que me atrapalhasse. Amei o Noah e estou muito ansiosa pra ver mais da habilidade dos dois.

rafa 02/11/2021

Nesse primeiro volume da trilogia de Mara Dyer, a autora consegue trazer um suspense paranormal mesclado com um clichê romântico. Comecei o livro não entendendo nada e terminei do mesmo jeito. Não sei quando lerei a continuação, mas valeu muito a pena essa leitura. A tensão e a angústia de algumas cenas foram escritas de forma excepcional e a curiosidade pelo mistério da trama nos prende até o fim.

Zana 06/09/2015

Mara Dyer acorda sem lembrar como aconteceu a tragédia onde o namorado, sua melhor amiga e a irmã do namorado morreram e ela escapou. O que lhe contaram é que tudo aconteceu no desabamento de um sanatório abandonado. Diagnosticada com estresse pós-traumático Mara, passa a sofrer alucinações que a levam a questionar a própria sanidade mental. Basta ela desejar que alguém morra que isso acontece. Ela já não sabe o que é real e o que é pesadelo. Em meio a tudo isso ela terminará conhecendo um rapaz chamado Noah que esconde tantos
mistérios quanto ela.

Uma das críticas que o livro apresenta em sua contracapa diz que é “Tão assustador e sinuoso quanto lírico e belo. Não consegui largar. Leia com as luzes acesas” - Rachel Hawkins.

Será que Rachel Hawkins estava mesmo falando do livro “A desconstrução de Mara Dyer”? Caro leitor não se deixe iludir! Se por acaso for dotado de visão infravermelha, para conseguir ler nos escuro, pode sim economizar na conta de luz, pois de assustador essa história não tem nada. Na verdade ela não passa de pseudo história de terror . Sinuosa, talvez, todavia nem tão lírica nem tão bela, é uma história intrigante, pois desperta uma breve curiosidade para ver aonde vai desaguar, digo breve porque se não conseguir ler os dois livros sequenciais da série com certeza não vou pensar nisso antes de morrer.

Apesar do desabafo não quero que entenda errado, não estou dizendo que a história é ruim apenas que não compete em igualdade com os livros do gênero, pois está a anos luz da complexidade, tensão e suspense presente nas obras dos grandes mestres do terror tipo Stepen King e Dean Koonts. “A desconstrução de Mara Dyer” aborda o universo de adolescentes enamorados entrelaçado a certo mistério sobrenatural. Os relacionamentos são rasos, sem profundidade. Possui escrita agradável e argumento razoável e só. Não é lá essa Coca-Cola, mas confira!

Luciana 23/01/2016minha estante
Mulher vc sabe como fazer a gente desistir de uma leitura kkkk ? ?

Zana 11/03/2016minha estante
kkk Sou dessas!!

Evvy 21/02/2020

Dá pra passar o tempo...
Talvez se fosse o meu eu de 15 anos lendo, eu iria ter aproveitado mais. O mistério do que aconteceu foi óbvio desde o início. Os personagens muito caricatos, e o romance um drama adolescente.

rafa569 08/01/2024

SIMPLESMENTE PERFEITO.
O livro te prende do início ao fim e você nunca sabe se aquilo está acontecendo de fato ou é só uma alucinação da protagonista, os plots são muito bons e o fato de que a gente sempre se surpreende a cada capítulo deixou o livro mais interessante, digno de 5 estrelas !!

Rhis 17/02/2024

Em geral o livro é muito bom, tem uma historia que prende e te faz querer saber como vai finalizar e os personagens tambem são bem legais.
Porem achei o desfecho muito acelerado, aconteceu tudo muito rapido como se não fosse ter tempo de concluir.
Fora isso uma leitura gostosa e rapida.

Mavi 14/03/2021

Gente, e esse final????

Confesso que queria ter visto um pouco mais do Jamie, mas ele foi deixado de lado no meio da história. Gostei da atmosfera da história apesar de me sentir perdida em alguns momentos. E não faço ideia do que vai acontecer nos próximos livros
malu 14/03/2021minha estante
Eu amo essa trilogia!! O jamie aparece bastante nos próximos livros :)

Maria 14/03/2021minha estante
Preciso reler, só li o 1 anos atrás, mas fiquei que nem você

Mavi 16/03/2021minha estante
Mds, eu ouvi que o jamie aparece mais??? Queroooo

Carolina Tonglet Monzi 13/01/2022

Legal?
?mas enrolado!
Eu gostei muito do livro, mas senti que poderia ter umas boas 200 páginas a menos.
Chega uma hora que fica tudo muito lento e sem graça.
Eu gostei muito da história e do final, me deixou curiosa pra continuar a série.
Mas acho que já passei da fase dos dramas adolescentes rs
Mas eu indo muito a leitura!
Bem diferentão e me deu medinho no começo Kkkkkkkkkkk

Psychobooks 17/09/2013

Esse é mais um daqueles livros que comprei logo no lançamento em inglês, porque fiquei apaixonada pela capa e PRECISAVA desse livro em hardcover com urgência. No entanto, ele chegou, coloquei na estante e lá ficou o coitado todo esse tempo, até ser lançado em português e eu finalmente conseguir ler simplesmente por usar a desculpa 'É de parceria, preciso ler ele com urgência'. Sei...

Olhem bem para essa capa! Impossível não se apaixonar por ela, ou ao menos querer pegar o livro e ler a sinopse. Eu já comentei que durante todo esse tempo eu não tinha lido a sinopse? Pois é, não tinha. Tudo o que eu sabia era que envolvia morte de adolescentes e uma garota confusa.

- Enredo

O livro começa com um aviso da protagonista, seu nome não é Mara Dyer, mas foi aconselhada por seu advogado a usar um pseudônimo e ela escolheu esse.

Mara Dyer tem dezesseis anos e sua última lembrança antes de acordar na cama de um hospital é de ter ido assistir um filme na casa de Rachel - sua melhor amiga -, depois de uma brincadeira nada agradável com a tábua de ouija. Dias depois em uma cama de hospital, Maya recebe a notícia de que sofreu um acidente em uma prédio abandonado que um dia foi um sanatório. Infelizmente, suas amigas Rachel, Claire e seu namorado Jude, foram soterrados e estão mortos.

Para tentar superar esses traumas, Mara e a família se mudam e vão para a ensolarada Flórida. Nova escola, novos amigos e é claro, uma nova paixão. Mas o passado ainda assombra a garota que em certos momentos não consegue distinguir realidade e alucinação.

- Narrativa

A narrativa é feita em primeira pessoa pela própria Mara Dyer, mas como ela não se lembra do que aconteceu realmente no antigo sanatório e tem algumas alucinações, ela não é uma narradora confiável. A princípio, a história é um pouco confusa, mas algumas pistas mostram que a Mara está mentindo para si mesma e consequentemente para o leitor.

A autora fecha seus capítulos com uma cena em cliffhanger (saiba o que é isso aqui) e isso faz com que seja praticamente impossível deixar o livro de lado, principalmente por serem capítulos curtos e sinto em lhe informar, depois que você passou da página 100, não vai mais largá-lo de jeito nenhum. Eu passei a madrugada lendo, no dia seguinte fui trabalhar com muito sono, tudo por causa da Srta. Mara Dyer. Então, um conselho: comece a ler esse livro no final de semana ;)

Ao terminar o livro pensei, W.T.F. o.O, mas de um jeito positivo. Esse não é um daqueles livros que explicam tudo direitinho, mas acredito que no próximo livro da série alguns mistérios serão solucionados.

- Personagens

Mara Dyer está com problemas psicológicos, está tentando reconstruir sua vida, enfrenta o desafio de começar em uma escola nova, sua família é unida e a apoiam. A mãe é superprotetora, o pai trabalha muito e nem sempre chega à tempo de jantar com todos e seus irmãos são muito fofos. O mais velho, Daniel, é bem engraçado, principalmente porque adora uma fofoca!

Noah é o garoto de sotaque britânico, que usa all star, não segue todas as regras da escola, já dormiu com quase todas as garotas da escola e deixou uma trilha de corações partidos atrás de si. Mas eis que surge a garota nova (oi Mara) e ele muda completamente.

- Se não fossem os clichês...

E é por causa de alguns clichês que eu não consegui dar 5 estrelas. A garota popular da escola (Anna), persegue a garota nova (Mara), porque o cara mais gostoso e misterioso (Noah), está a fim dela, que a princípio nega seus sentimentos e odeia o cara. Pelo menos a autora nos poupou de um triângulo amoroso.

- Mari, recomenda a leitura ou não?

Sim! É claro que recomendo!
Se você conseguir ignorar os clichês que citei acima, o desenvolvimento do enredo, trama, mistério e outras coisinhas, vale muito a pena ler.

O mais intrigante desse livro é que o leitor não imagina o que possa realmente estar acontecendo e quando algumas respostas aparecem causam grande surpresa. Sem contar que a escrita da autora é ótima, leve, envolvente e tem um ritmo acelerado.

Mas então Noah se voltou para mim. O rosto estava anormalmente aberto e sincero, mas os olhos eram desafiadores ao encararem os meus. Minha pulsação disparou sem meu consentimento.
Página 202

site: www.psychobooks.com.br

triz 20/08/2020

A sinopse engana
O livro é ok, mas não o que eu imaginava. Pela sinopse, espera-se um suspense paranormal ou coisa assim, mas o livro é quase inteiro um romance colegial adolescente. São páginas e páginas da melação do casal principal e nada do que a sinopse prometeu.
Os dois plot twist no final são bons e fiquei com a sensação de que se a autora tivesse focado neles no lugar do romance, o livro seria perfeito.
Também não consegui me apegar a Mara então não pretendo ler os outros livros.

Giuliana Sperandio 08/12/2014

Inesperadamente um dos melhores de 2014
Sinceramente não sei como cheguei a esse livro, eu estava aqui em mais uma das minhas visitas diárias ao skoob e me deparei de alguma forma com a capa que me chamou muito a atenção então li a sinopse e eu simplesmente fiquei muito curiosa com o enredo... O sobrenatural me atrai e pode até ser meu lado adolescente, mas fico fascinada com tema com tabua ouija e todos esses jogos "sinistros" de que tantos de nós em nossa adolescência já fizemos parte e morremos de medo, é um "terror coletivo" daqueles saudáveis de deixar um rastro de arrepio na pele e aceleração no coração.... Então cai dentro desse livro e em poucos dias e sinceramente nem sei dizer quantos, se um dois ou três terminei com a gratificante percepção de que não foi perda de tempo, esse livro realmente deveria estar entre os clássicos de "terror/Suspense" da atualidade, nada de vampiro, nem lobisomem e nem essas coisas de se apaixonar por mortos... Esse livro é a história de uma "adolescente aparentemente normal" que sofre um grande trauma e luta com a sua consciência pela culpa, memórias, pesadelos de "poder ter causado" a morte de seu namorado e suas duas amigas em um hospício abandonado, a partir dai tudo é dúvida, ela se muda e com ela seus problemas que cada dia ficam com mais perguntas e menos respostas. Terminei o livro e já estava começando o segundo correndo de curiosidade.....
Márcia Naur 08/12/2014minha estante
Estou lendo este livro. Espero que seja bom. Estou gostando por enquanto. Bjks.

Giuliana Sperandio 09/12/2014minha estante
Márcia eu amei, pena que só achei o livro 3 em inglês... Mas estou ansiosa pelo desfecho é surpreendente, o segundo é ainda melhor ;)

Márcia Naur 11/12/2014minha estante
Gi! Estou amando estou na parte que mara encontra a Pitt e leva ao veterinário.

Giuliana Sperandio 11/12/2014minha estante
Que bom no fim diz os achou, amo esse tipo de livro :)

Márcia Naur 27/12/2014minha estante
Gi! Adorei o livro e agora estou lendo a continuação. Será que é tão bom como o primeiro?

Giuliana Sperandio 27/12/2014minha estante
Márcia
li os três, amei muito, final surpreendente!!

Giuliana Sperandio 27/12/2014minha estante
O terceiro achei s´em inglês, mas depois de vasculhar toda net achei uma alma caridosa que pôs no Wattpad a tradução, mas aqui no Brasil só sai em meados de 2015 :/

Márcia Naur 31/12/2014minha estante
Giuli.! Obrigada pela dica, já baixei o programa muito bom.

Giuliana Sperandio 31/12/2014minha estante
;) de nada, um feliz ano novo!!!
Nos vemos aqui todo ano que vem por ai!!

Alice @leituras_da_alice 20/03/2021

Eu provavelmente nunca teria lido esse livro se ele não tivesse surgido na lista do clubinho de leitura que eu faço parte. Apesar de muito conhecido há uns anos atrás, eu não fazia ideia de nada do livro até começar a ler e continuar sem saber de nada hahaha
Mara Dyer já começa o livro com uma nota de que vai se chamar assim e que tem que contar a história bem doida do que aconteceu com ela, já que ninguém acreditaria..
Aparentemente ela era uma adolescente normal com uma melhor amiga (Rachel) e um namorado (Jude), porém depois de uma noite em que ela, a melhor amiga e a cunhada Claire (a quem ela tem ciúme com a Rachel)jogam o tabuleiro ouija tudo começa a desandar na vida de Mara Dyer.
Eu achei que seria um livro de fantasia clichê de adolescente, mas me surpreendi muito com um livro de thriller psicológico em que nada na vida de Mara faz sentido e o leitor fica a mercê de tudo sob o ponto de vista nada confiável dela, já que é tudo em 1 pessoa. Mara tem uns apagões as vezes e parece estar alucinando com algumas coisas e tudo fica uma confusão onde não sabemos bem o que esperar ou achar..
Esse livro voou pra mim, porque assim que eu comecei eu precisava de respostas! Pra mim cumpriu bem o papel de que o gênero propõe e a melhor parte foi a surpresa de não saber de nada antes. Recomendo muito!!

Nikki 06/04/2021

Meu primeiro livro nota 2/5. Detesto dar nota baixa para livros, e por muito tempo minhas leituras foram todas 4 e 5 estrelas, já que eu raramente saia da minha zona de conforto. Só lia livros "impossíveis" de não gostar, recomendados pelas pessoas com gostos muito parecidos com os meus. E esse livro foi assim, também. Fortemente recomendado. Eis o problema: há cinco ou sete anos ele era recomendado.
Minha critério para aa duas estrelas foi seguindo a descrição do Skoob: Razoável.
Há dois ou três anos, eu provavelmente teria amado esse livro. Mas me acostumei com fantasias aceleradas, cheias de revelações, do tipo que você mal consegue ler sem os olhos escaparem para o final da página. E esse livro é muito parado. As coisas são óbvias para o leitor, e a protagonista não se toca. Não é que eu não goste da Mara. No início a achei fútil e confusa, depois até um pouco divertida.
O que salva essa história é o romance. Mesmo assim, me senti lendo uma fanfic. Não digo isso de forma ofensiva, mas talvez pelo tempo, por quanso foi lançada, a forma que as coisas seguem até metade do livro é completamente esperada. Sem tirar e nem por. Eu mesma já escrevi histórias parecidissimas, seguindo esse padrão, e ao mesmo tempo que gostava dos personagens, às vezes lia as falas deles como "ini pissi fizi issi" (talvez a infantil seja eu?) porque era muito óbvio, dilemas facilmente resolvidos tratados como a maior coisa do mundo.
Eu sempre reflito muito sobre minha opinião sobre alguns livros, se realmente gostei ou não, ou só entrei na onda. Mas eu nem posso passar pano para esse livro: o que me motivou a ler foi exatamente pessoas falando MUITO bem dele.
No fim das contas, acho que esse livro só não foi surpreendente. Não que ele seja ruiiim e horrível, só não me pegou. Não pretendo continuar a trilogia.
CamilaOsterne 26/04/2021minha estante
Desde o ano passado estou lendo este livro e estou sofrendo. Pensava que ia ser incrível, mas ele demora 100 anos p alguma coisa acontecer. Acho que passei da idade. Pretendo terminar pq já comecei. Depois descobri q é uma série, mas não vou ler. Não tem condições.